Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilheense é classificada no The Voice

O sul da Bahia está muito bem representado na edição deste ano do The Voice Brasil. A ilheense Jamille Alves, de 28 anos, que pertence a uma família de músicos e foi disputada por Lulu Santos e Carlinhos Brown, se classificou na noite desta terça-feira (7). Ela escolheu a canção Joga Fora, conhecida nacionalmente na voz de Sandra de Sá, e optou por Brown como técnico.

O pai de Jamille Alves toca cavaquinho e o irmão, além de tocar instrumentos, também canta. Muito elogiada pelos técnicos, Jamille disse que a família faz pequenos shows em Ilhéus e que é uma amante do samba. A ilheense é terceira representante do sul da Bahia no The Voice. Ela se junta aos músicos David Nascimento, de Itabuna, e Edson Carlos, de Una.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mulher é assaltada e jogada no Rio Cachoeira

Uma mulher foi assaltada, há pouco, quando passava pela ponte de pedestres que liga à região dos bairros Vila Zara e Conceição ao centro. De acordo com relatos de testemunhas, depois de tomar objetos da vítima, o bandido a jogou no Rio Cachoeira.
A mulher foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e levada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Policiais militares estão fazendo buscas nas imediações de onde o ataque ocorreu para tentar prender o bandido.
A ponte está fazendo muito medo atravessar, segundo pedestres. Desde ontem (6) que todas as lâmpadas estão apagadas. Por causa da escuridão, as pessoas estão evitando passar sozinhas pelo local depois das 20 horas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policial presta depoimento sobre acidente que matou jovem

Foi ouvido na atarde desta terça-feira (7), na Delegacia de Proteção ao Turista em Ilhéus (Deltur), o policial militar da reserva Robson de Cácio Borges da Silva.O depoimento foi sobre o acidente ocorrido no dia 19 de julho, na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), que matou Elba Oliveira, de 19 anos. A jovem retornava para casa, em Itabuna, na companhia do policial, que dirigia um HB-20 sedan.
De acordo com a titular da Deltur, delegada Adriana Paternostro, Robson de Cácio confirmou que retornava de Ilhéus para Itabuna quando, nas proximidades da Ceplac, o veículo derrapou, rodou na pista e colidiu com uma árvore. O impacto foi no lado onde viaja Alba Oliveira, que morreu na hora. O depoimento durou pouco mais de uma hora.Os familiares da jovem também estiveram na delegacia.
A delegada informou que Robson de Cácio alegou que não prestou socorro à vítima porque ficou atordoado com impacto. Afirmou ainda, conforme a Adriana Paternostro, que foi socorrido por populares e levado para um hospital. O policial teria dito também que mantinha um relacionamento com a jovem. Ele responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar), com agravante da omissão do socorro, informou a delegada.

Tempo de leitura: < 1 minuto

PF muda data de prova e reabre inscrições|| Foto Marcello Casal Jr.

Por recomendação da Procuradoria da República do Distrito Federal, a Polícia Federal reabriu o prazo para possibilitar inscrições de candidatos negros e pessoas com deficiência no cargo de perito criminal em seis áreas.A data de aplicação das provas também foi alterada de 19 deste mês para 16 de setembro. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (7).
Com as modificações no edital, os candidatos negros e os portadores de deficiência que pretendem concorrer ao cargo de perito criminal nas áreas 5,6 e 10 têm até  o dia 13 deste mês para solicitar a isenção da taxa e se inscrever. Esse também é o prazo para inscrição de candidatos deficientes ao cargo de perito, nas áreas 7,9 e 11. Não houve alteração no número de vagas. São 500 oportunidades para os cargos de delegado (150), perito criminal (60), escrivão (80), papiloscopista (30) e agente (180).
Os candidatos ao cargo de delegado farão provas pela manhã e tarde, com quatro horas para as questões objetivas e o mesmo tempo para as discursivas. Os concorrentes aos demais cargos farão provas no período da tarde e terão cinco horas para concluí-las. O resultado será publicado no dia 10 de outubro. Os salários chegam a R$ 22 mil.

