Internado em Ipiaú com coronavírus é de morador de Itagibá || Foto Gilson Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informou, nesta sexta-feira (27), que não possui caso confirmado de coronavírus de moradores do município. A notificação de hoje, divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado, é, na realidade,  de uma pessoa que mora em Itagibá e está internada em Ipiaú.

Não foram divulgados o sexo, idade nem o estado de saúde da pessoa infectada. Ela é do distrito de Japomirim, que fica a poucos quilômetros do centro de Ipiaú e muito mais distante da sede de Itagibá.

Por causa dessa proximidade, a Secretaria de Saúde de Ipiaú alerta aos moradores para que redobrem os cuidados porque a pessoa infectada pelo coronavírus, provavelmente, teve contato com moradores do município e pode ter transmitido a doença.

A pessoa encontra-se internada no Hospital Geral de Ipiaú e teve, na tarde de hoje, a testagem como positivo para a doença. Ipiaú teve quatro casos suspeitos da doença descartados e dois aguardam resultado dos exames pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen).

Unidade industrial da Avatim em Ilhéus, no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Empresa de cosméticos e perfumaria com sede em Ilhéus, a Avatim decidiu redirecionar toda a sua produção para álcool em gel e sabonete no período de pandemia do novo coronavírus (covid-19), segundo informou em comunicado emitido no final da tarde de hoje (27). A indústria, que produz mais de 400 itens de cosmético a perfumaria, possui 150 lojas em 24 estados e cerca de 2 mil revendedores porta a porta e distribuidores.

A Avatim afirma ter feito doação de mais de uma tonelada de álcool em gel 70% e 300 litros de sabonete líquido a órgãos públicos que estão em vigilância e combate ao coronavírus.

Doações também foram feitas a instituições filantrópicas como abrigos de idosos, grupos de apoio a crianças com câncer e cidadãos da Vila Cachoeira, comunidade do entorno da fábrica. Outras medidas foram adotadas pela empresa para conter a disseminação do novo Coronavírus.Leia Mais

Bahia registra mais de 3,7 mil casos de coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de pessoas com exame positivo para o novo coronavírus não para de crescer na Bahia. A quantidade de casos confirmados da doença passou de 108 para 123 nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta sexta-feira (27). A quantidade representa 3% do total de casos notificados.

Até o momento, 1240 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (26). Ao todo, 16 pessoas estão curadas. No momento seis pacientes se encontram hospitalizados. Os casos confirmados estão distribuídos em 19 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,41%).

No sul da Bahia, são cinco casos confirmados da doença em Itabuna (2), Ilhéus (2) e Ipiaú (1). As demais ocorrências no estado foram em Alagoinhas (1), Barreiras (1), Brumado (1), Camaçari (1), Canarana (1), Conceição do Jacuípe (1), Conde, Feira de Santana (9), Jequié (1), Juazeiro (2), Lauro de Freitas (7) Porto Seguro (10), Prado (2), Salvador (78), São Domingos (1), Teixeira de Freitas (1).

FAIXA ETÁRIA E SEXO DAS VÍTIMAS

Dentre os casos confirmados, 55,3% são do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,15) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

A Sesab destaca que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Rui Costa e Fábio Vilas-Boas comentam fake news e quadro de Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fizeram críticas à profusão de fake news em tempos de novo coronavírus. Numa delas, a vítima foi o ex-deputado estadual Augusto Castro. 

Diagnosticado com o novo coronavírus, Augusto está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Mas ontem foi vítima de fake news. Por ela, o deputado não estaria mais entre nós.

“O ex-deputado tem melhorado nas últimas 24, 48 horas”, disse Fabio Vilas-Boas ao falar sobre a disponibilidade de leitos de UTI para vítimas graves do coronavírus no sul da Bahia, inclusive na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. 

O governador Rui Costa reagiu e disse que notícias falsas não ajudam:

– Soltaram fake news com o ex-deputado e isso não ajuda. Fico imaginando a natureza de um ser humano que cria até notícia falsa sobre a vida das pessoas. É muito triste isso – afirmou, alertando internautas para que tomem cuidado com notícias falsas e que deixe grupos de WhatsApp onde fake news são propagadas.

Cremeb suspende médico acusado de irregularidades
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) decidiu pela interdição cautelar total do exercício da medicina do médico Aldo Araújo Grisi. A medida foi aprovada na quinta-feira (26), por unanimidade, pelos conselheiros e impede o médico de atuar profissionalmente em todo o Brasil.

De acordo com o Cremeb, a interdição cautelar tem como objetivo evitar que, no desempenho da sua atividade, o médico Aldo Grisi cause prejuízos à população, especialmente, diante da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), tornando imperiosa a necessidade de resguardar a sociedade nesse momento de vulnerabilidade e agravamento da doença.

Na Bahia, o médico, que seria nutrólogo especialista em longevidade saudável, teria pacientes em municípios como Itabuna, Feira de Santana e Salvador. Ele também é conhecido como doutor do “chip da beleza”.

