Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo busca entendimento para a disputa eleitoral no PT de Itabuna

Ao menos três dos cinco candidatos a presidente do PT de Itabuna estarão no mesmo campo, na eleição municipal do Partido dos Trabalhadores em Itabuna. Até agora confirmaram participação no chapão Jackson Moreira, Raimundo Santana e Nina Rosa. O advogado Valdir Mesquita, mesmo tendo lançado chapa essa semana, também está aberto à construção da unidade na eleição.

O grupo busca, ainda, entendimento com a professora Miralva Moitinho, garantindo a unidade no Processo de Eleição Direta (PED). “Desde a primeira reunião que participei, tratando do PED, deixei claro que buscaríamos a unidade. Conseguimos um avanço extraordinário, e ainda podemos alcançar uma chapa única, o que seria muito bom para o partido em Itabuna”, observa Geraldo Simões.

O movimento é considerado uma vitória dos grupos liderados pelo ex-prefeito Geraldo Simões, pelo atual presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, do deputado licenciado e secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Josias Gomes, do presidente do PT no município, Flávio Barreto, além das mais de seis tendências e coletivos que sempre estiveram abertos ao consenso no processo eleitoral em Itabuna.

Pelo entendimento construído, o nome do candidato a presidente é o do ceplaqueano Jackson Moreira, tendo como vice o sindicalista Raimundo do Sintesi. “Esse foi o melhor entendimento até aqui, sendo que ainda pode melhorar. Quem sai fortalecido desse processo é o PT de Itabuna, que estará cada vez mais unido para a defesa do município e de nossas bandeiras estaduais e nacionais”, declara Geraldo Simões.

Um ponto que facilita o entendimento das correntes e agrupamentos internos é a defesa do movimento por Lula Livre. “Esse é o ponto de partida de toda discussão interna hoje no partido. Significa a defesa de nossa democracia, em oposição ao atual governo, bem como aos seus representantes no plano municipal. Não acredito em um PT compondo com forças políticas que não defendem a liberdade de Lula”, dispara o candidato a presidente Jackson Moreira.

Tempo de leitura: 3 minutos
Garota não teria recebido o soro indicado para o tratamento de picada de cobra

Uma garota de 12 anos morreu, na segunda-feira (5), 14 dias depois ter sido picada por uma cobra em Camacan. Ela foi picada no dia 22 de julho, recebeu atendimento médico e foi liberada. Quatro dias depois, a menina passou mal novamente, foi internada, mas não resistiu.

De acordo com a família da menina, Pamela Costa Gomes foi picada quando brincava na casa de uma amiga, na rua Renato Cabral, no centro de Camacan. O animal que picou a menina foi capturada. “Ela morava em Porto Seguro com a mãe, mas estava de férias e veio passar uns dias comigo [em Camacan]. Quando estava na casa da amiguinha, brincando, foi picada”, contou o pai de Pamela, Manoel Gomes Souza.

Ele contou que após o acidente, no dia 22 de julho, a levou para a Fundação Hospitalar de Camacan, mas que na unidade não tinha o soro antiofídico usado em casos de picadas de animais peçonhentos. O homem disse ainda que a sua única filha tomou soro comum por cerca de 1h30min e, em seguida, foi liberada.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Milhares romeiros participaram das celebrações em Bom Jesus da Lapa

A terceira maior romaria do Brasil e principal de Bom Jesus da Lapa – conhecida como capital baiana da fé -, a festa do Bom Jesus reuniu cerca de 600 mil visitantes nos últimos 10 dias. Dentre os participantes milhares de baianos e turistas de estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, que levaram a rede hoteleira a alcançar a taxa de ocupação de 100%.

Na cidade do oeste baiano desde segunda-feira (5), o secretário estadual da Bahia Turismo, Fausto Franco, participou da última noite da novena consagrada ao Bom Jesus e da missa solene desta terça-feira, auge da festa. Visitou também a catedral de Nossa Senhora do Carmo, em construção.

