Tempo de leitura: < 1 minuto
Acidente na tarde desta segunda em Itabuna

Uma colisão entre um carro de passeio e uma caçamba deixou três pessoas feridas, nesta segunda-feira (16), na Avenida Aziz Maron, no bairro Jardim Vitória, em Itabuna. A batida envolvendo um Fiat Siena Fire e uma caçamba ocorreu por volta das 17h20min. Depois da colisão, o carro de passeio capotou e ficou atravessado no canteiro das pistas da Aziz Maron, próximo ao Drogasil e o Colégio Interativo.

O motorista do Fiat Siena ficou preso às ferragens. Os três feridos foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e levados para o Hospital de Base de Itabuna. O acidente ocorreu próximo a um trecho interditado, parcialmente, para conserto de uma das redes da Emasa. A caçamba envolvida no acidente presta serviço à empresa de água e saneamento de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cauto Freitas vai acumular as gerências executivas da Sudoeste e da Santa Cruz

A Rede Bahia demitiu o gerente executivo da TV Santa Cruz, Carlos Henrique Medeiros (Kiko), na semana passada. Carlos Freitas (Cauto) vai acumular as gerências executivas da Santa Cruz e da TV Sudoeste (Vitória da Conquista), onde já trabalhava. Inicialmente, estava definido que Cauto ficaria à frente das duas emissoras interinamente. A direção da rede optou por mantê-lo no lá e cá, fazendo o “Se vira nos 30” entre as duas das melhores praças do Nordeste entre afiliadas Rede Globo.

A mexida na emissora de Itabuna já é reflexo das mudanças com a chegada do novo diretor-presidente da Rede Bahia, Paulo Cesena, ex-diretor de Transportes da Odebrecht, e do processo de enxugamento implementando desde 2018 e que resultou em mais de 120 demissões nas empresas do grupo, entre emissoras de TVs (as seis afiliadas da Globo), rádio, jornal, sites e empresa de entretenimento.

A mudança no comando da Santa Cruz e a opção por Cauto à frente das duas afiliadas foram comunicados em mensagem da Santa Cruz nesta tarde de segunda (16). Nela, a Rede Bahia também agradece a colaboração de Kiko Medeiros no período em que esteve na afiliada Globo em Itabuna.

Tempo de leitura: 2 minutos
TRT-BA realizará 25 audiências em Barra Grande

O Centro de Conciliação de 1º Grau (Cejusc1) do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) realizará audiências itinerantes no município de Guanambi, no sudoeste do estado, de 17 a 19 de setembro, e no povoado de Barra Grande, na península de Maraú, no sul da Bahia, de 1º a 4 de outubro.

Em Barra Grande serão realizadas 21 audiências, com a supervisão da coordenadora do Cejusc 1, juíza Dorotéia Azevedo, em uma das salas da Secretaria de Turismo do povoado pertencente à jurisdição da Vara do Trabalho de Ipiaú. No dia 4 de outubro as pautas ocorrerão de 9h às 15h30min e, no dia seguinte, de 8h30min às 14h10min. Entre as partes está o Kiaroa Eco Luxury Resort.

Em Guanambi estão pautados 60 processos, entre eles 15 envolvendo a empresa Diversa Instituto Educacional e seis envolvendo o Banco do Bradesco.As audiências acontecerão na sede da Justiça do Trabalho no município, das 9h às 16h. A juíza Dorotéia Azevedo mediará as negociações com o apoio do diretor do Centro, o servidor Carlos Eduardo Almeida.

A juíza Dorotéia Azevedo destacou que, desde sua inauguração em 21 de maio de 2018, o Cejusc contribuiu para aumentar o índice de conciliação no Regional baiano. “O Cejusc itinerante vem como mais um instrumento para resolução dos conflitos, levando justiça e aproximando o Tribunal da população”, comentou a juíza, que ainda frisou que o Centro de Conciliação tem disseminado a cultura de pacificação na sociedade.

Tempo de leitura: 3 minutos
Pesquisa aponta crescimento nas vendas de produtos usados

Os produtos usados vêm ganhando espaço entre os consumidores brasileiros.De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase três em cada 10 (28%) entrevistados adquiriram algum item de segunda-mão pela internet nos últimos 12 meses. O percentual sobe para 39% entre os mais jovens.

