Tempo de leitura: < 1 minuto
Pistoleiro confessa vários assassinatos no sul da Bahia

Wellington dos Santos Carvalho, que, de tão malvado, ganhou o apelido de “Licifer” , foi finalmente tirado de circulação. Na sexta-feira (26), ele foi preso acusado de matar um homem por motivo fútil, a facadas.

O assassinato ocorreu na cidade de Una, no sul da Bahia, e a vítima foi Erisvaldo Fernandes Santos, o “Caboclo”. Os dois, segundo a polícia, desentenderam-se enquanto bebiam juntos.

Horas depois do crime, “Licifer” foi descoberto numa mata fechada, na região de Cariua, a cerca de 40 quilômetros do centro de Una. Ele não reagiu à voz de prisão ao ser abordado pela polícia.

Na delegacia, “Licifer” revelou ser pistoleiro de aluguel. E não só confessou o assassinato de “Caboclo” como assumiu a autoria de quatro outras mortes na região de Una e Arataca, cidades vizinhas, segundo informou a polícia.

Ele, inclusive, estava com mandado de prisão em aberto por conta de um assassinato que praticou em janeiro deste ano, quando, de acordo com a polícia, assassinou Cosme Rodrigues da Silva, igualmente por motivo fútil. Do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil espera ter cacau reconhecido como fino por organização internacional

O Brasil pode ser reconhecido como país produtor e exportador de cacau fino ou de aroma pelo Conselho da Organização Internacional do Cacau (ICCO, sigla em inglês), com sede em Abidjã, na Costa do Marfim.

O reconhecimento poderá sair até setembro, de acordo com o técnico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  Fernando Mendes, que neste mês participou de reunião no país africano.

Para Fernando Mendes, trabalho do Grupo OICACAU, constituído por representantes da Ceplac e da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), contemplou todas as demandas da ICCO sobre a qualidade das amêndoas de cacau exportadas pelo Brasil em recorte temporal até 2017.

O procedimento de reconhecimento internacional dos países está descrito no texto do Acordo Internacional do Cacau, de 2010, e prevê que os conselheiros da ICCO se reúnam a cada dois anos para finalizar análises e julgar os pleitos encaminhados em um dossiê técnico dos exportadores. No caso do Brasil, o dossiê com as informações requeridas foi elaborado pelo Grupo OICACAU do governo brasileiro.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Mais de 7 milhões de brasileiros são voluntários|| Foto Tony Winston/Agência-Brasil

O voluntariado foi praticado por 7,2 milhões de pessoas no país em 2018, segundo o suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua, divulgado na sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em relação ao ano anterior, houve uma ligeira queda de 1,6%, após alta de 13% entre 2016 e 2017.

O total de voluntários representou 4,3% da população com 14 anos ou mais. A incidência era maior entre mulheres, 5% delas faziam trabalho voluntário; pessoas com 50 anos ou mais, 5%; e superior completo, 8%.

“Pela questão cultural, a presença feminina é maior.Pessoas mais velhas, pelo maior tempo disponível e pela maior experiência de vida, se envolvam mais. E a participação dos mais escolarizados está relacionada a um rendimento mais estável e pelo próprio entendimento da necessidade de ajudar”, resume a analista do IBGE, Maria Lúcia Vieira.

Segundo a pesquisa, o trabalho voluntário no país era realizado de forma consistente. A duração média das atividades era de 6,5 horas por semana e a maior parte dos voluntários, 48,4%, se dedicavam quatro ou mais vezes por semana.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
“Zinho” é acusado de matar empresária canadense

A Polícia Civil de Ilhéus anunciou uma reviravolta nas investigações que apuram as circunstâncias da morte da empresária canadense Ramona Louise Dawe, de 64 anos. Segundo o delegado Helder Carvalhal, Dawe foi assassinada por um prestador de serviços no estabelecimento comercial dela.

De acordo com o delegado, Uilliânathan de Oliveira Martins, o  “Zinho”, de 27 anos,  assassinou a canadense para roubar. Ele está preso preventivamente por decisão da 2ª Vara Crime de Ilhéus. O corpo da empresária foi encontrado, no último dia 11, no Bar Morena do Mar, no São Miguel, na zona norte da cidade. Chegou a ser divulgado que a empresária teria sido vítima de morte natural, mas a polícia seguiu investigando o caso.

Os policiais chegaram até Uilliânathan de Oliveira após a checagem de denúncias anônimas de pessoas que o viram saindo do estabelecimento comercial da empresária na noite do crime. O acusado, segundo a polícia, afirmou que empurrou a vítima, que teria batido a cabeça em uma mesa e caído no chão.

O delegado Helder Carvalhal informou que Uilliânathan de Oliveira também confessou que roubou um celular da empresária e que vendeu o aparelho na feira da Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus. O celular foi localizado e apreendido. O suspeito deve ser encaminhado para o presídio.

Tempo de leitura: 2 minutos
Definida a gráfica para impressão das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convocou a gráfica Valid S.A para fazer a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, devido à decretação de falência da empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato.

De acordo com o Ministério da Educação, a Valid era a gráfica seguinte na ordem de classificação na licitação realizada em 2016, e foi convocada para evitar intercorrências na edição deste ano. O cronograma do exame está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro. O período de inscrição, de 6 a 17 de maio, também está mantido.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de autorizar o Inep a convocar a colocada subsequente da licitação foi providencial para garantir a segurança e a aplicação da prova dentro do cronograma.

ALTERNATIVA SEGURA

Segundo o Inep, esta foi a alternativa segura encontrada, dentro da legislação vigente, já que não haveria tempo hábil para iniciar um novo processo licitatório. Ainda de acordo com o órgão, a medida está em conformidade com os ditames estabelecidos na Lei nº 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A convocação da nova empresa que fará a impressão das provas do Enem 2019 foi autorizada pelo TCU na última quarta-feira, 24. A RR Donnelley, multinacional responsável pela diagramação e impressão das provas do Enem desde 2009, informou em 1º de abril que precisou encerrar suas operações no Brasil.

Tempo de leitura: 3 minutos
hipertensão afeta um em cada quatro adultos no Brasil

Trinta e quatro mortes por hora, 829 óbitos por dia e mais de 302 mil óbitos no ano de 2017. Esse é o retrato das doenças cardiovasculares no Brasil (infarto, hipertensão, AVC e outras enfermidades), que têm como principal fator de risco a hipertensão arterial, a “pressão alta” como é popularmente conhecida e que afeta pelo menos um a cada quatro adultos no país.

Os dados sobre a doença são do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que, no Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril, reforça o alerta para os cuidados com a saúde a partir de hábitos alimentares saudáveis.

O consumo excessivo de sódio (o principal componente do sal) aumenta o risco de hipertensão e doenças do coração. A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (POF 2008-2009) aponta que dois terços do consumo de sal pela população brasileira vêm do sal adicionado ao cozinhar direto no prato. De acordo com o POF, o brasileiro consome mais que o dobro (quase 12g) da quantidade recomendada (5g) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Embora 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado, 85,1% dos brasileiros adultos consideram seu consumo de sal adequado. Esses dados são da pesquisa Vigitel 2017 (inquérito telefônico realizado com maiores de 18 anos nas capitais brasileiras), que reforçam o alerta sobre o uso excessivo do sal e a percepção desse consumo.

Leia Mais