Tempo de leitura: 2 minutos
São quase 600 vagas para o sul da Bahia

O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) está com inscrições abertas para jovens e adultos retomarem os estudos gratuitamente. São 2.364 vagas para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) para quem tem mais de 18 anos. Os cursos são realizados na modalidade a Distância (EaD).

Para os municípios do sul da Bahia, são 595 vagas. Os candidatos devem se matricular na Escola Sesi Adonias Filho, no Km 13 da Rodovia Ilhéus  Itabuna (BR 415). Para se inscrever, os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

No extremo-sul, são 574 vagas para o ensino médio, sendo que 254 para a região de Eunápolis e 320 para Teixeira de Freitas. As demais vagas são para as regiões de Salvador, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães. Os endereços das unidades e os números de telefones podem ser consultados no final da matéria.

O Sesi oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 1996 e, a partir de 2013, passou a disponibilizar vagas para cursos a EJA a Distância. Em 2018, foram 8.643 matrículas no programa em toda a Bahia.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vereadores suplentes tomaram posse na tarde desta terça (21)

Três suplentes de vereadores assumiram mandato nesta terça (21) na Câmara de Ilhéus. Augustão (PSB), Gilmar Sodré (PP) e Reinaldo Oliveira, Zé Neguinho (PP) tomaram posse em lugar de Lukas Paiva (PSB), Tarcísio Paixão (PP) e Aldemir Almeida (PP). Lukas está foragido, Tarcísio foi preso e Aldemir permanece afastado do mandato.

Os três foram alcançados pela Operação Xavier (Chave E), deflagrada há uma semana pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), acusados de participar de atos de corrupção na Câmara de Vereadores no período de 2011 a 2018, conforme investigações.

Augustão, Zé Neguinho e Gilmar tomaram posse após a Mesa Diretora se reunir na manhã de hoje e decidir pela assunção dos suplentes. Três servidores foram exonerados, a pedido, de acordo com a Assessoria de Comunicação do legislativo. Outras exonerações foram determinadas pelo presidente da Casa, César Porto (PDT), porém os nomes não foram divulgados. As ações, conforme a assessoria, seguem recomendações do MP-BA.

Tempo de leitura: < 1 minuto
“Roni” Teixeira faleceu na tarde desta terça-feira || Foto Blog Rodrigo Ferraz

Ronildo Sebastião Teixeira, diretor financeiro da TV Sudoeste, afiliada da Rede Globo em Vitória da Conquista, faleceu na tarde desta terça-feira (21). Roni, como era mais conhecido, trabalhava há quase 30 anos na emissora pertencente à Rede Bahia.

De acordo o Blog do Rodrigo Ferraz, Roni enfrentava problemas de saúde há alguns meses e fazia tratamento em São Paulo, porém não resistiu, falecendo nesta tarde de terça. O diretor financeiro da TV Sudoeste era bastante querido e conhecido na região de Conquista.

Tempo de leitura: 1 minuto
Médico retirou pedra da bexiga de paciente|| Foto Renan Oliveira Barreto

Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, na região norte da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga.

O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo.

O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Servidores e representantes do Governo em nova rodada de negociação nesta terça
Os servidores municipais saíram frustrados da 3ª rodada de negociação da Campanha Salarial 2019, ocorrida na manhã desta terça-feira (21), na Secretaria de Administração de Itabuna. A ausência dos secretários Dinailson Gomes (Administração) e Moacir Messias (Fazenda) já era prenúncio de que a campanha não se encerraria ali. O único secretário presente foi Josimar Sales (Saúde), além de responsáveis pela área de Recursos Humanos.

Conforme decisão da assembleia, o sindicato apresentou nova proposta ao governo. Os servidores querem reajuste salarial de 4% mais R$ 100,00 de tíquete para todos os servidores. Os representantes do governo afirmaram que teriam que reavaliar a proposta e uma nova rodada de negociação foi agendada para o próximo dia 28.

