Tempo de leitura: 2 minutos
Carnaval na Bahia deve atrair 2,2 milhões de turistas|| Foto Mateus Pereira/Gov-Ba

São esperados 2,2 milhões de turistas durante o Carnaval, na Bahia.São 800 mil visitantes para curtir a folia em Salvador (800 mil), somados aos que buscam aliar a festa aos atrativos das zonas turísticas baianas. Porto Seguro e Maragojipe são alguns dos destaques, num total de 32 municípios que realizam a festa carnavalesca com apoio do Governo do Estado.

Segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a movimentação econômica neste período será de R$ 2,5 bilhões. “A geração de receita beneficia diversos segmentos ligados ao turismo e vai da rede hoteleira, com altos índices de ocupação, ao setor de transportes, alimentação e entretenimento”, explica o secretário Fausto Franco.

A rede hoteleira é um dos principais indicativos do bom desempenho do turismo, especialmente no Carnaval. Porto Seguro, por exemplo, registra 95% de ocupação dos seus 49 mil leitos. A cidade recebe principalmente visitantes de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e da própria Bahia. A partir deste sábado (2), os visitantes podem curtir animada programação.

ATRAÇÕES

Dentre as atrações previstas estão Luiz Caldas, Durval Lelys, Felipe Araújo e Cheiro de Amor, mas o folião também pode participar de bloquinhos nos distritos turísticos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Ida às praias da região e programas histórico-culturais podem completar o mix de atividades em Porto Seguro.

Já Maragojipe promove uma festa mais tradicional, um Carnaval de fantasias, marchinhas, roupas de luxo e máscaras que remetem à tradição de Veneza. Blocos e concursos de fantasias estão garantidos. Este ano, as comemorações serão ainda mais especiais devido ao aniversário de dez anos do tombamento do Carnaval da cidade como patrimônio imaterial.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Neto do ex-presidente faleceu na manhã de ontem, em São Paulo
O governador Rui Costa viajou à cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (2), para participar do velório do neto do ex-presidente Lula Arthur Araújo Lula da Silva, vítima de meningite meningocócica aos 7 anos.

O governador decidiu interromper sua agenda oficial de Carnaval para prestar solidariedade ao ex-presidente.

“É um momento de muita dor e vim manifestar meu apoio a Lula e aos seus familiares. Me solidarizo com o sofrimento de todos diante de um fato tão doloroso. Vim reafirmar ao presidente meu carinho, meu respeito e minha amizade, principalmente nesta circunstância tão difícil que ele está vivendo com a perda do neto querido”, afirmou o governador Rui Costa.

O corpo de Arthur está sendo velado no Cemitério Jardim das Colinas. A Justiça Federal autorizou o ex-presidente a participar do velório na cidade paulista.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Neymar é flagrado com Rafaela Porto em Salvador

O jogador Neymar, do PSG, foi flagrado, na madrugada desta sábado (2), num camarote em Salvador, no maior “clima de azaração” com a cantora Rafaela Porto, de 19 anos, que nasceu em Ipiaú, no sul da Bahia, mas atualmente mora em Fortaleza (CE). A cantora baiana se tornou mais conhecida ao participar da última edição The Voice Brasil, da TV Globo.

Rafaela Porto não foi muito longe no programa, sendo eliminada na fase de batalhas. A cantora e Neymar estariam juntos desde o início do ano. Por causa de uma lesão grave, o atleta não vem atuando pelo time Francês e não foi convocado, na quinta-feira (28), pelo técnico Tite para os próximos amistosos da Seleção Brasileira.

Tempo de leitura: 2 minutos
Operação carnaval prossegue até dia 9|| Foto Valter Campanato/Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prossegue com a Operação Carnaval nos seis aeroportos mais movimentados no período. A Operação ocorrerá até o próximo sábado (9), quando acaba o pico de movimentação pelo feriado nos principais aeroportos.

Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Recife e Salvador têm as operações de monitoramento e fiscalização intensificadas pela ANAC, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica, e a Secretária Nacional de Aviação Civil (SNAC), do Ministério da  Infraestrutura (Minfra).

Durante o período da Operação Carnaval as companhias aéreas se comprometeram a adotar medidas de contingência para facilitar o grande fluxo de passageiros neste período. Manter a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês, a suspensão da prática de overbooking, o aumento no efetivo de tripulação e o reforço no treinamento das equipes de solo, foram algumas das medidas já indicadas pelas empresas.

Leia Mais