Dona Maria Damasceno, de 95 anos, está entre os milhares de curados da doença na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 6 minutos

A Bahia registrou 3.251 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com 51 óbitos e 3.079 curados no período. O total de casos acumulados desde o início da pandemia chega a 68.495, dos quais 43.072 já são considerados curados, 23.675 encontram-se ativos e 1.748 tiveram óbitos confirmados.

As confirmações ocorreram em 386 dos 417 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,80%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.800,79), Ipiaú (1.488,89), Gandu (1.413,45), Uruçuca (1.203,76) e Salvador (1.125,63).

O boletim epidemiológico contabiliza 68.495 casos confirmados, 157.776 casos descartados e 72.035 em investigação. Na Bahia, 8.198 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

79% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS

Na Bahia, dos 2.266 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.416 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 62%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 908 leitos exclusivos para o coronavírus, 715 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%.

ÓBITOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 1.748 mortes pelo novo coronavírus, 51 neste domingo (28). O histórico de cada uma das vítimas dos novos registros pode ser conferido abaixo, no “leia mais”.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Esse contato nos uniu para grandes missões de vida, na política e fora dela. Sou grato a Deus por essa energia positiva e verdadeira.

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

Neste sábado, 27 de junho, apresentei o Ponto de Vista, na Rádio Nacional, sem saber ao certo se era o último programa antes das eleições municipais, já que paira uma incerteza no ar em função da PEC que tramita no Congresso para a mudança da data das eleições. Com esse suspense no ar, no entanto recebi dos meus ouvintes e seguidores das redes sociais muito afeto, reconhecimento e apoio.

Se foi o último da temporada, me despeço com uma sensação gratificante de dever cumprido e com o coração transbordando de felicidade pelas inúmeras entrevistas e informações de qualidade que conseguimos levar para todo o público ao longo da existência do programa. Caso não tenha sido, estarei de volta no próximo sábado.

Criei o Ponto de Vista com muito carinho há quase três anos, e desde então conto com pessoas maravilhosas no Brasil e ao redor do mundo nesse que se tornou o programa dos itabunenses, chegando com grande receptividade nos lares, estabelecimentos comerciais e nos veículos da minha cidade querida – e, para minha alegria, também de outras cidades da região cacaueira e outras mais através da internet.

Contribuímos de forma efetiva com o jornalismo, com prestação de serviço e cidadania, tudo em duas horas de muito dinamismo, interação, olhares plurais e intensidade, que começa a acontecer muito antes de a luz verde do estúdio acender. Preparamos o programa com muita dedicação e esforço, o que eu e minha equipe fazemos com muito esmero e querendo levar o melhor conteúdo para os espectadores.

Na Rádio Nacional e com o nosso público, construí grandes relações. Meu muito obrigado a todos que me acompanham na Comunicação e que se juntaram a mim nessa linda caminhada de vida pela qual tenho tanto amor e respeito. Esse contato nos uniu para grandes missões de vida, na política e fora dela. Sou grato a Deus por essa energia positiva e verdadeira.

Saio para uma outra missão e espero contar com o apoio da sociedade itabunense. Após a eleição, estarei de volta ao batente do rádio, afinal esse veículo serve de âncora para a transformação social através da prática de informar. Mas, como sei que não conseguirei ficar longe da Comunicação – um chamado que entendo, no meu íntimo, ser para a vida toda, enquanto Deus me permitir servir -, continuarei a me comunicar pelas minhas redes sociais.

Minha imensa gratidão por todo o carinho que recebo todos os dias. Peço a Deus que esteja em nossas proteções e permitindo a superação dessa crise sanitária do novo coronavírus, na certeza de que continuaremos juntos na estrada da vida.

Encontro vocês no projeto #EmCasaComRosivaldo, no Instagram e no Facebook: @rosivaldopinheirorp.

Rosivaldo Pinheiro é especialista em Planejamento de Cidades (Uesc) e economista.

Canavieiras perde ex-prefeito Almir Melo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito de Canavieiras Almir Melo (MDB), de 75 anos, faleceu, na tarde deste domingo (28). As primeiras informações são de que o político estava em casa com a família quando sentiu-se mal e foi levado às pressas para o Municipal Hospital Regis Pacheco.

