Ilhéus registra 79 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus confirmou, nas últimas 24 horas, 35 novos infectados pela Covid-19. Com isso, o número de casos da doença saltou de 1.399 para 1.434, conformem dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite desta terça-feira (30). O município tem 402 casos ativos.

Ilhéus registra 10.101 notificações, com 7.709 casos descartados. Contabiliza ainda 50 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 56 óbitos. A quantidade de curados passou de 948 para 976.

Itabuna já registra 360 mortes pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está com quase todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 ocupados. Dos 23 leitos disponíveis para pacientes graves nos hospitais de Base, Calixto Midlej e Manoel Novaes (pediátrico), 20 estão ocupados, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na noite desta terça-feira (30).

Além dos leitos de UTI, Itabuna conta com 78 leitos clínicos nos três hospitais, sendo que 42 estão ocupados. O número de infectados no município subiu de 2.457, na segunda, para 2.520 nesta terça. Foram mais 63 casos confirmados nas últimas 24 horas.

Itabuna tem 9.959 notificações de Covid-19, com 7.059 casos descartados. Hoje, são 289 pessoas aguardando o resultado de exame e outras 177 esperando a coleta de material para a realização de exame. Existem 1.092 pessoas curadas e 67 óbitos, sendo 13 em domicílio.

Itamaraju tem quase mil curados da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu de 335 para 348 o número de curados pelo novo coronavírus em Itamaraju, no extremo-sul da Bahia.  Mas o número de casos de infectados não para de crescer, passou de 500 para 532 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São 32 novos infectados de ontem para hoje.

Itamaraju tem 171 moradores que testaram positivo em recuperação, três internados e 12 óbitos.  Os pacientes em estado mais grave estão internados no Hospital Municipal de Itamaraju. Não existem pessoas com sintomas da Covid-19 aguardando o resultado de exame.

Túneis de desinfecção já foram instalados em vários municípios baianos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital de Base de Itabuna passou a contar com um túnel de desinfecção do Senai Cimatec.  O equipamento, que é para uso exclusivo de profissionais paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foi implantado nesta terça-feira (30) pelo Governo do Estado.

O Hospital de Base de Itabuna conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 38 clínicos para pacientes com diagnóstico do novo coronavírus. Outros 10 leitos para pacientes adultos estão no Hospital Calixto Midlej Filho, que oferece ainda 35 leitos clínicos.

Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec.

O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

OUTRAS UNIDADES COM TÚNEIS

Os equipamentos também foram implantados no Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira, Santa Clara e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador.

Além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus, Amec (Camacan), Geral do Oeste (Barreiras), São Pedro (Remanso) e Regional Mário Dourado Sobrinho (Irecê), além do hospital de campanha de Teixeira de Freitas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Jequié, na noite desta terça-feira (30), mostram que subiu de 78,9% para 89,5% a taxa de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos infectados pelo novo coronavírus no município do sudoeste da Bahia. O número de casos também cresceu nas últimas 24 horas, passando de 876 para 903.

Do total de infectados em Jequié, 588 pacientes estão recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. Os que estão em quarentena somam 1.802 pessoas. São 2.170 casos notificados, sendo que 1.224 descartados e 43 aguardando resultado do exame. O município registra ainda 33 óbitos e 1.802 pessoas em quarentena.

Comércio de Itabuna poderá abrir neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes afirmou em entrevista coletiva, há pouco, que comércio somente reabrirá na próximo dia 9. Ele alegou a alta ocupação dos leitos de UTI Covid-19 para não autorizar a reabertura para esta quarta (1º). Segundo ele, 70% dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes de outros municípios.

O novo prazo dado pelo prefeito coincide com a possível abertura de 10 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes vítimas da covid-19. “Infelizmente, nas últimas 24 horas, aumentou a ocupação dos leitos de UTI na Santa Casa e no Hospital de Base”, justificou.

