Tempo de leitura: 2 minutos

Casal faz sexo em frente à Câmara de Vereadores e diz que foi protesto

A Polícia Civil em Teixeira de Freitas ouve, nesta terça-feira (3), o homem que gravou cena de sexo com a companheira em frente à Câmara de Vereadores do município. O vídeo começou a circular nas redes sociais e no canal Youtube no final de semana e, rapidamente, se espalhou para todo o país. A cena está entre as mais acessadas no site erótico XVideos.
No extremo-sul, o vídeo é um dos assuntos mais comentados no momento. Identificado pelo prenome Márcio, ele informou que tem 37 anos, é carpinteiro, mas que está desempregado e consegue pagar as contas fazendo “bicos”. O depoimento do casal desinibido está marcado para o início da manhã.
O homem disse que decidiu fazer sexo em frente à Câmara de Teixeira e gravar depois de ter procurado vereadores para que resolvessem um problema de infraestrutura na rua onde mora, no bairro Tancredo Neves. Ele afirmou que desde o ano passado recorre aos parlamentares para tentar tapar uma cratera em seu bairro, mas não teve sua reivindicação atendida.
Márcio e companheira são famosos por gravar e divulgar cenas de sexo na internet. Eles têm mais de 70 vídeos de sexo amador publicados, mas o vídeo em frente à Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas foi o que gerou a maior repercussão na Bahia. O casal foi intimado a depor depois que o presidente do Legislativo Local, Agnaldo Teixeira Barbosa (PR), o Agnaldo da Saúde, prestar queixa na delegacia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Colisão no trecho federal da 415, em Itabuna, provocou duas mortes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira (2), o balanço da Operação Semana Santa, realizada de quinta (29/03) a domingo (1º). Foram 10 mortes contra nove do mesmo período do ano. Apesar do registro de um óbito a mais que no ano passado, o número de acidentes nas estradas federais que cortam a Bahia caiu de 69 para 48, uma redução de 30%.
Um dos acidentes com mortes foi registrado na BR-101, na sexta-feira (30), em Conceição do Jacuípe, na região de Feira de Santana. Uma mulher e uma criança morreram depois do carro em que viajavam colidir com um caminhão. As vítimas fatais foram identificadas como Rosemeire Maria Fonseca, 41 anos, e a neta dela, Kiuane, 4 anos.
De acordo com a PRF, a quantidade de acidentes com pessoas feridas também apresentou queda em relação ao feriado de 2017, quando 58 vítimas foram socorridas com algum tipo de lesão. Neste ano foram 47 ocorrências nas estradas federais que cortam a Bahia.
Em quatro dias foram fiscalizados 6.446 veículos e 6.038 pessoas. Os dados da PRF indicam que 2.077 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro. As fiscalizações de alcoolemia flagraram 43 pessoas sob efeito da substância na direção de veículos. Já o não uso do cinto de segurança foi observado e notificado 151 vezes no período. Ocupantes de motocicletas sem capacete e crianças sem cadeirinha foram infrações autuadas 31 vezes cada.
A PRF destacou que, mesmo com aumento das ações de orientação, o índice de imprudência ao volante segue alto. O excesso de velocidade, a infração mais comum, teve 4.064 registros, enquanto as ultrapassagens indevidas foram flagradas 666 vezes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilheense tem até sexta para pagar iptu com desconto

Encerra-se na sexta-feira (6), o prazo para o ilheense pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 15 por cento em parcela única. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Adriano Sales, foram mantidos os valores cobrados no ano passado, acrescidos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2,8 por cento.
Os documentos de arrecadação municipal (DAM) para pagamento do IPTU podem ser retirados no Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, no Palácio Paranaguá, no centro da cidade, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18 horas. Se preferir, o contribuinte também pode fazer a retirada do carnê pela internet, no endereço http://www.ilheus.ba.gov.br/.

Tempo de leitura: 2 minutos
Casal gravou cenas de sexo em frente à Câmara de Teixeira|| Foto Divulgação.

