Tempo de leitura: 2 minutos
Ebserh abrirá dois concurso com 2,2 mil vagas

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai realizar dois concursos com mais de 2,2 mil vagas em 40 hospitais universitários federais pelo Brasil. O chamamento público visando à contratação da banca organizadora do certame foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12).

Um edital será para um concurso nacional que colocará à disposição 1.363 vagas em 40 unidades, sendo hospitais e complexos hospitalares e a sede da Ebserh, em Brasília. Estão previstas 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 para profissionais da área assistencial e 115 cargos administrativos.

O segundo concurso é específico para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). São 887 vagas, sendo 173 para médicos de 71 especialidades, 614 vagas para a área assistencial e 100 administrativa.Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, atualmente a Ebserh não conta com cadastro de reserva e há um déficit de, aproximadamente, 20% no quadro de pessoal.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça recebeu na última sexta-feira (9) denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual (MP-BA) contra 12 pessoas envolvidas em crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, fraude processual e formação de quadrilha, apurados durante a Operação Aleteia em 2015. Conforme o Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gaesf), os denunciados fraudaram o fisco estadual em quase R$ 10 milhões.

Entre os denunciados está Rafael Prado Cardoso, proprietário da empresa RPC Livraria e Papelaria, e apontado como mentor e líder da associação criminosa. Os outros denunciados são Casemiro Gomes Cardoso Neto, Ariana Nasi Anes Cardoso, Ana Maria de Macedo Prado Cardoso, Marcos Menezes de Oliveira, Washington Luís Cidreira Mendes, Maria de Fátima Andrade Silva, Tatiane Ramos, Ana Paula dos Santos, César Vasconcelos Mattos, Bruno Vasconcellos Mattos e Ricardo Vasconcellos Mattos.

Segundo o coordenador do Gaesf, promotor de Justiça Hugo Casciano, as fraudes fiscais foram cometidas por meio de “complexo esquema envolvendo mais de vinte empresas”, montado para sonegar tributos ou recolhê-los em valor inferior ao devido e fraudar processos licitatórios.

A Operação Aleteia foi deflagrada em novembro de 2015 pelo MP estadual, por meio do Gaesf, em conjunto com a Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Dececap) e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), por meio da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip). As investigações contaram com material apreendido nas empresas envolvidas, interceptação telefônica e quebras de sigilo fiscal e bancário.

Tempo de leitura: < 1 minuto
MPT abre inscrição para cursos de capacitação para o combate ao trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está com inscrições abertas para o curso de capacitação para o enfrentamento ao trabalho infantil pelas escolas das redes públicas e privadas de todo o País. O prazo de inscrição vai até o próximo dia 21 de agosto pela internet (veja endereço no final do texto).

O curso é gratuito e pode ser feito por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de todo o país. As vagas são limitadas. As atividades do curso, gratuito e com carga horária de 20 horas, ficarão disponíveis no período de 2 a 13 de setembro.

O curso também explicará como trazer o projeto MPT na Escola para a sua cidade. Apenas em 2018, em decorrência do projeto, centenas de turmas de 386 municípios, de 11 estados e do Distrito Federal, se envolveram em atividades de cunho artístico-cultural sobre o tema.

Além disso, o curso abordará trabalho perigoso e insalubre e as ocupações que compõem a lista Piores Formas de Trabalho Infantil(TIP). O curso conta com 200 vagas. Será emitido certificado aos que concluírem todas as atividades. Acesse aqui o edital.

Tempo de leitura: 3 minutos
Hospital ilheense amplia número de atendimentos em julho || Foto Divulgação

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) está estruturado para atender a demanda espontânea na unidade de emergência e também prestar atendimento ambulatorial na parte de regulação a pacientes das regiões pactuadas, de patologias clínicas e cirúrgicas da população adulta.

