Sisu oferta mais 4,3 vagas em cursos de graduação na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem 1.108.434 de pessoas inscritas até o momento. O número foi atualizado no início desta quarta-feira (22), pelo Ministério da Educação. Como cada candidato pode sinalizar interesse por até dois cursos, foram contabilizadas 2.095.174 inscrições ao todo.

O período para inscrições fica aberto até as 23h59min de domingo (26).Foi registrado um pico com recorde histórico de 7 mil inscrições por minuto. Cerca de 70% dos acessos têm sido feitos por aparelhos mobile, como celulares e tablets.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

Na inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Por fim, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente de carro na BA-001, na ponte do Rio Cipó, em Canavieiras, nesta quarta-feira (22), resultou na morte de duas pessoas, sendo que uma delas uma criança, que teria 8 anos de idade. A outra pessoa foi uma mulher identificada como Eunice Alves de Freitas. As primeiras informações apuradas pelo PIMENTA são de que as vítimas estavam num veículo de passeio que fazia o transporte clandestino de passageiros para Ilhéus.

Carro ficou sumerso no rio|| Foto Polícia Rodoviária Estadual

De acordo com a polícia, o acidente na saída de cidade ocorreu minutos depois de os passageiros embarcarem, na manhã desta quarta-feira. O motorista teria perdido o controle do veículo no momento em que passava numa curva. Em seguida, o carro bateu na mureta de proteção da ponte e caiu no Rio Cipó.

O veículo ficou completamente submerso. O resgate dos ocupantes do carro foi feito por salva vidas com ajuda de populares, que também tentaram retirar o veículo da água. Os sobreviventes foram levados para o Hospital Municipal Regis Pacheco. Já os corpos da mulher e da criança foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. A polícia investiga o caso.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) ampliou a atuação na área de proteção à mulher nos municípios de Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista. No ano passado, conforme dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública, foram 101 feminicídios, um aumento de 32,9% no número registrado em 2018, quando houve 76 crimes do mesmo tipo.

Sede da 2ª Regional da Defensoria, Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, recebeu uma unidade defensorial que tratará especificamente de Defesa da Mulher e Família. Coordenador da regional, o defensor público José Raimundo Passos Campos esclarece que a instituição está atenta às demandas sociais.

“É uma devolutiva da instituição para sociedade, em especial para rede local de proteção à mulher, que sempre trazia questionamentos sobre o tema nas audiências do Orçamento Participativo. Isso demonstra o quão é importante para a sociedade estar presente nessas audiências, que têm por finalidade colaborar com a Defensoria na organização de políticas públicas”, afirma.

Passos esclarece que a criação da unidade de Defesa da Mulher e família  em Vitória da Conquista ultrapassa o atendimento nas varas de Violência Doméstica e na defesa da vítima. “Entendemos que os reflexos dessa violência estão concentrados ainda mais na seara do Direito de Família mediante a promoção das ações típicas tais como Alimentos, Guarda e o próprio Divórcio. Há também o acompanhamento psicossocial, que é fundamental para o resgate da dignidade dessa vítima”, complementa Passos.

ITABUNA

Em Itabuna, houve a mudança de atribuições em unidade defensorial já existente, que passará a atuar também nas duas áreas: defesa da mulher e família.  “A mudança é extremamente positiva. É uma sinalização importante que a Defensoria Pública manda para a sociedade de Itabuna, por meio da 4ª Regional, a respeito do olhar especial direcionado à proteção à mulher”, explica o coordenador da 4ª Regional, o defensor público George Santos Araújo.

O coordenador também comentou a relação existente entre as questões de proteção à mulher e família, sendo que esta responde por mais de 60% das demandas que chegam à unidade. “Sabemos que muitas mulheres que nos procuram, especialmente as vítimas de violência doméstica, necessitam de amparo e orientação no processo penal, mas não é essa a maior razão da procura”.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Gandu, no sul da Bahia, completou seis meses sem registro de Crimes Violentos Letais Intencionas (homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte), de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O último caso registrado no município, que tem cerca de 33 mil habitantes, ocorreu em 19 de julho de 2019 e foi elucidado. “Os criminosos foram identificados e localizados após fugas para as cidades de Lauro de Freitas, Salvador e Aracaju”, detalhou o titular da Delegacia Territorial de Gandu, delegado Thiago Campos, responsável pela investigação do crime.

