Tempo de leitura: 2 minutos

Desfile do Bloco Zé Pereira levou milhares às ruas do Pontal || Foto Clodoaldo Ribeiro

A pontualidade foi uma das marcas da festa. Meia-noite em ponto, o desfile começou. As ruas do populoso Bairro do Pontal, zona sul de Ilhéus, ficaram tomadas por foliões de todos os cantos da cidade, que foram acompanhar o “Zé Pereira”. Turistas brasileiros e estrangeiros também prestigiaram a festa, que acabou nos primeiros raios de sol deste sábado.
O “Zé Pereira” desfila há mais de 35 anos e transformou uma brincadeira da família em uma das maiores manifestações de rua do bairro do Pontal, durante os festejos do momo. “A gente saía do Clube do Pontal, após os bailes, mas queria continuar a festa do Carnaval. Pegava panelas, colheres de pau, e fazia barulho pelo bairro. A ideia começou a reunir cada vez mais amigos”, conta a diretora Joana Angélica.
Ao longo dos anos, ela testemunhou o crescimento da festa e a consolidação do bloco como uma das maiores manifestações populares do carnaval de Ilhéus.
Prefeito Mário Alexandre faz selfie com foliões no Pontal || Foto Clodoaldo Ribeiro

Ontem, o bloco retornou para a praça, depois de percorrer pelas ruas Dom Pedro II, contornar a Rua Senhor do Bonfim e seguiu pela passarela do álcool. Atravessou a 13 de maio e para a praça São João Batista, local de concentração. As ruas ficaram lotadas de foliões. Alguns vestidos com a camisa do bloco. Outros, fantasiados. Todos em festa.
“Este é o verdadeiro carnaval. A festa que permite a manifestação popular, a manutenção da tradição e, sobretudo, a vontade do povo estar na rua de forma espontânea”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que prestigiou o desfile.
Ruas são tomadas pela alegria e irreverência do Zé Pereira || Foto Clodoaldo Ribeiro

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mulher é presa com quase 20 quilos de drogas|| Foto Divulgação

Policiais civis apreenderam, na manhã deste sábado, no bairro Baianão,em Porto Seguro, cerca de 20 quilos de cocaína, maconha e crack que estavam preparados para ser comercializados, principalmente, durante o carnaval do município do extremo-sul da Bahia. As drogas estavam escondidas num depósito e seriam de uma facção criminosa.
No local, os policiais civis prenderam, em flagrante, Laís de Oliveira Magalhães, 22 anos. Ela está na delegada de Porto Seguro à disposição da justiça.  De acordo com o delegado Marcelo Paiva, o depósito onde foram encontradas as drogas foi monitorado nos últimos dois dias pela polícia.
O delegado explicou ainda que, por ser uma pessoa aparentemente fora de qualquer suspeita,  Laís Magalhães foi escolhida pelos bandidos para fazer a vigilância do depósito da organização criminosa. Além das drogas, os policiais apreenderam R$ 15 mil no depósito, no bairro Baianão. Agora, a polícia tenta identificar os donos das drogas.

Tempo de leitura: 2 minutos

Costa do Cacau terá serviço de cardiologia|| Foto Leonardo Rattes

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, implantará, a partir de março, o serviço de cirurgia cardíaca com capacidade para realizar mais de 20 procedimentos por mês, um incremento de cerca de 100% em relação ao quantitativo anterior credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no sul da Bahia. O coordenador do serviço, Décio Cardoso, destaca que o HRCC, que é referência para 1,6 milhão de habitantes residentes em mais de 60 municípios, é o maior e melhor hospital do interior de toda a Bahia, em termos de equipamentos e estrutura física.
“A máquina de hemodinâmica e o centro cirúrgico são os mais modernos. E a cirurgia cardíaca que hoje é feita em hospitais contratados será redirecionada para o HRCC, com grande melhoria para a população, pois aqui temos 30 leitos de UTI e mais de 20 leitos de UTI na planta de ampliação. A gente vai conseguir fazer exames de média complexidade que tínhamos dificuldade para realizar até na rede privada”, ressalta o médico.
Cardoso ainda destaca que a estrutura hospitalar do HRCC permite o atendimento diferenciado ao cidadão e o desenvolvimento de outras áreas, como a cardiologia. “Os hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS estão com baixa capacidade de investimento e de resolver esse tipo de paciente, pois eles esbarram no número de leitos de UTI. O HRCC veio para resolver isso. Assim, vamos aumentar o número de cirurgias por mês, que é o objetivo, pois não importa onde vamos fazer, mas temos que fazer mais e melhor”.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explica que o Hospital Calixto Midlej Filho, que é administrado pela Santa Casa de Itabuna, continuará habilitado a realizar cateterismos cardíacos e angioplastias em situações de urgência cardiológica.

Tempo de leitura: 2 minutos

MPF aponta Geddel como responsável por vários crimes || Foto Google

O Ministério Público Federal em Brasília (MPF/DF) enviou, na sexta-feira (9), à 10ª Vara da Justiça Federal as alegações finais da ação penal em que o ex-ministro Geddel Vieira Lima responde por embaraço à investigação.
Para os procuradores da República da força-tarefa Greenfield, o político deve ser condenado a sete anos de prisão por ter tentado constranger e gerar apreensão ao investigado Lúcio Funaro, por intermédio de sua família, para evitar ou dificultar acordo de colaboração nas Operações Sépsis e Cui Bono.
Nas alegações finais, os procuradores da República destacam a forma com que Geddel praticou o crime, ligando intensamente para Raquel Pitta, esposa de Funaro, após a prisão do operador do PMDB. Segundo o MPF, as ligações tinham por objetivo manter o silêncio do investigado ou com que não colaborasse com a Justiça.
Leia Mais