Raphael morreu em acidente na zona sul de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo carro e uma moto provocou a morte de um jovem no trecho sul de Ilhéus da BA-001, na noite deste sábado (4). A vítima foi identificada como Raphael Freitas, de 28 anos. O acidente ocorreu próximo ao Atacadão Assaí.

Raphael teve morte instantânea, após a colisão da moto que pilotava e um carro de passeio. Não há informações sobre o que teria provocado o acidente e o estado de saúde do motorista do veículo. A pista ficou interditada parcialmente.

Anvisa autoriza teste para vacina chinesa contra a covid-19 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a empresa chinesa Sinovac Biotech a realizar testes para uma nova vacina contra o novo coronavírus. O teste da vacina deve ser feito em 9 mil pessoas, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal.

O estudo aprovado pela Anvisa se refere a um ensaio clínico fase III duplo-cego, controlado com placebo. Antes de dar a autorização, a agência analisou as fases anteriores de teste da vacina. Foram realizados estudos não-clínicos em animais, cujos resultados demonstraram que a vacina apresenta segurança aceitável. A vacina é feita a partir de cepas inativadas do novo coronavírus.

O termo “ensaio clínico” se refere aos estudos de um novo medicamento realizados em seres humanos. A fase clínica serve para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e também para validar novas indicações terapêuticas.

Este é o segundo teste de vacina contra covid-19 realizado no Brasil. O primeiro, desenvolvido pela universidade de Oxford, no Reino Unido, tem sido realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com participação do grupo farmacêutico Astrazeneca. Essa vacina já se encontra em estágio mais avançado de testes e há possibilidade de ser distribuída à população ainda este ano.

Itabuna tem mais dois óbitos pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O avanço do novo coronavírus em Itabuna registrou um novo recorde de mortes em 24 horas desde o início da pandemia de covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), saltou de 72 para 78 o número de óbitos provocados pela doença de ontem (3) para este sábado (4). A SMS não divulga o histórico dos pacientes mortos, o que vem sendo feito apenas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O número de casos confirmados da doença em Itabuna saltou de 2.863 para 2.973 de ontem para hoje – 110 novos casos em 24 horas. Dos mais de 2,9 mil casos, 1.715 são pacientes ainda em recuperação. O número de curados da covid-19 em Itabuna saltou para 1.180 neste sábado.

Ainda conforme a SMS, Itabuna registrou 11.108 notificações da Covid-19 desde o início da pandemia. Deste total, 7.893 foram descartadas (resultado negativo). Há 120 pacientes aguardando resultado de exame. É ainda maior o número de pessoas que aguardam a coleta de material para exame: 332.

OCUPAÇÃO DE UTIs

Dos 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis no município – adultos e pediátricos -, apenas três estão disponíveis, de acordo com a SMS. Dos 78 leitos de enfermaria – que são destinados aos casos menos graves, 21 estão disponíveis.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está sob toque de recolher até o próximo dia 8 e levou estabelecimentos comerciais, afetando horário de atendimento de serviços essenciais. Hoje, o Shopping Jequitibá informou a adoção de novos horários de funcionamento, até a próxima quarta, para os serviços essenciais e drive thru.

A farmácia ficará aberta das 8h às 17h30min e o supermercado funcionará das 7h às 17h30min. Já a lotérica, atende das 8h às 16h, da próxima segunda (6) até a quarta (8).

DRIVE THRU

Até quando o toque de recolher estiver valendo, o serviço de drive thru funcionará das 10h às 17h. Para o serviço de delivery alimentação, será necessário consultar o horário nas redes sociais das lojas.

Jequié registra 151 óbitos por Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié registrou, neste sábado (4), o maior número de casos positivos em 24 horas, desde o início da pandemia do novo coronavírus. Foram confirmados 66 infectados pela doença, com número de casos passando de 1.061 para 1.127, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Do total de casos, 418 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. Jequié tem 619 pacientes curados do novo coronavírus e 2.197 pessoas estão em quarentena. Existem 72 pacientes aguardando o resultado de exames. 

Jequié registra 2.534 notificações, das quais 1.335 descartadas.  O município do sudoeste da Bahia tem 619 curados da Covid-19 e 36 óbitos, mesmo número de sexta-feira (3). Neste sábado é de 84,2%, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes positivados

Faculdade ilheense faz doação de 500 quilos de alimentos a artistas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Faculdade de Ilhéus fez a doação de 500 quilos de alimentos para aristas ilheenses que se encontram em situação de vulnerabilidade por causa do novo coronavírus (Covid-19). A entrega da doação de meia tonelada de alimentos foi feita na última quinta (2). A classe artística, impedida de fazer shows, é das mais afetadas, economicamente, pela covid-19.

