Tempo de leitura: 2 minutos

Manuela D´Ávila durante evento em Itabuna

Pré-candidata a presidente da República pelo PCdoB, a deputada estadual gaúcha Manuela D´Ávila disse neste sábado (9), em Itabuna, que o impeachment de Dilma, classificado por ela como “golpe”, teve o fim de “instalar projeto antinacional” no Brasil. “Enquanto aumenta o desemprego, com o Temer, aumenta o lucro dos bancos. A razão principal do golpe foi instalar um projeto antinacional e não melhorar a vida do povo”, disse ela, no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI).
O evento reuniu cerca de mil pessoas, segundo a organização, e teve a participação de militantes e a presença da cúpula do PCdoB baiano. Manuela lamentou que 30% da população economicamente ativa do país esteja desempregada ou subocupada. “Vivemos no Brasil uma crise que faz com que, cada dia mais, a pobreza seja visível aos olhos de cada brasileiro e cada brasileira”, observou, pontuando que são 14 milhões de desempregados e 11 milhões de subocupados.
– O próximo presidente do Brasil, eu espero que seja a próxima, porque eu espero que seja eu, enfrente os problemas relacionados ao nosso povo. Temos que superar essa crise com um projeto nacional de desenvolvimento, um país livre para seguir o seu caminho, por isso que o nosso manifesto é ‘Liberdade para o Brasil’, que garanta o desenvolvimento e gere emprego – disse ela.
Para Davidson Magalhães, presidente do PCdoB na Bahia, a greve dos caminhoneiros foi a maior demonstração do fracasso do golpe. Na avaliação do dirigente estadual, o lançamento do nome de Manuela é oportunidade para a legenda dizer o que pensa como saída da crise e esforço de buscar unidade das forças políticas “para impedir o retrocesso econômico, político e social do Brasil”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Banda tocava “nossa história não vai acabar bem” quando foram ouvidos 4 disparos

Um desentendimento entre investigadores da Polícia Civil e policiais militares em uma casa de eventos, no bairro Pontal, em Ilhéus, na madrugada deste sábado (9), por pouco não acaba em tragédia. Os envolvidos na confusão foram os investigadores Joseval Santos Cupertino e Luciano Santos Cardoso e o tenente-coronel Delmo Barbosa de Santana e outros PMs.
De acordo com informações de testemunhas, foram feito quatro disparos. O tenente-coronel foi atingido na perna, socorrido para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, e depois transferido para um hospital em Salvador. O estado de saúde do PM é estável. Os policiais civis nada sofreram. Um agente de portaria da casa de eventos foi atingido na perna, de raspão.
Funcionários da casa de eventos e testemunhas foram ouvidos no inquérito aberto na Polícia Civil. Em nota, a PM informou que a corporação vai instaurar sindicância para apurar os fatos. Câmeras do circuito interno do estabelecimento devem ajudar a esclarecer o que ocorreu e identificar os envolvidos no desentendimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geddel Lima foi indiciado no Cui no Bono

A Polícia Federal concluiu, na sexta-feira (8), o inquérito  referente à Operação Cui Bono, instaurado para investigar esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal. Um dos denunciados foi ex-ministro Geddel Vieira Lima, acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e obstrução de investigação.
As provas colhidas no decorrer das investigações que foram obtidas através de medidas de busca e apreensão, provas testemunhais e documentais, além de diligências de campo e análises de dados.
Foram investigados os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, formação de quadrilha e obstrução à investigação de crime praticado por organização criminosa resultando no indiciamento de 16 pessoas.O inquérito policial foi encaminhado à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília.
Além de Geddel Vieira, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o ex-vice-presidente da Caixa , Fábio Cleto, e o doleiro Lúcio Funaro foram indiciados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Enquanto o ex-superintendente de negócios da CEF, Giovanni de Carvalho Alves, responderá por organização criminosa. Na lista de indiciados pela Polícia Federal estão outras 11 pessoas.