A interdição cautelar total do medido Aldo Araújo Grisi, conforme decisão, tem efeito imediato e já foi publicada no Diário Oficial da União. O profissional ainda não se pronunciou sobre a decisão do Conselho Regional de Medicina. O Cremeb não divulgou quais foram as irregularidades cometidas por Aldo Grisi, que responde ao processo Ético-profissional 026/2020.

Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante conversa com os internautas, no #PapoCorreria desta sexta-feira (27), o governador Rui Costa afirmou que será estendida, até o dia 5 de abril, a suspensão da circulação de ônibus do transporte intermunicipal para cidades que já tiveram casos confirmados de coronavírus.

A medida será publicada na edição de sábado (28) do Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. “O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus. Ele não sai de uma cidade para outra pelo vento. Quem leva de uma cidade para a outra são as pessoas”, disse Rui.

Até agora, o transporte rodoviário coletivo já foi suspenso em 27 municípios. São eles: Salvador, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari,  Canarana, Conceição do Jacuípe, Correntina, Entre Rios, Feira de Santana, Guanambi, Itaparica (Bom Despacho), Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Nova Soure, Prado, Porto Seguro, São Domingos, Santa Maria da Vitória, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença. É o caso de Itacaré, que não tem, até agora, pessoas identificadas com o novo coronavírus, mas está integrada ao transporte coletivo de Itabuna e Ilhéus.

MP recomenda que empresa não corte água e luz de consumidores de quatro municípios
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou às concessionárias dos serviços públicos de água, luz e gás dos municípios de Eunápolis, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi, no extremo-sul da Bahia, que não suspendam o fornecimento a consumidores com contas atrasadas enquanto durar a situação de emergência decorrente dos riscos da contaminação por coronavírus.

O MP-BA pediu também que as empresas suspendam, temporariamente, a cobrança de faturas e dívidas passadas daqueles usuários beneficiados com as tarifas sociais de água e energia elétrica, possibilitando o parcelamento do débito quando passar o período de emergência. A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Catharine de Oliveira Mattos.

A promotora de justiça solicitou ainda aos fornecedores, distribuidores e revendedores dos quatro municípios que assegurem o oferecimento para venda ao consumidor de produtos de primeira necessidade.

NÃO AUMENTAR PREÇOS

Além disso, orientou que água mineral, alimentos, combustíveis, gás, remédios, álcool, máscaras cirúrgicas descartáveis e produtos de saneamento sanitário domiciliar sejam vendidos pelos mesmos preços praticados antes da pandemia e que eventuais alterações de valor sejam fundamentadas na comprovação de alteração dos custos empresariais logísticos ou funcionais, que devem ser divulgados ao consumidor e aplicados respeitando os estoques disponíveis.

Segundo as recomendações, restrições quantitativas de compra podem ser adotadas com o objetivo de garantir o equilíbrio e a harmonia social, para assegurar o atendimento ao maior número possível de consumidores até que a situação se normalize.

Foi recomendado ainda que os farmacêuticos, ou profissionais responsáveis, orientem o consumidor quanto às medidas de autopreservação e de uso de itens de higiene pessoal, máscaras de proteção, antissépticos e congêneres, informando eventuais itens similares equivalentes aos buscados pelos consumidores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretor médico do Hospital Luís Eduardo Magalhães, Eduardo Kowalsky Neto, anunciou hoje que, a partir da zero hora deste sábado (28), a unidade será usada como referência no sul da Bahia no atendimento a pacientes com sintomas do coronavírus e às pessoas com testagem positiva para a doença.

De acordo com Eduardo Kowalsky, os demais casos de saúde em urgência e emergência devem ser encaminhados para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em Itabuna, a UPA está instalada no bairro Monte Cristo.

A transformação do Hospital de Base em unidade de referência para atendimento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus foi determinada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A medida foi estabelecida por meio do Ofício 258/2020 enviado ao prefeito Fernando Gomes.

Verão Costa a Costa levou várias modalidades esportivas aos municípios
Tempo de leitura: < 1 minuto

A União das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport) confirmou o adiamento da 6ª etapa do projeto Verão Costa a Costa, que estava programado para os próximos dias 4 e 5 de abril, no município de Valença, na Costa do Dendê. A medida foi tomada em concordância com as orientações do Ministério da Saúde, que, após declaração do estado de pandemia para o novo coronavírus (Covid 19), feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma nova data será divulgada tão logo as condições sanitárias se normalizem.

Nas quatro primeiras etapas, realizadas entre janeiro e março, em Alcobaça, Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré, o Verão Costa a Costa contou com a participação de mais de 1,2 mil atletas amadores, disputando torneios de Futevôlei, Beach Soccer, Surf, Stand Up Paddle, Canoagem e Vôlei.

Com shows musicais e equipamentos para a prática de esportes radicais e de aventura, nestas quatro etapas, o projeto, que além de fomentar e estimular a prática esportiva, tem como proposta promover lazer e entretenimento, recebeu um público de aproximadamente 25 mil pessoas.

