Tempo de leitura: 2 minutos
Baiano conseguiu mais um ouro para a sua coleção|| Foto Eduardo Knapp/Folhapress

Título inédito para o Brasil e para o canoísta Isaquias Queiroz. No o último dia de competições no Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Szeged, na Hungria, o brasileiro garantiu a medalha de ouro para o Brasil pelo C1 Masculino 1000m.

Na prova deste domingo (25), o atleta fez o tempo de 3m59s23. No início da bateria o chinês Pengfei Zheng chegou a ficar na frente nos primeiros 250 metros e, logo depois nos 500 m, o alemão Sebastian Brendel assumiu a liderança, mas dos 750 até os 1000 Isaquias Queiroz veio com tudo e mostrou sua força  e superou todos os seus concorrentes.

No final quem também garantiu o pódio foi o Polonês Tomasz Kaczor com a prata e Adrien Bart da França no bronze. “É incrível ganhar uma medalha ainda não caiu a ficha, remar um C1 e um C2 é muito cansativo, é um trabalho uma estratégia de prova. A gente viu que estava muito complicado, fui remando dinâmico e chegou perto dos 250 finais eu vi que era meu. A prova do C2 também me deu mais confiança para ganhar mais essa medalha”, comenta o atleta.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense

O resultado da eleição, seja com a vitória de Miralva Moitinho ou Jackson Moreira, que é o candidato da inusitada aliança, não vai mudar o relacionamento entre Geraldo e Josias. Pode até piorar.

A eleição para o comando do Partido dos Trabalhadores de Itabuna vai ficar marcada por uma união tida como improvável: Geraldo Simões e Josias Gomes de mãos dadas.

Geraldo foi prefeito de Itabuna por duas vezes. Josias é deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Rural do governo Rui Costa, cotado para ser o presidenciável do PT na sucessão de Jair Messias Bolsonaro.

O enlace político envolvendo Geraldo e Josias, com o aval de Everaldo Anunciação, presidente estadual da legenda, tem como escopo derrotar a “companheira” Miralva Moutinho, que tem o apoio discreto do senador Jaques Wagner e aberto do deputado Rosemberg Pinto, engajado cada vez mais na política itabunense, chegando ao ponto de setores do petismo tê-lo como opção para a disputa do centro administrativo Firmino Alves na eleição de 2020.

Vale lembrar que o ex-ceplaqueano Everaldo Anunciação andou ensaiando o nome do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), como alternativa do PT na sucessão de Fernando Gomes, mesmo sabendo da legítima pretensão de Simões, causando assim uma revolta no geraldismo, cuja sobrevivência depende do resultado da eleição do PT. A derrota de Jackson significa o enterro político de GS. A dúvida fica por conta da presença ou não de Josias na missa de sétimo dia.

A aliança entre o ex-alcaide e o parlamentar licenciado surpreendeu a todos. Até as freiras do convento das Carmelitas sabem o quanto Geraldo sofreu com a perseguição de Josias. O ex-prefeito era uma espécie de “patinho feio” do petismo de Itabuna.

O resultado da eleição, seja com a vitória de Miralva Moitinho ou Jackson Moreira, que é o candidato da inusitada aliança, não vai mudar o relacionamento entre Geraldo e Josias. Pode até piorar.
Se Jackson ganhar, os josianistas, obviamente os maldosos, vão dizer que a vitória só foi possível devido ao apoio do líder. Se perder, a culpa será toda de Geraldo, que volta a ser o “patinho feio”.

Para quem não sabe, o primeiro emprego de Josias na Bahia foi no governo de Geraldo Simões. Não lembro o cargo. Com certeza, no primeiro escalão. Josias é agrônomo, nasceu em Amaraji, município de Pernambuco.

Entre muitos pontos que separam Geraldo e Josias, dois se destacam. O mais próximo diz respeito a sucessão de Fernando Gomes, hoje neoaliado do governador Rui Costa. Geraldo é radicalmente contra o apoio do chefe do Palácio de Ondina a tentativa de FG de buscar o sexto mandato. Josias, por sua vez, vai dançar a música do governador. Se é para apoiar Fernando, tudo bem. Pode contar comigo, caro companheiro.

