Tempo de leitura: < 1 minuto

Bruno foi recapturado em Buerarema hoje

Policiais civis em Buerarema prenderam, nesta quinta-feira (7), Bruno Almeida Santana, que estava escondido em casa de parentes. Bruno é fugitivo da Delegacia de Polícia de Aurelino Leal, também no sul da Bahia.
Após ser recapturado, o criminoso foi conduzido para o Complexo Policial de Itabuna, de onde foi levado para a Delegacia de Aurelino Leal. Ele fugiu em 6 de maio deste ano, quando, junto com Rodrigo Bispo dos Santos, rendeu o carcereiro e ganharam a porta da rua. A dupla responde por assalto e tráfico de drogas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Menina já está com a família 

Retornou para casa da família, nesta quinta-feira (7), Evelin Gabriele da Silva de Andrade, de 13 anos. A menina estava desaparecida desde segunda-feira (4), quando saiu de casa, na Urbis, para ir à Escola Heitor Dias, na Avenida Canavieiras, no centro de Ilhéus. Os familiares não deram detalhes por onde a menina andou.
A adolescente ainda está muito assustada e disse que não quer voltar para a escola. No período em que estava sumida, a menina teria enviado um áudio com pedido de ajuda, mas não informou onde estava. A Polícia Civil deve continuar investigando o caso. Por enquanto, a família de Evelin Gabriele agradece a preocupação da comunidade regional que se mobilizou durante o período de buscas.

Tempo de leitura: 3 minutos

Propostas de modelo organizacional da Ceplac foram apresentadas em Brasília

Após entrevistas com produtores e especialistas do setor, um grupo de trabalho apresentou, na última terça (5), em Brasília, três propostas de novo modelo organizacional da Ceplac. As propostas adotam conceito de Ceplac oferecendo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Num dos modelos, a Ceplac seria um misto de Secretaria Especial, com status de secretaria ministerial, e Organização Social (OS). Noutro, Secretaria Especial ou órgão autônomo mais núcleo de inovação tecnológica. A terceira opção é reenquadramento como órgão federal, ente autônomo da administração direta ou indireta. O resultado do trabalho será apresentado ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, segundo o diretor geral da Ceplac, Juvenal Maynart, que participou da apresentação.
Diretor-geral, Juvenal Maynart explica propostas apresentadas em Brasília || Foto Divulgação

O Marco Setorial Jurídico, observa o diretor, se dá a partir da discussão de um país que já foi o segundo maior produtor de cacau do mundo e sofreu desarranjo em toda a sua cadeia com a chegada, há 30 anos, da vassoura de bruxa onde estava concentrada toda produção nacional. “Isso atingiu a Ceplac, que veio perdendo os quadros qualificados funcionais, diminuindo a sua capacidade de atuação num órgão que tem uma função de pesquisa e de extensão da cacauicultura”.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E EXTENSÃO
Juvenal ressaltou a sensibilidade do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nas discussões. “Teve a sensibilidade em entender que a Ceplac precisava, antes de tudo, definir de que forma ela iria se colocar num modelo que se integrasse em articulação com todo mundo acadêmico, com todas as relações e com demais órgãos de pesquisa nacional com fim específico pela sua expertise em aumentar a produção de cacau”.Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com
 
 

Pelo meu pensar, livre pensar, o líder desse padre de meia batina deveria ser o bispo e outras autoridades religiosas, de acordo com a hierarquia da Igreja Católica, merecedoras do nosso respeito, já que não tem o dele.