A instituição de ensino superior fez a doação durante live de artistas de Ilhéus, no Dia da Cidade. A distribuição será feita pela Prefeitura. A faculdade também já fez doações para comunidades pobres, em maio, quando destinou 500 quilos de alimentos, numa parceria com o grupo Amigos Solidários. Foram beneficiadas famílias do Malhado, Conquista (Princesa Isabel e Rua do Mosquito), Nossa Senhora da Vitória e Banco da Vitória, além de Itariri e Novo Ilhéus.

A faculdade também cedeu ao município um túnel para desinfecção de profissionais de saúde que trabalham no Centro de Triagem da Covid-19 de Ilhéus, no Centro de Convenções. A cessão do equipamento, entregue em 13 de maio pelo diretor administrativo da instituição, Alan Frisso, valerá durante toda a pandemia.

Ilhéus registra 100% de ocupação de todos os leitos de UTI covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 44 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, Ilhéus alcança acumulado de 1.590 pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia, conforme a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os casos foram registrados no período que vai de ontem até as 18h deste sábado (4).

Segundo a Vigilância Epidemiológica, são 443 casos ativos e 65 óbitos no município. O número de curados é mais que o dobro de casos ativos, 1.082. Há, porém 356 pacientes aguardando resultado de exame para covid-19. O total de notificações chega a 10.462, das quais 8.191 foram descartadas, conforme a Vigilância Epidemiológica.

SEM VAGAS EM UTIs

Faz mais de uma semana que Ilhéus encerra o dia com todas as vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 ocupados. De acordo com a Sesau, todos os 50 leitos de UTI estão com pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, disse que apenas metade dos leitos é ocupada por vítimas da covid-19 de Ilhéus. “O nosso sucesso atraiu pacientes de todas as regiões, inclusive de Itabuna. Se não tem lá, mandam para cá, antes era o contrário, mandávamos para lá”, afirmou em entrevista ao Jornal Bahia Online.

Seu Modesto Soares é uma das mais de 57 mil pessoas curadas da covid-19
Tempo de leitura: 6 minutos

A Bahia registrou 3.171 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,9%), 49 óbitos (+2,4%) e 2.173 curados (+4,0%) nas últimas 24 horas, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 85.485 casos confirmados desde o início da pandemia, 57.160 já são considerados curados, 26.275 encontram-se ativos e 2.050 tiveram óbito confirmado.

As confirmações de casos ocorreram em 391 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (45,28%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (2.093,60), Gandu (2.024,50), Ipiaú (1.706,89), Uruçuca (1.491,30) e Itabuna (1.384,94).

O boletim epidemiológico contabiliza 85.485 casos confirmados, 178.994 casos descartados e 87.812 em investigação. Na Bahia, 9.699 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Na Bahia, dos 2.283 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.500 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 66%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 913 leitos exclusivos para o coronavírus, 732 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 80%.

ÓBITOS

A Secretaria contabiliza 2.050 mortes pelo novo coronavírus. Abaixo, no leia mais, constam os 49 históricos dos pacientes que faleceram em decorrência da covid-19.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Caso ouvisse meu conselho, por certo recomendaria amotinar os guardas municipais, os fiscais de posturas e, quem sabe, poderia, ainda, recrutar alguns dos fiscais do Sarney para conter os meliantes.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Confesso que estou morrendo de curiosidade – e diria até de inveja – por ainda não ter transposto, atravessado a nova ponte de Ilhéus sobre o rio Cachoeira, que recebeu a justíssima homenagem de ostentar o nome do itabunense Jorge Amado. Além dos benefícios viários para Ilhéus e região, o equipamento, por si só, é uma maravilha no centro das maravilhas compostas pela baía do Pontal e a cidade alta.

Mais que ver de perto a imponência da ponte estaiada – a primeira da Bahia, como anunciam – me apraz dar uma olhada na sinalização horizontal e vertical de trânsito, com a precípua finalidade de tirar uma dúvida. É que nos grupos de Whatsapp que participo me enviaram um vídeo com a primeira leva de privilegiados ao cruzar a ponte, assim que o Governo do Estado passou o bastão à administração municipal.

