Tempo de leitura: 2 minutos
Rosemberg defende eleição de Miralva e critica Geraldo

O grupo do ex-prefeito Geraldo Simões nunca quis acordo de alternância na presidência do diretório do PT de Itabuna, na avaliação do deputado estadual Rosemberg Pinto. O grupo de Geraldo trabalha pela eleição de Jackson Moreira, enquanto Rosemberg Pinto defende a eleição de Miralva Moitinho, “para oxigenar e unificar o partido”.

Miralva Moitinho venceu o primeiro turno e Jackson ficou em segundo lugar. Miralva ouviu Rosemberg e acatou a proposta do terceiro colocado, Valdir Mesquita, apresentada no dia da eleição no primeiro turno, de defesa da unidade, com alternância de poder entre os que passassem ao segundo turno. Jackson resiste à ideia de unidade sem que ele assuma a presidência do partido nos dois primeiros anos.

Para Rosemberg, Miralva Moitinho, por ter sido a vencedora do primeiro turno, dentro das condições normais, assumiria o comando do PT logo agora. Na avaliação do líder do Governo Rui Costa, a resistência do grupo de Geraldo reforça o que ficou claro desde o início das negociações, de que o ex-prefeito nunca quis acordo. “Quis passar uma ideia de cumplicidade, humildade, mas a verdade é que nunca quis acordo”, afirma o deputado estadual e líder do Governo na Alba, numa reação à entrevista de Jackson Moreira (reveja a entrevista aqui).

PROJETO FAMILIAR

Rosemberg acredita que esse posicionamento de Geraldo e de seu grupo tem levado a sucessivas derrotas do projeto de esquerda no município. “Já há alguns anos, o ex-prefeito tem optado por defender projetos pessoais, familiar, que provocaram derrotas e afetaram o campo de esquerda em Itabuna”, aponta o deputado estadual, lembrando da importância da unidade dentro do PT – em bases que considera justas – para a disputa municipal de 2020.

O segundo turno da eleição à presidência do PT de Itabuna será neste domingo (22). A votação ocorrerá até as 17h, na Câmara de Vereadores. No primeiro turno, Miralva Moitinho obteve 514 votos. Jackson Moreira ficou em segundo lugar, com 437. Valdir Mesquita obteve 106 votos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Delegado foi assassinado neste sábado

Um delegado de 58 anos foi morto a tiros durante um assalto ocorrido neste sábado (21), em Feira de Santana. De acordo com a Polícia Civil, Gesta Dermeval Costa Santos estava no Centro de Abastecimento do município quando o crime aconteceu, no final da manhã.

Ainda conforme a Polícia Civil, equipes da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, com o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam o latrocínio contra o delegado e fazem buscas para identificar e prender o suspeito do crime.

O delegado não estava em serviço e passeava por Feira de Santana, quando foi ao local fazer compras e acabou baleado. Em nota, o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) informou que a vítima trabalhava na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em Salvador, e estava com um primo quando um homem chegou ao local e anunciou o assalto.

Inicialmente, o sindicato disse que o delegado reagiu e acabou alvejado. No entanto, o Sindipoc corrigiu a informação e disse que o delegado não estava armado, não reagiu à abordagem e se assustou após o suspeito encostar a arma nas costas dele. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital São Mateus, mas não resistiu.  As informações são do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Fernando deverá disputar reeleição pelo PL ou PP || Foto Pimenta

O prefeito Fernando Gomes desconversou ao ser questionado sobre o seu futuro partidário e o processo eleitoral de 2020. O gestor de Itabuna é cortejado pelo PP e pelo PL (antigo PR), mas ainda não definiu para onde vai. Ao PIMENTA, ainda ontem (20), ele disse que falaria de reeleição somente depois.

O prefeito somente quer falar de eleições publicamente quando obtiver retorno de emendas e recursos dos governos estadual e federal. Também ao blog, o deputado federal João Bacelar (PL) afirmou que o município poderá obter até R$ 50 milhões para obras para o final de 2019 e 2020 (veja aqui). Para o deputado, Fernando disputará a reeleição pelo PL. “Nós vamos ganhar a eleição”, exultou.

Tempo de leitura: 2 minutos
Jackson Moreira, ao centro, chega ao segundo turno com apoio de Everaldo e de Geraldo

Os filiados do PT em Itabuna retornam às urnas, neste domingo (22), das 9h às 17h, na Câmara de Vereadores, para escolher o sucessor de Flávio Barreto na presidência do diretório local. Miralva Moitinho e Jackson Moreira chegam ao segundo turno com discurso de unidade, mas nenhum deles abre mão de assumir o cargo logo nos dois primeiros anos.

Miralva venceu o primeiro turno e Jackson chega na segunda colocação (veja aqui a posição da petista). Ao PIMENTA, Jackson afirmou que a eleição do PT define, além da presidência, a composição da Executiva do diretório. Ele disse que o grupo que apoiou a sua candidatura teve mais votos que a chapa de Miralva.

“Nós estamos preparados para domingo e, também, para conversar. Vamos trabalhar até o último minuto pelo acordo de alternância [na presidência do diretório]”, disse Jackson. Jackson também afirma que a sua chapa defende, além do Lula Livre, movimento que tire do poder o presidente da República, com o “Fora, Bolsonaro”.

