Itabuna registra mais 127 casos de Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Itabuna,  dos 246 casos de novo coronavírus confirmados no município, 119 são profissionais de saúde. Eles trabalham em Itabuna e outras cidades do sul da Bahia. A maior quantidade  dos que contraíram o vírus são técnicos de enfermagem. Nada menos que 56 testaram positivo para a doença.

Médicos e enfermeiros também estão entre os mais infectados, com 16 e 26 profissionais, respectivamente. Os infectados estão em quarentena. Até o início da noite desta segunda-feira (4), Itabuna era o município do interior da Bahia com maior quantidade de casos de Covid-19. Salvador lidera no estado, com 2.128 infectados.

Itabuna, assim como Ilhéus,  está entre as cidades baianas com maior quantidade de mortes confirmadas, conforme dados das secretarias municipais de Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia. São sete óbitos no primeiro e nove no segundo município. A maioria das vítimas estava no grupo de risco.

Na linha de frente de enfrentamento do vírus, profissionais acabam sendo infectados.

Itabuna, além dos 246 casos positivos,  registra 59 pacientes curados e 304 aguardando resultado de exames.  Outros 287 esperam a coleta de material para exames e 657 pessoas são monitoradas.

Em Ilhéus, no geral, são 241 casos confirmados da Covid-19 e 289 pessoas são monitoradas. Existem 117 pacientes que apresentaram os sintomas aguardando o envio dos resultados pelo Laboratório de Saúde do Estado (Lacen) e outros 126 estão curados da doença.  Hoje, 11 pessoas estão internadas em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Secretaria de Saúde de Ilhéus ainda não divulgou o número de profissionais da área infectados.

IPIAÚ

Em Ipiaú, são 53 casos de Covid-19 confirmados  e  duas mortes. Existem ainda 320 casos suspeitos e 488 pessoas em quarentena porque tiveram contato com infectados pela doença.  Há também 14 pessoas curadas e 120 aguardando o resultado dos exames. Entre os infectados em Ipiaú está a vice-prefeita Margarete Chaves, conhecida como Margarete do Abrigo. Ela confirmou, sexta-feira (1º), que estava com doença, mas não apresenta os sintomas.  A vice-prefeita passa bem.

Alta médica de enfermeira foi comemorada com muita festa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Este dia 4 de maio, uma segunda-feira de 2020,  foi de muita festa para familiares, amigos e colegas de trabalho da enfermeira Aline Mota, de 40 anos. Ela foi internada no Hospital de Ilhéus, no sul da Bahia, depois de passar mal e apresentar os sintomas do novo coronavírus no final do mês passado. Na manhã de hoje, ela entrou para lista de pacientes que conseguiram vencer a doença.

Aline Mota foi recebida nos corredores do hospital com louvores, sorrisos, aplausos e gritos de apoio de colegas, que acompanharam a luta diária dela pela vida. Uma grande vitória para todos na unidade de saúde, onde Aline também trabalha.  Depois de vencer a fase crítica, a enfermeira recebeu alta médica para concluir o tratamento em casa, em Ilhéus. Confira o vídeo abaixo.

Agora, a profissional começou a contar os dias para retornar aos hospitais para fazer o que mais gosta: cuidar dos pacientes. A segunda-feira foi realmente de festa não só no Hospital de Ilhéus, mas também no Hospital Regional Costa do Cacau, onde enfermeira trabalha e é muito querida pelos colegas.

 

Bahia registra mais de 3,7 mil casos de coronavírus
Tempo de leitura: 2 minutos

Novos números da Covid-19 na Bahia. Boletim divulgado no início desta noite de segunda (4) revela 3.734 casos confirmados do novo coronavírus no Estado. Foram 168 novos casos em relação ao boletim do final da tarde de domingo (3.566). Subiu para 817 o número de pacientes recuperados. O número de óbitos chegou a 141, conforme  a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A Sesab informa que chegou a 150 o número de municípios com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo 63,43% deles de Salvador. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ilhéus (1.484,66), Uruçuca (1.364,59), Itabuna (1.092,75), Coaraci (1.059,26) e Salvador (825,11).

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Na Bahia, dos 742 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 382 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 51%. Dos 313 leitos de UTI adulto e pediátrico, 182 possuem pacientes internados, atingindo taxa de ocupação de 58%.

