Tempo de leitura: 2 minutos
Câmara votou reforma previdenciária em 1º turno || Foto Fábio Pozzebom/AB

Do Bahia Notícias

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira (10) pela Câmara dos Deputados. O único deputado federal baiano a não comparecer foi João Carlos Bacelar (Podemos). Ao todo, 13 parlamentares do estado foram contrários e outros 25 votaram a favor.

Alex Santana (PDT) contrariou a recomendação do seu partido e votou a favor da reforma. Nesta quarta, o presidente da legenda no estado, Félix Mendonça Jr., afirmou não ser favorável a expulsões aos membros do PDT que votassem diferente do recomendado.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, em reunião realizada nesta terça-feira (9), com a bancada do PDT na Câmara, o presidente do partido, Carlos Lupi, disse que quem apoiar as mudanças na aposentadoria propostas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) será punido com o desligamento. Félix negou. “Não tem essa ameaça”, garantiu.

Os parlamentares da Bahia que afirmaram ainda estar indecisos até a véspera da votação acabaram todos decidindo apoiar o texto, são eles Alex Santana (PDT), João Carlos Bacelar (PL), Márcio Marinho (PRB) e Uldurico Júnior (Pros).

VOTARAM A FAVOR DO TEXTO
Abílio Santana (PL)
Adolfo Viana (PSDB)
Alex Santana (PDT)
Antonio Brito (PSD)
Arthur Maia (DEM)
Cacá Leão (PP)
Charles Fernandes (PSD)
Claudio Cajado (PP)
Elmar Nascimento (DEM)
Igor Kannário (PHS)
João Carlos Bacelar (PL)
João Roma (PRB)
José Nunes (PSD)
José Rocha (PL)
Leu Lomanto Júnior (DEM)
Márcio Marinho (PRB)
Otto Alencar Filho (PSD)
Pastor Sargento Isidório (Avante)
Paulo Azi (DEM)
Paulo Magaçhães (PSD)
Professora Dayane Pimentel (PSL)
Raimundo Costa (PP)
Ronaldo Carletto (PP)
Tito (Avante)
Uldurico Junior (Pros)

VOTARAM CONTRÁRIOS AO TEXTO:
Afonso Florence (PT)
Alice Portugal (PCdoB)
Daniel Almeida (PCdoB)
Félix Mendonça Júnior (PDT)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Lídice da Mata (PSB)
Marcelo Nilo (PSB)
Mário Negromonte Jr.(PP)
Nelson Pelegrino (PT)
Valmir Assunção (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Zé Neto (PT)

Tempo de leitura: 2 minutos
Obras estão na fase de colocação de estaios do vão central || Foto Rodrigo Macedo

A Comissão de Acompanhamento das obras da ponte estaiada de Ilhéus discutiu a regularização das licenças ambientais e a reutilização das pedras usadas no projeto. Dentre os locais que deverão receber o volume de pedras estão São Miguel e São Domingos, na zona norte, e Enseada da Sapetinga, na região do Pontal.

De acordo com a superintendente do Meio Ambiente, Joélia Sampaio, essas licenças ambientais estão em fase final de conclusão. “A previsão é que no mês de agosto se inicie a retira das pedras para estas áreas indicadas.

Comissão avalia estágio das obras da nova ponte em Ilhéus

O vice-prefeito de Ilhéus e membro da comissão, José Nazal, falou da importância do acompanhamento de uma obra importante para o município de Ilhéus. “Sobretudo no desenvolvimento da obra nas questões de edificação, licenças ambientais e sobre os acessos do viário norte/sul. Nosso papel é vistoriar, questionar e acompanhar todos as etapas”.

Atualmente a empresa OAS já instalou quatro estaios, cabos que sustentam o vão central da ponte. Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cerca de 2,7 quilômetros, que também está em execução.

Tempo de leitura: 2 minutos
Família foi encontrada morta na noite de terça-feira

Eram de Ipiaú as três pessoas da mesma família encontradas mortas, na noite de terça-feira (9), no interior de uma casa, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Uildes Lima Moreira, de 27 anos, Gilnara Pinheiro de Jesus, 20, e o filho do casal, Brenno Pinheiro Moreira, 2 anos,  moravam no município do sul da Bahia antes da mudança para sudeste do País.

Casal teria dormido com churrasqueira acesa.

Uildes Lima, inclusive, nasceu e morou em Itagibá.Ele, a mulher e o filho foram localizados, já sem vida, em um cômodo da casa, na rua Piauí, no bairro de Bom Sucesso, depois que o dono do imóvel estranhou sumiço da família e acionou a Polícia Militar. Ao chegar ao local, a polícia encontrou os corpos perto de uma churrasqueira de alumínio com restos de carvão. As vítimas eram vizinhas do proprietário do imóvel.

