Tempo de leitura: 2 minutos
Ex-prefeita morreu em acidente no extremo-sul|| Fotomontagem JC

A ex-prefeita do município de Gongogi, no sul da Bahia, Eloísia Fernandes de Sousa Macedo morreu e uma outra pessoa ficou ferida em um acidente de carro, nesta quinta-feira (15), na BR-101, em trecho da cidade de Itapebi, no extremo-sul do estado.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que as vítimas estavam caiu em uma ribanceira após sair da pista. O acidente ocorreu por volta das 11h, perto da ponte do Rio Jequitinhonha. O motorista do veículo não teve ferimentos.

Segundo informações da PRF, estava chovendo bastante na região no momento em que as vítimas passavam no local, mas não se sabe ainda se a pista molhada pode ter sido a causa do acidente.

Acidente foi no extremo-sul da Bahia|| Foto Radar 64.

De acordo com a PRF, a pessoa ferida, que não teve a identidade divulgada, foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Eunápolis, no sul do estado. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.Já o corpo da ex-prefeita foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jairo vê cheiro de negociata em pressa do município na concessão da Emasa
O vereador Jairo Araújo afirmou que “foi uma farsa” a audiência pública promovida pela prefeitura de Itabuna, quarta-feira (14), para tratar do plano de Concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).

Jairo criticou a falta de diálogo com a população, já que as perguntas feitas pelo público não foram respondidas e cobrou mais transparência. “A audiência é para ouvir a população, mas nesse caso, [na] maioria do tempo, só falou o prefeito e membros do governo. As perguntas formuladas por populares não tiveram nenhuma resposta”, disse.

“O objetivo do governo é passar a ideia que a concessão está sendo debatida com a sociedade, mas na audiência que durou quase cinco horas, o prefeito usou a fala por quase duas horas” disse.

O vereador citou como exemplos a questão da política de reajuste tarifário, o futuro dos funcionários da empresa e a dívida da Emasa de R$ 100 milhões que ficará com a Prefeitura. “Como o município vai regular os serviços se a Arsepi não tem um concursado? Como ficará a compra da água bruta da barragem do Rio Colônia, que hoje a Emasa não paga, mas a concessionária privada terá que pagar, o que representa impacto no valor da tarifa. Pela pressa da Prefeitura, tá cheirando a uma negociata”, criticou.

Tempo de leitura: 2 minutos
PGR quer manter Geddel Vieira preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (15), manifestação contra o pedido de revogação da prisão preventiva do ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima. Esta é a terceira manifestação sobre o assunto, uma vez que a defesa fez o mesmo pedido em agosto e em dezembro do ano passado.

No documento encaminhado ao relator do caso, ministro Edson Fachin, a PGR rebate o argumento da defesa de que a prisão foi fundamentada por conveniência da instrução criminal. Ela lembra que o principal fundamento da decisão unânime da 2ª turma para manter o réu preso foi a necessidade de se resguardar a ordem pública. “Geddel Quadros Vieira Lima deve permanecer preso a título preventivo, eis que permanecem hígidos e atuais os motivos que ensejaram seu prévio encarceramento”, reforça Dodge.

A PGR argumenta, ainda, que a condenação definitiva está prestes a ser imposta pelo STF, sendo que provavelmente a pena será elevada. Com base no andamento processual, a procuradora-geral frisa que o julgamento do caso deve ocorrer ainda este ano.

PGR APONTA MOTIVOS PARA MANTER PRISÃO DE GEDDEL

Além disso, não houve mudança relevante no quadro fático que motivou a prisão que justifique a reavaliação do pedido de soltura. Na manifestação, a PGR cita várias ocorrências elencadas no processo que reafirmam a necessidade da prisão preventiva de Geddel Vieira Lima e destaca que para evitar o cumprimento da pena, só lhe restaria a fuga.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Programa de Saúde chega ao município do extremo-sul

Começa nesta sexta-feira (16), em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul, o atendimento da Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Serão atendidas mulheres na faixa de 50 a 69 anos para a realização de exames de mamografia.

O atendimento acontece em unidade móvel, equipada com mamógrafo de última geração, que ficará estacionada no Hospital Professor José Maria de Magalhães Netto, na Rua do Fórum.