A Sesab promete abertura de novos leitos clínicos e de UTI nesta semana em Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.Leia Mais

Auxílio emergencial deve ser solicitado por mais de 12 milhões
Tempo de leitura: 2 minutos

Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse nesta segunda-feira (4) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos.

De acordo com o presidente da Caixa, os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Guimarães enfatizou que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados.

Conforme balanço apresentado por Guimarães, dos 97 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,1 milhões foram aprovados, 26,1 milhões, considerados inelegíveis e 12,4 milhões receberam a classificação de inconclusivos. Ainda há um total de 5,2 milhões de cadastros em análise.

Leia Mais

Menina é baleada em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou, na tarde desta segunda-feira (4), mais quatro mortes causadas pelo novo coronavírus em Ilhéus. A Sesau informou que os pacientes tinham quadro de comorbidades. Dois dos óbitos já tinham sido informados mais cedo pelo PIMENTA.

A Secretaria de Saúde de Ilhéus não deu detalhes sobre os pacientes mortos. Essas informações devem ser fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Ilhéus é o município com a maior quantidade de mortes causadas pela doença no interior da Bahia. Já são nove óbitos confirmados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Enquanto o mundo corre para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, já começaram a realizar testes em humanos. Se provar ser eficaz, os primeiros milhões de doses poderão estar disponíveis até setembro. 

Chamada de ChAdOx1 nCoV-19, essa nova vacina é produzida a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum. Os pesquisadores adicionaram um material genético do coronavírus que é responsável pela produção das proteínas encontradas na superfície do Sars-CoV-2.

O novo coronavírus usa essa proteína “spike” para se ligar aos receptores ACE2 nas células humanas e obter acesso às células para causar uma infecção. Os cientistas esperam que, ser vacinado com o ChAdOx1 nCoV-19, o corpo reconheça o vírus e desenvolva uma resposta imune à proteína “spike”. Isso ajudaria a impedir que o Sars-CoV-2 entre nas células humanas e, portanto, vai evitar a infecção. 

Até agora, 550 participantes receberam a vacina e outros 550 receberam um placebo. Mais de 320 pessoas vacinadas se mostraram seguras e com uma boa tolerância, embora tenham demonstrado efeitos colaterais temporários, como mudanças na temperatura, dor de cabeça ou dor no braço. Confira a íntegra em Viver Bem.

Profissionais de Vitória da Conquista fazem teste rápido para a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde  de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, iniciou, nesta segunda-feira (4), a aplicação de testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus (Covid-19) nos servidores da saúde. A testagem foi iniciada unidade de Saúde da Família do bairro Vila Serrana. O teste detecta a presença de anticorpos em pessoas que tiveram contato com o vírus há mais de sete dias.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, a prioridade é testar os servidores da saúde estão na linha de frente do atendimento. “Escolhemos a Unidade da Vila Serrana para receber a primeira testagem e dentro do nosso cronograma, ao longo da semana, as demais 42 unidades serão também atendidas com os exames”, explica.

O município recebeu do Ministério da Saúde 5.600 testes rápido. Outros  7 mil, comprados pela prefeitura, devem chegar nos próximos dias. Após os profissionais da saúde, serão examinados os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), que também executam serviços de atendimento e pacientes que estão em monitoramento e apresentam sintomas gripais há mais de sete dias.

Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 a 15 minutos. “A partir de uma amostragem de sangue coletado, pode-se saber  se o paciente já teve ou não contato com a doença. Este teste rápido tem a capacidade de identificar como está a condição da equipe para diminuir o risco de disseminação da doença no ambiente de trabalho”, relata o farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Pablo Maciel.

Itacaré, no sul da Bahia, está entre os municípios com restrição de transporte intermunicipal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré publicou, no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (4), novos decretos prorrogando por mais 15 dias os efeitos das medidas de proteção e segurança contra o coronavírus adotadas desde o dia 18 de março.

A decisão atende a uma solicitação do Comitê de Monitoramento, formado por médico, enfermeiros, secretários municipais e representantes da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e Sindicato de Hotelaria e Alimentação.

Os integrantes do Comitê reforçam que o uso de máscaras e o isolamento e distanciamento social são as medidas mais eficazes para evitar a doença. Para eles,  a flexibilização dessas medidas, nesse período de previsão de um aumento de casos de Covid-19 no Brasil, seria colocar em risco a vida da população.