 
Não leve o título deste artigo como pejorativo. Pelo contrário. É enaltecedor das peripécias de que pode ser capaz, seja por inconformismo de sua nova casa ou pelo comportamento de seus seguidores. Há quem tenha levantado a tese de que seriam essas suas novas travessuras fruto da redução do número de devotos, haja vista o aumento geométrico dos protestantes, cada vez maior seguidores das velhas e novas denominações de igrejas.
Eu, com toda a sinceridade, não comungo esse estudo, se é que assim pode ser chamado, por não ter visto nenhuma base científica nesta pesquisa, que, de tão chula não pode, sequer, ser chamada de empírica. Acho que nem mesmo tenha saído de conversa de boteco, já quando os clientes se encontram fora do controle de suas faculdades mentais, devido aos efeitos do alto consumo das variadas bebidas alcoólicas.
Para não enrolar muito, explico nessas poucas linhas: É que me senti inconformado com o sumiço da placa de comemoração dos 300 anos de fundação da Paróquia de São Boaventura, há poucos recuados dias. E olha que não é todo dia que temos comemorações deste tipo, com a presença de altas autoridades civis e eclesiásticas, dada a importância do evento.
Acredito, mas longe de mim afirmar que o sumiço da placa tenha sido ação de oposicionistas religiosos intolerantes, do tipo do que estamos vendo todos os dias explodindo prédios e gente por esse mundo de meu Deus. Pelos meus cálculos, isso deve ser fruto de algum desses poucos ateus que habitam em Canavieiras e que agem com certa frequência conforme os ditames da anarquia.
E demonstro: Já no auge dos festejos, um painel que retratava os feitos e eventos históricos da Paróquia de São Boaventura apareceu com uma das fotos fora da ordem, ou seja, de cabeça pra baixo. Após a descoberta, não se discutiu muito o assunto, acho que por acreditarem sem importância, incapaz de levar qualquer mácula, ou pequena nódoa que seja. Tudo bem, passou em brancas nuvens, sem qualquer relevância.
Mas, com o sumiço da placa, os fiéis devotos de São Boaventura não se conformaram e passaram a questionar os pequenos atentados que devem ter a finalidade de desprestigiar tão brilhante homenagem. Mereceu até matéria jornalística investigativa do repórter Nei Amaral, da Costa Sul FM, que incomodaram setores da Igreja, e os motivaram a procurar tal profanada placa, finalmente encontrada num depósito no quintal da paróquia.
Se todos dão o caso por solucionado, volto a dizer que não comungo desse resultado. Mesmo sem ser historiador e não ter o conhecimento do mestre Durval Filho, nem dos memorialistas Raimundo Tedesco, Antônio Tolentino ou Beto Pescoço de Galinha, o que pouco passei as vistas dos acontecimentos pretéritos, a própria imagem de São Boaventura já fez algumas viagens sem a permissão dos dirigentes da Igreja.
Contam que trazida do Poxim para Canavieiras (sede), a imagem do seráfico doutor sumia da Igreja e voltava para o Poxim, caminhando pela praia, onde deixava seus passos impressos na areia. Lenda ou não, faz parte da h(e)istória e levanta a suspeita de que não estaria sendo tratado com a importância do “amável padroeiro”, daí voltando, vez em quando, para o local em que teria desembarcado do navio que o trouxe da Europa.
Ligando um ponto a outro, me lembrei da indignação de um católico fervoroso que não se conformava com o tratamento dispensado por um frade nascido em Canavieiras e que nem mesmo esperou a homilia e deixou a missa por acabar para embarcar num avião. O motivo alegado por esse padre de meia batina é que teria que embarcar para Curitiba, onde participaria de uma manifestação pro Lula, preso na Polícia Federal. Te desconjuro!
Até onde me remete os parcos conhecimentos sobre os votos e a ordenação sacerdotal, as obrigações religiosas estariam acima das mundanas, principalmente das políticas. Quem é que vai acreditar que um padre abandonou o altar para visitar um seu líder, preso por embolsar dinheiro de forma desonesta, como disse a Justiça? Mas me disseram: não ligue não, pois o Tribunal de Contas também não leva muita fé nas ações desse padre, quando na política. Tudo farinha do mesmo saco!
Pelo meu pensar, livre pensar, o líder desse padre de meia batina deveria ser o bispo e outras autoridades religiosas, de acordo com a hierarquia da Igreja Católica, merecedoras do nosso respeito, já que não tem o dele. Mas isso é assunto para o Direito Canônico e outros regulamentos religiosos resolverem se deverão ou não submeterem o dito cujo aos rigores da lei. Será que falta uma força tarefa do tipo Lava Jato na Igreja?
Para concluir, acredito piamente que esse sumiço da placa comemorativa e da colocação da foto de cabeça pra baixo no painel comemorativo foi um recado dado à população de Canavieiras pelo festejado arcebispo de Albano. Ainda mais quando ele é festejado nesta cidade em data antecipada, 14 de julho, quando a data correta é 15 de julho, que também deixou de ser comemorada por um bando de infiéis.
Castigo…na certa. Depois não reclamem das peraltices do Santo.
Walmir Rosário é advogado, radialista e jornalista, além de editor do Cia da Notícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Secult-BA abre seleção pública para contratar profissionais