A polícia suspeita que, na tentativa de aquecer o ambiente, eles acenderam a churrasqueira e acabaram morrendo asfixiado pela fumaça. Essa é apenas umas das suspeitas, pois a polícia ainda aguarda a perícia do instituto de criminalística para determinar a causa das mortes. Os corpos serão transportados para Ipiaú nesta quinta-feira (11).

Tempo de leitura: 2 minutos
Juíza de Itabuna (1ª à esquerda) está na lista tríplice do TRT-BA

A juíza da 2ª Vara do Trabalho em Itabuna, Eloína Maria Barbosa Machado, é uma das três mais votadas para o cargo de desembargadora do Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região na Bahia (TRT5-BA). A magistrada integra a lista tríplice que será encaminhada para a nomeação pelo presidente da República.

Eloína Machado está na mesma lista que as magistradas Ana Paola Santos Machado Diniz, que é itabunense e está lotada na 34ª Vara do Trabalho em Salvador, e Maria Elisa Costa Gonçalves, que atuam em Salvador. As três estão na lista para a promoção por merecimento. Elas estão atuando como convocadas na 2ª Instância do TRT5-BA.

O merecimento, de acordo com o Regimento Interno do Tribunal, é “aferido pelo desempenho do juiz, pelos critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento”.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rosemberg Pinto inaugura escritório em Itabuna || Foto Mateus Pereira

O líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa e deputado estadual pelo PT, Rosemberg Pinto, inaugura escritório político em Itabuna, nesta quinta-feira (11), às 17h. O escritório funcionará na Rua Marculina Oliveira, 352, no Banco Raso, próximo à Prefeitura de Itabuna.

Rosemberg foi o deputado estadual mais votado no Território Litoral Sul. Cidadão itabunense, com o escritório o parlamentar aumenta presença em Itabuna e se torna ponte entre demandas do município com o governo baiano. O evento nesta quinta reunirá parlamentares e lideranças regionais.

Tempo de leitura: 2 minutos
Pescadores resgatados nesta quarta-feira (10).

Os quatro pescadores ilheenses que não retornaram para casa no domingo (7), porque estavam à deriva em alto-mar, foram resgatados nesta quarta-feira (10) por colegas de profissão. Janildo Cerqueira Soares e Carlos Miranda, além dos colegas de prenomes Gildásio e Edson receberam o socorro de um barco de pescadores de Itacaré.

Janildo Cerqueira contou que não conseguiram retornar porque o motor do barco apresentou problemas mecânicos depois do mau tempo que enfrentaram durante a pescaria. Ele relatou que já estavam praticamente sem água e comida, que passou a ser racionada depois que descobriram o defeito no barco de pesca.

Os percadores estavam no barco menor, colorido ao fundo||Foto TV Santa Cruz

Janildo Cerqueira relatou que viveram momentos de muita tensão por causa das fortes ondas e praticamente não dormiram nos últimos dias. “Um de nós tinha que ficar a acordado para retirar a água para o banco não afundar. Havia um revezamento a cada três horas”, disse.

O barco dos pescadores foi rebocado por uma embarcação maior até o farol do Rio de Contas, no encontro com o mar, em Itacaré. O resgate ocorreu por volta das 8h30min e todos estão bem de saúde. Os pescadores deveriam ter retornado para casa na madrugada do último domingo (7). Redação com informações da TV Santa Cruz.

Tempo de leitura: 2 minutos
Câmara analisou 19 vetos de Fernando ao RJU || Foto Gabriel de Oliveira

O Legislativo de Itabuna apreciou 19 vetos apostos pelo prefeito Fernando Gomes ao Regime Jurídico Único (RJU). Ao final, a Casa manteve 15 e rejeitou quatro. A votação de cada veto foi negociada na sessão extraordinária de ontem (9), por vereadores da base e da oposição, ouvindo os sindicatos dos servidores municipais e suas representações.

Antes mesmo da sessão, o Executivo havia retirado cinco vetos. Em virtude da articulação costurada por vereadores, o Governo desistiu, por exemplo, de barrar o adicional por tempo de serviço por triênio, aprovado pelos vereadores – o pagamento seria por quinquênio. Outra desistência garantiu a licença-prêmio por três meses, ao invés de um, a cada cinco anos de serviço.

Em Plenário, os vereadores acataram duas solicitações dos sindicatos. Com rejeição do veto, ficou assegurada a licença com remuneração de até sete servidores para desempenho de mandato classista. O texto original permitia, no máximo, três por entidade. Os vereadores também garantiram a remuneração do serviço extraordinário com acréscimo de 100% aos domingos e feriados.