O prefeito disse que a instalação de novos leitos de UTI será concluída até o dia 8. “No dia seguinte, com todos os protocolos definidos, iremos reabrir o comércio de Itabuna. Já vamos deixar decretado”, disse.

Bolsonaro ao lado de Decotelli quando anunciou que ele seria o ministro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor e militar da reserva Carlos Alberto Decotelli não mais assumirá o Ministério da Educação. Nesta tarde de terça (30), Decotelli pediu demissão do cargo mesmo antes de tomar posse. A passagem relâmpago se deve à forte repercussão de fraude no currículo do agora ex-ministro.

Antes da posse, Decotelli foi apresentado como militar com títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.  Porém, as universidades onde ele havia dito que obteve título de doutor e pós-doutor, na Argentina e Alemanha, negaram que ele tivesse defesa de tese aprovada (caso da Universidade Nacional de Rosário, Argentina) ou cursado pós-doutorado na Universidade de Wüperttal. Ainda está sendo investigado por plágio em seu mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Tempo de leitura: 7 minutos

A Bahia registrou 3.840 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, informou há pouco a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De ontem (29) para hoje (30),  também foram registrados 53 óbitos e 3.813 curados. Agora, a Bahia possui 73.307 casos confirmados, com 47.759 pacientes curados e 23.695 em recuperação e total de 1.853 óbitos confirmados.

As confirmações de casos ocorreram em 385 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,05%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.898,39), Gandu (1.539,98), Ipiaú (1.510,69), Uruçuca (1.271,99) e Itabuna (1.210,00).

O boletim epidemiológico contabiliza 73.307 casos confirmados, 162.200 casos descartados e 75.726 em investigação. Na Bahia, 8.724 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

LEITOS DE UTI COVID-19

Na Bahia, dos 2.284 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.422 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 62%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 916 leitos exclusivos para o coronavírus, 718 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 78%.

ÓBITOS

A Sesab contabiliza 1.853 mortes pelo novo coronavírus. O histórico dos 53 óbitos confirmados hoje está abaixo, no “leia mais”. Leia Mais

Mais de 160 funcionários da Tabocas testaram positivo || Foto Itapetingarepórter
Tempo de leitura: < 1 minuto

O surto de covid-19 em uma empresa de energia no município de Itapetinga, localizado no sudoeste baiano, está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho. Mais de 160 funcionários de um canteiro de obras administrado pela empreiteira Tabocas, que faz montagem de torres de retransmissão de energia, testaram positivo na semana passada. O MPT abriu inquérito para acompanhar a adoção das medidas de contenção do surto e solicitou imediata inspeção pelas equipes do Cerest.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 300 empregados da Tabocas foram submetidos a testes rápidos na segunda-feira (29) e 169 deles tiveram resultado positivo. A testagem foi determinada pelas autoridades de saúde municipais após dois trabalhadores que integravam o grupo testarem positivo na semana passada. Após o registro de que mais de 60 casos positivos no canteiro da cidade de Macarani, que fica perto de Itapetinga, a prefeitura exigiu os exames para que a empresa pudesse voltar a funcionar. A Tabocas havia informado que todos os alocados para Itapetinga tinham testado negativo.

O MPT vai enviar recomendação à empresa com as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos empregados e da sociedade e para a gestão do surto entre seus colaboradores. O órgão busca saber se houve negligência por parte dos gestores em relação a medidas de prevenção e controle da pandemia. A ação fiscal que o Cerest realiza na Tabocas trará os elementos técnicos para instrução do inquérito e a empresa também será convocada a prestar esclarecimentos e fornecer informações.