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) anunciou novo Processo Seletivo com 50 vagas para os níveis médio/técnico e superior. A remuneração pode variar de R$ 1.569,17 a R$ 2.729,78 e os contratados deverão atuar em Salvador, de acordo com o edital, em jornada semanal de 40h, via Reda. Além da remuneração, são oferecidos auxílios alimentação e transporte.
As vagas para nível médio/técnico são para os cargos de Técnico de Edificações (1) e Eletricidade (1). As de nível superior são nas áreas de Administração (4), Economia (3), Jornalismo (2), Publicidade (2); Design Gráfico (1); Direito (8); Ciências Contábeis (9); Historiador/Sociólogo (4); Comunicação com Habilitação em Produção Cultural (13); e Administração com Habilitação em Recursos Humanos (2).
A inscrição deve ser feita no período das 6h do dia 11 até as 20h do dia 15 de junho, no site selecao.ba.gov.br. Aqueles que tiverem seus pedidos aceitos serão submetidos à avaliação curricular, conforme determina o edital disponível para consulta no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).

Tempo de leitura: 2 minutos

Prefeitos do Médio Sudoeste assinam convênio na Conder, com a intermediação de Rosemberg

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) conseguiu junto à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão do Governo do Estado, cerca de R$ 1 milhão para obras de pavimentação e drenagem de ruas dos municípios de Iguaí e Nova Canaã, ambos no médio sudoeste baiano. Os convênios foram assinados ontem (6), na Conder, pelo presidente da companhia, José Machado, pelo diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística (Diurb), Airton Maia, e pelos prefeitos de Iguaí, Rony Moitinho, e de Nova Canaã, Marival Fraga, acompanhado da vice-prefeita Eliana Almeida, com a presença de Rosemberg.
Em Iguaí, serão investidos R$ 524 mil em drenagem e pavimentação com paralelepípedo: as ruas Adalberto Figueiredo, Maciel dos Santos; a travessa e a rua Wanderley Lima, além da da rua da Praça Isabel Rocha. Já Nova Canaã receberá R$ 400 mil para requalificar a Rua Samuel Arcanjo, com drenagem e pavimentação a paralelepípedos, uma antiga demanda dos canaaenses.
“Tenho lutado muito para trazer benefícios à nossa região, e o resultado está aí para todos verem: diversas obras inauguradas e muitas outras anunciadas. Obrigado, governador Rui Costa pela atenção e dedicação ofertadas ao povo do Médio Sudoeste”, declarou o deputado.
Principal liderança política do Médio Sudoeste, o deputado Rosemberg também foi um dos responsáveis pela recuperação com uma nova pavimentação e cinco anos de manutenção dos 57 quilômetros da BA-262 (trecho entre Poções, Nova Canaã e Iguaí), na qual foram investidos R$ 27,6 milhões.
Na inauguração do trecho recuperado, realizada no dia 30 de maio em Nova Canaã, o governador lançou o edital de licitação para restauração da Rodovia BA-263, no intervalo entre Iguaí, Ibicuí e Ponto do Astério, no entroncamento da BA-130.