“Entendemos as dificuldades enfrentadas pela administração, mas se a situação está ruim, para os servidores está muito pior. Reposição inflacionária é direito constitucional. Não estamos pedindo nada demais”, ponderou Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv.

Wilmaci ressalta a importância da participação em massa da categoria na negociação da próxima terça-feira (28). “Precisamos de um grande número de trabalhadores e trabalhadoras nesta negociação para garantirmos um reajuste minimamente digno”, disse.

Tempo de leitura: 2 minutos
Policlínica funcionará no próximo final de semana

A Policlínica de Saúde da Região de Jequié funcionará nos próximos sábado (25) e domingo (26), das 8h às 17h, para atender a demanda reprimida de pacientes de 28 municípios do sul e sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a iniciativa visa diminuir a fila existente para algumas especialidades e exames, a exemplo de ultrassonografias.

A previsão é de que, nos dois dias,  sejam feitos 1.137 atendimentos, sendo 692 consultas e 477 exames. Destes, 160 exames são para ultrassonografia, que representa uma grande demanda da unidade. Somados à rotina da policlínica, o mês de maio será encerrado com 9,5 mil ofertas de consultas, exames e procedimentos. De janeiro a maio deste ano, ao todo, mais de 25 mil atendimentos foram realizados.

Para o atendimento, é necessário que o paciente faça o agendamento prévio junto à Secretaria de Saúde do município onde mora. A unidade de saúde oferece as seguintes especialidades: cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, dermatologista, ortopedista, otorrinolaringologista, urologista, ginecologista, pneumologista, reumatologista e mastologista.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos
Oficinas da Semana do MEI dão dicas de gestão, gratuitamente || Foto Maurício Maron

A Semana do MEI, promovida pelo Sebrae em todo o Brasil, teve início nesta segunda-feira (20) e segue até sexta (24), em Ilhéus e Itabuna, com oficinas gratuitas voltadas para as áreas de gestão financeira, atendimento e atividades específicas de montagem de vitrine, higiene e manipulação de alimentos. As capacitações também ocorrem nos municípios de Uruçuca, Camacan, Itajuípe e Itacaré, além do balneário Serra Grande, no Litoral Sul.

Na sala de treinamentos do Sebrae em Itabuna, a consultora e instrutora financeira Tatiane Badaró ministrou a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, que tratou sobre controle de caixa, entrada e saída de recursos e planejamento de contas a pagar e a receber.

CLIQUE E CONFIRA PROGRAMAÇÃO

A palestrante enfatizou uma das principais atitudes que devem ser adotadas por um empreendedor, a separação das despesas pessoais do que é despesa da própria empresa. Segundo a palestrante, “a falta de gestão financeira tem sido o grande fator para o alto índice de mortalidade das pequenas empresas”.

Com o pensamento bem otimista, a empreendedora no ramo de roupas femininas, calçados masculinos e femininos Luzilane Santos, de apenas 22 anos, está participando da Semana do MEI e busca novas ideias para aprimorar a gestão do negócio, que ainda funciona dentro da sua residência, em Jussari. Ela quer expandir o negócio e ser referência no município.

Com a mesma expectativa de crescimento, o empreendedor Jhonata Sousa foi ao evento para ser orientado sobre a entrada e a saída do dinheiro. Ele é dono de uma loja e uma oficina de bicicletas há 8 meses, e, há um ano, está trabalhando com a fabricação de polpas para comercialização. Na oficina ele destacou que “pretende crescer e expandir seus negócios para outros lugares”.

PROGRAMAÇÃO

Em Ilhéus, a programação continua na sala de treinamentos do Sebrae, com as seguintes oficinas: SEI Controlar Meu Dinheiro, na quarta-feira (22), das 14h às 18h; “Como Montar uma Vitrine criativa para o São João”, na quinta-feira (23), das 14h às 18h; e Higiene e Manipulação de Alimentos, na sexta-feira (24), das 14h às 16h.