O turismo religioso é o principal chamariz de Bom Jesus da Lapa. Segundo o prefeito Eures Ribeiro, serão investidos R$ 25 milhões em ações de ampliação da esplanada do santuário, novo calçadão e implantação da praça do romeiro e de um museu aberto para contar a tradição das romarias da cidade.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Evento será realizado em Ilhéus

Ilhéus, no sul da Bahia, vai sediar o III Colóquio Internacional da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Image.O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e está programado para o período de 24 a 27 de setembro, no Teatro Municipal.

A 3ª edição do colóquio tem como tema: Tecnoculturas, Alteridades e Resistências Minoritárias. O  evento propõe pensar as relações entre tecnologia e subjetividades na cultura contemporânea. As edições anteriores foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e Santiago, no Chile.

Os colóquios da Red Imagenlat possuem a singularidade de não se constituírem somente como encontros acadêmicos, mas também apresentam uma preocupação com o processo de formação e de envolvimento com as comunidades dentro das quais se inserem. São características traduzidas não só pela gratuidade e ampla abertura das mesas e discussões, mas também por meio dos workshops/laboratórios oferecidos e dos diálogos abertos com mestrandos e doutorandos.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Nestlé caminha para fechar unidade de Itabuna, após 35 anos

Andreyver Lima

A Nestlé respondeu à Câmara de Vereadores, que havia solicitado reunião com a direção da empresa, no sentindo de evitar a desativação da fábrica. A mobilização aconteceu após a notícia de que a empresa estuda fechar sua unidade em Itabuna gerar repercussão em todo o Estado.

Em nota, a empresa disse estar em contato com o Governo do Estado para reunião no fim de agosto e sugere a mesma data para que os vereadores também estejam presentes. “Essa conversa será importante para termos embasamento do que realmente está acontecendo e saber como o Legislativo pode ajudar na permanência da fábrica” afirmou o presidente Ricardo Xavier, após se reunir com representantes do SindAlimentação.

Outros parlamentares também se manifestaram contra o fechamento da empresa. O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) afirmou que ‘ações efetivas do Governo’ devem assegurar a permanência da Nestlé em Itabuna.
O também deputado estadual, Pedro Tavares (DEM), cobrou ao Governo do Estado ações no sentido de impedir o fechamento da fábrica e citou a estimativa de que 300 pessoas podem perder seus empregos.

Tempo de leitura: 2 minutos
Enrico divulga-se como dentista e dono de clínica em Conquista, segundo CRO-BA

O delegado Humberto Matos  informou, nesta terça-feira (6), que vai pedir o fechamento de uma clínica odontológica que teria entre os sócios o estudante universitário Paulo Henrico Almeida, de 38 anos, acusado de exercício ilegal da profissão e outros crimes. O policial disse que nove dentistas que trabalham no estabelecimento, que funciona no bairro São Caetano, em Itabuna, também são investigados.

De acordo com o delegado, esses nove profissionais são suspeitos de participar de irregularidades e, principalmente, encobrir as ações ilícitas que teriam sido cometidas pelo estudante Paulo Henrico Almeida. O policial afirmou que os dentistas sabiam que o estudante não pode realizar procedimentos odontológicos e existem indícios de que alguns deles atuavam para dificultar a fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Para o Humberto Matos, existem elementos que possibilitam o indiciamento de pelo menos dois dentistas por mais de um crime. O policial informou que está investigando os outros sete profissionais que atuavam no estabelecimento que funcionava, segundo ele, de maneira irregular.

Delegado Humberto Matos conclui o inquérito em 20 dias

Com relação à clínica, o delegado disse que pedirá o fechamento porque o estabelecimento não conta com um responsável técnico, como determina a lei. Além disso, a polícia teria descoberto a mudança no quadro acionário da empresa no meio das investigações sobre as irregularidades denunciadas por mais de uma dezena de pessoas que teriam sido atendidas pelo estudante.