De acordo com o cardiologista Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, de fevereiro até o momento, o hospital obteve avanços e está ampliando o nível de especialidades disponíveis ao público. “Hoje temos mais de doze especialidades a contar da cardiologia, ginecologia, cirurgia plástica, dermatologia, cirurgia geral, anestesia, ortopedia, cirurgia do aparelho digestivo, dentre outras”.

O HRCC, além de qualificar tecnicamente a sua equipe, implantou outros serviços especializados, o que permitiu aumentar a complexidade das cirurgias ortopédicas e o número de cirurgias gerais. Nessas duas especialidades, já foram realizadas em torno de 400 cirurgias eletivas, fora os procedimentos cirúrgicos de urgência.

Até fevereiro deste ano, a média de atendimento no hospital girava em torno de 3.500 pacientes por mês. Agora em julho, o número de atendimentos na urgência foi de 4.400 pacientes, oriundos de 168 municípios da Bahia, que vieram regulados ou através da entrada de emergência.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, destaca que o Hospital Regional Costa do Cacau é um investimento feito pelo Governo da Bahia e beneficia milhares de pacientes com serviços que são referência. “O Hospital Regional Costa do Cacau é referência em saúde pública, com a realização, inclusive, de procedimentos que muitas vezes não são realizados em instituições que atendem convênios e particulares da Bahia”.

Hoje são feitas, mensalmente, no HRCC mais de 600 cirurgias, entre elas as de alta complexidade, como embolização da má formação da artéria venosa (MAV) e implante de marcapasso com desfibrilador/ressincronizador.

Na unidade está estabelecido um programa contínuo de qualificação, através do seu Núcleo de Educação Permanente em Saúde, para seus profissionais. Recentemente, um dos treinamentos realizados teve como preceptor o cardiologista e ecocardiografista Dalton Barros que atua no Hospital das Clínicas e no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo.

Para Almir Gonçalves, “todas as atividades desenvolvidas demonstram que, a cada dia, a instituição está incorporando tecnologia dos grandes centros, trazendo uma assistência com a maior qualidade, aliando tecnologia de ponta e atendimento a todos os pacientes do Hospital Regional Costa do Cacau”.

AVALIAÇÃO

Para o paciente Ildelson Bandeira dos Santos, morador de Ubaitaba, que realizou uma cirurgia cardíaca, passou pela UTI e está enfermaria, o atendimetno no HRCC é excelente. “O atendimento pra mim é ótimo, igual aqui, não tem não, se não fosse Deus e a equipe desse hospital teria morrido. Cheguei aqui não tinha quase chance pra mim, o coração só balançava um pouquinho. Foi minha felicidade ter vindo pra cá”

Lúcia Helena, filha da paciente Sônia Mariza Malta, disse que há três dias a mãe retornou ao hospital, por causa da glicose muito alta. Ela garante que a mãe teve toda atenção dos profissionais. “Minha mãe estava quase inconsciente, mas hoje ela tem um outro quadro, foi bem medicada, bem tratada, de hora em hora vem um técnico, a enfermeira, saber como ela está, a nutricionista, todo mundo dá muita atenção, eu estou muito agradecida ao hospital”.

Júlia Maia Ribeiro, filha da paciente Maria Souza Silva, internada na UTI, também avaliou o atendimento no HRCC como positivo. “Eu acho que o atendimento está bom, segunda vez que eu venho aqui. Na hora que a gente chega, é bem recebida, sim e bem conduzida. Está tudo bem por aqui”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Viametro abre vagas e cadastro reserva em Ilhéus nesta tera

A Viametro, em Ilhéus, abriu vagas para motoristas de ônibus. A seleção será feita nesta terça-feira (13), na sede da empresa, na Avenida Esperança, em Ilhéus. A seleção será das 9h às 11h. O interessado deve possuir carteira de motorista categoria D e curso de transporte de passageiro, além de experiência mínima de seis meses na profissão.

Coordenadora de Recursos Humanos e de Qualidade do Grupo Brasileiro, ao qual a Viametro pertence, Jaciara Santos afirma ao PIMENTA que estão sendo oferecidas três vagas e formação de cadastro reserva. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (73) 3214-6834.