Tempo de leitura: 2 minutos

Internos do Conjunto Penal de Itabuna recebem certificado

Mais 12 internos e internas do Conjunto Penal de Itabuna (CPI) receberam certificados de conclusão de cursos profissionalizantes. Foram certificados cursistas de Corte e Costura, Cabeleireiro e Bordado em Máquina Eletrônica. As aulas foram ministradas por profissionais da Socializa – Soluções em Gestão, empresa que operacionaliza a unidade.
Além da certificação, houve distribuição de brindes aos cursistas e, também, a entrega de um kit, contendo secador e prancha, para uma egressa. Ela, após concluir o curso de cabeleireira na unidade, ganhou liberdade, mas sentiu dificuldade em se readaptar à sociedade, principalmente pela falta de oportunidades de trabalho. A doação do kit foi uma resposta ao pedido de ajuda que fez ao Serviço Social da unidade, a fim de se manter fora da criminalidade, exercendo a profissão que aprendera.
O diretor do CPI, capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, observou que a instituição, enquanto órgão de Estado, cumpre seu papel, de oferecer as oportunidades, mas que o mérito pelo sucesso no curso e mesmo na vida, é de cada um. “Nós acreditamos em vocês, oferecemos os cursos, disponibilizamos, junto com a empresa Socializa, as ferramentas para a transformação que todos anseiam. Mas vocês acreditaram no próprio potencial, e o resultado é o sucesso que estamos vendo aqui hoje”, afirmou.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Reprodução Bocão News

As agressões de guardas municipais contra os professores grevistas em Salvador, nesta terça-feira (7), foram repudiadas pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Para o parlamentar petista, os atos remetem ao período da ditadura militar, já que o protesto não ameaçou a vida de ninguém e deixou que trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação (SMED) entrassem no prédio até o início da manifestação. Os educadores municipais pedem reajuste salarial de 6,5%, plano de carreira e melhorias estruturais das escolas e dos materiais.
Valmir critica ação contra professores

“Agressões contra professores grevistas remetem aos anos de chumbo. Uma gestão municipal como a de Salvador não é de se estranhar que tenha atitudes como essa. Primeiro que a prefeitura não atendeu os professores e não permaneceu com o diálogo aberto, simplesmente o prefeito decidiu cortar os pontos dos grevistas e a paralisação deve chegar aos 30 dias ainda esta semana. Segundo que a gestão é responsável pela guarda municipal e usar da força é um flagrante contra o direito de expressão e de protestar contra os desmandos”, salienta Valmir.
Em vídeo divulgado em redes sociais e na imprensa, os guardas de Salvador usam spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Os educadores reuniram mais de 300 pessoas para o protesto na sede da SMED. Não existem dados sobre feridos, mas o clima ficou tenso entre os professores e os guardas.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Candidatos já podem consultar lista do P-Fies|| Foto Tunísia Cores

Quem se candidatou a uma das 105 mil vagas oferecidas pelo P-Fies para o segundo semestre de 2018 já pode consultar a lista de pré-selecionados, na página do Fies Seleção na internet. O P-Fies é uma das modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), oferecida para quem tem uma renda mensal familiar de até cinco salários por pessoa.
Os pré-selecionados têm prazo entre esta terça-feira, 7, e segunda-feira, 13, para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior particular da qual faz parte, e complementar as informações com a documentação solicitada.
O P-Fies é o Programa de Financiamento Estudantil responsável pela concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As condições para concessão do financiamento são definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.
Podem ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também podem participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Município não enviou representante para audiência no MPT

Representantes dos trabalhadores da área de saúde e do Instituto Bom Jesus participaram de audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Itabuna, para discutir a regularização de salário dos funcionários da UPA 24h do Monte Cristo. A Prefeitura de Itabuna não enviou representante.
“Com a ausência do município, a reunião tornou-se pouco produtiva”, afirma a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Itabuna (Sintesi) em nota, também assinada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem (Sindtae). O MPT abriu processo para acompanhar a regularização do pagamento de salários na UPA.
Os dirigentes do Sintesi e Sindtae informaram que entrarão com ação de cumprimento, na Justiça do Trabalho, para que o Instituto Bom Jesus cumpra a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A convenção assegura benefícios econômicos, sociais e trabalhistas aos funcionários da UPA, contratados pela Prefeitura de Itabuna pela terceirizada. Os sindicatos anunciaram a convocação de assembleia para discutir sobre o atraso de salário de julho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tarik Club em edição especial vai rolar no dia 17