Tempo de leitura: 2 minutos

Festas particulares são proibidas de tocar música por causa de dívida milionária

Três das grandes festas juninas promovidas pela iniciativa privada na Bahia, Brega Light e Ticomia – em Ibicuí – e São João do Allanbick – em Barreiras – estão proibidos, judicialmente, de tocar músicas. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), as empresas promotoras destas festas devem quase R$ 3 milhões por não pagamento de direitos autorais.
A dívida foi revelada pelo Ecad ao Bocão News. “Existe uma decisão judicial a favor do pagamento dos direitos autorais aos compositores”, segundo o Ecad, que acusa as empresas de não cumprirem a decisão.
Segundo a reportagem do Bocão News, são R$ 1,6 milhão devidos pelo Brega Light, R$ 700 mil do Ticomia e R$ 690 mil do São João do Allanbick.  As empresas que promovem o Ticomia e o Brega Light não pagam direitos autorais desde 2012 e a festa de Barreiras desde 2005, segundo o Ecad.
FESTAS CONFIRMADAS
As festas estão confirmadas, apesar dos débitos. O Forró Ticomia anunciou, para 23 de junho, Dorgival Dantas, Gabriel Diniz, Mano Walter, Luan Estilizado, Lordão, Calcinha Preta e Mastruz com Leite.
Já o Brega Light, anunciado para os dias 22 e 24 de junho, terá shows de Aviões, Safadão, Gusttavo Lima, Parangolé, Trio da Huanna,  Donas do Bar, Jorge e Mateus, Léo Santna, Marcia Felipe, Jonas Esticado, Solange Almeida e Zé Neto e Cristiano. O Allanbick deve reunir Solange Almeida, Gusttavo Lima, Isaias Estilizado e Toinho & Cia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agência do BB funcionou nesta quinta-feira

Um dos três veículos usados por criminosos no sequestro de funcionários para levar dinheiro da agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga, por volta das 8h30min de quarta-feira (6), foi roubado na zona rural de Itacaré. O veículo GM Onix, placa QOE-3179, foi roubado por dois bandidos encapuzados, no dia 31 de maio.
O gerente e um outro funcionário do BB contaram à polícia que tiveram o veículo, um Peugeot 206, interceptado por volta das 8 horas, na BR-101, nas imediações do Posto Santo Antônio, em Uruçuca. Os bandidos assumiram o controle do veículo, que foi abandonado dois quilômetros depois do trevo de Ubatã, em um ramal. Em seguida, eles colocaram as vítimas no Onix roubado em Itacaré e um Fiesta ainda não identificado.
Os bandidos armaram artefatos, possivelmente explosivos, no corpo do gerente do banco e seguiram para Ibirapitanga, onde exigiram a retirada de valores que não foram revelados. Depois seguiram com gerente e o funcionário no sentido ao distrito de Itamarati. Os criminosos liberam as vítimas na zona rural.
Além dos dois bancários, outras duas pessoas estavam no Peugeot e ficaram o tempo todo em poder dos marginais. A agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga  funcionou normalmente nesta quinta-feira.

Tempo de leitura: 2 minutos

Adolescentes desaparecem em Itabuna

Dois adolescentes de Itabuna estão desaparecidos desde o dia 25 de maio. De acordo com familiares, Élber de Sena Aragão, 16 anos, e Israel Nascimento Sousa, 14, são amigos e cursam o sétimo ano do ensino fundamental na cidade.
No dia 21 de maio, Israel saiu da casa onde mora, no bairro Zizo, disse que ia encontrar o amigo, e que juntos iriam para uma fazenda onde o pai do Élber trabalha, no bairro Ferradas. Eles passaram uma semana por lá e quando disseram que iam retornar para casa, no dia 25, pegaram um ônibus por volta das 11h da manhã, e depois disso nunca mais foram vistos.
O caseiro José Márcio Aragão, pai de Élber, fez um apelo emocionado por notícias do filho e do amigo dele. “Já rodei Itabuna toda e ninguém dá notícia. Quem souber de alguma notícia, por favor, nos ligue, nos dê informações, pelo amor de Deus”, pediu.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

São João nos Bairros atrai milhares de pessoas e é vitrine para bandas regionais

Quadrilhas juninas também se apresentam nos bairros durante evento da TV Santa Cruz

Após atrair milhares de pessoas à Avenida Manoel Chaves (Kennedy), no São Caetano, o próximo destino do São João nos Bairros, da TV Santa Cruz, será o Santo Antônio. O arrasta-pé na Praça José Monstans começará às 16 horas deste domingo (10), com apresentações de quadrilhas juninas, teatro, grupos de dança, além das bandas Caxangá e Para Tudo.
O São João nos Bairros começou em grande estilo, no Fátima, e será encerrado no dia 16, um sábado, com muito forró e rala-bucho, na histórica Ferradas. O projeto conta, ainda, com um espaço para os patrocinadores, com as tradicionais brincadeiras juninas e sorteio de brindes para o público.
Promovido pela TV Santa Cruz, o São João nos Bairros conta com patrocínio do Shopping Jequitibá, Meira, Axé da Sorte e Plansul, além dos parceiros Prefeitura de Itabuna e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Tempo de leitura: 3 minutos