Tempo de leitura: 2 minutos
Polícia cumpre mandados de busca contra suspeitos de ameaças contra faculdades

Policiais do Grupo Especializado de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos (GME) cumpriram, nesta segunda-feira (12), mandados de busca numa operação que investiga ameaças de ataque contra estudantes de duas faculdades localizadas na Avenida Paralela, em Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, as ameaças foram publicadas num perfil do Instagram.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro de Nazaré na casa do universitário Raí Ferreira de Araújo, de 20 anos. No local foram apreendidos um notebook, dois netbooks, dois smartphones, um HD externo, um pendrive e um desktop. Outro mandado foi cumprido em um imóvel na Pituba, onde nenhum equipamento foi encontrado.

A polícia informou que o caso foi registrado após publicações num perfil de rede social, administrado por Raí e outro suspeito. Entre as mensagens colhidas pela polícia, uma delas foi publicada no início de julho e continha ameaças.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Inscrições em processo seletivo de Alcobaça se encerram dia 22

Quem pretende concorrer a uma das vagas para contrato temporário com a Prefeitura de Alcobaça, no extremo-sul da Bahia, deve ficar atento para os prazos. As inscrições serão encerradas no dia 22 deste mês. São dois editais, um para áreas de Saúde, Educação e Administração e outro exclusivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

De acordo com os editais, os vencimentos variam de R$ 998,00 a R$ 9.674,88 por mês. Esses valores dependem do cargo e carga horária semanal de trabalho do servidor (de 20h a 40h). Para participar da seleção, o candidato tem de pagar taxas que variam R$ 49,00 a R$ 150,00. Para quem não tem condições de pagar a taxa pode solicitar a isenção na página do concurso.

Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, prova prática e prova de títulos, para alguns cargos. A prova objetiva está marcada para o dia 22 de setembro. O processo seletivo tem validade de 2 anos e pode ser prorrogado por igual período. Acessem os editais do processo seletivo aqui e aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos
Campeonato Intermunicipal tem rodada com muitos gols

As seleções de Camacan e Pau Brasil estrearam muito bem no Campeonato Intermunicipal de Futebol de 2019, contra as equipes de Itajú do Colônia e Santa Luzia, respectivamente. Jogando no campo do adversário, na tarde de domingo (11), a seleção de Camacan venceu a partida por 2 a 1.

A seleção de Pau Brasil, que enfrentou a equipe de Santa Luzia, também venceu por 2 a 1, fora de casa e garantiu os três pontos no grupo 16. A primeira rodada foi marcada ainda pela derrota da seleção de Ilhéus por 2 a 1 para Itarantim. A partida pelo grupo 17 foi em Itarantim. Nesse mesmo grupo, Belmonte bateu São José da Vitória por 1 a 0.

Quem também não estreou bem foi a seleção de Ibirapitanga que, jogando em Maracás, perdeu por 1 a 0 para a equipe da casa. Ibirataia fez o dever de casa e ganhou de Jaguaquara por 2 a 0. Jogando em casa, a seleção de Itajuípe venceu Ibicaraí por 2 a 1. Outra seleção que aproveitou o fator campo foi Aurelino Leal. A equipa derrotou Uruçuca por 2 a 1.

A segunda rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol será no próximo domingo (18), com os confrontos entre Ibirapitanga x Ibirataia, Ibicaraí x Aurelino Leal, Uruçuca x Itajuípe, Pau Brasil x Itajú do Colônia, Camacan x Santa Luzia, Ilhéus x Belmonte, além de São José da Vitória x Itarantim.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ônibus da banda sofre ataque em Camamu || Reprodução Instagram

O grupo musical baiano O Poeta passou por momentos de tensão na cidade de Camamu, localizado na Costa do Dendê, Litoral Sul da Bahia. O ônibus da banda foi atacado por ladrões que tentaram praticar um assalto e dispararam contra o veículo. Todos os músicos ficaram jogados no chão durante a tentativa de roubo.