O prefeito Antônio de Anízio concorda que as melhores armas são as usadas até agora pelo município. “Mas de nada vão adiantar todas as medidas que estão sendo adotadas pelo Comitê de Monitoramento contra o coronavírus se a comunidade não colaborar”.

Entre as recomendações do Comitê de Monitoramento estão, em caso de necessidade de sair nas ruas, manter o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas, usar máscaras de proteção de tecido, higienizar as mãos com frequência e evitar o contato das mãos com o nariz, boca e olhos.

Bahia supera 41,5 mil casos de covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) enviou aos representantes dos condomínios residenciais e comerciais recomendações para prevenir a proliferação do vírus e evitar futuras ações de responsabilização trabalhista. O objetivo é balizar a orientação para os administradores, reunindo as diretrizes dos órgãos oficiais sob a ótica das relações de trabalho.

“Com a decisão recente do Supremo Tribunal Federal, pode ser considerada doença ocupacional a contaminação pelo covid-19 e, com isso, os condôminos podem ser responsabilizados caso não adotem as medidas de prevenção. Por isso editamos essa recomendação, com regras claras e específicas para os condomínios residenciais e comerciais”, explicou a procuradora Flávia Vilas Boas.

Ela lembra que, embora o documento tenha sido enviado para os sindicatos de condomínios e empresas de administração, há muitos síndicos que ainda não tiveram acesso e que podem obtê-lo no site do MPT na Bahia.

O órgão reafirma que é obrigação de todo empregador, inclusive condomínios desenvolver um plano de prevenção de infecções, com uma série de medidas. Dentre elas está o fornecimento de espações para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, orientar todos os empregadores e fiscalizar o uso de máscaras, que devem ser fornecidas pelo condomínio.

A procuradora também esclarece que os afastamentos por motivo de saúde por suspeita e contágio ou para acompanhamento de familiares acometidos da doença sejam aceitos sem prejuízo da remuneração.

As medidas preventivas devem ser estendidas inclusive para os prestadores de serviços terceirizados, que terão de ser atendidos por medidas de controle de cunho administrativo ou estrutural para evitar a exposição. A recomendação ainda propõe a negociação coletiva como melhor meio para definição dos procedimentos a serem adotados para a prevenção, oferecendo, inclusive a possibilidade de que essa negociação seja mediada pelo MPT ou pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA).

A recomendação já foi encaminhadas ao Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios Residenciais, Comerciais, Mistos e Trabalhadores em Administração de Condomínios, Condomínios de Shoppings Centers e Centros Empresariais da Cidade de Salvador (Sinteconcs), ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado da Bahia (Secovi-BA) e à Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas (Fetthebasa).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus registrou mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Uma das vítimas, idosa, faleceu nesta segunda-feira (4), informa o site Jornal Bahia Online, do jornalista Maurício Maron. Segundo a publicação, a sexta vítima morava na região do Malhado, uma das áreas mais populosas da Terra de Gabriela.

No final desta manhã, a Secretaria de Saúde de Ilhéus confirmou os dois óbitos, mas não deu detalhes sobre as vítimas e se as mesmas tinham doenças associadas à covid-19. Os dados completos devem ser informados ao final desta segunda pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Com estes dois óbitos, chega a 7 o número de mortes pelo novo coronavírus no município.

Rolando Alexandre é nomeado para o cargo de diretor-geral da PF || Foto Márcio Ferreira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o delegado Rolando Alexandre de Souza para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (4). Souza ocupava a Secretaria de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que é comandada por Alexandre Ramagem.

A nomeação do delegado ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a nomeação e a posse de Ramagem para a diretoria-geral da PF. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, citou declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro que, ao deixar o cargo, acusou o presidente Bolsonaro de tentar interferir politicamente no órgão.

Após a decisão de Moraes, o próprio presidente tornou sem efeito a nomeação do delegado e manteve Ramagem como diretor-geral da Abin, cargo que ocupa desde o início do governo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa defendeu o adiamento das eleições municipais em, pelo menos, 30 dias devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Inicialmente marcadas para 4 de outubro, eleições definirão novos vereadores e prefeitos em todo o país. “Acho que, pelo desenrolar dos acontecimentos, seria prudente [adiar por] 30 dias, [com o] primeiro turno em novembro, segundo turno em dezembro”, argumentou, observando que prorrogar mandatos “nunca é bom para a democracia”.