As atividades de repressão e prevenção a crimes foram intensificadas pelas policias Civil e Militar, entre elas estão as ações de inteligência de identificação das lideranças criminosas e o patrulhamento em pontos críticos.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Previsão é de muita chuva em Ilhéus nos próximos dias

A Defesa Civil de Ilhéus divulgou alerta, nesta quarta-feira (22), para previsão de fortes chuvas no município nos próximos dias.O índice pluviométrico pode chegar a 130 milímetros até o sábado (25), volume esperado para 15 dias de chuva. Há uma grande preocupação com os alagamentos e possíveis deslizamentos de encostas no município do sul da Bahia.

O alerta de chuva é emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “Quando há previsão de um nível elevado, dobramos o alerta, porque as chuvas podem cair no mesmo período”, explica o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres.

A Defesa Civil orienta os moradores de áreas próximas às praias que tenham atenção redobrada, pois a previsão é que as ondas alcancem de três a quatro metros de altura. Os ventos podem atingir a intensidade 61 km/h, em alto-mar,  entre os municípios de Caravelas e Ilhéus, entre os dias 23 e  25. O órgão informa que, na ocorrência de possíveis eventualidades, a população entre em contato, via números (73) 98836-2753 (WhatsApp) ou (73) 98178-2255.

De acordo com relatório da Marinha do Brasil, a previsão é de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, a partir desta quinta-feira (23). Os ventos observados podem alcançar 63 km/h. O fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Estado vai duplicar trecho da BA-001 para ligar nova ponte

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) confirmou, nesta quarta-feira (22), a restauração e duplicação de um trecho de 2,7 quilômetros da BA-001, a partir do Hotel Opaba até o entroncamento da BR-251. A obra na Orla Sul da cidade, juntamente com a Ponte do Pontal, vai desafogar o fluxo de motoristas na rodovia. O investimento é de R$ 11 milhões.

A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22). A construção da Ponte do Pontal, feita pela Seinfra, também faz parte das melhorias em infraestrutura para o município de Ilhéus. Com 87% de execução, o equipamento terá 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura.

O projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cerca de 2,7 quilômetros. A previsão da Seinfra é de que a obra seja concluída no mês de março.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Criança e idosa morrem depois de carro cair em ponte do Rio Cipó

O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT) liberou, na tarde desta quarta-feira (22), os corpos das duas pessoas que estavam entre os ocupantes do carro que caiu na manhã de hoje na ponte do Rio Cipó, na BA-001, em Canavieiras, no sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Ana Júlia Silva, de 8 anos, e Eunice Alves de Freitas, 60 anos.

O acidente ocorreu na saída da cidade.O motorista, que não teve o nome divulgado, teria perdido o controle do veículo no momento em que passava numa curva. Em seguida, o carro bateu na mureta de proteção da ponte e caiu no Rio Cipó. Ele deve prestar esclarecimentos à Polícia Civil nesta quinta-feira (23). Ainda não foram divulgados horário e local de sepultamento dos corpos das vítimas.

http://157.230.186.12/2020/01/22/carro-cai-em-ponte-e-mata-duas-pessoas-no-sul-da-bahia-uma-das-vitimas-e-uma-crianca/

Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeitura de Itabuna anuncia atrações do carnaval 2020

A Prefeitura de Itabuna anunciou, nesta quarta-feira (22), as atrações para o carnaval antecipado, que será realizado de 6 a 9 de fevereiro e contará com investimentos do Governo do Estado e do município.De acordo com a organização da folia, estão confirmados nomes como das bandas Chiclete com Banana, Babado Novo, Patchanka e Trio da Huana.