O ranking dos objetos mais adquiridos é encabeçado por celulares ou smartphones (29%) e eletrônicos (27%). Em seguida aparecem roupas e calçados (26%), eletrodomésticos (18%), móveis (17%), além de brinquedos e artigos infantis (16%).

Parcela significativa de consumidores vem se desfazendo de objetos sem uso, principalmente para conseguir uma renda extra. Cerca de 30% colocaram à venda itens pessoais em sites especializados ou redes sociais, como eletrônicos (28%), roupas e sapatos (24%), eletrodomésticos (21%), celulares ou smartphones (20%), brinquedos e artigos infantis (19%), além de móveis (15%).

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Mãe e filho foram mortos em Uruçuca|| Fotomontagem Ubaitaba Urgente

Uma família de Uruçuca, no sul da Bahia, enfrentou uma madrugada de terror nesta segunda-feira (16). Bandidos invadiram uma casa na rua Sévulo Domingos de Assis, no bairro Venina Almeida, por volta das 4h, e atiraram em cinco pessoas, sendo que duas delas morreram no local e outras três estão internadas.

Os mortos foram identificados como Matheus Oduque de Jesus, de 18 anos, e a mãe dele, Rosilda Oduque de Jesus, 36 anos. Os tiros também atingiram Rosiane Oduque de Jesus, Matheus Oliveira dos Santos, além de Lucas Gabriel Oduque de Jesus, de apenas um ano.

Os dois adultos estão internado no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Não informado para qual hospital do sul da Bahia a criança foi levada nem o estado de saúde dela. Existem suspeitas de que o ataque esteja relacionado à dívida com traficantes de droga.

Os disparos teriam sido feitos por dois homens ainda não identificados. De acordo com a polícia, o principal alvo dos atiradores era Matheus Oduque, que seria envolvido com tráfico de drogas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Policlínica de Itabuna atenderá pacientes de 31 municípios || Foto Pedro Augusto

O governador Rui Costa e prefeitos dos municípios que compõem o consórcio intermunicipal inauguram, na próxima sexta (20), a Policlínica Regional de Saúde de Itabuna. A unidade especializada de saúde atenderá pacientes dos 30 municípios que compõem o consórcio de saúde. De acordo com informação oficial obtida pelo PIMENTA, durante a inauguração também serão entregues viaturas da Polícia Militar. A solenidade está marcada para as 9h30min.

Mais de R$ 20 milhões foram investidos na construção da policlínica regional, que funcionará na Avenida J.S. Pinheiro, no Bairro Lomanto.  Na Policlínica de Itabuna, os pacientes dos 29 municípios pactuados terão consultas especializadas em áreas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

Também serão oferecidos, no local, exames de maior complexidade, a exemplo de ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, mapa, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. Os pacientes serão levados para a Policlínica em micro-ônibus adquiridos pelos consórcios. O encaminhamento será feito pela unidade de regulação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Pouco mais de 39% dos eleitores citaram vereadores ao responder à pesquisa

Feita de 28 de agosto a 1º de setembro, a pesquisa Sócio Estatística perguntou ao eleitor itabunense qual o vereador mais atuante. Como informamos mais cedo, Charliane liderou com 9,08% e Enderson Guinho apareceu na sequência, com 6,34%.

Mais lembrados pelo eleitorado, Charliane e Enderson fazem oposição ao prefeito Fernando Gomes. Outro que faz oposição e aparece como o terceiro mais citado é Jairo Araújo, com 3,86%. O presidente da Casa, Ricardo Xavier, é lembrado por 1,87%.

A pesquisa tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais e consultou 804 eleitores. À mesma pergunta, 43,03% dos eleitores não citaram nenhum dos 21 vereadores itabunenses. Outros 17,91% não souberam responder. Abaixo, todos os números.

Charliane Sousa – 9,08%
Ricardo Xavier – 1,87%
Beto Dourado – 0,75%
Babá Cearense – 2,61%
Manoel Jr – 0,37%
Enderson Guinho – 6,34%
Jairo Araújo – 3,86%
Chicão – 0,12%
Cavalcante – 0,37%
Milton Gramacho – 0,50%
Pastor Francisco – 1,62%
Júnior Brandão – 2,24%
Chico Reis – 1,74%
Junior do Trator – 1,12%
Nel do Bar – 0,75%
Ronaldão – 1,24%
Ninho – 0,75%
Aldenes Meira – 0%
Robinho – 0,50%
Zico – 0,12%
Alex da Oficina – 3,11%
Nenhum deles – 43,03%
Não sabe – 17,91%

Tempo de leitura: 2 minutos
Rafael, Augusto, Otto e Alcântara durante filiação em Salvador

Presidente estadual do PSD, o senador Otto Alencar ratificou, nesta segunda (16), a pré-candidatura do ex-deputado Augusto Castro a prefeito de Itabuna e abonou a ficha de filiação do empresário Rafael Moreira, que deverá trabalhar na articulação do partido no pleito de 2020.

A filiação de “Rafa” foi prestigiada, também, pelo presidente do PSD de Itabuna, Alcântara Pellegrini. O empresário presidia o Podemos no município e foi candidato a deputado estadual em 2018. A chegada de Rafael é parte do processo de renovação do PSD em Itabuna, segundo Otto Alencar.

No encontro de hoje em Salvador, Otto disse ter conversado sobre Itabuna e que pretende “ajudar bastante para fortalecer o PSD” no sul da Bahia. “Já temos o prefeito Marão [Mário Alexandre] em Ilhéus e em Jussari, [temos] Valete. Estamos nos organizando em outras cidades”, afirmou.

Para Otto, Itabuna, em 2020, poderá fazer opção por um estilo de governar com transparência. Ele acredita que Augusto tem potencial para se tornar prefeito, tendo em vista os 13 mil votos para deputado estadual no pleito de 2018. A última pesquisa eleitoral aponta Augusto na faixa dos 12% das intenções de voto (relembre aqui).

Ainda durante a reunião hoje, o presidente do PSD de Itabuna, Alcântara Pellegrini, disse que foi formatado o colégio de presidentes do PSD no sul da Bahia. Também ficou definida a realização do Encontro do PSD Mulher do sul da Bahia, em novembro. AO PIMENTA, Alcântara disse que a proposta é um PSD forte na disputa em Itabuna e no sul da Bahia. “Em Itabuna, Augusto pontuou muito bem na pesquisa”, reforçou.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vagas gratuitas para ensinos fundamental e médio na modalidade EJA

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) está oferecendo em Ilhéus a oportunidade para jovens e adultos retomarem os estudos gratuitamente. São 350 vagas para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) para quem tem mais de 18 anos.

Os cursos são oferecidos na modalidade a Distância (EaD). As matrículas precisam ser feitas na unidade de ensino do SESI em Ilhéus, levando RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

O SESI também possui a metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante.

A principal vantagem é que os conhecimentos prévios do aluno diminuem o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para obter o diploma de ensino fundamental ou médio.

Tempo de leitura: 3 minutos

Maurício Maron

 

Ainda há aqueles que têm vontade, mas não têm sequer partido. Outros que têm partido… mas não têm sequer a noção do que seja uma candidatura. Nem aparentam ter jeito para a coisa. Fora os que estão de um lado agora e estarão do outro durante a campanha, sem avaliar critérios ideológicos e optar por critérios de ocasião.

 

A divulgação de uma pesquisa de intenção de voto para a eleição de 2020 acabou antecipando a movimentação política de Ilhéus a um ano do pleito. Pena que as movimentações continuem sendo tão amadoras quanto é o processo eleitoral na cidade.

Um publicitário acostumado a mercados eleitorais mais emergentes e, portanto, mais a cara do século 21, participou recentemente de uma campanha na cidade. E se assustou.

Em plena era tecnológica, foi difícil assimilar que o principal meio de divulgação de uma campanha por aqui, aquela que dá efetivamente a temperatura das candidaturas com maior potencial eleitoral, seja o uso de carros de som nas ruas tocando o jingle de campanha.

Não é exagero afirmar. Descontando o fenômeno mundial das redes sociais, que independem de investimento local mas que ainda contam com pouca atenção dos políticos tupiniquins (exceção do prefeito Mário Alexandre que enxerga na estrutura institucional de governo uma forma de usar bem a ferramenta em proveito pessoal), a formatação de uma campanha em Ilhéus, hoje, em pleno ano de 2019, século 21, repete a fórmula dos anos 70 do século passado: Horário Eleitoral nas emissoras de rádio (onde a grande maioria da população não se predispõe a escutar), panfletagem de casa em casa divulgando os seus feitos e apoio velado (obviamente) de alguns veículos de comunicação diante de suas preferências.

E o que isso, na prática, representa? A mesmice de sempre. Uma campanha sem atrativos, sempre igual, onde a capacidade propositiva dos candidatos perde para o critério “entre fulano e sicrano é melhor não arriscar – ou arriscar tudo de olho fechado”.

Sabedores disso, os pretensos candidatos usam a velha fórmula e jogam para um nível muito aquém da sua capacidade cidadã, a campanha eleitoral de um lugar eleitoralmente representativo.

Isso, infelizmente, já começou.

Veja.

O atual prefeito, que é médico, aproveita um mutirão de saúde da Prefeitura para atender e consultar pacientes e lhes dizer que “eu sou o doutor que cuida de você, viu?”, repetindo o seu slogan de campanha que lhe levou ao poder em 2016. Com direito a foto distribuída para a imprensa, naturalmente.

O pepista Carlos Machado, o Cacá Colchões, vê publicado nas redes sociais, o “sincero agradecimento” dos seus correligionários, pela ponte que a cidade está a ganhar.

Para dar um tom subliminar à sua candidatura, comemora o 11º cabo estaiado instalado na obra.

Bom lembrar: 11 será o número de Cacá, caso confirmado no pleito.

Um ex-deputado que durante três anos permaneceu calado a respeito dos caminhos da atual gestão, nomeando, inclusive, aliados seus em cargos estratégicos do mesmo governo, agora aparece para criticar os caminhos da Prefeitura, mantendo os cargos e reprovando o coletivo que avaliza.

Um outro político se autopromove em sua emissora de rádio de grande audiência, repetindo o feito do próprio pai, uma fórmula que, enquanto foi campanha, deu certo.

Do lado das mulheres, o discurso (acertado) de que o sexo feminino soma a uma candidatura. Mas… e aí? Será mesmo de uma hora para outra que se constrói isso? Durante todo este tempo elas estiveram onde? Participaram de qual discussão? Com qual conteúdo de defesa do coletivo?

Ainda há aqueles que têm vontade, mas não têm sequer partido. Outros que têm partido… mas não têm sequer a noção do que seja uma candidatura. Nem aparentam ter jeito para a coisa. Fora os que estão de um lado agora e estarão do outro durante a campanha, sem avaliar critérios ideológicos e optar por critérios de ocasião.

Vale aqui destacar: se não estão todos nominalmente lembrados aqui, citamos alguns exemplos mas que valem para todos.

Enfim…

Ou a campanha eleitoral em Ilhéus ganha um rumo inovador, diferente, ou iremos vivenciar mais um modelo de campanha do século passado, desta vez reforçada pela famigerada fake news (notícias falsas), que não qualifica o debate, mas que alimentará a desconstrução dos adversários.

Esta fórmula já deu certo (para poucos). Em especial àqueles que sempre que podem dizem antecipadamente estar totalmente fora do pleito.

Mas que, inteligentemente, nunca estiveram tão dentro dele.

Dá pra entender, né?

Maurício Maron é jornalista e editor do Jornal Bahia Online.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Andreyver  entrevista Eva Lima na estreia de programa na TVI || Foto Gabriel Oliveira

O novo programa que estreou na TVI sexta-feira (13) às 19h, recebeu como convidada a atriz Eva Lima, presidente do Conselho de Turismo de Itabuna, que falou sobre atrativos culturais e caminhos para o turismo em Itabuna. O Seja Ilimitado tem apresentação de Andreyver Lima e conta com as participações de Lavínia Sízinio, com notícias, e Lucas Hussein, como comentarista de memes no quadro #viralizou.

Estreante como apresentador, Andreyver Lima falou da empreitada em outra mídia, a televisão. “Está sendo um desafio muito grande. Sempre quis me comunicar e estou nessa missão de fazer um programa leve, animado e informativo. Estou atento ao desafio de trazer novidades numa linguagem mais interativa.”

O programa já está disponível nas redes sociais e sites www.sejailimitado.com.br, www.tviplayoficial.colm.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Veículo roda na pista ao tentar ultrapassagem na Avenida Itabuna || Reprodução

As imagens do circuito de videomonitoramento de um posto de combustível mostram que o acidente com o Fiat Uno, ocorrido na noite deste domingo (15), foi provocado por uma tentativa de ultrapassagem malsucedida (reveja aqui). Ao menos, três pessoas ficaram feridas no capotamento.

As imagens capturadas pela câmera do posto de combustível mostram uma ambulância do Samu 192 em serviço. Instantes depois, passa o Fiat Uno. Ao tentar a ultrapassagem, o veículo vai para o acostamento da pista contrária e logo depois roda, envolvendo um carro de passeio que seguia à frente. Confira abaixo.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Novas regras para tirar carteira ou obter autorização valem a partir de hoje || foto Detran-PB

As mudanças determinadas em junho pelo governo federal para os processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) passam a valer a partir de hoje (16).

Com as alterações, acaba a exigência de uso do simulador nas autoescolas para quem quiser tirar a CNH na categoria B. Fazer aulas no aparelho passa a ser facultativo. Desta forma, o número de horas/aulas obrigatórias cai de 25 para 20 horas, mesma carga-horária de antes de o simulador ter sido adotado, informa o Metro1.

Quanto à ACC, exigida para quem guia “cinquentinhas” – ciclomotores com motor de até 50 cm³ -, também há mudanças: durante um ano, quem quiser guiar cinquentinhas poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. Caso seja reprovado, o candidato deverá fazer aulas práticas.

A partir de setembro de 2020, as aulas voltam a ser exigidas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas deverá ser noturna. Além disso, no exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor, desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

Tempo de leitura: 4 minutos
Cresce em mais de 80% número de cirurgias bariátricas no país || Foto JTV

O número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil aumentou 84,73% ao passar de 34.629 em 2011 para 63.969 em 2018, segundo balanço feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM).  Nos oito anos em que o levantamento foi feito, 424.682 pessoas fizeram a operação de redução do estômago, o que corresponde a 3,12% das pessoas que estão dentro do grupo de pacientes aptos e para quem há indicação de cirurgia (13,6 milhões em todo o país).

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, a obesidade afeta 18,8% dos brasileiros e mais da metade (55,7%) tem excesso de peso. Essas pessoas podem ter a qualidade de vida afetada por doenças como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, alterações do colesterol e triglicérides, além de aumentar as chances de arteriosclerose, além de outras patologias.

“A obesidade tem que ser encarada hoje como uma doença. Não é falta de força de vontade, não é desleixo, é uma doença que não deixa a pessoa emagrecer. Existe um desequilíbrio entre a sensação de fome a de saciedade e com isso a pessoa come mais do que deveria ou mesmo comendo pouco gasta pouca caloria e vai engordando ao longo da vida”, explicou o cirurgião bariátrico e membro da SBCBM, Admar Concon Filho.

Os dados mostram ainda que, das 63.969 cirurgias bariátricas realizadas em 2018, 77,4% foram através de convênio médico; 17,8% foram pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 4,8%, com recursos particulares. “Algumas pessoas não têm acesso, seja pelo local onde moram, por não terem um convênio médico ou outros motivos; outras têm medo de fazer o procedimento e outras não têm informação mesmo. Para outras, falta que o próprio indivíduo obeso se reconheça como portador de uma doença crônica incurável”, disse.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Seleção de Uruçuca avança em primeiro lugar e enfrentará Itaju do Colônia
Torcida lotou Ferreirão contra Aurelino Leal

A Seleção de Uruçuca bateu Aurelino Leal, por 3 a 0, no Estádio Ferreirão e avançou à segunda fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2019 em primeiro lugar do Grupo 15. A equipe fechou a participação na primeira fase em casa e com o estádio municipal lotado.

A equipe encerrou a fase de classificação com 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas e 55,56% de aproveitamento, num dos grupos mais fortes da competição.

No grupo, também avançaram Ibicaraí, na segunda posição, e Itajuípe, na terceira colocação. Na segunda fase, o confronto de Uruçuca será contra a Seleção de Itaju do Colônia, terceira do Grupo 16. O primeiro confronto será no domingo (22), na casa do adversário.

OBRAS NO FERREIRÃO

Durante o intervalo da partida, o prefeito Moacyr Leite Jr entregou os novos bancos de reservas. “Vamos continuar investindo no esporte e apoiando nossa seleção que só nos tem dado alegria”, disse o prefeito.

Moacyr, de branco, entrega benfeitorias do Ferreirão durante a partida

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) acompanhou a partida, ao lado do prefeito e do vice-prefeito, Marcelo Dantas, além da presidente da Câmara de Vereadores, Magnólia Barreto. O parlamentar parabenizou a gestão do estádio municipal.