– Nós também trabalhamos por alternância de poder nos quatro anos, mas na condição inversa, trabalhando já nos dois primeiros anos. Miralva teve mais votos para a presidência, mas para o diretório, nossa chapa teve mais. No conjunto, obtivemos a maioria para o diretório. Por isso, entendemos que devemos presidir o PT nos 2 primeiros anos – afirmou ele, que tem apoio do presidente estadual, Everaldo Anunciação, e do ex-deputado Geraldo Simões.

http://157.230.186.12/2019/09/19/miralva-moitinho-defende-unidade-no-pt-de-itabuna-eleicao-sera-no-domingo-22/

Tempo de leitura: 6 minutos
Ingestão de microplásticos por humanos tem se tornado comum || Foto AB

Aquele canudinho ou copo plástico descartado incorretamente no ambiente pode acabar sendo ingerido por uma pessoa em fragmentos imperceptíveis no copo de água e até no alimento. Os chamados microplásticos vêm gerando preocupações na comunidade científica, em parte porque pouco se sabe acerca dos possíveis impactos na saúde humana. Este é um dos assuntos presentes em discussões propostas por instituições ambientalistas de diversos países que realizam neste sábado (21) o World Cleanup Day ou, simplesmente, Dia Mundial da Limpeza, como o evento é chamado em português.

“Teremos neste dia, em todo o mundo, mutirões para limpeza, por exemplo, do lixo local gerado na praia: bituca de cigarro, tampa de garrafa, canudos, copos, garrafas, sacolas plásticas”, diz Jonas Leite, doutor em oceanografia e gerente no Rio de Janeiro do Projeto Meros do Brasil, uma das iniciativas responsáveis por organizar as ações em cidades brasileiras.

Leite considera que as atividades na praia fomentam a conscientização, mas alerta que, em qualquer lugar do país, quando o lixo é jogado no chão ou levado para um lixão que não faz o tratamento correto, o resíduo vai acabar indo para os rios e pode percorrer milhares de quilômetros até o oceano. “É o destino final de praticamente todo o lixo que não é gerido da forma correta. Você pode nunca ter pisado na praia, mas o seu lixo, se não for bem gerido, vai chegar lá”, disse.

AÇÕES

O Dia Mundial da Limpeza busca chamar a atenção e oferecer atividades de combate ao problema global de resíduos sólidos. O impulsionamento mundial é liderado pela Let’s Do It World (LDIW), um movimento cívico global sediado na Estônia e com alcance em 157 países. Eles criaram um mapa online que traz informações das iniciativas espalhados pelo mundo. A proposta do evento teve como base experiências que vinham sendo realizadas desde 2008, quando 50 mil pessoas se uniram na Estônia para recolher lixo em todo o país.

O movimento decidiu fixar o Dia Mundial da Limpeza sempre no terceiro sábado de setembro. No ano passado, o Brasil registrou ações em 363 cidades. Neste ano, a expectativa é que o evento chegue a mais municípios.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
IFBA prorroga inscrição em cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou até o dia 27 deste mês as inscrições para o Processo Seletivo de cursos técnicos.São ofertadas 5.594 vagas, distribuídas em 20 cidades da Bahia, para 36 cursos. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino fundamental (para a forma integrada) ou o ensino médio (para a forma subsequente).

Os interessados em se inscrever devem acessar a página da seleção, preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento do boleto, referente à taxa de inscrição de R$ 35,00, até o dia 30 de setembro.Aqueles que tiverem problemas com a senha de acesso, devem entrar em contato através dos telefones 71-2102-0470 ou 71-2102-0474 ou contatar a unidade do IFBA da cidade.

As provas, que envolverão conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, no caso do integrado e Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades, para o subsequente, serão aplicadas no dia 24 de novembro, das 9h às 12h30min.

Os candidatos que desejarem solicitar atendimento diferenciado para o dia da prova, tais como: um intérprete de LIBRAS, uma sala de amamentação, de fácil acesso ou mais vazia, um ledor ou um transcritor, devem entregar o laudo ou relatório médico em uma unidade do IFBA, até o dia 23 de setembro.

Mais informações pelo e-mail selecao2020@ifba.edu.br, nos telefones (71) 2102-0474 e (71) 2102-0470 e na página do Processo Seletivo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Eleita pela Revista Forbes uma das 20 Mulheres mais Poderosas do Brasil em 2019, Ana Lúcia Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), estará presente no 1º Fórum da Bahia Mulheres Empreendedoras. O evento ocorrerá dia 17 de outubro, das 14h às 21h30min, no Teatro Municipal Candinha Doria, em Itabuna, promovido pelo Movimento Empreender Bahia e tem como tema: “Mulheres com Propósito”.

Ana vai apresentar a sua história para mulheres empreendedoras, empresárias, autônomas das mais diversas áreas, estudantes e demais interessadas. Estarão em evidência, temas como Empreendedorismo feminino; Liderança Feminina; Atitude empreendedora; Modelos de negócios; Networking; Ambiente Empreendedor; Diversidade e Inclusão.

A RME nasceu durante o “Programa 10 mil Mulheres da FGV”, quando Ana teve a ideia de criar um blog sobre os medos, as dúvidas e as dificuldades do empreendedorismo feminino. Ela percebeu, então, que esses questionamentos eram compartilhados por outras mulheres, que também buscavam ajuda e apoio.

Em 2017, ela resolveu ampliar seus objetivos e criou o Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade. Um ano depois, em 2018, a relevância da RME se fortaleceu com a criação da Aceleradora Herd, braço responsável por criar programas de desenvolvimento e apoiar projetos e negócios de mulheres.

Atualmente, a RME é a primeira e a maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, com o propósito de empoderar empreendedoras economicamente, garantindo independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas.

PROGRAMAÇÃO

Na programação ainda estão confirmadas a presença da publicitária, coach, consultora de imagem e estilo Aiala Lago, que abordará o tema Imagem e Marca Pessoal. Em seguida, a contadora e bancária Leilane Benevides vai apresentar o case de sucesso da Benevides – Chocolates Finos e a diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro de Transporte Rodoviário, Elaine Carletto, destacará o papel da Mulher Empreendedora do século XXI.Leia Mais