Já em Itabuna, as oficinas também acontecem na sala de treinamentos do Sebrae. Ainda nesta terça (21), há a oficina SEI Vender, das 18h às 22h; na quarta (22), será a oficina SEI Formar Preço acontece na quarta-feira (22), das 18h às 22h. Logo depois, a oficina SEI Planejar, na quinta-feira (23), das 18h às 22h. As capacitações encerram na sexta-feira (24), das 18h às 22h, com a oficina Sei controlar meu dinheiro.

As inscrições já estão sendo feitas pelos telefones (73) 3613-9734 e (73) 99974-2262 (Itabuna) ou (73) 3634-4068 e (73) 99974-2263 (Ilhéus). As informações completas sobre as capacitações podem ser obtidas na agência do Sebrae em Ilhéus, localizada na avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Bussines Center. Já em Itabuna, a agência de atendimento do Sebrae fica na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro.

MEU INSS

Ao longo da Semana do MEI, o empreendedor terá acesso às orientações gratuitas sobre como abrir, alterar ou dar baixa no CNPJ, fazer a Declaração Anual de Faturamento, que deverá ser entregue até o dia 31/05 à Receita Federal. Os empreendedores ainda terão a oportunidade de conhecer os benefícios de formalização do negócio e as linhas de crédito através do Banco do Povo.

Em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), serão realizadas palestras esclarecedoras sobre os benefícios, o parcelamento de dívidas com a instituição e a novidade, Meu INSS. “O beneficiário deverá criar uma senha na central de serviços Meu INSS, para ter acesso a 90 serviços, que podem ser requeridos de forma online, a partir de qualquer dispositivo móvel”, destacou a técnica da instituição Noélia Nascimento

O beneficiário pode acompanhar os serviços e os procedimentos que estão sendo feitos por um servidor, de forma online. Entre os serviços disponíveis, estão, aposentadoria por idade, salário maternidade e aposentadoria por tempo de contribuição, que podem ser acessados no sistema em 48 horas, desde que o beneficiário esteja o cadastro regular no site.

Programação

Ilhéus

Quarta-feira (22), das 14h às 18h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro
Quinta-feira (23), das 14h às 18h – Oficina Como Montar uma Vitrine criativa para o São João
Sexta-feira (24), das 14h às 16h – Clínica Tecnológica – Higiene e Manipulação de Alimentos

Itabuna

Quarta-feira (22), das 18h às 22h – Oficina SEI Formar Preço
Quinta-feira (23), das 18h às 22h – Oficina SEI Planejar
Sexta-feira (24), das 18h às 22h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Daniel foi preso horas depois de matar agricultores, segundo a polícia

Uma dívida de R$ 500, referentes à venda de uma motosserra, foi o motivo alegado por Daniel Nunes de Souza, de 19 anos, para assassinar pecuarista Gervásio Moreira de Castro e sua mulher Miriam Partenostro Ferreira Castro, na noite de segunda-feira (20), na região de Itapetinga.

De acordo com o chefe da da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Itapetinga,  (Coorpin), delegado Roberto Júnior, Daniel de Souza foi preso poucas horas depois de cometer os crimes e levou os policiais até o local onde escondeu o corpo de Gervásio, a motosserra que motivou as mortes e R$ 400, subtraídos da vítima.

A polícia apurou que Gervásio devia R$ 500 a Daniel, pela compra da ferramenta e não cumpriu o prazo para pagamento. Por volta das 17h de segunda-feira (20), Daniel procurou Gervásio no distrito de Itaimbé, zona rural de Potiraguá, e pediu que lhe desse uma carona até a localidade de Teixeira do Progresso, na cidade vizinha de Mascote.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
UFSB publica edital para projetos de pesquisa

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou, nesta terça-feira (21), edital para apoiar projetos de pesquisa, criação e inovação desenvolvidos na instituição. Podem concorrer candidatos que não estejam sendo financiados por agências de fomento ou que não recebem auxílio financeiro em editais privados ou públicos.Será concedido auxílio de até R$ 5 mil.