Para o policial, a alteração no quadro acionário da clínica odontológica é uma tentativa de evitar possíveis condenações de acusados por diversos crimes. Ele assegura que a clínica foi transferida de nome para uma pessoa que não possui responsabilidade técnica, que não teria condições de administrá-la. O delegado vai representar pelo fechamento do estabelecimento.

No último dia 30, o estabelecimento, na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, foi alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pela justiça. De acordo com o delegado Humberto Matos, além de exercício ilegal da profissão em Itabuna e Vitória da Conquista, Paulo Henrico é acusado de estelionato, associação criminosa e falsidade ideológica. A polícia deve concluir o inquérito em 20 dias.

Tempo de leitura: 3 minutos
Municípios de dois estados do Sudoeste do País enfrentam surto de sarampo

O Ministério da Saúde alerta aos pais e/ou responsáveis que vão viajar com crianças de seis meses a menores de um ano de idade para municípios em situação de surto ativo do sarampo no país. A recomendação é que essas crianças sejam vacinadas contra a doença, no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem.

Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.Atualmente, 39 cidades em três estados brasileiros se mantém com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença. São eles: São Paulo, Pará e Rio de Janeiro.

A chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade; e aos 15 meses para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

VACINAÇÃO DE ROTINA

O Ministério da Saúde destaca que a rotina de vacinação das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não. Alerta ainda que toda pessoa, de um ano a 49 anos de idade, deve ter duas doses da vacina contra o sarampo para ficar protegido contra a doença.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto


A direção da Rádio Nacional AM suspendeu da programação o repórter Fábio Ferreira. Segundo informações, o profissional está fora do ar desde a semana passada porque entrevistou, ao vivo, o secretário estadual do Trabalho, Renda e Esportes, Davidson Magalhães. A entrevista foi feita durante coletiva com o governador Rui Costa, no último dia 26, no Teatro Candinha Doria.

Tempo de leitura: 2 minutos
.

Do Correio24h

A taxa de homicídios estimados na Bahia, em 2017, foi de 63,5 para cada 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência dos Municípios. A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), elaborada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi divulgada nessa segunda-feira (5), e aponta as organizações criminosas como uma das causas da violência.

Especialista em segurança pública, o professor Luís Lourenço, do Laboratório de Estudos Sobre Crime e Sociedade (Lassos) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), concorda. Para ele, a aliança entre as maiores organizações criminosas do país, a paulistana Primeiro Comando da Capital (PCC) e a carioca Comando Vermelho (CV), com as facções baianas é fomentada principalmente no comércio atacadista de drogas.

“Na Bahia, o PCC e CV não atuam no comércio varejista de drogas. Essa atividade é dos grupos locais. Além da droga, fornecem armas também no atacado”, explicou. Esses grupos maiores também trabalham na transferência de conhecimento entre os traficantes, formando e capacitando criminosos.

“Essas organizações grandes não atuam diretamente, mas influenciam na dinâmica. Costumam adotar o intercâmbio de conhecimentos, de maneiras, de coma fazer, agir naquele cenário. Um exemplo é quando um indivíduo é preso em um desses estados, Rio ou São Paulo, e acaba conhecendo a dinâmica local e depois retransmite tudo quando retorna ao local de origem. Ou quando alguns criminosos dessas facções (PCC e CV) são presos em outros estados, como aconteceu na Bahia há muitos anos”, disse Lourenço, que fez referência ao surgimento da primeira facção do estado no início dos anos 90, a extinta Comissão da Paz, hoje Comando da Paz (CP).

INTERCÂMBIO

A CP surgiu na Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Mata Escura, com a chegada do sequestrador e traficante Mário Carlos Jezler da Costa. Integrante da Falange Vermelha, que deu origem ao Comando Vermelho, ele aprendeu nas cadeias do Rio a controlar os presos.

Naquela época, os grupos eram dispersos e tinham como hábito a “ciranda da morte”, na qual sorteavam quem iria morrer para controlar a superpopulação carcerária. Os detentos matavam-se mutuamente. Então, Mário Carlos mudou isso. Organizou tudo, a partir da ideia dos presídios cariocas de que era preciso união para reivindicar melhorias e instituiu a Comissão da Paz – ponto de partida para a criação de outras organizações criminosas do estado.