Um casal gravou um vídeo onde aparece fazendo sexo em frente à Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Durante o ato sexual, o homem ainda não identificado pela polícia afirma que ação foi uma forma que encontrou para protestar contra o descaso do poder público municipal. Nesta segunda-feira (2), o presidente do Poder Legislativo, Agnaldo da Saúde, registrou queixa contra o casal.

O vídeo, que dura cerca de 36 segundos, foi feito durante a noite. No local, não aparece ninguém além da dupla. A Câmara de Vereadores confirmou a existência do vídeo e disse que a gravação viralizou na cidade no domingo (1º de abril). Assista aqui. No vídeo, as grades do entorno da câmara aparecem fechadas. Sem roupa, o homem diz reivindicar direitos básicos da população.

“Estou aqui em frente à Câmara de Teixeira de Freitas reivindicando saneamento básico, asfaltamento, emprego e mais necessidade que não tem…É mais uma maneira que eu tive de reivindicar os direitos de tudo, dessa cidade que não tem nada. Essa cidade é uma cidade defasada, com políticos que só sabem ganhar dinheiro e é isso aí. Essa foi a maneira mais fácil que eu tive de reivindicar os direitos”, diz o homem na gravação.

MEDIDAS

Em nota, a Câmara de Vereadores informou que o boletim de ocorrência foi registrado no final da manhã desta segunda-feira (2). Os autores devem responder por atos obscenos ou importunação ofensiva ao pudor, pelo afronto direto ao um Poder Constituído.

Além disso, a Câmara de Teixeira informou que uma representação está sendo preparada para ser entregue ao Ministério Público Estadual, denunciando o casal. Disse ainda que não é a primeira vez que o homem faz gravações de atos sexuais com suas companheiras. Com informações do G1.

Tempo de leitura: 2 minutos

Exposição Navio Negreiros chega à Uesc|| Foto Divulgação.

A “Exposição Itinerante Navio Negreiro Castro Alves e Hansen Bahia” chegará, na sexta-feira (6), à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Idealizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), a mostra poderá ser visitada até o dia 16 deste mês, no Foyer do auditório Paulo Souto.
A mostra já passou por 10 cidades, e, após Ilhéus, mais  municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves. “A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante leva para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, ressalta o diretor do Centro de Memória, Rafael Fontes.
O artista plástico realizará oficinas nos dias 12 e 13|| Foto Divulgação.

Contemplando a mostra, o artista plástico Zimaldo Baptista realizará a oficina de xilogravura nos dias 12, com turmas pela manhã e tarde, e no dia 13, com turma pela tarde. Formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ele foi um dos participantes da XI Bienal do Recôncavo da Bahia.
O Centro de Memória da Bahia (CMB) tem o objetivo de promover a difusão da história da Bahia, por meio da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades pública, além da realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Tempo de leitura: 2 minutos

Estado reconhece dívida, mas se nega a fechar acordo, segundo MPT

Um grupo de dezoito trabalhadores da empresa MJR Serviços de Segurança Ltda. vive drama por causa de uma forma de contratação no mínimo questionável. Os vigilantes prestavam serviços à Secretaria Estadual da Administração (Saeb) sem contrato, sob o regime de indenização, e estão há mais de cinco meses sem receber salários e as verbas rescisórias. Chamado a uma mediação feita pelo Ministério Público do Trabalho, o Governo do Estado, conforme o MPT, não aceitou fazer o pagamento direto, mesmo com a concordância da empresa.
O MPT pediu a reconsideração do parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que não autorizou o pagamento direto, e já avalia a possibilidade de abrir inquérito para apurar o caso e tomar medidas judiciais e administrativas contra o Estado da Bahia e o secretário da Administração, que autorizou o uso desse instrumento de contratação.
“Tentamos de tudo dentro da mediação. Mas o Estado está intransigente. Enquanto isso, 18 famílias passam necessidades. Se não houver uma solução, teremos que adotar medidas administrativas e judiciais”, afirmou o procurador Marcelo Brandão, que está à frente da mediação.
As mediações para pagamento de salários atrasados em contratos de terceirização são comuns no MPT. Muitas empresas têm pagamentos retidos pelos órgãos públicos por estarem inadimplentes com obrigações e por isso atrasam salários. Mas uma solução vem sendo usada nesses casos desde 2015, aliviando o sofrimento dos trabalhadores. Trata-se do pagamento direto, com a anuência da empresa, quando o Estado paga os valores devidos aos empregados das terceirizadas e depois desconta esse valor dos pagamentos retidos, em acordos firmados dentro de mediações no MPT.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Ferreira é demitido || Foto José Nazal