Plenário foi ocupado por servidores municipais durante sessão

Entre os vetos mantidos, um deles está relacionado a planos de cargos e salários. O artigo vetado, resultado de emenda parlamentar, estabelecia prazo de 180 dias, depois da publicação da Lei, para os Poderes Executivo e Legislativo itabunenses elaborarem os planos de carreira. Nas razões do veto, o Executivo alegou que houve ingerência contrariando a independência entre os Poderes.

Os vetos rejeitados seguiram para promulgação do prefeito Fernando Gomes, que deve ser feita em 48 horas. Caso o Executivo não promulgue os vetos, caberá ao presidente do Legislativo fazê-lo, em igual prazo, como preceitua a Lei Orgânica itabunense (LOMI). A Lei 2.442, que instituiu o RJU e dispôs sobre o Estatuto dos Servidores, entrou em vigor em 7 de março deste ano.

Tempo de leitura: 2 minutos
Trio da Huanna é a principal atração do Encontrão, em Itabuna

Neste sábado (13), no Terceira Via Hall, será realizado em Itabuna o terceiro Encontrão das Casas de Ibicuí, com a Banda Trio da Huanna e Leo Fera, um dos grandes destaques do Tico Mia deste ano. No ano passado, o Encontrão reuniu mais de 1,2 mil pessoas em Itabuna.

Na opinião dos organizadores, a combinação de ritmos deste ano é perfeita para matar a saudade do melhor “clima” de São João, curtindo desde o forrozão até a famosa bregadeira. Presença confirmada, também, do Paredão Lupe, que promete estender a festa com muita animação.

Uma das novidades do encontrão deste ano está sendo o cadastro das repúblicas pelo site www.encontraodascasas.com.br para que recebam benefícios exclusivos. “Vale ressaltar, contudo, que a festa não é fechada só para este público e recebe pessoas de todas as idades, locais, classes e estilos”, afirma Fernanda Sepúlveda, uma das idealizadoras do projeto.

Para ela, a festa é ideal também para quem ainda não foi ao São João de Ibicuí poder sentir a vibe das casas.”Sem contar que o Encontrão é a Ressaca Oficial do Forró em nossa Região, portanto é feito para todos que querem reencontrar a sua turma”.

INGRESSOS

Os ingressos para o Encontrão estão sendo vendidos a R$ 50,00 na loja Leo Umbigo do São Caetano, Colcci do Shopping Jequitibá, Cadê Ingressos, na Praça Camacã, em Itabuna. Já em Ilhéus, podem ser adquiridos no Stand do Karioka. Também é possível comprar Online pelo site www.encontraodascasas.com.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Divulgado o resultado provisório do concurso para auditor fiscal na Bahia.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (10), o resultado provisório das provas objetivas do concurso público para auditor fiscal na Bahia, aplicadas no dia 26 de maio.Os candidatos poderão consultar o desempenho na prova objetiva de conhecimentos gerais e da prova objetiva de conhecimentos específicos.

As informações sobre as provas objetivas também estarão disponíveis no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (FCC). O resultado provisório da prova discursiva de conhecimentos específicos ainda será divulgado.

Lançado em fevereiro deste ano, de forma conjunta pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz), o concurso conta com 60 vagas, sendo 24 são para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; 17 para Tecnologia da Informação; e 19 para Administração Tributária. O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Área do Porto Sul em Aritaguá, na zona norte || Reprodução Gusmão

O juiz Alex Venicius Miranda, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, determinou a suspensão das obras do Porto Sul nas imediações do distrito de Aritaguá, mais precisamente numa área de pouco mais de 7 hectares que fazia parte da antiga Fazenda Olandi.

A liminar atende a pedido de quatro famílias proprietárias de imóveis no “Lote 45” (área definida pelo governo estadual) e que até o presente momento não receberam as indenizações.

De acordo com as famílias, a Bahia Mineração (Bamin) e o Governo Rui Costa ameaçam iniciar a obra sem cumprir a determinação da licença ambiental concedida pelo Ibama, que prevê a necessidade de indenização dos proprietários. Confira a íntegra no Blog do Gusmão.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ordem de serviço para duplicação foi há dois anos, mas obras não começaram

Durante o programa #PapoCorreria desta semana, o governador Rui Costa foi novamente cobrado sobre a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna. Segundo ele, a previsão é de que as obras físicas comecem em agosto ou setembro.

– Os projetos já estão finalizados e esperando aprovação do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, do Governo Federal]. Espero que em agosto, mais tarde setembro, estejam começando as obras físicas da duplicação da Ilhéus-Itabuna – afirmou

Em outubro de 2017, o governador fez ato público na Juracy Magalhães, em Itabuna, para assinatura da ordem de serviço. A previsão era de que as obras começassem, no máximo, em março. De lá para cá, a duplicação não saiu do papel.