Outras atrações confirmadas, segundo o município,  são Ricardo Chaves, Rapazoni, Sine Calmon, Fantasmão, Vitor Kelsh, Ile Ailê, Rixô Elétrico, Rubinho OZ Bambaz. Segundo a prefeitura, o maior investimento será feito pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia(Bahiatursa). Não foi informado o investimento que será feito pela prefeitura para a realização da festa.

A Prefeitura ainda deve anunciar as atrações regionais. O carnaval antecipado de Itabuna começa no dia 6, uma quinta-feira, com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico. Nos dias seguintes, os foliões poderão ir atrás dos trios elétricos nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ruas alagadas no centro de Coaraci|| Fotos redes socais

Moradores de municípios do sul e extremo-sul da Bahia contabilizam os prejuízos com o temporal que cai neste quarta-feira (22).Em Coaraci, entre os pontos mais atingidos estão a rua J.J. Seabra e Avenida Itapitanga, que tiveram centenas de casas e estabelecimentos comerciais alagados no meio da tarde de hoje.

Vendaval derrubou árvore em Salvador

Em Itabuna, houve vários pontos de alagamento nas avenidas J.S. Pinheiro, Ilhéus,   Cinquentenário, Amélia Amado, Manoel Chaves, além de ruas em bairros como Fátima, Santo Antônio, Sarinha, Califórnia, São Caetano, Pontalzinho, Carlos Silva e Morumbi. Em Ipiaú,foram registrados alagamentos em localidades como Rua do Sapo, Manoel Souza Chaves, Praça do Cinquentenário e Avenida Getúlio.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Prazo de inscrição se encerra no domingo

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem 1.108.434 de pessoas inscritas até o momento. O número foi atualizado no início desta quarta-feira (22), pelo Ministério da Educação. Como cada candidato pode sinalizar interesse por até dois cursos, foram contabilizadas 2.095.174 inscrições ao todo.

O período para inscrições fica aberto até as 23h59min de domingo (26).Foi registrado um pico com recorde histórico de 7 mil inscrições por minuto. Cerca de 70% dos acessos têm sido feitos por aparelhos mobile, como celulares e tablets.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

Na inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Por fim, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Carro bateu na mureta da ponte e caiu no rio|| Foto Hevelem Matos/ Studio FM

Um acidente de carro na BA-001, na ponte do Rio Cipó, em Canavieiras, nesta quarta-feira (22), resultou na morte de duas pessoas, sendo que uma delas uma criança, que teria 8 anos de idade. A outra pessoa foi uma mulher identificada como Eunice Alves de Freitas. As primeiras informações apuradas pelo PIMENTA são de que as vítimas estavam num veículo de passeio que fazia o transporte clandestino de passageiros para Ilhéus.

Carro ficou sumerso no rio|| Foto Polícia Rodoviária Estadual

De acordo com a polícia, o acidente na saída de cidade ocorreu minutos depois de os passageiros embarcarem, na manhã desta quarta-feira. O motorista teria perdido o controle do veículo no momento em que passava numa curva. Em seguida, o carro bateu na mureta de proteção da ponte e caiu no Rio Cipó.

O veículo ficou completamente submerso. O resgate dos ocupantes do carro foi feito por salva vidas com ajuda de populares, que também tentaram retirar o veículo da água. Os sobreviventes foram levados para o Hospital Municipal Regis Pacheco. Já os corpos da mulher e da criança foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. A polícia investiga o caso.

Estudante foi único nota mil na redação do Enem na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. O jovem mora na cidade Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e sonha em cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Quando criança, João Pedro sonhava em ser astronauta, mas decidiu escolher ser médico, por causa da estabilidade financeira e para cuidar dos familiares. “Quando eu era pequeno eu queria ser astronauta. Era um sonho de criança, queria descobrir o espaço, porque é um local que ninguém conhece. Ia ser legal descobrir o novo, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse, os olhos pararam de brilhar”, contou o estudante.