Os interessados devem ser inscrever no Portal Docente, no Sistema Integrado de Gestão de de Recursos Humanos (SIGRH), conforme tutorial acessível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). O apoio se dá por meio da concessão de recursos que devem ser aplicados na modalidade custeio.

Projetos que já tenham sido contemplados com algum tipo de auxílio financeiro, exceto bolsa do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIPCI) da UFSB, não poderão concorrer ao ao edital.A inscrição pode ser feita até o dia 4 de junho.

De acordo com a UFSB, o total de recursos financeiros inicialmente destinado é de R$ 140 mil.Porém, como consequência do contingenciamento imposto pelo Ministério da Educação (MEC), só estão garantidos, neste momento, 70% deste total. Há possibilidade dos 30% restantes  serem viabilizados pela UFSB.

Para cada projeto contemplado, o auxílio a ser concedido é de até R$ 5 mil.Os valores serão depositados na conta dos pesquisadores contemplados por meio de Termo de Outorga. Acesse aqui o edital.

Tempo de leitura: 2 minutos
Justiça concede prisão domiciliar a empresário

A titular da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, Emanuele Vita Leite, aceitou um pedido da defesa para que o empresário Aedo Laranjeira aguarde o andamento do processo em prisão domiciliar. Ele é sócio da SCM Serviços de Consultoria Contábil, uma das empresas suspeitas de envolvimento no esquema de corrupção que teria desviado milhões de reais da Câmara de Ilhéus.

A medida foi concedida porque Aedo Laranjeira faz tratamento contra um câncer de próstata. O advogado de Laranjeira alegou que as condições do presídio Ariston Cardoso iriam debilitar ainda mais a saúde do empresário. Ele foi preso na quarta-feira (15). A decisão da juíza recebeu parecer favorável do promotor de justiça Frank Ferrari, que conduz as investigações.

Para conceder o benefício da prisão domiciliar, a magistrada impôs uma série de exigências. O acusado terá que prestar mensalmente informações sobre seu estado clínico, instruindo-o com relatório médico e exames atualizados; não pode manter contado com as testemunhas do caso e/ou investigados, à exceção de seu filho, Cleomir Primo Santana.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Rui e executivo da Bamin assinam acordo de unificação || Foto Alberto Coutinho

O governador Rui Costa e representantes da Bahia Mineração (Bamin) assinaram o termo de unificação dos terminais do Porto Sul e a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE), para a construção do empreendimento que será instalado em Ilhéus, no sul da Bahia. O evento foi realizado no Salão de Atos da Governadoria, nesta terça-feira (21).

“O projeto do Porto Sul foi concebido, inicialmente, com dois terminais. Por causa de todos os problemas econômicos que o Brasil passou e passa, nós resolvemos adotar a estratégia de unificá-los e, com isso, buscar acelerar e viabilizar a construção do porto, além de consolidar a concessão da ferrovia”.

O governador destacou  ainda que “tenho repetido diversas vezes que esse projeto só fica de pé com os três ativos juntos: o porto, a ferrovia e a mineração. Por isso, estamos viajando para diferentes partes do mundo, para que investidores participem do projeto e possam dar viabilidade econômica e levar emprego para a região sul, para a região de Jequié, de Brumado e de Caetité, enfim, para o interior da Bahia”.

INVESTIMENTOS DE R$ 2,5 BILHÕES

O Porto Sul representa um investimento de mais de R$ 2,5 bilhões e já possui todas as licenças ambientais necessárias para o início da implantação. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2019, e a assinatura do termo permite o início do processo de desapropriações necessário à implantação do Porto.

A unificação dos terminais é adotada como forma de assegurar o aumento da eficiência operacional do Porto Sul, a partir do uso compartilhado, pelo Estado e a Bamin, das estruturas marítimas e terrestres do equipamento. A estrutura terá capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A obra do Porto Sul é considerada fundamental para a exportação do minério de ferro da Bahia Mineração, proveniente da mina Pedra de Ferro, que fica no município de Caetité. A empresa comercializa o minério de ferro para a indústria siderúrgica.