Esgoto sem tratamento é despejado no Rio Cachoeira||Foto Robenilson Torres

A 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Itabuna está realizando nesta quinta-feira (7) uma audiência pública para debater a prestação de serviços básicos de água e luz no sul da Bahia. O evento começou às 9h, na Câmara Municipal de Itabuna, e é aberta ao público. O objetivo da reunião é promover uma resolução consensual de questões relativas a esses temas, em médio e longo prazo.
Representantes do Ministério Público da Bahia, juízes da comarca e representantes de municípios sul-baianos participam do encontro. Protagonistas dessas políticas públicas, como representantes da Agência Nacional de Águas, do Ministério das Cidades e da Agência Nacional de Energia Elétrica, também estão presentes.
O titular da 1ª Vara do Sistema do Juizado da Comarca de Itabuna, Alexandre Mota Brandão de Araújo, explica que a iniciativa surgiu a partir da observação do aumento significativo de ações contra as concessionárias responsáveis pelo fornecimento dos serviços de água e luz do município, Emasa e Coelba, respectivamente. “Em vez de darmos uma situação individualizada, no varejo, nós estamos querendo encontrar uma solução a médio ou longo prazo em nível global”, conta.
Quanto à Emasa, concessionária responsável pelo serviço de água da cidade, as queixas mais recorrentes dizem respeito à cobrança da tarifa de esgoto sem a prestação do serviço. “Aqui, em Itabuna, apenas 15% do município com tratamento de esgoto. Ou seja, 85% do município paga pelo serviço sem ter o serviço”, conta. De acordo com o juiz, a Emasa só realiza a coleta de 40% do esgoto produzido pela população, tratando 15% deste montante.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Ação preventiva, o Cabra Macho realiza mais de 600 exames, por ano, gratuitamente
  • Mutirão oferece exame gratuito de próstata

Uma das maiores ações sociais do interior da Bahia, o Cabra Macho espera prestar 600 atendimentos preventivos gratuitos de câncer de próstata. A ação social da Igreja Batista Teosópolis será realizada nos dias 16 e 17 de junho, na sede da igreja, localizada na Avenida Félix Mendonça, bairro da Conceição, em Itabuna.
“A cada ano, buscamos melhorar o atendimento aprimorando nossos serviços. Para nós, é uma forma de ajudar vidas e contamos com a força do voluntariado para oferecer um serviço de qualidade à sociedade”, destacou o pastor Genilson Souto.
Na 6ª edição, a ação social contará com cerca de 150 voluntários, entre profissionais de saúde, a exemplo de médicos especialistas em urologia,  enfermeiros, técnicos de laboratório, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. O médico João Correia, hoje radicado em Londrina no Paraná, estará em Itabuna para ajudar no mutirão.
Coordenador do Ministério da Ação Social, Gilson Pinheiro, ressalta que o Cabra Macho é anual, mas a sua organização vai para além do período do evento. “É um trabalho que realizamos durante todo o ano. Após terminado o mutirão, nosso trabalho prossegue, pois realizamos o acompanhamento de todos aquele que forem diagnosticados. É um trabalho que fazemos para a sociedade”, explica Gilson Pinheiro.
Nas edições anteriores, pessoas de vários municípios do sul da Bahia, como Buerarema, Uruçuca, Ilhéus, Itajuípe, Arataca e São José da Vitória, entre outros, foram examinadas. Na rede particular, a consulta e os exames custam em média R$ 200,00.
MOBILIZAÇÃO E RECOMENDAÇÕES
Neste sábado, dia 9, voluntários farão panfletagem  no bairro da Conceição, Centro Comercial e Avenida do Cinquentenário, em Itabuna. O objetivo é sensibilizar as pessoas para que realizem os exames preventivos de câncer de próstata, que  é o segundo que mais atinge a população masculina perdendo apenas para o câncer de pulmão.
É recomendável a quem for realizar os exames em jejum de, pelo menos, quatro horas, não ter relação sexual 48 horas antes da coleta, não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação (andar a cavalo) e não fazer sexo anal antes do exame.

