MP-BA recorre à justiça para fechar comércio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com ação civil pública na 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista, no  sudoeste da Bahia, pedindo o fechamento do comércio da cidade. Na peça, o promotor Guiomar Miranda de Oliveira  aponta o aumento no número infectados pelo novo coronavírus e mortos no município. Foram 32 novos casos da doença somente nas últimas 24 horas.

Vitória da Conquista registra, até esta segunda-feira (22),  523 casos de novo coronavírus. Desse total, 401 pessoas estão curadas, 109 estão em recuperação e 13 morreram.  Metade dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está ocupada e quase 33% dos leitos de enfermaria têm pacientes internados, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Ilhéus tem quase 1,5 mil casos de Covid-19 confirmados
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais 32 moradores de Ilhéus entraram para a lista dos que venceram o novo coronavírus. O número de curados da Covid-19 passou de 684, ontem, para 716 nesta segunda-feira (22). O município do sul da Bahia contabiliza, até o momento, 9.062 notificações, com 6.575 casos descartados.

Nas últimas horas,  Ilhéus teve mais 42 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Com isso, o número de infectados passou de 1.109 para 1.151. Existem 237 moradores com os sintomas da doença aguardando o resultado de exame e outros 142 sendo monitorados.

Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Município mostram ainda aumento na quantidade de pacientes em estado grave em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Subiu de 46 para 50 nas últimas 24 horas. De ontem para hoje, foram registradas mais duas mortes causadas pela doença. O número de óbitos passou para 50 nesta segunda.

Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A quantidade de curados da Covid-19 em Itabuna subiu de 848 para 933 , segundo dados divulgados na noite desta segunda-feira (22), pela Secretaria Municipal de Saúde.  São 85 pessoas a mais em relação ao número divulgado no boletim epidemiológico de ontem.

Os 933 curados representam quase 50% das 1.879 pessoas que testaram positivo para a Covid-19 até esta segunda. São 56 novos casos confirmados de infectados pela doença.  O número de mortes causadas pela doença em Itabuna também subiu. Passou de 62 para 63.

O município já contabiliza 7.561 notificações, com 5.361 casos descartados.  Há 299 pessoas com sintomas da doença aguardando o resultado de exame e outras 129 esperando a coleta para a realização do exame. Existem ainda 24 pacientes internados em leitos de enfermaria e outros 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Receba ganhou carro zero em live da sorte
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois moradores do sul da Bahia tiveram sorte grande. Rebeca Souza Silva Rosa concorreu com milhares de fãs de Léo Santana de todo o Brasil e ganhou o maior prêmio sorteado durante a “Live Sorte”, no domingo (21). Ela foi contemplada com o Jeep Renegade zero km.

Além do carro, duas motos foram sorteadas durante a transmissão do “Baile da Santinha Sunset”. Para concorrer, os fãs adquiriram o Título de Capitalização pelo QR Code e pelo site.

Quem também está comemorando desde domingo é Alisson Douglas Lopes Ramos, de Ilhéus. Ele ganhou uma das motos sorteadas durante o show de Léo Santana. A segunda motocicleta saiu para Ria Maria de Lima, de Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com os organizadores da “Live Sorte”, parte dos recursos arrecadados será doada para o Hospital do Câncer de Londrina. A live desta segunda-feira será com Matheus Ceará, a partir das 21h. Na quarta-feira (24) será a vez de Calcinha Preta e convidados.

Itabuna e Ilhéus registram, juntos, quase 500 óbitos pela Covid-19
Tempo de leitura: 6 minutos

A Bahia registrou 807 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que também revelou 50 óbitos no período e mais 717 curados. No acumulado, são 47.086 casos de infectados pela doença com confirmação por teste ou critério epidemiológico, 23.305 curados, 22.340 casos ativos e 1.441 mortes.

As confirmações ocorreram em 359 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (50,67%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ipiaú (1.218,58), Uruçuca (1.072,18), itajuípe (1.059,00), Gandu (1.052,37) e São José da Vitória (1.007,60). Na Bahia, 6.340 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Na Bahia, dos 2.183 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.306 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 60% No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 896 leitos exclusivos para o coronavírus, 666 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 74%.

ÓBITOS

A Sesab contabiliza 1.441 mortes pelo novo coronavírus, 50 deles registrados nesta segunda (22). As vítimas são de municípios, a exemplo Salvador, Canavieiras, Camaçari, Lauro de Freitas, Gandu, Ipirá, Medeiros Neto e Vitória da Conquista. Confira o histórico das últimas 50 vítimas no “leia mais”.Leia Mais

Polícia cumpriu mandado e prendeu 9 em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nove mandados de prisão foram cumpridos, nesta segunda-feira (22), por equipes das polícias Civil e Militar em Ilhéus, no sul da Bahia. Os criminosos presos na operação ‘Aritaguá’ eram procurados por homicídio qualificado desde abril deste ano.