Lourenço pontua que, apesar das influências, as facções baianas ainda estão longe de terem uma organização como o PCC e o CV. “Aqui tem funcionado a estratégia de enfrentamento da polícia e, com a captura ou morte das lideranças, tem surgido mais grupos. O segundo no escalão ascende e forma grupo dentro de um mesmo grupo, o que era para ser coeso, torna-se disperso e resulta em disputa interna por territórios, o que não acontece no PCC e CV, tornando-os fortes”, disse. Confira a íntegra no Correio24h.

Tempo de leitura: 2 minutos

Começou o recadastramento dos servidores estaduais que integram a reserva da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao todo, 15.836 aposentados, das duas corporações, estão convocados a atualizar os dados funcionais e assegurar o recebimento de seus benefícios.

O recadastramento de inativos do Estado ocorre anualmente, por meio da Superintendência de Previdência (Suprev), da Secretaria da Administração (Saeb). Não responder ao chamado incorre na suspensão de créditos, que serão retomados de forma retroativa tão logo o recadastramento seja efetivado.

O recadastramento deste grupo de servidores será realizado por meio de escalonamento. Aqueles que residem em Salvador e região metropolitana deverão estar atentos ao cronograma. Durante o mês de agosto deverão se apresentar aposentados com iniciais de A a I, totalizando 3.789 convocações. No mês de setembro, deverão se recadastrar 4.395 pessoas, com iniciais de J a Z.

Já policiais e bombeiros da reserva residentes no interior do estado (7.652 convocados) poderão se cadastrar regularmente nos meses de agosto e setembro. Em todos os casos, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação), CPF e comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone). Também é necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes mobilizaram comunidade na prevenção e no tratamento às hepatites virais
A Prefeitura de Uruçuca, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de conscientização na prevenção às hepatites virais. A Unidade de Saúde da Família da Portelinha executou ações para reforçar as medidas preventivas e de tratamento correto da doença. Durante o período de julho, foram feitos testes rápidos para diagnóstico da doença.

O teste rápido para hepatite B ou C é simples, sai em 30 minutos. O exame é feito com apenas duas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo. A hepatite viral é uma doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado, causada por vírus ou

Dentre as medidas simples para se prevenir das hepatites virais estão usar camisinha na relação sexual, não compartilhar materiais de manicure, lâminas de barbear ou depilar, escovas de dente e objetos cortantes e perfurantes; exigir materiais descartáveis ou esterilizados em procedimentos odontológicos, médicos, tatuagens ou piercing; e vacinar-se contra a hepatite B.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Mega-Sena deve pagar R$ 32 milhões nesta terça

A Mega-Sena sorteia hoje (6), a partir das 20h (horário de Brasília), prêmio principal estimado em R$ 32 milhões. O valor está acumulado porque nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.175, no último sábado (3). Os números sorteados foram 07- 25 – 32 – 43 – 53 – 55.

Se apenas uma pessoa ganhar o prêmio da Mega-Sena e aplicar o valor na poupança da Caixa, vai receber aproximadamente R$ 118 mil em rendimentos mensais.

Este é o primeiro sorteio da Mega-Semana dos Pais. Os próximos serão na quinta-feira (8) e no sábado (10).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país e também no Portal Loterias Online. Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem ainda fazer suas apostas na Mega-Sena pelo computador pessoal, tablet ou smartphone. O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem está à procura de emprego nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié nesta terça-feira (6) tem, pelo menos, 36 oportunidades no SineBahia. São 21 vagas em Jequié, 9 em Itabuna e 6 em Ilhéus hoje.

Para o cadastro no SineBahia é necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso seja pessoa com deficiência (PCD), também deve ter laudo médico. Clique no Leia Mais e confira todas as vagas para hoje.Leia Mais