Tempo de leitura: < 1 minuto

A acreana Gleci venceu o BBB18, da Rede Globo, ontem (19). Ao comemorar a vitória e saber da prisão do ex-presidente Lula, Gleici soltou um grito (“Lula livre”) que viralizou nas redes sociais. Petistas adoraram. O governador Rui Costa, da Bahia, soltou no Twitter, lembrando aquele apresentador das tardes de domingo: “Quem sabe faz ao vivo”. Confira a tuitada.

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna e Ilhéus ficam no vermelho na geração de empregos

As empresas instaladas em Itabuna e Ilhéus eliminaram 712 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre deste ano, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mais de 50% das vagas foram suprimidas no mês passado. Em março, juntos, os dois municípios do sul da Bahia perderam 381 postos de trabalho.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, no período de janeiro a março, Itabuna ficou com saldo negativo de 468 empregos, dos quais 240 no comércio e 160 nas empresas de prestação de serviço. As demais vagas foram eliminadas nos setores da construção civil, serviço de utilidade pública, agropecuária e administração pública.
Já a indústria de transformação apresentou o melhor resultado, com saldo de 29 vagas. De acordo com o Caged,  somente em março Itabuna perdeu 226 empregos, sendo que 120 no setor de serviços e outros 91 no comércio.
RUIM TAMBÉM EM ILHÉUS
Assim como em Itabuna,  Ilhéus teve saldo negativo de empregos no primeiro trimestre, com eliminação de 244 vagas.  O pior resultado foi apresentado pela comércio, que perdeu 102 vagas.  No período, também ficaram no vermelho os setores de serviços (-58), indústria de transformação (-54), agropecuária (-21) e construção civil (-10).
O pior mês para o ilheense encontrar emprego com carteira assinada foi março, quando foram suprimidas 155 vagas.  No mês passado foram registrados saldos negativos na construção civil (-59), comércio (-37), serviços (-21), indústria (-17), agropecuária (-13) e serviço de utilidade pública (-9).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Autorizado concurso da Polícia Federal|| Foto Marcello Casal Jr

A Polícia Federal realizará concurso público para o preenchimento de 500 vagas para cargos policiais. A autorização foi publicada na manhã desta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União. A prova deverá ser aplicada no segundo semestre deste ano e a posse dos aprovados deve ocorrer no início de 2019.
Conforme consta na Portaria 8380/2018, há previsão de 150 vagas para o cargo de delegado de polícia federal, 60 vagas para perito criminal federal, 80 vagas para escrivão de polícia federal, 30 vagas para papiloscopista policial federal e 180 vagas agente de polícia federal.
O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria de autorização. O próximo passo será a seleção e contratação da empresa que ficará responsável pela realização do certame.
Para os cargos de escrivão e papiloscopista, a remuneração inicial é de R$ 12.441,26, mas passará para R$ 12.980,50 no próximo ano; enquanto que o salário de delegado e perito subirá de 23.130,48 para 24.150,74 no ano que vem.
Para concorrer ao cargo de escrivão, o candidato precisará possuir ensino superior em qualquer área, e para as vagas de delegado será habilitado somente quem for graduado em Direito. Para os demais cargos, as exigências só serão conhecidas com a publicação de edital, provavelmente em junho.

Tempo de leitura: 2 minutos

Vacinação começa nesta segunda em municípios baianos

Começa na segunda-feira (23), em Itabuna, Ilhéus e em outros 415 municípios baianos, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização seguirá até 1º de junho, sendo que 12 de maio será o dia de mobilização nacional.
No grupo prioritário da campanha estão pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), detentos e funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
VACINAÇÃO DENTRO DO PRAZO
O Ministério da Saúde (MS) alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tonho de Anízio (à esq.), Júnior Andrade e o vice-prefeito Genilson Souza durante posse

Ex-secretário de Finanças de Itacaré, Júnior Andrade foi empossado pelo prefeito Tonho de Anízio, nesta sexta (20), como novo secretário de Administração do município sul-baiano.
A nomeação de Júnior Andrade, segundo o prefeito, faz parte de uma ação pluripartidária. Júnior é filiado e preside o diretório municipal do PRB.
Júnior Andrade é contador, administrador de empresas, graduando em direito. Além de comandar as Finanças, ele também já foi titular da Pasta de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré.
A Pasta da Administração era comandada, até novembro do ano passado, por Dimitri Andrade, que deixou o cargo sob polêmica por causa de cobrança de taxa de ambulantes.

Tempo de leitura: 2 minutos

Julgamento popular será daqui a pouco em Ilhéus

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) realiza, a partir das 17 horas desta sexta-feira (20), no Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, o julgamento do Índio Caboclo Marcelino, perseguido no Estado Novo. A entrada é gratuita. O índio era da tribo Tupinambá de Olivença.
A sessão faz parte da Série Júri Simulado – Releitura do Direito na História, que busca garantir o resgate dos direitos de personagens da história nacional que, à época, não puderam exercer com plenitude a garantia do contraditório e da ampla defesa efetiva.
Já foram realizados dois julgamentos de personagens nacionais. Na sua primeira edição, realizada em novembro de 2016, Luíza Mahin foi absolvida das acusações de conspiração contra a Coroa Portuguesa, em 1835. Em novembro de 2017, foi a vez de Zumbi dos Palmares ser absolvido pelo Júri Simulado.
HERÓI OU BANDIDO?
A DPE/BA destaca que, de um lado, setores da imprensa e a elite cacaueira local sempre apresentavam Marcelino como assassino, bandido e comunista. Do outro, o caboclo era, e ainda é, visto como um dos símbolos da luta dos Tupinambás de Olivença por suas terras.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, há pouco, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil.
O sorteio no Rio de Janeiro (RJ) não trouxe lá boa notícia para o Vitória. Classificado após eliminar o Inter nos pênaltis (veja mais abaixo), o rubro-negro baiano pegará o Corinthians na próxima fase da competição.
Já o Bahia, teve melhor sorte. Pegará o Vasco, que ontem foi goleado pelo Racing, por 4 a 0, na Taça Libertadores. O mando de campo dos jogos de ida e volta será divulgado ainda hoje.