De acordo com ele, o atraso se devia a questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), já superados após novas mudanças no projeto.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cássia Gomes foi presa ao sacar R$ 4,8 mil de empréstimo fraudulento || Foto PC-BA

Equipes da 14ª Delegacia da Barra, em Salvador, prenderam, nesta terça-feira (9), a estelionatária Cássia Gomes Delitsch, de 58 anos. A mulher foi flagrada quando saía de uma agência bancária no bairro do Imbuí, depois de sacar a quantia de R$ 4,8 mil, decorrente de um empréstimo fraudulento

De acordo com a delegada Carmem Dolores Bittencourt, titular da unidade policial, a criminosa realizou mais de 20 empréstimos nos últimos dois anos. “Ela obtinha os dados das vítimas, pensionistas do INSS, em São Paulo, e realizava a fraude na capital baiana”, explicou.

Além do dinheiro, a polícia também apreendeu vários documentos falsos e formulários para solicitação dos empréstimos. Cássia, que já foi presa em São Paulo e Santa Catarina por estelionato, foi autuada em flagrante pelo mesmo crime e está à disposição da Justiça.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Comercial de Itabuna promoverá, em 3 de agosto, o Seminário Jovens Empreendedores, com o apoio do Sebrae. Segundo a entidade, o evento tem foco na capacitação e orientação para gestão dos negócios. O seminário começará às 9h e deverá ser encerrado às 17h do próximo dia 3, no auditório da ACI, no 10º andar do Edifício União Comercial.

O evento é destinado ao público dos 18 a 39 anos e as inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui). Para Valdemir Silva, consultor do Programa Empreender, da ACI, a intenção é fortalecer o empreendedorismo. “O seminário faz parte dos projetos da ACI e este, em especial, visa a participação dos jovens de diversas áreas empresariais, para fortalecer, unir e trocar experiências em prol do desenvolvimento”.

O seminário terá a participação do empresário Franklin Bastos e da psicóloga Priscila Nascimento. Eles apresentarão conceitos e práticas sobre liderança, educação financeira, imagem pessoal, networking, negociação, vendas e uso das mídias digitais.

“Esta é a hora de juntarmos esforços e agir pela melhoria da performance do poder produtivo da nossa cidade e região, sempre com foco nos melhores resultados nos negócios, para que juntos, possamos vencer os desafios desse novo tempo”, afirma o presidente da ACI, Sérgio Velanes. Mais informações do evento também podem ser obtidas pelo telefone (73) 3613-1171.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Paulo Henrique Amorim em lançamento de livro na Bahia || Foto Marival Guedes

O jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim faleceu na manhã desta quarta (10), aos 77 anos, em sua residência, no Rio de Janeiro. A causa da morte informada foi um infarto fulminante.

Com passagens pela Rede Globo, onde foi repórter e correspondente internacional, jornais e revistas, Paulo Henrique apresentava telejornais da TV Record desde 2003.

Em junho deste ano, Paulo Henrique Amorim acabou afastado do jornalismo da emissora e da apresentação do Domingo Espetacular, por interferência política. O jornalista editava o blog Conversa Afiada, do qual era proprietário, um dos mais combativos sites do espectro de esquerda no país.

Em setembro de 2015, PHA, como também era conhecido entre os colegas, lançou em Salvador o livro O quarto poder – Uma outra história, quando concedeu entrevista a Marival Guedes para o PIMENTA. Nela, falou de regulamentação da imprensa, do Partido da Imprensa Golpista (PIG), termo largamente usado por ele para denominar a oposição aos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff (reveja aqui).

Tempo de leitura: 2 minutos
Prefeito Toin do Bó é denunciado ao MP-BA por contratação irregular || Foto Notícia na Tela

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Presidente Tancredo Neves, Antônio dos Santos Mendes (Toin do Bó), por contratação direta, em caráter emergencial, da empresa Grand Prix Construtora e Aluguel de Veículos Ltda. A empresa foi contratada para executar serviços de limpeza urbana, de acordo com do TCM, sem a devida comprovação da emergência, com sucessivas prorrogações ao respectivo contrato, no exercício de 2017. O gestor foi multado em R$5 mil.

Segundo a denúncia, o prefeito não atendeu a exigência de instruir o procedimento de dispensa com a caracterização da situação emergencial ou de calamidade que o justifique. O processo foi iniciado em 2 de janeiro de 2017, com a solicitação do Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Serviços Públicos, Eliezer Ribeiro dos Santos, e concluído no mesmo dia, com a assinatura do contrato, sem licitação.

Na solicitação, a emergência foi descrita com base em decreto editado pelo prefeito denunciado, também no dia 2 de janeiro de 2017, em que declarou situação emergencial no Município por ter a gestão anterior lhe restringido o acesso a informações administrativas na transmissão de governo. Além de tal irregularidade, a denúncia também apontou inobservância do artigo 63 da Lei 4.320/64, referente a Processos de Pagamento.Leia Mais