Para ele, adiar em 30 dias “não prejudicaria a democracia” e “recolocaria o debate [eleitoral] fora do ambiente da crise do coronavírus. Rui Costa falou em adiamento do pleito para novembro levando em conta as projeções que de ponto crítico da covid-19 ocorrendo no final de maio e início de junho, iniciando a curva descendente de casos ainda no primeiro semestre. “Se isso é verdade [as projeções], estaremos descendo a ladeira [do número de casos] em junho”, afirmou em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda (4).

O governador ressaltou ser impossível iniciar o debate eleitoral sem que antes haja redução dos casos de coronavírus a números baixos. Ontem, o Brasil superou a marca de 100 mil casos confirmados da doença e mais de 7 mil mortes. Estudiosos apontam, no entanto que os números de infectados são até 10 vezes maiores e de mortos em 150%, a depender do estado. A Bahia atingiu ontem 3.566 casos confirmados e 128 óbitos.

Blanc faleceu na madrugada desta segunda-feira, por covid-19 || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A música brasileira perdeu, nesta segunda-feira (4), um dos seus maiores nomes. Nesta madrugada, aos 73 anos, faleceu o compositor e escritor brasileiro Aldir Blanc. Ele havia sido diagnosticado há quase um mês com o novo coronavírus e estava há mais de duas semanas internado na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). A morte foi confirmada pela assessoria de Blanc.

Ele havia sido hospitalizado em 10 de abril, com um quadro de pneumonia, pressão alta e infecção urinária. Uma semana depois, foi confirmada a infecção pelo novo coronavírus.

Nos anos 1960, Aldir dividia seu tempo entre a música e a medicina, curso em que se formaria com especialidade em psiquiatria. Foi nesta década que ele participou de diversos festivais da canção, compondo músicas interpretadas por Clara Nunes, Taiguara e Maria Creuza.

No início dos anos 1970, abandonou a medicina para se dedicar exclusivamente às artes. E foi nesta década que ele compôs o seu maior sucesso. Com a parceria de João Bosco e na voz de Elis Regina, o mundo conheceu O bêbado e o equilibrista.

Em 1978, publicou as crônicas Rua dos Artistas e arredores. Em 1981, Porta de tinturaria (1981). As duas obras foram reunidas, posteriormente, em 2006 na edição Rua dos Artistas e transversais, que ainda trouxe 14 crônicas escritas para a revista Bundas e para o Jornal do Brasil.

Bombeiros especializados fazem a desinfecção da Central do Malhado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe de bombeiros militares iniciou na noite deste domingo (3) trabalho de desinfecção da Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus. A descontaminação é feita por bombeiros especializados em agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN).

A central é o principal centro de abastecimento de Ilhéus e, além de barracas, também tem dezenas de boxes. Na área dos boxes, a descontaminação foi feita no piso e parede dos corredores. A Central é vista como dos principais focos de contaminação, por causa do não respeito a limites de distância entre barracas e a grande circulação de pessoas.

A Central do Malhado chegou a ser interditada no sábado (2) pela Vigilância Sanitária Estadual. No mesmo dia, o prefeito Mário Alexandre, que se disse surpreso com a ordem de interdição na sexta (1º), mandou reabrir a central, após ser pressionado por feirantes e donos de boxes.

Fernando Schmidt faleceu na madrugada desta segunda em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fernando Schmidt, ex-ministro interino do Trabalho, ex-presidente do Bahia e chefe de Gabinete no Governo Jaques Wagner, faleceu na madrugada desta segunda (4) em um hospital em Salvador, onde estava internado devido a problemas neurológicos.

Schmidt estava com 76 anos. O corpo do primeiro presidente do Bahia eleito democraticamente será enterrado às 15h desta segunda, no Cemitério Campo Santo, em Salvador, município onde também foi vereador, na década de 80 e, nos anos 90, secretário municipal na gestão de Lídice da Mata.

Políticos lamentaram a perda, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, que falou do ser humano e do político, além de dirigente esportivo. Schmidt presidiu o Bahia no período de 1975 a 1979, quando o clube foi heptacampeão baiano e construiu o Fazendão.

Quase 20 anos depois, em 2013, tornou-se o primeiro presidente do Tricolor eleito democraticamente, com 67% dos votos válidos. “Schmidt foi político em toda a sua vida, mas será inesquecível, principalmente para os torcedores tricolores, pelo futebol”, disse Nelson Leal.