A nova edição do Tarik Club, no dia 17, terá todos os ritmos e sons. A promessa dos organizadores é de evento com atrações conhecidas do público. “Muitas novidades estão sendo preparadas, a começar pelas atrações, que levarão a turma do baile funk à balada sertaneja. Todas divulgadas a partir desta semana”, comenta o publicitário Edinho Filho, da JEL Entretenimento.
A festa será realizada no Tarik Hotel, na Beira-Rio. “Buscamos proporcionar o melhor dos nossos serviços também aos eventos. Um bar diferenciado, que inclui os drinks preferidos da mulherada, lounges confortáveis, iluminação cênica e muitas surpresas estão sendo preparadas”, comenta Tarik Vervloet Fontes, empresário e sócio do evento.
A publicitária e promoter Manuela Berbert passa a integrar a organização do Tarik Club. “Entrei para o time de uma das marcas mais conceituadas na cidade, que é o Tarik Club, não somente como promoter, mas também como empresária de artistas, um novo caminho que já vinha desenhando para a minha empresa”, disse ela, prometendo uma grande revelação regional para o Tarik Club Special. O primeiro lote de ingressos já está disponível na Cadê Ingressos (Praça Camacã, Itabuna) e no Stand do Karioca (Ilhéus).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Homem apresentou documento falso para tentar empréstimo|| Foto Ubatã Notícias

Policiais militares prenderam em flagrante, na tarde de segunda-feira (6), o itabunense Antônio Lopes de Lima, de 56 anos, acusado de falsificar uma carteira de identidade para tentar contrair um empréstimo na agência do Banco do Brasil, em Ubatã. Ele solicitou o empréstimo no valor de R$ 10 mil, na quinta-feira (2), usando documentos em nome de Fidelis Marques, mas o golpe não foi concretizado porque uma funcionária do banco percebeu que o RG apresentado estava sem a marca d’água.
O pessoal do sistema de segurança do Banco do Brasil investigou e descobriu que a carteira de identidade foi falsificada. O número verdadeiro do documento era de uma moradora do município de Conceição de Feira. Ontem, Antônio Lopes de Lima foi chamado à agência. Acreditando que o golpe tinha dado certo, compareceu e acabou preso em flagrante por policiais militares.
Em depoimento à Polícia Civil, o homem afirmou que não agiu sozinho. Antônio Lima, que segue detido na Delegacia Territorial de Ubatã, alegou que tentou aplicar o golpe orientado por outra pessoa, mas não revelou o nome. A polícia continua investigando o caso. Com informações do Blog Ubatã Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Obras da Ferrovia Oeste-Leste podem ser retomadas em 2019 || Foto Elói Corrêa/GovBA

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, na edição dessa terça-feira (7), a aprovação dos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) referentes ao processo de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), do trecho de Ilhéus até Caetité. Os estudos foram contratados pelo Governo do Estado da Bahia, por meio de licitação, para “dar celeridade ao processo de implantação do equipamento, com a retomada das obras”.
Por meio de nota, o governo explica que, com o relatório de aprovação emitido pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário, vinculada ao Ministério dos Transportes, fica estabelecido que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já está autorizada a abrir o processo de licitação de concessão da Ferrovia”.
O EVTE abrangeu todo o traçado da FIOL e atualizou os estudos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) até a cidade de Água Boa, no Mato Grosso. A FIOL é uma obra do Governo Federal e está inserida no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da União, com licitação prevista ainda para 2018. O trecho de Ilhéus até Caetité já está mais de 70% concluído. Ao todo, já foram investidos mais de R$ 3.3 bilhões em toda a extensão da Ferrovia, no território da Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Pawlo Cidade, titular da Secretaria de Cultura de Ilhéus || Foto Clodoaldo Ribeiro

A Secretaria Municipal da Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou, nesta terça-feira (7), os vencedores do concurso Crônicas de Gabriela. Realizado em parceria com a Academia de Letras de Ilhéus e Livraria Papirus, o concurso escolheu três trabalhos, por conter originalidade, criatividade e ineditismo.
Rafhael Andrade Gonçalves, do município de Jitaúna, conquistou o primeiro lugar, com a crônica “Nem cravo, nem canela, flor de graxa do Malhado”. O segundo classificado foi Gabriel Sales Macedo, de Itabuna, com o texto “Especiarias para uma janta diuturna”. O terceiro lugar ficou para Gracielle Sales Macedo, de Ilhéus, com a crônica “Cravo, canela e passas”.
Os vencedores receberão um kit de livros de Jorge Amado, incluindo Gabriela, cravo e canela, patrocinado pela Livraria Papirus. O primeiro lugar recebe um smartphone e todos receberão certificado de participação fornecido pela Secult. Segundo o secretário de Cultura, Pawlo Cidade, o concurso teve como objetivo recordar os 60 anos do romance Gabriela, Cravo e Canela, do escritor Jorge Amado, e possibilitar sobre a reflexão do papel da mulher na sociedade.
A solenidade de premiação está marcada para sexta-feira (10), a partir das 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, durante as festividades do aniversário do escritor. O secretário da Cultura, Pawlo Cidade, afirma que “concursos que estimulem a criatividade literária e enalteçam nossos principais escritores fortaleçam nossa memória serão sempre incentivados. Já fizemos um concurso de poesia, agora este de crônicas, e depois será a vez do romance”.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Professores da rede estadual podem se inscrever em cursos de especialização

