Santa Casa montou gabinete de crise para enfrentar a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi convidada e está participando de um grupo nacional de enfrentamento à Covid-19 Todos pela Saúde, iniciativa privada que reúne um grupo de especialistas de diversos setores da saúde para colaborar no combate ao novo coronavírus.

A aliança agrega hospitais com alta resolutividade e/ou localizados em áreas estratégicas para o atendimento a pacientes internados com a doença. Liderado pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, a coalizão é apoiada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia e contará com um fundo de financiamento do Banco Itaú que, também participa da aliança nacional.

De acordo com o projeto, os hospitais deverão seguir a Metodologia Lean, modelo de gestão baseado no enxugamento de processos, e as instituições convidadas precisam montar um Gabinete de Crise, seguir rounds diários de discussão e alimentar a planilha de dados disponibilizada pela coordenação do grupo. A Santa Casa de Itabuna já havia implantado desde 16 de março um Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, mantendo reuniões diárias, e com amplo foco na organização da informação para uma gestão de dados eficiente.

– Participar deste grupo e enxergar que já estávamos praticando parte da metodologia proposta nos deixou ainda mais motivados. Vamos seguir trocando experiências e crescendo com os outros hospitais de referência, já que o enfrentamento ao novo coronavírus é um tema crítico, que tende a fragilizar serviços e sistemas de saúde a médio e longo prazo, e para o qual nenhum hospital em todo o mundo estava completamente preparado – disse o superintendente de Saúde e comandante do Gabinete de Crise da Santa Casa de Itabuna, Adalberto Bezerra.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *