Tempo de leitura: 3 minutos
Aumenta o número de crianças que usa o celular para acesso à internet

Uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br),nesta terça-feira (17), aponta que 86% das crianças e adolescentes brasileiros, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários da rede mundial de computadores, o que equivale a 24,3 milhões de pessoas conectadas no País.

O levantamento também revela que persistem as desigualdades no acesso e uso da rede por esse público em relação às áreas urbanas (90%) e rurais (68%), e entre crianças e adolescentes das classes A e B (98%) e classe D e E (73%).

A pesquisa TIC Kids Online Brasil estima que cerca de 3,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos não tinham acesso à internet em 2018. Dentre os motivos, o mais citado foi a falta de acesso à rede no domicílio (8%), seguido por impossibilidade de usar a internet na escola (5%).

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rui anuncia banca que organizará concurso da PM

O governador Rui Costa anuncia logo mais, a partir das 19h, durante a transmissão do #PapoCorreria, a banca que organizará o concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). O programa será transmitido ao vivo pelas redes sociais. O concurso vai disponibilizar 2,5 mil vagas para policiais e bombeiros no estado.

Durante o programa, Rui Costa falará também sobre a agenda da semana,entregas de obras em Paramirim e Itabuna, o início do projeto de monitoria Mais Estudo nas escolas públicas, os avanços do Consórcio Nordeste e conta ainda sobre o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado na segunda-feira (16), em Natal (RN) e que o governo traz para a Bahia em 2021.

Além de assistir pelo Instagram, Facebook ou Youtube, os internautas podem participar da live enviando perguntas para o governador.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ovos têm produção recorde e preço cai || Foto Luiz Agner/Agência IBGE

Quem ainda não ouviu aquele anúncio de 30 ovos por apenas R$ 10? Mas, acredite, o preço caiu e essa mesma quantidade de ovos tem sido comercializada por até R$ 8,90 em alguns bairros de cidades como Itabuna e Ilhéus. A razão para o consumidor encontrar esse item cada vez mais barato é a oferta recorde.

De acordo com os resultados completos da Estatística da Produção Pecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre, a produção de ovos no Brasil cresceu 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado, e bateu o recorde da série histórica, iniciada em 1987. Foram 942,45 milhões de dúzias de ovos de galinha.

A produção de ovos teve 62,91 milhões de dúzias a mais que no mesmo trimestre de 2018, e foi impulsionada por aumentos em 22 estados. São Paulo segue na liderança, com 28,9% do total nacional.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Festival “Poca Zói” será realizado na Uesb

O Festival de Cinema do Sudoeste Baiano “Poca Zói” está com inscrições abertas para divulgação e exibição de curta-metragens produzidos por estudantes universitários. A 2ª Edição do festival será realizada no período de 19 a 21 de novembro e tem o objetivo difundir e refletir sobre a atividade cinematográfica e audiovisual.

Neste ano a exibição de filmes acontecerão em duas mostras competitivas: “Produção Universitária Nordeste” e “Produção Universitária Sudoeste Baiano”. Os interessados em divulgar suas produções podem realizar as inscrições até o dia 1º de outubro, pelo site.

O Poca Zói é gratuito e realizado pelo Programa de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, (Procine), em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e o Programa de Extensão Janela Indiscreta Audiovisual Uesb. Outras informações podem ser encontradas no site do evento ou no Colegiado do curso de Cinema e Audiovisual, por meio do telefone (77) 3424-8759.

Tempo de leitura: 2 minutos

Atletas itabunenses voltam com ótimos resultados de Salvador
Lutadores itabunenses conquistaram dois títulos estaduais, dois vice e um terceiro lugar no Campeonato Baiano de Boxe-AOB, promovido pela Federação de Box do Estado da Bahia. Itabuna foi defendida no Baiano pelos boxeadores Samuel Rosa, Jonatan Passos e Juan Miguel Viana Mota, liderados pelo treinador e instrutor da FBB, Gilmarques Sabino.

O melhor desempenho na equipe itabunense ficou com o lutador Samuel Rosa, o mais jovem integrante da delegação, de apenas 13 anos, 52 quilos, e que foi campeão baiano na categoria Infantil Estreante 2019 e também conquistou o título de campeão baiano no Campeonato Aberto 2019. Com uma técnica própria, Rosa é considerado uma das revelações do boxe itabunense e um atleta com potencial de alto rendimento.

Outro destaque foi Jonatan Passos, de 20 anos, 63 quilos, um lutador médio ligeiro, integrante do Projeto Lutando Pela Paz, coordenado pelo técnico Gilmarques Mendes Sabino, que também é educador social. Ele conquistou o vice-campeonato Baiano 2019, na categoria elite, e soma agora 18 lutas, com 15 vitórias, seis delas por nocaute e três derrotas por pontos, sendo considerado o melhor atleta da região na sua categoria.

Já Juan Miguel Viana Mota, 18 anos, 75 quilos, conquistou o vice-campeonato Baiano Estreante 2019, na categoria juvenil e ficou ainda com o terceiro lugar do Campeonato Baiano Aberto de Boxe (AOB). A equipe contou com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que contribuiu com a cessão das passagens da delegação.

O presidente da FICC, Daniel Leão, estuda a concessão de bolsas para 10 atletas e artistas itabunenses, com alto desempenho, uma questão ainda em estudo na área jurídica e que deve ser encaminhada ao legislativo municipal ainda nos próximos meses.

Tempo de leitura: 3 minutos
Rosemberg defende posição de Rui Costa na entrevista à Veja

O segundo deputado estadual mais votado da Bahia em 2018, Rosemberg Pinto, disse que as críticas de parte de membros da direção nacional do PT à entrevista de Rui Costa à Veja refletem o preconceito contra o nordestino, mesmo dentro do diretório nacional do seu partido, o PT, cuja composição é majoritariamente sulista. Rosemberg é líder do Governo na Assembleia Legislativa e foi líder do PT na Alba por 4 anos.

“O que o governador falou está muito mais no campo da reflexão do que de uma posição de verdade absoluta. E a sua reflexão é que não devemos ficar estáticos e presos à bandeira Lula Livre para formar alianças. Lula Livre é a nossa principal luta e desafio, mas temos que estar todos os dias disputando na sociedade uma concepção programática do nosso partido”, defendeu.

Rosemberg lembro o fato de o governador, durante evento com prefeitos da UPB no mesmo dia da publicação da semanal, encerrar sua fala com um vibrante “Lula Livre”. “Se ele não tivesse isso como algo importante, ele não teria falado. Está se dando uma ênfase grande a apenas uma reflexão que o governador fez”, reforçou.

Rosemberg atribui as críticas a um preconceito por parte de membros da direção nacional do partido pelo fato de Rui ser nordestino. “Há um preconceito dos sulistas em relação ao Nordeste, e isso, infelizmente, se reflete internamente dentro do PT. Se tivesse sido um governador sulista, não teria tanta repercussão internamente”, criticou.

Nas eleições presidenciais do ano passado, o então candidato Fernando Haddad (PT) recebeu 69,7% dos votos válidos no Nordeste – única região do Brasil que o petista conseguiu derrotar Jair Bolsonaro. Haddad contabilizou 20,3 milhões de votos dos eleitores nordestinos. Desse total, a Bahia garantiu a sua vitória em 411 dos 417 municípios. Na capital baiana, o petista venceu em 17 das 19 zonas eleitorais da cidade. No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, das 645 cidades paulistas, Bolsonaro venceu em 631.