Aliás, sobre essa aproximação de Rui com Fernando, Geraldo a batizou de “casamento de cobra com jacaré”, deixando no ar que a aliança duraria pouco tempo. Pois é. Ledo engano. Rui e Fernando continuam como se fossem velhos companheiros.

O segundo ponto é a sucessão estadual. Geraldo quer candidatura própria. A opinião de Josias ainda é desconhecida. A discussão, que tende a aflorar com a proximidade do pleito, e que já provoca fissuras nas hostes petistas, envolve os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, presidente estadual do PSD.

Portanto, depois da eleição para compor o novo diretório do PT, tudo volta ao que era antes, com Geraldo de um lado e Josias do outro. Posso até estar enganado. Mas minha intuição política aponta nessa direção.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos
Trio da Huanna se apresenta no palco principal do festival de inverno|| Foto Laércio Lacerda

A banda Trio da Huanna foi anunciada como um das atrações no palco principal do Festival de Inverno Bahia por volta das 20h deste sábado (24), depois da cantora Iza cancelar a apresentação no evento por problemas de saúde.Como resultado, o show foi marcado pelo arrocha do grupo e a emoção do cantor.

Originalmente, a banda se apresentaria no “Vila da Música”, um dos espaços alternativos da festa. A mudança para o palco principal, no entanto, foi vista de forma positiva pelos músicos.

“Mais cedo falamos que faríamos um grande show no palco alternativo para estar no principal ano que vem. Com toda humildade, Deus não esperou nem um ano, e estamos aqui. Alguns podem não estar satisfeito, mas estamos felizes”. Estamos emocionados e com tamanha felicidade de participar deste festival”, revelou Luizinho, vocalista do grupo.

A apresentação do grupo começou por volta das 23h.”O que a cachaça não faz”, música da banda com participação de Dan Ventura, abriu o show. Na sequência, a banda emendou com “Vai com Rabetão no chão”, um dos clássicos do funk, e “Abaixa que é tiro”, eleita a música do carnaval deste ano.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Procurada por assalto a bancos foi presa em Cruz das Almas|| Foto PC

Uma mulher acusada de ser integrante de uma quadrilha especializada em roubos a bancos e carros fortes, com atuação na Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, Maiane Souza de Jesus, de 31 anos, foi capturada, na sexta-feira (23), por investigadores da Delegacia Territorial (DT), de Cruz das Almas, na região do Recôncavo.

De acordo com o delegado Cristóvão Oliveira, titular da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, Maiane estava com um mandado de prisão em aberto, expedido pela comarca de Paulo Afonso, após ser condenada à prisão. Em julho de 2018, ela chegou a ser presa durante uma operação policial, em que outros integrantes do banco também foram capturados.

Condenada a uma pena de cinco anos de reclusão, Maiane foi localizada no bairro Itapicuru, em Cruz das Almas, e conduzida à sede da DT local, onde ficará custodiada aguardando transferência para o sistema prisional.

Tempo de leitura: 2 minutos
Sesab adota medidas para ampliar vacinação na Bahia: foto Carol Garcia/GOVBA

Para garantir o aumento da cobertura vacinal na Bahia, o Governo do Estado irá entregar câmaras de refrigeração aos 417 municípios. Os equipamentos serão dotados de tecnologia para controlar de forma mais eficiente a temperatura dos imunobiológicos.

O anúncio foi feito na sexta-feira (23), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

Durante o encontro, que teve como tema ‘Imunização, Arboviroses e Doenças Imunoprevinivéis’, Vilas-Boas ainda garantiu a implantação de salas de vacinação permanentes em todos os hospitais e maternidades da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). “Essas salas funcionarão de segunda a domingo, com um profissional dedicado exclusivamente para o serviço”, afirmou o secretário.

Leia Mais