O quadro de saúde agravou-se rapidamente e Almir Melo não resistiu. Informações extraoficiais são de que ele teria sido vítima de infarto. Almir foi prefeito de Canavieiras por quatro mandatos, sendo que o último encerrado em 2016. Não foram divulgados os detalhes sobre o sepultamento do corpo do ex-prefeito.

Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia atingiu a marca 7,1 de mil casos confirmados do novo coronavírus no sábado (27). Itabuna( 2.337), Ilhéus (1.330), Ipiaú (685), Gandu (555), Itajuípe (377), Camacan (280), Uruçuca (237), Ibirataia (144), Ubaitaba (144), Itacaré (134) e Ibicaraí (129) são os municípios regionais com a maior quantidade de infectados.

Outros municípios regionais com grande quantidade de casos de coronavírus confirmados são Buerarema (111),Ibirapitanga (91),Aurelino Leal (87), Ubatã (83), Itagibá (61), Coaraci (57) Floresta Azul (42) e Maraú (30). As informações são das secretarias municipais de saúde.

O número de pessoas que conseguiram vencer a Covid-19 chegou a 4.180, sendo que 1.034 moradores de Itabuna. Em Ilhéus aparece depois, com 892 curados. A lista de municípios com maior número de curados inclui ainda Ipiaú (525), Itajuípe, (206) Uruçuca (192), Camacan (187), Gandu (256), Buerarema (66), Ibicaraí (90), Itacaré (66), Ubatã (61), Ibirataia (49), Ubaitaba (47), Coaraci (46),Ibirapitanga (40), Aurelino Leal (37), Itagibá (35) e Floresta Azul (31).

ÓBITOS

A doença já cousou 203 mortes nos municípios sul-baianos. Os municípios que contabilizam óbitos são Almadina (1), Aurelino Leal (1), Buerarema (5), Canavieiras (3), Camacan (9), Coaraci (3), Dario Meira (1), Gandu (10), Gongogi (2), Ibicaraí (1), Ibirapitanga (2), Ibirataia (3), Ilhéus (54), Itabuna (66), Itacaré (4), Itagibá (2), Uruçuca (15), Ipiaú (8), Itajuípe (4)e Ubatã (2). A Covid-19 causou mortes também em Maraú (2), Pau Brasil (3) e Ubaitaba (3).

De acordo com as secretarias municipais de saúde, são mais de 300 pacientes do sul da Bahia internados. São moradores de Buerarema, Camacan, Gandu, Ibirapitanga, Itabuna, Itacaré, Ilhéus, Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca, Ubaitaba e Ubatã.

Prefeitura anuncia ampliação de reabertura do comércio de Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, anunciou, na manhã deste domingo (28), a reabertura de bares e restaurantes a partir da próxima quinta-feira (2). A decisão foi informada após reunião dos membros do Comitê de Representação Civil e Institucional.

Durante o encontro, os participantes avaliaram dados epidemiológicos de Vitória da Conquista e debateram sobre o Plano de Retomada Gradual das atividades econômicas. Além do Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura e entidades da sociedade civil, o encontro por videoconferência, contou com a participação de representantes da Associação de Bares e Restaurantes de Vitória da Conquista (Abracon) e das academias de ginástica.

Durante o encontro foi apresentada a previsão para abertura do segmento de academias para o próximo 13 de julho, após avaliações dos dados epidemiológicas que serão colhidos durante essa terceira fase.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Vitória da Conquista tem 638 casos confirmados do novo coronavírus e 14 óbitos. Do total de casos confirmados, 463 estão curados da doença e 161 estão se recuperando. Hoje, existem 4.019 casos suspeitos em investigação.

Armas e rádios foram apreendidos com irmãos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois irmãos foram presos em flagrante, no sábado (27), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica. Eles exibiam armas de fogo, no distrito de Itaporanga, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia.

Os PMs prenderam os irmão após denúncia de que homens armados circulavam próxima da BR-367. Durante varreduras os homens foram surpreendidos, na Rua da Praia, e correram. De acordo com a polícia, um deles foi alcançado, dentro de uma residência, armado e com drogas.

Durante depoimento preliminar, ele informou onde morava com o irmão. Em outro imóvel, com autorização da mãe da dupla, os militares prenderam o outro suspeito com arma e rádios comunicadores.

Os irmãos, uma espingarda calibre 36, um revólver calibre 38, munições, dois rádios comunicadores, 21 porções de maconha e um celular foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Porto Seguro.