Tempo de leitura: 2 minutos

Reunião da CIB que definiu instalão do NASF em Ubaitaba

O atendimento à saúde da família em Ubaitaba vai ganhar mais um equipamento. A Comissão Intergestora Bipartite do Estado (CIB) aprovou na quinta-feira, dia 19, em Salvador, implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tipo 1, para dar suporte às cinco unidades de Saúde da Família (USF) do município.
Com isso, mais sete profissionais de Saúde serão contratados pela Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que também receberá mais um aporte de recursos. “O NASF é importante por ampliar a ação das unidades de saúde da família”, avalia o secretário José Carlos Lona de Almeida.
Segundo o secretário, com o NASF será possível apoiar as três USF da zona urbana, nos bairros da Ruinha, Armandão e Maria Olímpia, e dois na zona rural, abrangendo os distritos de Faisqueira e Piraúna, que compreende as regiões de Oricó, Caguinhos, Melos e Piraúna.
A 257ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) reuniu gestores da Secretaria da Saúde do Estado e de secretarias municipais de saúde. O encontro, que contou com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB).Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Distrito será gerido pelo município

A Prefeitura de Ilhéus passa a administrar o Distrito Industrial do município. O acordo de cooperação foi firmado, nesta quinta-feira (19/04), entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e a Prefeitura.
Paulo Guimarães, gestor da pasta, afirmou que a assinatura do acordo é mais um passo importante dado para recuperação dos distritos. “A Prefeitura está assumindo a gestão mas já está fazendo acordos com os empresários locais para que em conjunto possam administrar o distrito. O processo vai ser mais rápido do ponto de vista da manutenção com o recurso sendo administrado localmente”, afirma o secretário.
De acordo com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, uma das intenções da administração do distrito é aproximar o poder público do empresariado local. “A proximidade facilitará o diálogo e a parceria para construir ideias, achar alternativas para manutenção do parque industrial e atrair novas empresas, aproveitando o novo momento que Ilhéus vive com o porto, a ferrovia e o projeto do novo aeroporto”, diz Alexandre.
O diretor-presidente da Sudic, Jairo Vaz, afirmou que com a transferência, os municípios e as empresas passam a gerir suas próprias necessidades com mais agilidade e economia. “O desafio que temos agora é repassar a gestão de pelo menos mais seis distritos até o final do ano”, afirma Vaz.

Tempo de leitura: < 1 minuto

BaianaSystem pediu para adiar show, segundo produtora || Foto Divulgação

O show da BaianaSystem e da Banda OQuadro em Ilhéus foi adiado. A apresentação estava programada para as 21 horas deste sábado (21), na Concha Acústica.
A produção local informou que o adiamento foi solicitado pela banda. “A banda, por motivos de força maior, pediu para que o show fosse adiado para uma nova data a ser confirmada”, disse a Beto Produções ao Blog do Gusmão.
A produtora orientou o público a devolver ingresso nos pontos de venda para que seja reembolsado ou guarde-o para quando o show for confirmado, porém ainda sem previsão de data.
Nos perfis da BaianaSystem nas redes sociais, o show permanece na agenda, embora oficialmente cancelado.

Tempo de leitura: 2 minutos

Anatel abre consulta para regulamentar serviço

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu hoje (19) consulta pública com o objetivo de coletar dados para atualizar o regulamento que rege os serviços de telemarketing. A agência espera colher informação da sociedade sobre atendimento, transparência, oferta e contratação de serviços. O serviço é um dos pontos que mais recebe reclamações dos usuários dos serviços de telecomunicações.
As contribuições serão recebidas pela Anatel até o dia 18 de maio. O documento Tomada de Subsídios apresenta cenários relativos às regras identificadas como pontos de estresse após reuniões entre a agência reguladora e mais de 40 entidades.
A tomada de subsídios trata das ligações de telemarketing recebidas sem o consentimento do consumidor. De acordo com a agência reguladora, o consumidor brasileiro recebe cerca de 20 ligações indesejadas por mês.
“Entre as soluções, está a de se manter a regra atual, proibição do envio sem consentimento apenas para empresas da telefonia móvel, ou a de se criar um cadastro para bloqueio de ligações e mensagens”, informou a assessoria da Anatel.
Outro ponto a ser debatido são regras que constam no decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Entre elas, está a obrigação das prestadoras de serviço de telecomunicações de gravar e manter o áudio das chamadas por seis meses. As empresas querem gravar as chamadas apenas em caso de contratação, alteração e cancelamento.
Outro ponto é o relacionado ao atendimento ao consumidor. Neste caso, as prestadoras querem acabar a obrigatoriedade do atendimento presencial, mantendo apenas o espaço reservado nos sites das prestadoras de telecomunicações no estilo fale conosco.
Depois da análise dos subsídios, a área técnica da Anatel encaminhará ao Conselho Diretor da agência uma proposta para mudança no regulamento. Da Agência Brasil.