Ferreira não é mais o técnico do Colo Colo, após nova derrota na disputa pela vaga de acesso à Série A do Campeonato Baiano de Futebol, ontem (1º). Nesta segunda (2), a empresa que administra o futebol do Tigre Ilheense, a Adillis, distribuiu comunicado informando a saída do técnico.
“Reconhecemos que temos um time muito forte em campo, mas temos um aproveitamento abaixo do planejado e com dificuldade para chegar às finais”, disse o presidente da Adillis, Weliton Nascimento, em comunicado.
Segundo o dirigente, o Tigre Ilheense será comandado pelo auxiliar técnico, Aldo, até a definição e chegada do novo treinador. Ontem, o Colo Colo perdeu por 3 a 2 para o Conquista, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus (reveja aqui).
O próximo desafio do time ilheense será contra o Portela, de Teixeira de Freitas, às 15h do domingo (8), novamente em casa. Se perder, ficará ainda mais distante do retorno à primeira divisão do Baiano de Futebol. O Tigre é o lanterna da competição. Fez só um ponto em cinco jogos. Confira, abaixo, a classificação da Série B do Campeonato Baiano de Futebol.

P J V E D GP GC SG %
1 Conquista 10 4 3 1 0 8 4 4 83.33
2 Teixeira de Freitas 7 4 2 1 1 6 3 3 58.33
3 Atlético 7 4 2 1 1 5 4 1 58.33
4 PFC-Cajazeiras 6 4 2 0 2 6 6 0 50.00
5 Galícia 3 4 1 0 3 2 7 -5 25.00
6 Colo-Colo 1 4 0 1 3 2 5 -3 8.33
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cacá Colchões deverá ser candidato a deputado federal || Foto Alfredo Filho/Arquivo

O empresário Cacá Colchões (PP) terá definido, ao final desta semana, sua candidatura a deputado federal. Ex-vice e segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Ilhéus em 2016, o empresário não se empolga em entrar na disputa por uma cadeira em Brasília. Pedido de família. Prefere continuar à frente da empresa, que tem imagem sólida em Ilhéus e cresceu rapidamente em Itabuna, onde está desde o ano passado e já abriu segunda loja.
Porém, o partido já sinalizou que o deseja na disputa. Ancorado em uma proposta de formação de chapão da base aliada do governador Rui Costa, o PP quer fazer ao menos cinco deputados. Cacá está entre as prioridades e, sendo candidato, a promessa é de que o nome dele será trabalhado não apenas regionalmente, mas no Estado.