Tempo de leitura: 2 minutos

Polícia prende acusados por série de homicídios em Itabuna|| Foto divulgação

Megaoperação integrada prendeu, na quarta-feira (6), oito pessoas acusadas de fazer parte de duas facções criminosas apontadas como responsáveis por uma série de assassinatos em Itabuna. Um dos suspeitos foi baleado no confronto com policiais e não resistiu aos ferimentos. Ele foi identificado como Wesley Melo de Jesus, o “Lélis”, com quem foi encontrada uma arma calibre 38.
O alvo principal da megaoperação foi Edson Januário da Silva, o ‘Didiu’, acusado de ser líder de uma facção criminosa envolvida com tráfico, homicídios e roubos, que cumpre pena no Conjunto Penal de Itabuna. Além da prisão, ele será remanejado para o presídio de segurança máxima, localizado na cidade de Serrinha. Wenerson Reis da Silva, o ‘Calango’, e Wagner Nascimento Cordeiro, o ‘Guito’, foram os outros detentos com mandados cumpridos.
Fora do sistema prisional, Simone Januário dos Santos, irmã de Didiu, Taciana Santos Paixão, Silvanei José dos Santos, Marcos Venicius Santos Nery, gerente da quadrilha, e Davi Rosa do Carmo acabaram presos.
No Conjunto Penal de Itabuna, os policiais e agentes penitenciários encontraram facas, celulares, carregadores e porções de maconha. Com o quinteto do lado de fora, dois revólveres calibre 38 foram achados.
“As equipes da 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (COORPIN), da PM e do sistema prisional estão de parabéns. Excelente resultado que demonstra a força do trabalho integrado e de inteligência. Com certeza novos desdobramentos serão realizados”, enfatizou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna e Ilhéus têm mobilização contra o trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) na Bahia está promovendo, em parceria com diversos órgãos e entidades da sociedade civil, um mês dedicado à erradicação do trabalho infantil. No sul da Bahia, as ações começaram na terça-feira (5), com simpósio, workshop e palestras realizados no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no bairro Jardim Primavera, em Itabuna.
A programação segue no dia 11, com panfletagem em diversos bairros e centro de Itabuna; e dia 12 será realizada caminhada pela Avenida do Cinquentenário, com concentração no Jardim do Ó, a partir das 14h30min. Em 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
O MPT-BA também promoverá uma série de atividades em Ilhéus. Nesta sexta-feira (8), será realizada blitz em frente às escolas Heitor Dias e Perpétuo Marques.No dia 11 haverá reunião com feirantes da Central de Abastecimento do Malhado. No dia 12 será promovida roda de conversa com adolescentes do Instituto Municipal Eusínio Lavigne. Para o dia 14 está prevista panfletagem, e um bate-papo encerra a série de atividades em Ilhéus, no dia 15.
OUTROS MUNICÍPIOS
Essas ações de conscientização serão realizadas também em Salvador, Simões Filho, Barreiras, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Juazeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus. De acordo com o MPT-BA, o objetivo é levar para a população o esclarecimento sobre os males que o ingresso prematuro na vida profissional pode causar a crianças e jovens.
O Brasil tem o compromisso firmado junto à Unesco de erradicar o trabalho infantil e de promover a proteção do adolescente trabalhador, garantindo a todos o direito a uma infância livre, feliz e dedicada apenas a brincar e estudar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cavalcanti xingou Paulo Souto || Foto Tiago Melo

R$ 295 mil. Este é o valor que o empresário baiano João Cavalcanti deverá pagar ao ex-governador e hoje secretário da Fazenda de Salvador, Paulo Souto (DEM), a título de indenização por danos morais. Cavalcanti, conhecido como Homem do Minério na Bahia, chamou Souto de “bom filho da puta” numa entrevista à Rádio Tudo FM, hoje extinta.
“[A declaração contra Souto] infligiu chancela de desmoralização quanto a sua condição de filho e referiu-se à genitora deste como uma mulher desqualificada, profissional do sexo, que obtém lucro através de serviços sexuais”, escreveu, na sentença, o juiz Paulo Albiani Alves, da 10ª Vara Cível e Comercial de Salvador. Com informações da Coluna Satélite, do Correio24h.