Tempo de leitura: 2 minutos
Roberta, Celina e Vinícius foram aprovados do concurso de 2015

A Câmara de Itabuna encerrou o ciclo de posses do primeiro concurso realizado pela Casa. Num reconhecimento ao papel da comunicação, também, nos órgãos públicos, foram empossados profissionais dessa área. Às 47 vagas inicialmente ofertadas no certame acrescentam-se os seguintes nomes do cerimonialista Vinícius Brandão Barreto, responsável por planejar a execução dos eventos no Legislativo; a Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Roberta Alena de Alcântara Brandão e a assessora de Comunicação Social Celina Santos.

O ato de posse contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Xavier; e o primeiro-secretário, Manoel Júnior; mais os vereadores Chico Reis e Jairo Araújo. Xavier avaliou o momento que completou a série de atividades no concurso. “A sensação é de dever cumprido e de não ter dúvidas de que os empossados de hoje fizeram jus, passaram no concurso e quem vai ganhar com isso é a Câmara, através do serviço prestado por todos vocês. Nada mais fiz do que a minha obrigação, com o apoio de toda a mesa-diretora e todos os vereadores”, assinalou.

Jairo Araújo chamou a atenção sobre a importância do serviço público nas diferentes esferas do país. “Estamos vivendo um momento de muita desvalorização do serviço público no Brasil. Mandatos eletivos passam, mas o serviço público é eterno. É o que mais precisa que o Estado dê continuidade e a Câmara de Vereadores da mesma forma: temos uma responsabilidade muito grande com a população e os nossos servidores podem contribuir com isso, analisou.

Tempo de leitura: 2 minutos
Fragmentos de óleo são detectados na região de Abrolhos || Foto Marinha do Brasil

A Marinha informou hoje (2) que pequenos fragmentos de óleo foram encontrados e recolhidos na região de Abrolhos, na Bahia. Segundo a Marinha, os fragmentos foram retirados do mar pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os resíduos foram detectados e recolhidos neste sábado próximos à Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que compõe o arquipélago de Abrolhos. Outros fragmentos de óleo foram retirados da Ponta da Baleia, no município baiano de Caravelas.

Na região de Abrolhos fica o primeiro parque nacional marinho do país, criado em 1983, onde fica uma das maiores biodiversidades do país, abrigando corais e outras espécies ameaçadas. A região é também berçário de espécies como a baleia Jubarte.

A Marinha informou que oito embarcações monitoram a região: Fragatas Independência e Constituição, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.

Desde que manchas de óleo cru começaram a atingir o litoral, em agosto, foram retiradas aproximadamente 3,8 mil toneladas de resíduos de óleo das praias nordestinas. O dado foi divulgado ontem (1º) pela Marinha após levantamento feito pelo Ibama.

Todos os estados do Nordeste já tiveram praias atingidas. Novas manchas começaram a atingir o litoral da Bahia nos últimos dias.

Segundo investigações da Polícia Federal (PF), há suspeitas de que o óleo tenha sido derramado pelo navio Bouboulina, de bandeira grega, a cerca de 700 km da costa brasileira. Estudos da Petrobras atestam que o óleo cru é proveniente de campos na Venezuela.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Evento reúne mais de mil ciclistas todos os anos em Itabuna || Foto Pedro Augusto Benevides

Mais de 1,5 mil ciclistas são esperados na Pedalada Azul, neste domingo (3), em Itabuna. O evento abre, oficialmente, o Novembro Azul. A largada será às 8h, da Praça Rio Cachoeira, na Beira-Rio, e terá percurso de cerca de 10 quilômetros, com carros de apoio e pontos de hidratação.

A Pedalada Azul vai percorrer algumas das principais avenidas de Itabuna neste domingo, retornando à Praça Rio Cachoeira, onde haverá confraternização. A pedalada tem como tema “Vamos tirar o diabetes da pista”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção ao diabetes.

O evento, que também incentiva a prática de atividades saudáveis para melhorar a qualidade de vida, conta com o apoio e coordenação de grupos de ciclismo do município. Dentre os grupos, estão Pedal Bom, Amigos das Trilhas, Pedal Livre, Ciclo Bike Grapiúna, Pé de Cana e Selva no Pedal.