Segundo o coordenador regional da 7ª Coorpin, delegado Evy Paternostro, os criminosos planejaram a morte de um homem após descobrirem que, incomodado com o tráfico de drogas na região, ele denunciava a atuação dos grupos em Aritaguá, zona rural de Ilhéus.

“Apesar da vítima não ter nenhuma relação com a criminalidade, as investigações indicaram que o irmão dele era ligado a uma facção rival. Isso nos faz acreditar que a atitude tenha sido motivada por vingança”, contou o delegado, lembrando que “mesmo procurados por homicídio qualificado, grande parte do bando tinha ligação com o tráfico de drogas na região”.

Os nove homens tiveram os mandados de prisão cumpridos e seguem custodiados na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Ilhéus, onde aguardam interrogatório. Dois deles, encontrados com um revólver calibre 32 e uma espingarda, foram autuados por posse irregular de arma de fogo.

“Continuamos com empenho nas investigações em busca de mais três criminosos envolvidos no crime”, concluiu o delegado. Apoiaram a operação as equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), além das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, Independente da Polícia Militar (70ª CIPM/Ilhéus) e Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa/Ilhéus).

Promotoria acionou município contra reabertura do comércio
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual (MP-BA) ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura de Ubatã e solicitou à Justiça liminar que suste efeitos de decreto que permitiu a reabertura do comércio do município sul-baiano. O objetivo é que os estabelecimentos sejam fechados e todas as atividades comerciais entendidas como não essenciais suspensas.

Além disso, o promotor de Justiça Fabrício Guida de Menezes explica que solicitou à Justiça que obrigue o Município, que já tem 66 casos de contaminados registrados e contabiliza duas mortes, a adotar medidas efetivas de fiscalização para garantir o cumprimento da norma proibitiva, que condicione a reabertura do comércio ao surgimento de um cenário epidemiológico favorável, com disponibilidade regular de leitos de UTI em quantidade suficiente, estabilização do número de casos ativos, diminuição da taxa de letalidade do coronavírus, redução contínua da taxa de infecção diária e aumento da taxa de isolamento social.

Segundo o promotor de Justiça, “houve evidente precipitação do Município de Ubatã na flexibilização das medidas de isolamento social, com a autorização do retorno das atividades não essenciais”. Ele acredita que este é um caso de ameaça à saúde pública, pois os dados demonstram uma verdadeira “explosão” na curva de crescimento dos casos de contaminados, “evidenciando de forma indiscutível que o município está no pico da epidemia com clara tendência de piora no seu cenário epidemiológico”.

Na ação, Fabrício Guida frisa que inexistem leitos de UTI equipados no hospital municipal e que é crítica a taxa de ocupação dos leitos da rede estadual, o que está acrescido da subida vertiginosa da taxa de infecção diária verificada nos 19 dias de retorno das atividades não essenciais.Leia Mais

Marão terá que devolver R$ 1,6 milhão aos cofres públicos || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre (Marão) está infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). O resultado do teste foi divulgado no início da tarde desta segunda (22) pelo secretário de Comunicação Social de Ilhéus, Mauro Alves.

Já em quarentena, Marão está despachando de casa desde ontem (21), um dia depois de ter participado da assinatura de ordem de serviço com membros do governo e de associação de feirantes do Malhado.

Segundo o secretário, o prefeito está assintomático. “Ele, como médico e homem público, naturalmente está mais exposto ao risco de contaminação da Covid-19. Mas graças a Deus ele está bem, se cuidando e cumprindo o isolamento para retornar às atividades o quanto antes”, disse.

Ponte está concluída há duas semanas e campanha cobra liberação do trânsito || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa adiou a visita técnica que faria às obras da nova ponte que ligará centro e zona sul de Ilhéus. A agenda no município sul-baiano estava programada para esta terça (23). A obra é a primeira ponte estaiada da Bahia.

Os motivos do adiamento não foram divulgados pela assessoria. As obras da ponte estão concluídas desde a semana passada. É provável que a visita ocorra no final de semana. Ilhéus faz aniversário no próximo domingo (28).

O governo está cercando a vinda de Rui Costa de cuidados para evitar aglomerações por causa da pandemia, já que a visita será a entrega formal da obra, que custou R$ 98 milhões e busca desafogar o trânsito entre zona sul e centro da cidade, principalmente em horários de pico.

