Tempo de leitura: < 1 minuto
PM (à esquerda) é acusado de matar fotógrafo e está foragido

O Policial Militar Felipe Prado de Araújo, de 40 anos, acusado de matar o fotógrafo Sandro Santos Silva, de 36 anos, no último dia 1º, no bairro Novo Lomanto, em Itabuna, devolveu, ao comando do 15º Batalhão da Polícia Militar, a pistola que teria feito os onze disparos contra a vítima.  A entrega da arma foi feita pelo advogado Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso.

Rodrigo Eduardo representa em Itabuna a Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra). A entidade prometeu que o soldado irá se entregar nos próximos dias e negocia os termos para a sua apresentação à sede do 15º BPM, em Itabuna. Felipe Prado é acusado de descarregar uma pistola ponto 40, da Polícia Militar, contra a vítima, que foi surpreendia enquanto fazia um serviço na casa da ex-sogra do soldado.

A expectativa é que o PM se apresente nos primeiros dias da próxima semana.Por enquanto, ele é considerado foragido. De acordo com as investigações, Felipe Prado matou o fotógrafo Sandro Silva porque não aceitava o relacionamento da ex-mulher com a vítima.O acusado e o fotógrafo teriam cursado o ensino médio juntos, segundo informações de amigos.
http://157.230.186.12/2020/01/02/pm-teria-feito-11-disparos-contra-o-fotografo-policial-esta-foragido/

Tempo de leitura: 2 minutos
Inscrições para as unidades do Colégio Militar começam na segunda-feira

A Polícia Militar da Bahia abre, na segunda-feira (6), as inscrições do processo seletivo para admissão de alunos nas 15 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2020. A inscrição deve ser feita pela internet. Veja o endereço no final do texto.

O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4) e as inscrições podem ser feitas até as 18 horas de 10 de janeiro (sexta-feira). Ao todo, serão sorteadas 3.303 vagas, sendo 3.269 para as 15 unidades do CPM na Bahia e 34 vagas para a CMEI.

Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais, professores e demais servidores públicos civis da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino ou creche, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de militares estaduais, professores e demais servidores públicos civis da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino ou creche, e 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico será realizado em 13 de janeiro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 9h, no bairro de São Marcos, em Salvador. Para dar mais lisura ao processo, o sorteio será acompanhado por pais ou responsáveis de candidatos inscritos, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe.

ITABUNA-ILHÉUS

A PMBA dispõe de 15 unidades do colégio em todo estado e 12.814 alunos. Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), os CPM estão distribuídos nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié e Barreiras. Acesse aqui a página do processo seletivo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Costa é o governador que mais cumpriu promessas, segundo G1
Divulgado na tarde desta sexta-feira (3), levantamento feito pelo portal de notícias G1 revela que Rui Costa é o governador que mais cumpriu promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.

O gestor baiano já cumpriu 19 compromissos e lidera a lista, à frente dos governadores Wilson Lima (Amazonas), com 18; e João Doria (São Paulo), com 17. Entre as promessas de Rui Costa cumpridas no primeiro ano de mandato, estão a construção de Centros de Atenção Psicossocial, o sistema de videomonitoramento inteligente e a implantação do Projeto Ciência na Escola (PCE).

Rui também lidera a lista quando analisadas as promessas cumpridas parcialmente, com 31 ações já em nível avançado de execução pelo Governo do Estado. Ele aparece novamente à frente de João Doria, com 16, e do governador Flavio Dino (Maranhão), com 23. Nos quatro anos do primeiro mandato, de 2015 a 2018, Rui Costa foi o governador que mais cumpriu promessas de campanha do Brasil, ainda segundo o portal G1 à época.