Tempo de leitura: 2 minutos

MEC anuncia mudanças no Fies

Os estudantes interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano podem contar com a garantia de percentual de financiamento mínimo de 50% do curso escolhido, além da ampliação do valor máximo do benefício por semestre.
Antes da mudança feita pela Ministério da Educação, a quantia para financiamento era de até R$ 30 mil, referente a cada período de seis meses. Com a alteração, o valor passou para R$ 42.983.
As novas regras anunciadas para o financiamento estudantil serão válidas a partir da edição do segundo semestre deste ano. Os candidatos ao Novo Fies devem fazer suas inscrições, exclusivamente, pela internet, a partir do mês de julho. No total, estão sendo ofertadas 310 mil vagas em 2018, sendo 155 mil para os últimos seis meses do ano.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gustavo Gonzaga foi covardemente assassinado em Salvador

Gustavo Gonzaga da Silva, de 44 anos, cabo da Polícia Militar baiana foi barbaramente assassinado, na madrugada deste sábado (9), no final de linha do Bairro Santa Cruz, em Salvador. De acordo com informações, o policial havia saído em companhia de um vizinho. Três traficantes de drogas, identificados como “Choquito”, “Keka” e “Leno”, cercaram o policial, executando-o com requintes de crueldade.

O policial reagiu ao ataque dos traficantes, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima teve língua, mão esquerda e orelhas decepadas pelos traficantes. Os criminosos ainda arrancaram os olhos da vítima, que teve rosto desfigurado e abdome eviscerado. Os criminosos, segundo testemunhas, filmaram toda a ação macabra.

Segundo informações, o crime ocorreu próximo à região onde o soldado residia. Ele deixa esposa e duas filhas. Gustavo estava na corporação há 22 anos. Na quinta-feira (7), um policial militar também foi assassinado na capital baiana. José Luiz da Hora tinha 51 anos era pastor em uma igreja em Periperi, sendo morto naquela região do Subúrbio Ferroviário.

Tempo de leitura: 2 minutos

Maria Esther Bueno é maior nome do tênis brasileiro || Foto Tomaz Silva/Agência Brasil

Morreu nesta sexta-feira (8), aos 78 anos, Maria Esther Bueno, considerada a maior tenista do país. Ela estava internada, desde maio, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratar um câncer que se espalhou no organismo. Nos últimos dias, o estado de saúde dela agravou-se. O hospital não forneceu mais informações.
Paulista, Maria Esther Bueno começou a jogar tênis na infância. Junto com os pais e o irmão frequentou desde cedo o Clube Tietê, na capital paulista, onde o tênis era o principal passatempo da família.
Aos 14 anos, se tornou campeã brasileira. E chamou a atenção do mundo ao conquistar o tradicional Torneio de Wimbledon, em 1959, quando tinha 19 anos. A vitória inédita de uma brasileira valeu desfile em carro aberto pelas ruas de São Paulo, homenagem do presidente Juscelino Kubitschek e um selo comemorativo dos Correios.
No total, venceu sete vezes o torneio de Forest Hills, nos Estados Unidos, e Wimbledon, na Inglaterra. Primeira tenista de fora dos Estados Unidos a ganhar os torneios de Wimbledon e U.S. Nationals no mesmo ano, Maria Esther foi uma das oito atletas que venceram três vezes os torneios britânico e americano.
Foi a 12ª tenista mais vitoriosa nas disputas individuais em Grand Slams, com sete títulos individuais e 12 em duplas femininas e duplas mistas. Com tantas vitórias, ocupou o primeiro lugar no ranking internacional em 1959, 1960, 1964, e 1966.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus correm risco de epidemia de dengue zika e chikungunya

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta sexta-feira (8), mostra que dezenas de municípios baianos correm sério risco de enfrentar um surto de dengue, zika e chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, a situação é muito preocupante em localidades como Itabuna (13,1%) e Ilhéus (11,6%).
Em Itabuna, de cada 100 imóveis pesquisados, pelo menos 13 estão com larvas do mosquito Aedes aegypti. Em Ilhéus, a situação é parecida. Foram encontrados criadouros em 11 de cada 100 imóveis visitados pelos agentes de combate a endemias. O risco de surto  de dengue, zika e chikungunya é muito alto também em Buerarema (9,1%), Ibicaraí (10,2%) e Itapé (8,1%).
Há risco de surto ainda em Camacan, Itapintaga, Jussari, Canavieiras, Itajuípe e Mascote. Nessas localidades, os índices de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya variam de 4,9% a 7,1%. O município com o maior índice infestação no país é baiano. Em Itiúba, de cada 100 imóveis pesquisados, 28,6% estão com criadouros.
Os dados do Ministério da Saúde mostraram ainda que 1.153 (22%) municípios em todo o país apresentaram alto índice de infestação do Aedes aegypti. Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.069 localidades em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9% e 1.711 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.