Mais de 2,1 mil quilos de cocaína foram apreendidos no Porto de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (21) a Operação Ephestia. Segundo a corporação, é a continuidade das investigações após a apreensão de mais de 2 toneladas de cocaína no porto de Ilhéus, no último final de semana.

Cerca de 30 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados à empresa exportadora, tanto em Recife (PE), onde se localiza a sua sede, quanto no extremo-oeste da Bahia, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, onde a carga de soja teria sido carregada. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Seção Judiciária da Bahia

Com a ação, busca-se o aprofundamento das investigações, com a obtenção de provas que levem à identificação dos responsáveis pela carga ilícita e o desbaratamento da organização criminosa.

O nome da operação, Ephestia, faz alusão a uma praga muito comum na armazenagem de grãos. Assim como esta praga, a ocultação de drogas em cargas de grãos tem se disseminado nos portos brasileiros utilizados como rota pelo tráfico internacional.

Segundo a PF, 9,5 toneladas de cocaína foram apreendidas em território baiano, pela corporação, apenas em 2020.

O deputado, a exemplo do pai, também teve resultado positivo para covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de uma rede social, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) disse que deu positivo o resultado do seu exame para o novo coronavírus (Covid-19).

A postagem foi feita no Instagram. Nela, o parlamentar aparece ao lado do pai, Félix Mendonça, que também já havia testado positivo para a doença.

– Que Deus proteja a nós todos na luta contra a pandemia. Fiquem em casa, respeitem o isolamento – que nós, mesmo respeitando, contraímos o vírus – disse.

Escolas precisam ter itens de saneamento para o pós-pandemia || Foto Fernando Frazão/Agência Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

Em todo o país, pouco menos da metade das escolas públicas (46,7%) tem acesso a saneamento básico – isso significa distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Entre as particulares esse percentual sobe para 89%. Além disso, 30% das escolas públicas e privadas no Brasil têm área verde em sua infraestrutura, como jardins, hortas e outros espaços recreativos.

Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Melhor Escola, plataforma que conecta alunos a escolas, oferecendo bolsas de estudo para todas as etapas da educação básica, da infantil ao ensino médio. O estudo busca verificar a preparação das escolas para o retorno às aulas presenciais, no contexto da pandemia do novo coronavírus.

Tanto saneamento básico quanto áreas verdes são, de acordo com o diretor de Novos Negócios da Quero Educação, Sérgio Fiúza, itens de infraestrutura que conferem maior segurança a professores, funcionários e estudantes. “Na hora de optar por abrir a escola novamente, o que vai ser analisado é qual a chance de acabar alastrando a pandemia”, diz, ressaltando que essas variáveis devem ser levadas em consideração na hora de definir estratégias de retomada.

O levantamento mostra ainda diferenças de infraestrutura das escolas entre estados. O Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará apresentam os piores índices de saneamento básico nos centros de ensino do país, beirando 10% na rede pública.

O professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Unaí Tupinambás ressalta que o vírus deverá circular entre nós por mais alguns anos, o que exigirá de espaços de aglomeração, como as escolas, uma adequação dos espaços físicos para evitar o contágio.

“Contratar professores, diminuir alunos por sala, readequar espaços físicos”, diz. “Tem que pensar um novo formato sabendo que o vírus transmite em espaço físico fechado, com permanência por muito tempo. Uma aula poderia ser muito bem dada debaixo de uma árvore em cidade do interior, ou colocar uma tenda vazada. Isso tudo vai ter que ser repensado. Será preciso ter uma área para professor, talvez com proteção de acrílico. E garantir o uso de máscaras”, afirma.

Tupinambás defende que o investimento em educação é investimento em saúde, uma vez que é também nas escolas que se aprende a prevenção a diversas doenças, como a covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Estados e municípios vêm manifestando preocupação com recursos para a educação, em um contexto em que vêm gastando mais em aulas remotas e outras ações durante a pandemia do novo coronavírus e em que, por outro lado, têm observado queda nas receitas.

Os entes federados defendem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja permanência depende de aprovação do Congresso Nacional.

O Fundeb é a principal fonte de recursos da educação básica, respondendo por mais de 60% do financiamento de todo o ensino básico do país, etapa que vai do infantil ao ensino médio. O fundo é composto por recursos que provêm de impostos e transferências da União, estados e municípios. Criado em 2006, o Fundeb tem validade até o fim deste ano. Projetos para tornar o fundo permanente tramitam no Congresso Nacional.

RETORNO ÀS AULAS

Nesta semana, os secretários estaduais de Educação divulgaram documento com diretrizes nacionais para um protocolo de retorno às aulas presenciais. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o documento foi elaborado a partir da experiência de outros países que já retornaram às aulas e ainda propostas de protocolos criadas por estados que já se adiantaram nesse quesito.Leia Mais