De acordo com o diretor financeiro da Bamin, Alexandre Aigner, o próximo passo é o detalhamento dos planos para o início das obras. “Já estamos na parte final de toda a parte técnica, de organograma e cronograma de execução. A parceria com o Governo do Estado já vem há mais de dez anos e é uma parte fundamental desse projeto integrado. A mina e a ferrovia dependem do porto, e o porto vai ser o conforto para que o Governo Federal efetive o leilão da ferrovia, que é a espinha dorsal do projeto”, explicou.

Nesta Sociedade de Propósito Específico, o Governo do Estado, como sócio minoritário, tem a competência de deliberar a inclusão de novos acionistas, além de definir políticas e procedimentos para a prestação de serviços no Porto Sul.

Tempo de leitura: 2 minutos
Inscrições vão até dia 31 e provas serão feitas em agosto || Foto Arquivo ABrasil

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 começam hoje (20) pela internet e seguem até o dia 31 de maio. A inscrição é gratuita. Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio.

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ubaitaba adia debate sobre contrato com a Embasa || Foto Humberto Hugo

A Prefeitura de Ubaitaba e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) adiaram para a próxima quinta (23), às 20h, na Câmara Municipal de Vereadores, a audiência pública para apresentação da minuta de contrato de programa a ser assinado para a gestão associada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. O adiamento se deu em razão do falecimento de Maria de Lurdes Oliveira Santos, dona Miúda, 83 anos, mãe do vereador Uilson de Gói.

A sessão, em nova data, será aberta à sociedade e contará com a participação de representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), Ministério Público estadual, Poder Judiciário e de instituições ambientais. Os participantes da audiência pública poderão apresentar sugestões, por escrito, em formulário próprio, sobre o tema da audiência pública.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Costa está entre os 13 governadores que assinaram uma carta contra o novo decreto de Regulamentação de Armas e Munições, do presidente Jair Bolsonaro. No documento, os chefes do Executivo de 12 estados e do Distrito Federal manifestam sua preocupação com a flexibilização da atual legislação do controle de armas e munições.

Para os signatários da carta, os problemas de segurança registrados no país são um entrave ao seu desenvolvimento social e econômico. Na sua avaliação, o acesso facilitado a armas e munições, que podem ser usadas de forma ilícita, impõe um desafio ainda maior ao enfrentamento e combate à violência.

A argumentação dos governadores é que, em vez de aumentar a segurança, a flexibilização no controle das armas tende a aumentar os índices de violência no país.

Além do governador baiano, também assinam o documento o chefe do Executivo dos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amazonas e Tocantins, assim como o do Distrito Federal.

Tempo de leitura: 2 minutos
Segundo investigações, essa é parte da quadrilha|| Fotomontagem Google

O juiz da 1ª Vara da Justiça Federal em Vitória da Conquista, João Batista de Castro Júnior, condenou 11 acusados de fazer parte de uma quadrilha de hackers, com atuação em todo o país, mas que tinha como base municípios baianos. As punições mais pesadas são de 10 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado.

Os condenados foram presos no final de 2015, durante um operação realizada pela Polícia Federal e Ministério Publico Federal (MPF-BA), nas cidades baianas de Itororó, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, além de São Paulo (SP), Osasco (SP), Águas Lindas de Goiás (GO) e Brasília.

Os condenados são Nelita de Almeida Ferraz, Leandro Morais Paixão, “Leo AG”, Iuri Pereira dos Santos, Delmiro Ferraz da Rocha Neto, João Batista Ferraz Filho, Sandro Camilo Mendes dos Santos, Tiago Carvalho Bezerra, Sandro Deivide Carvalho Bezerra, Raquel Araújo Barbosa, Davi Melo Ferraz de Oliveira e Fábio Luiz Jesus dos Santos.

Leia Mais