“O nosso ônibus foi acertado três vezes por tiros, mas ninguém ficou ferido. Entrou uma bala na direção do banco do motorista, mas ele não estava sentado lá”, afirmou o cantor John Ferreira, O Poeta, através de vídeos postados no Instagram oficial do grupo, informa o Correio24h.

John relatou que, no momento do ataque, eles foram salvos por uma viatura da Polícia Militar. “Infelizmente, antes do evento, a gente passou aqui uma situação de desespero. Nosso ônibus foi atacado por bandidos que tentaram assaltar nossos aparelhos e pertences, mas graças a Deus e uma guarnição que se aproximou rapidamente conseguiu conter os bandidos e estamos bem”, destacou o cantor da banda que ganhou visibilidade após lançar a música Saco de Pão da Cara.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jhonadab está desaparecido desde sábado || Foto Facebook

O Corpo de Bombeiros ainda procurava, nesta manhã de segunda (12), pelo corpo do jovem Jhonadab Marques Nunes, de 20 anos. Ele desapareceu durante banho de mar, no último sábado (10), na Praia do Itacarezinho, em Itacaré.

Jhonadab estava com a namorada, que teve melhor sorte ao ser tragada por uma onda e jogada no que descreveu como um buraco, mas ter conseguido sair. O desaparecimento do jovem foi comunicado às autoridades locais, dando início às buscas. Ele residia em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Itacaré, no sul da Bahia, está entre os principais destinos turísticos do país || Foto Divulgação

Em junho, a atividade turística na Bahia cresceu mais que a média do Brasil. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste final de semana. Em relação a junho de 2018, a Bahia registrou crescimento de 6,9%, enquanto a média nacional foi de 2,6%.

Já no comparativo entre maio e junho deste ano, quando o estado registrou incremento de 0,3%, o país teve decréscimo (-2%). Dentre os fatores que influenciaram negativamente o desenvolvimento do turismo nacional, o IBGE aponta o segmento de transporte aéreo de passageiros.

“Apesar de sermos diretamente afetados com a interrupção das operações da companhia aérea Avianca e pela alta do valor das passagens, conseguimos atrair visitantes e chegar a um patamar positivo”, explica o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco.

Para alavancar o turismo, o Governo da Bahia investe especialmente na promoção dos seus principais destinos turísticos, com a participação em eventos nacionais e internacionais e na atração de novos voos. “Adotamos uma política mais agressiva para a captação de novos voos, a fim de ampliar a malha aérea do estado, com a oferta de mais voos para os aeroportos da capital e do interior”, pontua Franco, ao citar a reedição do decreto de redução das alíquotas do ICMS do querosene de aviação (QAV).

Tempo de leitura: 2 minutos
CPI doa alimentos a instituições que abrigam idosos em Itabuna

Foi realizada a primeira doação de alimentos orgânicos cultivados na horta do projeto Semeando a Liberdade, do Conjunto Penal de Itabuna. Foram beneficiados o Lar dos Idosos, da Fundação Dr Baldoíno Lopes de Azevedo, e o Albergue Bezerra de Menezes.

Os produtos, cultivados por internos do sistema prisional em Itabuna, chegaram em boa hora, segundo os representantes das duas instituições. “Foi Deus quem mandou vocês aqui hoje”, declarou o Dr Baldoíno, ao receber as doações, afirmando que a despensa estava à espera daqueles alimentos.

A mesma alegria foi vista no Albergue Bezerra de Menezes. “As doações esse mês tiveram uma redução, talvez devido às viagens de muitos itabunenses para a romaria de Bom Jesus da Lapa”, ponderou César Brandão, ao destacar a boa hora em que os alimentos chegaram.

Foram entregues principalmente hortaliças, a exemplo de tomates, coentro, alface, hortelã grosso e miúdo, e até mostarda. A origem dos alimentos, fruto do trabalho de ressocialização dos internos do CPI também foi destacada como um fator positivo. “São seres humanos, que estão se recuperando”, destacou o Dr Baldoíno.