A unidade móvel permanece no município até o dia 27 de agosto e o atendimento vai das 7 às 18 horas. Para serem atendidas, as interessadas devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
O sequestro do menino teria ocorrido em Eunápolis

A polícia prendeu um representante comercial suspeito de sequestrar e tentar estuprar um adolescente de 15 anos. Juberto Machado, de 48 anos, é acusado de tentar levar o menino para um motel, em Itabela, no extremo-sul da Bahia. O garoto teria sido obrigado entrar no carro  de Machado.

Segundo a polícia, o homem teria cercado o garoto e determinado que entrasse no veículo. A polícia informou que o rapaz foi abordado pelo suspeito quando se dirigia para uma escola em Eunápolis. Juberto Machado teria levado o adolescente para um motel, às margens da BR-101, em Itabela, cidade próxima a Eunápolis, mas a vítima teria conseguido fugir antes de entrar no estabelecimento.

O garoto relatou que se escondeu em uma casa e pediu ajuda a uma mulher, que acionou a polícia. O representante comercial foi preso porque, segundo a polícia, percebeu que o celular tinha sido levado pelo garoto e retornou para as proximidades do motel para tentar pegar o aparelho de volta.

O acusado foi indiciado por sequestro e tentativa de estupro. A polícia apurou que o homem é natural do Mato Grosso, mas atualmente mora e trabalha como representante comercial em Porto Seguro. O caso teria ocorrido na tarde de terça-feira (13).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jozimar foi exonerado a um mês de completar um ano no cargo

A menos de um mês de completar um ano no cargo, Jozimar Sales não é mais o secretário de Saúde de Itabuna. Ele foi exonerado pelo prefeito Fernando Gomes nesta quinta-feira (15), informa o Políticos do Sul da Bahia. A queda era esperada desde o início do ano, após Jozimar e o prefeito se desentenderem durante reunião no gabinete.

Ainda não está claro o que motivou a queda, mas ela ocorre em um período de forte turbulência na Saúde. Isso, porque o governo renovou o convênio com o Manoel Novaes para atendimento a crianças e adolescentes, mas tirou do hospital pediátrico os atendimentos de baixa e média complexidade.

Estes atendimentos passaram a ser oferecidos apenas pela UPA do Monte Cristo e pela Maternidade Esther Gomes (Maternidade da Mãe Pobre). A unidade pertence à família do prefeito Fernando Gomes e não possui estrutura para absorver o atendimento desviado do Hospital Manoel Novaes.

Jozimar Sales foi o quinto secretário de Saúde de Itabuna e pouco mais de dois anos e meio de gestão Fernando Gomes. O nome do substituto ainda não foi definido.

Tempo de leitura: 2 minutos
UFSB faz parceria com Ifba para mestrado no curso de Ciências Ambientais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abrem, na próxima semana, inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de vagas no mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais.

As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas da próxima segunda-feira (19) até o dia 4 de outubro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Caso o candidato seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, é possível solicitar a isenção do pagamento até o dia 17 de setembro.

Podem se inscrever os portadores de diploma de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou emitido por instituições em outros países, desde que apresente, no ato da matrícula, ficará de documento de revalidação por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Desemprego segue alto no Brasil|| Foto Pedro Ventura/Agência Brasília

Mais de um quarto (26,2%) dos desempregados procuram trabalho há no mínimo dois anos, o que equivale a 3,347 milhões de pessoas nessa condição. Esses números do segundo trimestre são os maiores desde 2012, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em um ano, houve acréscimo de 196 mil pessoas que estão à procura de emprego há dois anos ou mais. Esse total era de 1,435 milhões de pessoas em 2015, um indicador com tendência de crescimento em função da dificuldade da inserção no mercado de trabalho a partir do início da crise econômica, em finais de 2014.

“A proporção de pessoas à procura de trabalho em períodos mais curtos está diminuindo, mas têm crescido nos mais longos. Parte delas pode ter conseguido emprego, mas outra aumentou seu tempo de procura para os dois anos”, avalia a analista da PNAD Contínua, Adriana Beringuy.