Apenas segmentos essenciais continuarão funcionando até dia 5 || Foto Ubaitaba.com
Tempo de leitura: < 1 minuto

O comércio de Ubaitaba, no sul da Bahia, permanecerá fechado, parcialmente, até o dia 5 de abril. A decisão foi tomada durante reunião da prefeita Suka Carneiro com comerciantes, secretários municipais e lideranças, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ubaitaba (CDL) nesta quinta (26).

O fechamento começou a vigorar há uma semana e se deve à pandemia do novo coronavírus em todo o mundo. Em Ubaitaba, ainda não há casos confirmados da doença, mas o cuidado se deve ao fato de o município, dentre outros motivos, ser cortado pela principal rodovia federal do país, a BR-101.

De acordo com a prefeita, o fechamento parcial segue as orientações do Governo Estadual e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante este período, funcionam apenas segmentos considerados essenciais, a exemplo de supermercados e farmácias, porém com controle de fluxo de clientes.

Com duas lojas na Juracy Magalhães, Conlar também vai atender por WhatsApp
Tempo de leitura: < 1 minuto

A CONLAR informa que, após do acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Itabuna, as lojas de materiais para construção foram autorizadas ao retorno de suas atividades em horário especial, das 9 às 15 horas.

As lojas reabrem seguindo as orientações dadas pelas autoridades, incluindo distanciamento, higienização e redução do número de pessoas transitando dentro do estabelecimento.

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

Para evitar o seu deslocamento, continuamos com os atendimentos reforçados pelo Whatsapp 98124-0830 e através das redes sociais. Sua segurança é essencial.

Conlar. Duas lojas na Juracy Magalhães, em Itabuna.

Confiança da indústria recua 3,9 pontos em março || Foto Portal Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Índice de Confiança da Indústria, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve queda de 3,9 pontos de fevereiro para março deste ano. Essa foi a primeira queda depois de quatro altas consecutivas. Com o resultado, o indicador recuou para 97,5 pontos, em uma escala de zero a 200.

Segundo a FGV, essa foi a maior queda desde março de 2015, quando começaram as manifestações contra o governo de Dilma Rousseff e quando o indicador recuou 6,6 pontos. A pesquisadora da FGV Renata de Mello Franco explica que o resultado do mês mostra os primeiros efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A confiança recuou em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados. O resultado negativo é, principalmente, reflexo da piora da percepção dos empresários sobre os próximos meses. O Índice de Expectativas caiu 5,6 pontos e passou para 96,2 pontos.

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, também teve queda, mas mais moderada, de 2,1 pontos, e passou para 98,8 pontos. Houve piora nas avaliações sobre a demanda e a situação dos negócios e sobre as expectativas em relação aos bens de consumo duráveis.

Lojas de material de construção abrem parcialmente e em horário reduzido a partir de hoje
Tempo de leitura: < 1 minuto

Andreyver Lima

Os empresários do ramo da construção civil, numa reunião com a presença de dirigentes da Associação Comercial e da CDL de Itabuna, decidiram pela abertura de suas lojas de material de construção, a partir desta sexta-feira (27). As lojas se comprometeram a obedecer protocolos como quadro de funcionários reduzido, acesso limitado e portas entreabertas.

Procurado para falar sobre a proposta, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Valci Serpa, afirmou que o comércio continua fechado, mas o comitê está avaliando e reavaliando alguns procedimentos.

– Foi deliberado a abertura parcial das lojas de materiais de construções obedecendo protocolos. Os demais segmentos que o decreto não abraça serão fiscalizados e fechados sob pena de desobediência, podendo além de multa perder o alvará de funcionamento – disse.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

As lojas Buriti, Pai Mendonça, Conlar, Módulo, Mirassul e Capri Tintas deverão funcionar das 9h às 15h e fornecer equipamentos de proteção, como luvas e máscaras para os funcionários, além de disponibilizar álcool em gel para os funcionários e clientes.

Vilas-Boas diz que houve subida assustadora de casos de covid-19 na região
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo estadual trabalha com a previsão de maior incremento do número de casos confirmados do novo coronavírus na Bahia à medida em que bairros mais populosos forem atingidos, segundo afirmou numa rede social o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Até ontem (26), a Bahia registrava 108 pacientes testando positivo para a doença, quando o esperado era 230. E, para hoje, 306.

“O aumento médio diário tem se mantido em 23%. À medida em que bairros mais populosos forem atingidos, espera-se um incremento maior”, afirmou Vilas-Boas por meio do Twitter. O secretário ainda fez apelo para que populações que morem em cidades com casos confirmados ou resida próxima a uma, que fique em casa. E conclui: “O distanciamento social se aplica para todos”.

DOBROU

O número de casos confirmados na Bahia praticamente dobrou no espaço de quatro dias. Saltou de 55 no último domingo (22) para 108 nesta quinta-feira (26).