O PROJETO

Coordenado pelo setor de Terapia Ocupacional do Conjunto Penal de Itabuna, que é operacionalizado pela Socializa – Soluções em Gestão, o projeto Semeando a Liberdade é uma ação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), como estratégia para ocupação do tempo dos internos de forma produtiva e ressocializadora.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Tomate puxa para baixo o custo da cesta em julho || Reprodução

O custo da cesta básica caiu até 7,93% no comparativo de junho e julho deste ano em Ilhéus, de acordo com o levantamento mensal feito pelo curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Queda também foi registrada no vizinho município de Itabuna, onde a cesta ficou 5,69% mais barata, segundo o levantamento. Com isso, a cesta ficou em R$ 355,20 em Itabuna e R$ 356,82 em Ilhéus.

Os maiores responsáveis pela queda de quase 8% na cesta básica em um mês em Ilhéus foram, por ordem, o tomate (queda de 23,71%), banana (-7,65%), arroz (-6,67%), farinha (-5,31%), feijão (-3,89%) e a carne (-3,79%). No período pesquisado, somente um produto apresentou elevação no preço, o leite, que ficou 1,45% mais caro.

Já em Itabuna, o tomate apresentou uma queda um pouco maior, de 24,7% no período. Na sequência, também apresentaram redução no preço feijão (-5,41%), banana (-3,15%), farinha (-1,56%), café (-1,36%) e arroz (-1,32%). No período pesquisado, apresentaram elevação de preço óleo (+2,91%), açúcar (+2,26%), carne (+0,77%) e pão (+0,12%).

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Lancha ficou à deriva na Ilha na noite deste domingo || Foto Prefeitura de Itaparica

Quatro pessoas que estavam a bordo de uma lancha à deriva foram resgatadas na noite de ontem (11). Não houve feridos. A embarcação estava a aproximadamente 3,2 km da Ponta de Nossa Senhora da Penha, na Ilha de Itaparica, na Bahia.

Em comunicado, a Marinha informou que a lancha Genesis estaria à deriva devido a um dano no motor, segundo o Metro1. Os ocupantes da embarcação, que não tiveram os nomes divulgados, eram um homem, a filha dele, um amiga da menina e o motorista.

A lancha e a equipe de Busca e Resgate de prontidão da Capitania dos Portos (CPBA) realizaram o resgate e todos foram levados em segurança para a capitania.

Tempo de leitura: 2 minutos

Levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que as profissões ligadas à tecnologia estarão entre as mais promissoras, pelo menos, nos próximos cinco anos. No período, ocupações que têm a tecnologia como base não só motivarão a abertura de novos postos de trabalho como exigirão a requalificação de parte da mão de obra hoje disponível.

Realizado para subsidiar a oferta de cursos da instituição, o Mapa do Trabalho Industrial indica que, até 2023, o Brasil terá de qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais para fazer frente às mudanças tecnológicas e à automação dos processos de produção.

Segundo o Senai, a demanda por profissionais qualificados dos níveis superior e técnico deverá criar vagas de trabalho para trabalhadores qualificados a exercer funções pouco lembradas há algum tempo. É o caso de ocupações como condutores de processos robotizados, cujo número de vagas a entidade calcula que aumentará 22% – contra um crescimento médio projetado para outras ocupações industriais da ordem de 8,5% no mesmo período.

Além dos condutores de processos robotizados, as maiores taxas de crescimento do nível de ocupação deverão ocorrer entre pesquisadores de engenharia e tecnologia (aumento de 17,9%); engenheiros de controle e automação, engenheiros mecatrônicos e afins (14,2%); diretores de serviços de informática (13,8%) e operadores de máquinas de usinagem CNC (13,6%).

Divulgado hoje (12), o Mapa do Trabalho 2019-2023 mostra que, entre as áreas que mais vão demandar formação profissional estão a metalmecânica (1,6 milhão vagas), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentícia (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil), energia e telecomunicações (359 mil).Leia Mais