Tempo de leitura: < 1 minuto
Entre Ioná e Enoc, Rosemberg alfineta ACM Neto: “quem tem prestígio lá é Rui”

Líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e deputado estadual mais votado em Camamu em 2018, Rosemberg Pinto (PT) desejou boa sorte a Enoc Souza (Patriota), candidato a prefeito eleito com 48% dos votos na eleição suplementar neste domingo (1º).

O petista é o principal aliado da ex-prefeita Ioná Queiroz (PT), favorita a vencer o pleito, mas impedida de disputar, após decisão da Justiça Eleitoral, que indeferiu seu registro. A Justiça Eleitoral alegou que a ex-gestora teria sido a “causadora” da eleição suplementar no município. O apoio de Ioná a Enoc foi decisivo para a vitória do candidato do Patriota.

Na última semana da corrida eleitoral, com Ioná impedida, o prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve em Camamu para tentar fortalecer a candidatura de Luizinho Luz (DEM), candidato derrotado por Enoc, que contou com o apoio do governador Rui Costa (PT).

Para Rosemberg, a ida do gestor soteropolitano não surtiu efeito entre os eleitores camumenses. “Quem tem prestígio em Camamu é Rui, assim como na maioria das cidades da Bahia. É o maior cabo eleitoral, inclusive em Salvador”, alfinetou o petista.

Tempo de leitura: 2 minutos
Enoc é o novo prefeito de Camamu || Foto Bahia Notícias

Mais de 7 mil eleitores elegerem Enoc Souza Silva (Patriota) para prefeito de Camamu, no Baixo-Sul da Bahia. Ele foi apoiado pela prefeita Ioná Queiroz (PT), que teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. O vice-prefeito eleito é Renivaldo Vidal (MDB). A escolha ocorreu na eleição suplementar, realizada neste domingo (1º), e cerca de 17 mil eleitores compareceram às urnas.

A diplomação dos eleitos será dia 13 de setembro no Fórum Eleitoral de Camamu. Já a posse, para cumprimento de mandato até dezembro de 2020, ocorrerá, na mesma data, na Câmara Municipal. Durante a realização do pleito, nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída. Ao todo, 92 equipamentos foram preparados para o pleito, sendo 21 de contingência.

A eleição suplementar aconteceu após a prefeita Ioná Queiroz (PT) ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os ministros do TSE consideraram que Ioná não poderia ter se candidatado nas eleições de 2016. Para eles, em 2 de outubro, a petista estava inelegível em virtude de condenação por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2008.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Incêndio em lanchonete no centro de Itabuna

Um incêndio, na noite de sábado (31), destruiu, parcialmente, uma lanchonete na Avenida Inácio Tosta Filho, em frente ao antigo fórum da justiça comum, no centro de Itabuna. De acordo com relatos, as labaredas teriam se espalhado rapidamente, queimando móveis e danificando equipamentos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares e apagou as chamas. Não se sabe o que causou o incêndio na lanchonete, que fica no térreo de um prédio comercial. Suspeita-se que o fogo tenha sido causado por um curto circuito. O PIMENTA tentou ouvir, por telefone, o proprietário do estabelecimento, mas não obteve sucesso.