Tempo de leitura: 2 minutos
As aves foram apreendidas no bairro Novo Horizonte

A polícia prendeu 44 pessoas flagradas participando de uma rinha de galo em Itabuna, no sul da Bahia, neste domingo (22). Segundo informações do tenente Leonardo, comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 15º Batalhão da PM, um galo morreu e outros 49 foram apreendidos com ferimentos.

De acordo com o tenente, os policiais chegaram ao local após uma denúncia de som abusivo em uma casa no bairro Novo Horizonte, e descobriram que era realizada a rinha. Os homens que participavam da prática criminosa estavam bebendo e faziam apostas.

Os animais estavam sendo preparados para briga.

Uma espécie de ringue tinha sido montada em uma área do imóvel, onde os galos eram colocados para brigar. Alguns deles tinham esporas nas patas, com a finalidade de machucar o animal com o qual brigava.

Conforme o tenente Leonardo, além dos galos, foram apreendidos no local 16 pássaros silvestres, remédios veterinários, esporas e o equipamento de som que deu origem à denúncia. O caso foi registrado na 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Itabuna. Do G1

Tempo de leitura: < 1 minuto
Decisão do Interbairros de Itabuna foi neste domingo

Sem perder uma única partida, a seleção da Mangabinha conquistou, neste domingo (22), o bicampeonato do Interbairros de Futebol de 2019. A equipe sagrou-se campeã ao golear a seleção do Parque Santa Clara pelo placar de 4 a 0, no estádio Luiz Viana Filho, que recebeu um grande público.

Foi a segunda goleada seguida da seleção do bairro Mangabinha, que chegou à final depois de atropelar o São Pedro por  5 a 0. Já a equipe vice-campeã chegou a grande decisão do Interbeirros depois de um empate de 1 a 1 no tempo normal e vencer a Bananeira nos pênaltis.

Neste domingo, a seleção da Mangabinha dominou a partida desde o início e não encontrou dificuldades para marcar os gols e conquistar o bicampeonato. O dia foi de muita festa no bairro.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Esposa de policial foi morta em Santa Cruz de Cabrália

A esposa de um policial civil aposentado foi morta a tiros, na madrugada deste domingo (22), durante uma tentativa de arrastão de bandidos, na orla de Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul da Bahia. Joelita Santos Souza, de 43 anos, foi baleada na barriga.

De acordo com a Polícia Civil, Joelita Santos estava participando de uma confraternização de final de ano, em um quiosque da orla de Santa Cruz Cabrália, quando dois bandidos chegaram numa moto e anunciaram o assalto. Eles começaram recolher os objetos e dinheiro das vítimas. Antes de ser descoberto pelos criminosos, o policial aposentado teria reagido.

Os bandidos fizeram vários disparos em direção das vítimas e a mulher e um adolescente de 15 foram baleados. O menor recebeu atendimento médico e está fora de perigo. A mulher  chegou a ser socorrida para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu aos ferimentos. Já os bandidos conseguiram fugir.

Tempo de leitura: 2 minutos
Conselho muda critérios para formação de professores

A formação dos professores no Brasil vai ficar mais longa e passar a ter maior foco na prática. As medidas estão previstas em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) homologada pelo Ministério da Educação (MEC).

A portaria que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – (BNC-Formação) foi publicada na sexta-feira (20) no Diário Oficial da União.

Os cursos de licenciatura, para a formação de professores, passam da atual duração de três para quatro anos, ou 3,2 mil horas. Dessas 800 horas, o equivalente a um quarto do curso, devem ser voltadas para a prática pedagógica. A prática pedagógica deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um professor da instituição formadora e por um professor experiente da escola onde o estudante a realiza.

Apesar da parte da formação dedicada exclusivamente à prática, a resolução estabelece que a prática deve estar presente em todo o percurso formativo do licenciando, “com a participação de toda a equipe docente da instituição formadora, devendo ser desenvolvida em uma progressão que, partindo da familiarização inicial com a atividade docente, conduza, de modo harmônico e coerente, ao estágio supervisionado”.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Remédio natural é lançado no sul da Bahia

A terapeuta e empreendedora Basia Piechocinska, sueca-polonesa radicada no sul da Bahia, um tipo de antibiótico natural, que só contém íons de prata pura, a chamada prata mil e água destilada. A Prata Coloidal pode ser aplicada na pele em casos de feridas e dermatites, segundo ela.

De acordo com a terapeuta, o produto também pode ser utilizado oralmente na prevenção da gripe, como um pólen, com reação instantânea, e em casos de algumas infecções bacterianas adquiridas em hospitais.

Basia destaca que a  Prata Coloidal, produto 100% natural, é indicada ainda para  pessoas com diabetes, especialmente nas feridas nos pés, melhorando a circulação.  “A  prata já é utilizada em curativos e destiladores de água. Ela, naturalmente, mata alguns tipos de bactérias, fungos e vírus”.

A Prata Coloidal pode ser adquirida no Empório Litoral Sul do Centro de Economia Solidária, em Itabuna, ou pelo telefone e Whatsapp (73) 99933-1164.