ALIANÇA COM CIRO

Sobre a aliança com Ciro Gomes, Rosemberg afirmou que a leitura feita pelo governador foi do momento. “Eu também cheguei a fazer uma colocação pública da possibilidade de apoio a Ciro [Gomes]. Depois me arrependi, porque Ciro saiu chutando todo mundo quando descobriu que não seria o candidato. Ficou comprovado que ele não era a pessoa preparada para conduzir o processo da sucessão presidencial. Mas isso é coisa do passado”, disse.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Armandinho é nome confirmado no festival de música em Itacaré || Foto Divulgação

Nomes da bossa nova, da MPB, do jazz e do blues estarão em um dos destinos turísticos mais badalados da Bahia em novembro. Nos dias 15 e 16, Itacaré recebe a primeira edição do Festival Boa Música. Para abrir o evento, Armandinho Macedo, com Iacocce Simões e Emanuel, apresenta show instrumental.

Em Itacaré, Armandinho, que comemora 50 anos de carreira, estará a acompanhado do teclado de Iacocce Simões e a percussão de Emanuel. Com jeito único de interpretar os clássicos do chorinho com seu bandolim, o artista viaja pelo mundo divulgando sua Guitarra Baiana. Ao lado do seus Irmãos do trio elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, os “Irmãos Macedo”, Armandinho vem realizando diversas apresentações em teatros com o nome: Musica, carnaval e revolução.

“As atrações do Festival estão sendo escolhidas a dedo, dentro do conceito da boa música, e assim como Armandinho Macedo, outros nomes irão agradar muito ao público que estará em Itacaré no feriadão da proclamação da República”, disse o prefeito Antônio Anízio. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) e apoio da Cervejaria Eisenbahn.

O FESTIVAL

Idealizado pela Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo, o evento busca valorizar a boa música produzida no Brasil, com ênfase na instrumental, jazz, bossa nova e MPB. O acesso é gratuito, fiel à proposta de promover o intercâmbio entre novos expoentes da música, tendo como principal objetivo divulgar e fortalecer o trabalho de artistas de diferentes ritmos musicais.

O evento terá apresentações culturais, workshop para músicos, feira da economia criativa e concurso gastronômico, além de cortejo nas ruas. Durante o dia, jazz e blues no palco Elza Soares (Ponta do XarÉU), no pôr-do-sol. À noite, os palcos batizados de Tom Jobim (Praça Santos Dumont), João Gilberto (Rua da Pituba), Vinícius de Moraes (Passarela da vila) e Dorival Caymmi (Orla de Itacaré).

A ideia é atrair ainda mais fluxo turístico, sendo realizado durante o feriado da Proclamação da República, gerando com isso emprego e renda. São esperados um público de 10 mil pessoas durante os dias do evento.

Tempo de leitura: 2 minutos
Paulo Henrico é indiciado por exercício ilegal da profissão e lesões corporais

O estudante de odontologia suspeito de atuar de forma irregular em clínicas em Vitória da Conquista e Itabuna, no sudoeste e sul da Bahia, foi indiciado por exercício ilegal da profissão e lesão corporal grave. O inquérito instaurado pela delegacia de Conquista foi concluído nesta segunda-feira (16).

Paulo Henrico Almeida foi denunciado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). Pelo menos, 15 pessoas foram lesionadas por procedimentos mal feitos. O inquérito será remetido à Justiça pelo delegado Humberto Matos, um dos responsáveis pelo caso.

Outras duas mulheres, Luíza Gusmão, Isabelle Neme Sá, também serão indiciadas pelos mesmos crimes. A polícia não detalhou se elas também são estudantes. Um dentista, Wildiano Guimarães, terá conduta investigada pela polícia. A defesa de Paulo Henrico informou que o estudante é inocente.

A DOR E O RELATO DAS VÍTIMAS

Entre as vítimas que denunciaram o estudante está um homem que teve nove dentes extraídos de uma só vez por Paulo Henrico Almeida durante uma consulta. A vítima contou que procurou o falso dentista, sem saber que ele não era um profissional da área, após uma inflamação em um dos dentes e afirmou que foi surpreendido com as extrações.