BAHIA E MARANHÃO

O elevado tempo de procura por emprego é um dos fatores que ajudam a explicar o desalento, por exemplo. No segundo trimestre, o país tinha 4,9 milhões de desalentados, aqueles que desistiram de procurar emprego. A maior parte está na Bahia (766 mil pessoas) e no Maranhão (588 mil pessoas).

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Operação na Bahia já levou 12 para a prisão nesta quinta

A Operação Capinagem cumpre nesta quinta (15), nos municípios de Senhor do Bonfim, Jacobina, Juazeiro, Capim Grosso, Serrolândia e Lauro de Freitas, 19 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Até agora, 13 suspeitos já foram presos, 12 deles na Bahia, sendo nove em Capim Grosso, dois em Lauro de Freitas e um em Jacobina, além de  um em Petrolina (Pernambuco). Entre os alvos, estão integrantes de organização criminosa ligada ao PCC que atua com tráfico de drogas e é responsável por diversos homicídios no estado.

A operação ainda está em curso e é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado da Bahia (Gaeco), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), em parceria com Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Militar do Estado da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N). Participam da operação onze promotores de Justiça, 74 policiais militares e 99 policiais rodoviários federais, que contou com helicópteros da Base de Operações Aéreas e cães farejadores do Grupo de Operações com Cães.

A operação integra uma ação realizada hoje por nove Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos) do Ministério Público brasileiro contra integrantes de organizações criminosas em todo o país. A ação nacional é articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) – colegiado que reúne os Gaecos de todos os estados brasileiros.

As diligências desta quinta-feira estão sendo realizadas simultaneamente pelos estados de Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Com auxílio de forças policiais, os Gaecos de cada um desses estados cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de grupos criminosos. No total, estão sendo cumpridos mais de 300 mandados judiciais, entre prisões e busca e apreensões.

 

Tempo de leitura: 2 minutos
Anúncio de novos voos ocorreu durante o Show Tour, em Porto || Foto Divulgação

Segundo maior destino turístico da Bahia, o município de Porto Seguro, localizado na Costa do Descobrimento, no extremo-sul do Estado, receberá 12 novos voos semanais da Latam neste segundo semestre. O anúncio das rotas que virão de São Paulo (6), Belo Horizonte (4) e Brasília (2) foi feito pelo secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, durante o Show Tour, evento que reúne, até sexta-feira (16), no município, operadores, agentes e empresários do setor hoteleiro.

Os voos fazem parte de um plano da companhia em ampliar em 30% a oferta de linhas no Estado e casa-se com o decreto editado pelo governador Rui Costa, que prevê incentivos para atrair até 161 novos voos para a Bahia. Franco considerou o evento um sucesso, pois as rodadas de negócio foram positivas para representantes do trade do Estado e do Brasil, “mostrando a força do nosso turismo e o protagonismo da Costa do Descobrimento nesse segmento”.

O secretário acrescentou ainda que os índices de ocupação da rede hoteleira estão acima da média para a época do ano. “Isso é resultado de um modelo de captação e investimento do governo do Estado que estão dando certo”, concluiu o secretário.

SHOW TOUR

Com o tema “Estratégia Multicanal no Turismo”, a Feira acontece simultaneamente no hotel Solar do Imperador e no Portal Beach, em Porto Seguro, com uma extensa programação que conta com palestras, exposições, eventos técnicos, Famtour, capacitações e rodadas de negócios.

Participaram da abertura do evento, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, os diretores da Azul, Marcelo Bento, da CVC, Claiton Armelin, e da Decolar.com, Renata Bufarat, além do vice-presidente da Abav-BA, Jorge Pinto, e o presidente da ABIH-BA , Glicério Lemos.

Tempo de leitura: 2 minutos

Manoel Chaves Neto

 

 

Não minimizo a importância do setor industrial. Pelo contrário, vejo como uma grande oportunidade de crescimento, através de objetivos estratégicos para que Itabuna e região se tornem um ambiente atrativo para o setor industrial.

 

Nestlé, vai fechar… Morte anunciada já há muito tempo… Perda lastimável para nossa cidade e região. Lá se vão 240 empregos diretos, um canal de vendas para escoamento do cacau, uma perda para os steakholders e uma boa referência, quando falamos de Itabuna, num grande centro: “Lá em Itabuna, tem a fábrica da Nestlé”.