A Prefeitura de Itapetinga deve determinar a suspensão das atividades da Tabocas por 30 dias. Até o domingo (28), a cidade tinha 196 casos confirmados de covid-19. Agora, o número de casos da doença na cidade subiu para 374. Já houve cinco mortes causadas pela doença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A crise provocada pela pandemia do coronavírus acertou em cheio as receitas municipais. Em Brasília, para cobrar a prorrogação da compensação de perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até dezembro, o prefeito Eures Ribeiro, presidente da União dos Municípios da Bahia e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), disse que “ou a União faz a recomposição ou as prefeituras fecharão as portas antes do fim do ano”.

Segundo o gestor, as perdas de arrecadação dos municípios brasileiros este ano são estimadas em R$74 bilhões e devem inviabilizar serviços essenciais no momento em que a população mais necessita da administração pública. Prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, Eures desembarcou na capital federal na segunda (29) com a tarefa de comprometer os deputados a pressionarem o Planalto para estender a Medida Provisória 938/2020 até o final deste ano. A medida prorrogaria até dezembro de 2020 a compensação de recursos da variação nominal negativa do FPM, que já vigora de março a junho.

Eures diz que os gestores municipais defendem que esse auxílio financeiro ao FPM seja mantido como garantia de receita no mesmo patamar de arrecadação de 2019. “Já estamos em Brasília, em contato com os deputados, para deixá-los cientes da quebradeira geral que vem por aí. É preciso de uma decisão urgente para evitar o caos fiscal nos municípios”, defende Ribeiro.

O vice-presidente da CNM acrescenta que o momento é oportuno para levantar o debate. “O Congresso está pautando a prorrogação das eleições deste ano ao custo de US$4 bilhões. Se podemos organizar o pleito é sinal que temos recursos para garantir serviços básicos. Até porque, sem recursos, o vírus vai contaminar também o debate político. Numa crise dessas, não tem gestor que faça milagres e os adversários vão cair pra cima”, reclama Ribeiro.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 24 de julho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha de vacinação contra a gripe, que seria encerrada hoje (30), foi novamente prorrogada. Agora, a imunização contra a Influenza vai até 24 de julho, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A prorrogação se deve à baixa procura por alguns dos grupos prioritários, segundo a Divep. No estado, pelo menos 1,5 milhão de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe.

“Considerando que ainda estamos com baixas coberturas vacinais em diversos grupos elegíveis, tais como: crianças (56%), gestantes (63%), puérperas (74%) e adultos de 55 a 59 anos (53%), prorrogamos, pela terceira vez, a campanha de vacinação contra a gripe”, explica Vânia Rebouças, coordenadora estadual de imunizações.

Para se vacinar, procure uma unidade de saúde de seu município, de acordo com as seguintes datas:Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Na floresta, o jequitibá espalha as sementes e faz brotar seus sucessores; na política também é possível, desde que o herdeiro professe dos mesmos ideais, das mesmas determinações, os mesmos compromissos.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Aos poucos, o Grande Arquiteto do Universo, Deus – ou o todo-poderoso de qualquer das religiões ou línguas conhecidas – vai chamando seus filhos para que fiquem ao seu lado. Por certo, cumpriram a missão nesta terra e se preparam para novas tarefas. Neste domingo (28), chegou a vez de Almir Melo, aos 75 anos (completaria 76 em no próximo 5 de outubro).

Almir Melo não gostava de comemorar seu aniversário, mas esperava protagonizar outro festejo, o da eleição e chegou de Salvador – onde cumpria o isolamento social – para anunciar a Canavieiras sua disposição de governar sua amada terra por mais 4 anos. Concedeu entrevistas e afirmou em alto e bom som que era pré-candidato, disposto que estava de voltar a reconstruir sua cidade.

O retorno de Almir Melo à vida política decorreu de uma série de fatores, sendo que o que mais pesou foi o clamor dos canavieirenses para que voltasse a ser o timoneiro de sua terra, atualmente atravessando por mares revoltos. Esperavam eles viver conforme o ditado popular: depois da tempestade vem a bonança. Ao que tudo indica, não seria do designo de Deus.