Além dele, outras pessoas da cidade relataram problemas com o falso dentista. A empregada doméstica Sirlene Santos contou que durante a consulta, o estudante teria orientado que o filho dela, um jovem de 21 anos, tivesse dois dentes extraídos e substituídos por implantes. Com informações do G1BA.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ambulância iria buscar paciente no Costa do Cacau quando houve o acidente

Um animal na pista provocou acidente com uma ambulância do município de Uruçuca, no sul da Bahia, na noite desta segunda-feira (16), na Rodovia Ilhéus-Uruçuca. A ambulância se deslocava de Uruçuca para Ilhéus, por volta das 20h, quando o motorista foi surpreendido por um animal na pista, no Km 12 da BA-262, próximo ao Lixão.

O motorista da ambulância, Felipe Jordão, seguia para buscar paciente no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, quando não houve tempo para desviar e o animal acabou atropelado. O motorista passa bem.

A Prefeitura informou que está prestando toda assistência ao servidor municipal. A Secretaria de Saúde de Uruçuca assegura que o veículo estava em condições normais de uso e passou por vistoria há 15 dias. “A Prefeitura lamenta o ocorrido e em tempo agradece a Deus pelo livramento do nosso servidor”, diz a nota.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Nestor Duarte inaugura núcleo de monitoração em Itabuna || Foto Tiago Caldas/A Tarde

Será inaugurado nesta terça (17), às 14h, no Salão do Júri do Fórum de Itabuna, o Núcleo de Monitoração de Pessoas, uma unidade de inteligência que irá monitorar, em tempo real, pessoas que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas na Comarca de Itabuna.

O núcleo será inaugurado pela desembargadora-corregedora do Tribunal de Justiça da Bahia, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, e pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte.

O uso de tornozeleiras eletrônicas permitirá o controle de deslocamentos das pessoas submetidas a essa medida, em tempo real, e é considerado um avanço para garantir o fiel cumprimento das penas.

Tempo de leitura: 3 minutos
Senado discute dinheiro público em campanhas eleitorais || Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/AB

Marcado inicialmente para ser votado na sessão de hoje (17), o projeto de lei (PL) que altera regras do fundo partidário ainda não tem agenda definida. Ele chegou a ser posto para ser votado na sessão da última quarta-feira (11), mas um acordo adiou a votação.

Alguns senadores se manifestaram contra a votação do texto sem uma discussão prévia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como não há reunião marcada na CCJ amanhã, os senadores poderão ganhar tempo suficiente para discutir o texto.

Um acordo na reunião de líderes, na tarde de hoje, poderá confirmar o calendário do projeto. Por enquanto, ele ainda é incerto. Quando chegou ao plenário, na semana passada, a matéria encontrou resistência.

O argumento de senadores como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Major Olímpio (PSL-SP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é que não houve tempo para discutir o tema, uma vez que a matéria havia acabado de chegar ao Senado. Eles argumentaram que não tiveram tempo de ler o texto.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tentou colocar o projeto em pauta, mas recuou assim que os senadores contrários à votação fizeram um acordo com Weverton Rocha (PDT-MA), relator da matéria no Senado. O acordo estabeleceu a discussão na CCJ antes de voltar ao plenário.

O texto estabelece o fim do percentual fixo de 30% das emendas de bancada como referência para a destinação orçamentária ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado Fundo Eleitoral.

A proposta também restringe a aplicação de multa de 20% sobre o montante considerado irregular em contas de partido reprovadas pela Justiça Eleitoral. A multa só seria aplicada nos casos em que o agente teve a intenção de cometer a infração.Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos
SineBahia atende em postos do SAC nos três municípios

Quem procura emprego neste início de segunda quinzena de setembro em três dos municípios do sul e do sudoeste do Estado, têm oferta de 71 vagas no SineBahia. São 64 oportunidades em Itabuna, 5 em Ilhéus e 2 em Jequié.

Os candidatos devem procurar o SineBahia nesta manhã de terça (17), apresentando carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Pessoa com deficiência (PCD) deve apresentar laudo médico. Clique em “Leia Mais” e confira todas as ofertas para esta terça.Leia Mais