“Ano passado eu tentei aplicar em medicina, e esse ano eu vou tentar de novo. A segunda opção é a área de linguagens, que eu gosto bastante. Pode ser Letras ou Relações Internacionais. Eu tenho visto que [medicina] é uma área valorizada no mercado”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos
Itabuna ganha unidade para ajudar no combate à violência contra mulher

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) ampliou a atuação na área de proteção à mulher nos municípios de Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista. No ano passado, conforme dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública, foram 101 feminicídios, um aumento de 32,9% no número registrado em 2018, quando houve 76 crimes do mesmo tipo.

Sede da 2ª Regional da Defensoria, Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, recebeu uma unidade defensorial que tratará especificamente de Defesa da Mulher e Família. Coordenador da regional, o defensor público José Raimundo Passos Campos esclarece que a instituição está atenta às demandas sociais.

“É uma devolutiva da instituição para sociedade, em especial para rede local de proteção à mulher, que sempre trazia questionamentos sobre o tema nas audiências do Orçamento Participativo. Isso demonstra o quão é importante para a sociedade estar presente nessas audiências, que têm por finalidade colaborar com a Defensoria na organização de políticas públicas”, afirma.

Passos esclarece que a criação da unidade de Defesa da Mulher e família  em Vitória da Conquista ultrapassa o atendimento nas varas de Violência Doméstica e na defesa da vítima. “Entendemos que os reflexos dessa violência estão concentrados ainda mais na seara do Direito de Família mediante a promoção das ações típicas tais como Alimentos, Guarda e o próprio Divórcio. Há também o acompanhamento psicossocial, que é fundamental para o resgate da dignidade dessa vítima”, complementa Passos.

ITABUNA

Em Itabuna, houve a mudança de atribuições em unidade defensorial já existente, que passará a atuar também nas duas áreas: defesa da mulher e família.  “A mudança é extremamente positiva. É uma sinalização importante que a Defensoria Pública manda para a sociedade de Itabuna, por meio da 4ª Regional, a respeito do olhar especial direcionado à proteção à mulher”, explica o coordenador da 4ª Regional, o defensor público George Santos Araújo.

O coordenador também comentou a relação existente entre as questões de proteção à mulher e família, sendo que esta responde por mais de 60% das demandas que chegam à unidade. “Sabemos que muitas mulheres que nos procuram, especialmente as vítimas de violência doméstica, necessitam de amparo e orientação no processo penal, mas não é essa a maior razão da procura”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Major Francisco Moreira e o delegado Thiago Campos comemoram seis meses sem mortes violentas em Gandu

O município de Gandu, no sul da Bahia, completou seis meses sem registro de Crimes Violentos Letais Intencionas (homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte), de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O último caso registrado no município, que tem cerca de 33 mil habitantes, ocorreu em 19 de julho de 2019 e foi elucidado. “Os criminosos foram identificados e localizados após fugas para as cidades de Lauro de Freitas, Salvador e Aracaju”, detalhou o titular da Delegacia Territorial de Gandu, delegado Thiago Campos, responsável pela investigação do crime.

As atividades de repressão e prevenção a crimes foram intensificadas pelas policias Civil e Militar, entre elas estão as ações de inteligência de identificação das lideranças criminosas e o patrulhamento em pontos críticos.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
João Pedro quer cursar medicina

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. O jovem mora na cidade Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e sonha em cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Quando criança, João Pedro sonhava em ser astronauta, mas decidiu escolher ser médico, por causa da estabilidade financeira e para cuidar dos familiares. “Quando eu era pequeno eu queria ser astronauta. Era um sonho de criança, queria descobrir o espaço, porque é um local que ninguém conhece. Ia ser legal descobrir o novo, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse, os olhos pararam de brilhar”, contou o estudante.

“Ano passado eu tentei aplicar em medicina, e esse ano eu vou tentar de novo. A segunda opção é a área de linguagens, que eu gosto bastante. Pode ser Letras ou Relações Internacionais. Eu tenho visto que [medicina] é uma área valorizada no mercado”.

Leia Mais