Prefeito por quatro mandatos, é reconhecido até pelos adversários como o maior e melhor administrador de Canavieiras. E não seria pra menos, pois contra fatos não existem ou resistem argumentos. Basta um simples passeio pela cidade para que os feitos sejam constatados nos equipamentos públicos erguidos para atender às áreas da educação, da saúde, da assistência social.

Nos quatro mandatos soube se situar no tempo e no espaço. Com seu prestígio político conseguiu recursos para implantar equipamentos e serviços, desenvolver sua cidade, melhorar a vida de sua população. Conseguiu a abertura de rodovias, facilitou a circulação de pessoas de outras cidades e vislumbrou o turismo como a principal vocação de Canavieiras ao garantir a construção da ponte sobre o rio Patipe para o acesso à Atalaia.

De repente, Canavieiras se transformou em Canes – mas só para os íntimos, como dizia o slogan da peça publicitária –, com um ‘n’ só para se diferenciar da famosa cidade da Côte d’Azur francesa, Cannes. E começou modernizar Canavieiras sem desprezar sua história, suas tradições culturais, que considerava a maior riqueza do seu povo. E vibrava com cada resultado alcançado.

Canavieiras, a cidade das areias brancas! Era aqui neste torrão que pretendia descansar após o último suspiro. E cumpriu o roteiro com maestria. Deixou o isolamento social em Salvador desobedecendo os conselhos de amigos e familiares para cumprir o que pedia sua vontade. Teimosia para uns, seguir o predeterminado por Deus para os que o conheciam de mais perto.

Uma corrente sempre foi o símbolo que o unia aos seus eleitores. Cada um – correnteiro – era um elo que os ligavam pelo amor a Canavieiras. Se um dos elos se partia, imediatamente outro era agregado, bem soldado, sedimentado. Franco e aberto no seu pensar e agir, por vez era mal-entendido ao não prometer projetos e favores individuais num país em que vigora o tome lá, dá cá.

Mas o carisma de Almir Melo transcendia a esses pequenos desencontros e com a mesma altivez de um sim, quando era possível, dizia o não, complementando que teria sido eleito para trabalhar por Canavieiras e não por pessoas. Conhecedor de cada um dos moradores pelo nome e apelido sabia-os cativar pelo jeitão afável, mesmo tratamento que emprestava aos novos amigos.

Fechou seu ciclo! Como um portentoso jequitibá que tomba na Mata Atlântica de Canavieiras, Almir Melo sucumbiu aos problemas coronarianos, festejando quando possível, se resguardando nas adversidades. Na floresta, o jequitibá espalha as sementes e faz brotar seus sucessores; na política também é possível, desde que o herdeiro professe dos mesmos ideais, das mesmas determinações, os mesmos compromissos.

Como dizia Almir Melo nos mais de 44 anos de vida pública: “Que ninguém questione a nossa lealdade! Que não pairem dúvidas sobre a nossa força! Que não se levante suspeita sobre o nosso amor por Canavieiras! O Correnteiro é Fraterno! O Correnteiro é Guerreiro! o Correnteiro é Valente! Não mexa com o Correnteiro quando o que está em jogo é a autonomia, a independência e os interesses da nossa cidade.

Que a saudade se transforme no cimento nos elos dessa corrente por Canavieiras.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado. Clique e confira o blog.

Fernando diz que foi mal interpretado sobre reabertura do comércio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes disse que o decreto que autorizará a reabertura do comércio de Itabuna a partir desta quarta (1º) será publicado ainda na tarde desta terça-feira (30). Pelo decreto a ser publicado, o comércio funcionará das 9h às 16h. Para atender à demanda, os ônibus voltarão a circular, mas das 8h às 17h30min. O prefeito confirmou a reabertura numa entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, há pouco.

Na semana passada, Fernando Gomes afirmou que autorizaria a reabertura do comércio mesmo contrariando decisão judicial ou se houvesse ordem de prisão contra ele (relembre aqui). O decreto a ser publicado ao final da tarde definirá os protocolos e as medidas que as lojas deverão adotar para reabrir.