Tenho dúvidas da autenticidade do vídeo que deve ter sido uma inauguração lá pela Inglaterra, China, Índia, ou quaisquer outros países que adotaram a chamada mão inglesa, onde a mão é na pista da esquerda. Pelo que me consta, por falta de prerrogativas, Ilhéus não firmou nenhum tratado internacional com a Inglaterra para adotar esse tipo de comportamento.

Na minha científica ignorância cheguei a pensar – me perdoem se estiver errado – que tenha sido obra de algum assessor do alcaide querendo demonstrar conhecimento internacional ao justificar tal absurdo comportamento. Já perguntei a um monte de conhecidos se tal fato era verdade, mas somente sossego quando ouvir a palavra abalizada de José Nazal, pra mim a maior autoridade ilheense desta refinada ponte.

E tenho uma série de motivos para levantar minhas suspeitas. A começar pela atitude pachorrenta dos antes lépidos agentes de trânsito ilheenses, que assistem, passivamente, a tal tresloucada direção perigosa. E lá iam os ilheenses em seus veículos comemorando e filmando a travessia com aparelhos celulares. Assisti ao vídeo com bastante atenção para observar se na comitiva vip estaria meu amigo Gláucio Badaró. Decepção.

Assim que deixarem eu romper a inconstitucional barreira dita sanitária – que apenas proíbe o ir e vir – nem que seja de posse de um competente habeas corpus concedido pelo poder judiciário, garanto que também terei meu dia de glória. Antes, porém, estacionarei num posto de combustível para tomar ciência em qual pista trafegar para não infringir o Código de Trânsito Brasileiro e ter que arcar com uma pesada multa.

Quando digo que algumas leis pegam e outras vão para o ostracismo, estou cercado de razão. A todo o momento que vejo alguma lei desrespeitada me pergunto o motivo de serem consideradas chinfrim. E olha que sou um leitor compulsivo dos diários oficiais da união, estados e municípios, com medo de infringir algum artigo e tomar um esporro da autoridade: “Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”.

Hoje mesmo pela manhã resolvi tomar um sol na praia – pois soube que o covid-19 corre do astro-rei como o satanás da cruz – e aproveitar para colocar os ossos e nervos em dia voltando às caminhadas. De repente, passa por mim um cavalo selado, rodeado por um séquito composto por uma matilha de cães, como se estivessem numa estrada rural ou na grande fazenda de um político qualquer.

Como confessei ser leitor contumaz dos diários oficiais, veio imediatamente em minha lembrança um decreto aditado pelo prefeito de Canavieiras anos atrás, justamente proibindo o passeio ou desfile desses animais pela praia da Costa. Para não dizer que se tratava apenas de perseguição aos garbosos cavalos e cães, o competente decreto também proibia fazer churrascos e beber cerveja em copos de vidro e garrafas.

Aproveito esse espaço a mim concedido nesta mídia, para, em nome da defesa das leis e da população praiana, dar ciência ao prefeito para que tome providências imediatas contra o infrator, aplicando todos os rigores da lei. Justamente nesses tempos de pandemia, não poderemos nos descuidar de todas as precauções, mesmo sendo sabedores que esse vírus chinês não é transmitido por animais ditos irracionais.

A bem da moralidade pública, compete à autoridade municipal reunir os meios legais que dispõe e travar uma luta sem quartel contra os desobedientes e transgressores das leis, decretos e portarias. Caso ouvisse meu conselho, por certo recomendaria amotinar os guardas municipais, os fiscais de posturas e, quem sabe, poderia, ainda, recrutar alguns dos fiscais do Sarney para conter os meliantes.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Toque de recolher começa hoje em 343 municípios baianos || Foto Danilo Magalhães/PMLF
Tempo de leitura: 2 minutos

Decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4) estabelecem toque de recolher em mais 11 municípios baianos. Adotada pelo Governo do Estado, a medida busca conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. Os 11 municípios somam-se a Itabuna, Itaberaba e Itapetinga, que estão sob restrição de locomoção desde as 18h de ontem (3).

Nos municípios de Camaçari, Candeias, Conde, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho fica estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h. O decreto passa a vigorar a partir do domingo (5) e tem validade até o dia 12 de julho.

Ainda nessas 9 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em Conde fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

CORRENTINA

Já no município de Correntina, outro decreto estadual estabelece o toque de recolher a partir deste sábado (4) e tem validade até o dia 10 de julho. Na cidade do oeste baiano, a restrição também será entre 18h e 5h.

Tanto em Correntina quanto nas cidades da RMS ficam fora da vedação o deslocamento noturno para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.

A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos municípios.