Professores da rede estadual têm até o dia 20 deste mês para se inscrever para concorrer a uma vaga num dos três cursos de pós-graduação latu sensu, na modalidade Educação a Distância (EAD), ofertados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). São oferecidas 675 vagas distribuídas em polos de ensino em localidades como Ilhéus, Feira de Santana, Itaberaba, Juazeiro, Salvador (IAT), Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Os cursos fazem parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e têm aulas previstas para outubro.  A inscrição pode ser feita no site da SEAD. Para se inscrever, o interessado deverá preencher, imprimir, assinar e digitalizar o formulário de solicitação de inscrição. Em seguida, preencher os dados do Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser impresso e pago.
A seleção dos inscritos será realizada a partir da análise do Curriculum Vitae ou Curriculum Lattes e da Carta de Intenção, sendo aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação na soma total dos pontos das duas análises.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Reprodução Bocão News

Neto acenou com 2,5% de reajuste ante 6,5% pedido pelos educadores

Guardas municipais agrediram professores da rede municipal de Salvador, nesta terça (7), durante manifestação dos educadores em frente à Secretaria de Educação da capital baiana. Os guardas apontaram armas de grosso calibre para professores e atiraram spray de pimenta e gás lacrimogêneo contra os professores. O uso de arma revoltou os educadores.
Elza Melo, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), denunciou a atitude da Guarda. “Aconteceu um absurdo aqui. Estamos fazendo um movimento ordeiro, democrático. A tropa da Guarda Municipal jogou bomba de gás, apontou arma. Um absurdo. Um chefe de segurança que iniciou esse processo, queremos fazer essa denúncia mesmo. Em vez de tratar de forma democrática, eles agem fazendo esse absurdo. Não aceitamos esse tipo de comportamento. A gente recebeu muita bomba de gás”, disse Elza ao Bocão News.
Os professores de Salvador estão em greve há 27 dias. Eles cobram reajuste de 6,5%.
O prefeito ACM Neto (DEM) oferece 2,5%. A categoria ainda cobra 10% de reajuste no auxílio alimentação e a eleição direta para diretor escolar. Confira o vídeo do protesto abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=ECRI8j1tRFw

Tempo de leitura: 2 minutos

Bento Lima ficou irritado ao falar do preço das quentinhas

A Prefeitura de Ilhéus pagou em janeiro R$ 15,00 por uma quentinha pela qual, comprada em quantidade, não se desembolsa mais que R$ 9,00 hoje. Quem seguiu os rastros do processo e apurou o negócio do município com o Restaurante Casa Branca foi o Blog do Gusmão.
Consta que o município comprou 2.675 quentinhas no estabelecimento ao valor total de R$ 40.125,00. Se o preço pago fosse o de mercado, não passaria de 24.075,00. Ou seja, economizaria R$ 16.050,00.
Emílio Gusmão, editor do blog, tentou entrevistar o secretário de Administração de Ilhéus, Bento Lima, para saber o porquê dessa gordura no valor pago pelo município.
Primeiro, Bento sugeriu que procurasse a Secretaria da Fazenda ou a Controladoria-Geral. Quando o repórter insiste na pergunta – a licitação é feita pela Pasta da Administração, Bento busca cortá-lo. O veículo, diz Bento, tenta criar fato. O repórter nega. O secretário, impaciente, dá uma sugestão:
– Emílio, vá tomar na broca do seu c^ – diz, encerrando o telefonema.
O repórter liga novamente para o secretário.
– Você tá criando fato, velho – insiste Bento, ainda sugerindo que Gusmão esteja tentando politizar e personalizar a questão.
O secretário ainda faz elogios ao profissional e diz que cada área tem os “ossos do ofício”. Na sequência, outra acusação contra Gusmão: “está passando dos limites”. E dá um tranco: “não conheço nenhuma história assim que tenha terminado bem”.
Quando Gusmão pergunta se ali se trata de uma ameaça, Bento reage: “eu não sou homem de ameaçar”. E completa dizendo que, a depender da situação, daria “um monte de murro” e quebrava o dono do site “no pau”.
Com Gusmão insistindo que o secretário é homem público e deveria responder às questões, Bento desliga o telefone soltando outro palavrão:
– Você tem que me respeitar, sua puta.
Bento é apontado como o prefeito de fato do município. É homem de confiança do prefeito Mário Alexandre.
Ouça os diálogos clicando aqui