Não é consolo, mas o setor industrial em Itabuna representa 11% da locação da mão de obra municipal, enquanto os setores do Comércio e de Serviços representam acima de 70%, onde, na sua maioria, são gerados por empreendedores e empresários locais que não têm incentivos, regalias e pagam todos os tributos federais, estaduais e municipais.

Vamos nos aguerrir, unir e focar pelo melhoramento da estrutura do nosso comércio, através de uma boa segurança, iluminação, monitoramento CFTV, serviços públicos, pelo aeroporto, novo teatro, hospitais, shopping, policlínicas, faculdades e – o essencial – elevação do nível do nosso time, através cursos técnicos, treinamentos, treinamentos e muitos treinamentos para nossos vendedores, taxistas, agentes públicos, etc… tendo como objetivo, tornar Itabuna cada vez mais forte na sua principal característica de cidade comercial e prestadora de serviço.

Precisamos comunicar melhor Itabuna, torná-la atrativa.

Não minimizo a importância do setor industrial. Pelo contrário, vejo como uma grande oportunidade de crescimento, através de objetivos estratégicos para que Itabuna e região se tornem um ambiente atrativo para o setor industrial. Por fim, peço desculpa pela minha ausência e omissão nas reuniões da ACI, MESB, etc…. Procurarei remediar, me tornando mais presente junto com vocês para discutir e agir Itabuna!!!

Enquanto escrevi, vejo que já tem interessados para a área da Nestlé.

Manoel Chaves Neto é diretor-presidente do Grupo Chaves.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Festival gastronômico movimenta Serra Grande por quatro noites || Foto Roberto Santos

Da Raiz à Mesa é o tema da terceira edição do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande, que neste ano será de 10 a 13 de outubro, na Vila de Serra Grande, em Uruçuca, no sul da Bahia. Nesta edição, o evento homenageia o agricultor, que ocupa lugar de destaque na sociedade, plantando, colhendo e produzindo alimentos. Em quatro dias de programação cultural gratuita, haverá aulas-show, feira gastronômica com produtos da agricultura familiar, artesanato e shows musicais.

A chef Deia Lopes, empresária e proprietária da Toca da Tapioca Restaurante, em Serra Grande, é quem assina a curadoria. Entre os chefs locais e convidados estão confirmados o chocolatier César de Mendes (Pará) e a chef Cláudia Madhav, de São Paulo, e que integra o movimento slow food, que sensibiliza centros urbanos a seguirem em direção a uma vida mais sustentável, além das chefs locais da Escola de Gastronomia Serra Grande, Cris Rosa e Lila Oliveira, e Jorge da Hora (SP) e Clodomiro Tavares (BA), entre outros.

O Festival de Arte e Gastronomia de Serra é realizado pelo coletivo Construção Coletiva Serra Grande Sustentável, Associação Cultural APA Itacaré Serra Grande e Prefeitura de Uruçuca. O evento terá patrocínio da Tabôa – Fortalecimento Comunitário e do Sebrae.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Uso de radares em rodovias federais está suspenso por ordem presidencial || Imagem ABr

O presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15), no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares fixos, móveis e portáteis. A proibição vale até que o Ministério da Infraestrutura “conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas”.

De acordo com o documento, a medida tem por objetivo “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”.

O despacho do presidente pede também que o ministério “proceda à revisão dos atos normativos internos que dispõem sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais pela Polícia Rodoviária Federal.

Tempo de leitura: 2 minutos

O SineBahia oferece 45 vagas de emprego nas unidades instaladas nos municípios de Itabuna, no sul, e de Jequié, no sudoeste do Estado, nesta quinta-feira (15). São 42 vagas em Itabuna, das quais 30 são temporárias, e três em Jequié.

Para quem ainda não possui cadastro no sistema, necessário comparecer a uma destas unidades do SineBahia em Itabuna ou Jequié e apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Se for pessoa com deficiência (PCD), necessário laudo médico. Clique em “Leia Mais” e confira quais são as vagas em oferta hoje.Leia Mais