PRESSÃO

O prefeito vem sendo pressionado pelo empresariado para que autorize a retomada das atividades econômicas. Desde 21 de março, apenas segmentos do comércio considerados essenciais – a exemplo de supermercados e farmácias – estão funcionando. Os demais tiveram que suspender funcionamento ou operar em sistema delivery ou drive thru.

Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), as restrições ao funcionamento do comércio provocaram fechamento de 40 lojas e cerca de 1,2 mil demissões. Desde o início da pandemia, Itabuna registra 66 mortes e mais de 2.457 mil infectados, dos quais 1.058 já estão curados.

Marão exibe certificado de alta médica da covid-19 || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a canção gospel Conquistando o impossível como trilha, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), apareceu em vídeo para divulgar que já está curado do novo coronavírus (Covid-19). Ele exibiu certificado de cura do coronavírus (alta médica) e diz ter vencido a batalha. Marão começou a apresentar os sintomas da covid-19 há duas semanas e foi diagnosticado com a doença no início da semana passada (reveja aqui).

“Quero me solidarizar com todas as [famílias das] 56 pessoas que não conseguiram vencer [a covid] em Ilhéus. A gente sabe o que é perder um ente querido”, disse ele, que agradeceu as orações. “Com fé em Deus, a gente vai vencer”, afirmou. Até a noite de ontem (29), Ilhéus tinha 1.399 casos confirmados da doença, com 948 curados e 56 óbitos.

O diagnóstico de infecção pela covid-19 de Marão impediu que a obra da nova ponte de Ilhéus fosse inaugurada no dia da cidade, 28 de junho. A entrega estava prevista para ocorrer até o domingo passado. Uma visita técnica do governador Rui Costa à obra chegou a ser marcada para o último dia 23. Com o diagnóstico positivo de Marão, a visita foi adiada, assim como a vistoria e entrega da ponte, o que deverá ocorrer ainda nesta semana, segundo afirmou o prefeito em entrevista a emissora de rádio de Ilhéus hoje (30).

Penalty anuncia novos investimentos e mais empregos em Itabuna e Itajuípe
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Cambuci, detentora da Penaly, anunciou investimentos de R$ 43,7 milhões nas fábricas instaladas em Itajuípe e Itabuna, ambas no sul da Bahia, além da geração de 235 novos empregos. A empresa assinou protocolo de intenções com o governo baiano nesta segunda (29).

Segundo o diretor de Relações com o Mercado da Cambuci, Roberto Estefano, a empresa investirá R$ 31 milhões na unidade de Itabuna para aumentar em 725,6 mil a fabricação anual de bolas, com geração de 127 novos empregos. Hoje, após planos de reestruturação, a unidade emprega 352 funcionários.

Já na unidade de Itajuípe, serão investidos R$ 12,7 milhões para ampliar e modernizar a unidade que produz confecções e meias. Aumentará em 5,5 milhões a capacidade de produção de peças e vai gerar 108 novos empregos.

“Devemos aumentar significativamente nossa produção nas unidades da Bahia. Aumentaremos a contratação de pessoal e iremos incrementar as exportações com a valorização do dólar, principalmente para nossa unidade na Argentina, que é própria para América Latina e países da Europa. A retomada será moderada em função da pandemia, mas com incremento na produção”, afirma Roberto Estefano, diretor de Relações com o Mercado da Cambuci.

RETOMADA DA ECONOMIA

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o vice-governador João Leão, disse que a ampliação dos investimentos da Penalty no sul do estado sinaliza “retomada de crescimento econômico no Estado” no pós-pandemia. “Além de atrair novas empresas, mantemos o ambiente de negócios saudável para que outros investimentos possam ser ampliados, gerando oportunidade de emprego para o povo baiano”, disse Leão.