Tempo de leitura: 2 minutos

Targino Gondim foi uma das estrelas do festival em Itacaré || Foto Divulgação

Uma mistura de alegria, boa música e o melhor do forró do Brasil agitou Itacaré no Feriadão da Semana Santa. Nos dias 30 e 31, o II Festival de Forró de Itacaré levou à Praça São Miguel alguns dos maiores nomes do forró de raiz do país e transformou a cidade numa das referências do ritmo.  Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Adelmário Coelho, Genival Lacerda e João Lacerda, Mestrinho e Cacau Com Leite se apresentaram no evento.
O festival, realizado pela Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Bahiatursa, Governo da Bahia e do deputado estadual Rosemberg Pinto e a parceria dos empresários locais, ainda teve apresentações de Matheus Boa Sorte, Cicinho de Assis, Marquinhos Café, Rennan Mendes, Sebastian Silva, Gel Barbosa, Trio Baianado, Aran e os Bahiunos, Grupo Cabrueira e DJ Fabravim. Ainda rolaram aulões de forró e concurso de dança na Praia da Concha, que prepararam os itacareenses e turistas logo cedo para a grande festa.
Na praça, não faltaram alegria e animação. Dançando colados e sozinhos, itacareenses e turistas curtiram o melhor do forró até o dia amanhecer. De acordo com a Polícia Militar, apesar do grande público, não foi registada nenhuma ocorrência grave. Na festa o espaço foi reservado apenas para a alegria, boa música e animação e para confirmar que Itacaré é a cidade de todos os ritmos e povos e se consolida a cada dia como um verdadeiro destino completo.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, comemorou o sucesso do evento e explicou que o festival se consolida como mais um grande evento na cidade. De acordo com ele, um dos objetivos da festa foi trazer de volta o forró pé de serra, também conhecido como forró tradicional, por ser o ritmo original e com a verdadeira identidade e a tradição nordestina.
O deputado estadual Rosemberg Pinto também elogiou o Festival de Forró de Itacaré, considerando como uma grande festa. “Todos puderam curtir uma boa música com muita alegria, animação e também com grandes atrações para resgatar a cultura nordestina”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Competição atraiu nadadora sensação do esporte na Bahia em 2017 || Foto Clodoaldo Ribeiro

Nadadoras de Itabuna dominaram a prova da segunda edição da Travessia das praias Milagre a Batuba, em Olivença, realizada no final de semana. Com apenas 18 minutos de prova, Isis Rosário, de 15 anos, venceu a travessia, seguida de Isabele Andrade.
Ísis foi a campeã geral da prova. A atleta foi eleita a nadadora do ano, em 2017, pela Federação Bahiana de Desportos Aquáticos. A segunda colocada, é a atual campeã baiana de maratonas aquáticas. Na categoria “Salva-Vidas”, o vencedor foi Bonifácio Costa. E, na categoria “Indígena”, chegou em primeiro lugar o nadador Gabriel Melgaço.
Ao comentar a prova, Isabele disse que foi legal e diferente pela necessidade técnica de ter que entrar na arrebentação. “O mais legal é a história que está por trás disso tudo”, completou. Isabele se refere à origem da prova. Conta a história que os índios da etnia Tupinambá realizavam na Sexta-Feira, o Banho da Paixão. Eles se jogavam ao mar em um ritual religioso que significava que nenhum mal cairia sobre o povo o ano inteiro.
A competição esportiva e de recuperação cultural do evento, coordenado por um salva-vidas, descendente da etnia, que vive em uma das aldeias de Olivença, teve apoio da Prefeitura. Equipes de segurança, com a presença da Guarda Municipal, e de primeiros-socorros, da Secretaria de Saúde, estiveram na área durante toda a competição.
Os competidores utilizaram pranchões O percurso de um quilômetro de natação é sempre executado em mar aberto.

Tempo de leitura: 3 minutos

Lula terá habeas corpus preventivo julgado na quarta

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na quarta-feira (4) o habeas corpus preventivo com o qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer evitar sua prisão após condenação pela segunda instância da Justiça Federal no caso do tríplex do Guarujá (SP).
Os 11 ministros que compõem a Corte devem agora entrar no mérito do pedido de liberdade de Lula, que não foi abordado no julgamento iniciado em 22 de março, quando o ex-presidente ainda tinha um recurso pendente de julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.
As cinco horas da sessão plenária daquele primeiro dia de julgamento foram dedicadas somente à discussão sobre o cabimento ou não do habeas corpus de Lula, que acabou sendo aceito por sete votos a quatro. Na ocasião, foi concedida, por seis votos a cinco, uma liminar ao ex-presidente para garantir sua liberdade até a análise final do habeas corpus, no dia 4 de abril.
DISCUSSÃO DE MÉRITO
Ao entrar no mérito, a questão de fundo a ser discutida pelo plenário do Supremo será a possibilidade de execução provisória de pena por condenado em segunda instância, mesmo que ainda existam recursos contra a condenação pendentes de análise em tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o próprio STF.Leia Mais