Vítima da covid-19, paciente de Itabuna comemora alta hospitalar
Tempo de leitura: < 1 minuto

O servidor público municipal Carlos Latrilha, de 63 anos, recebeu alta médica do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna.  O servidor estava internado há uma semana em um leito clínico por causa de complicações provocadas pelo novo coronavírus, informou, nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde do Município.

Carlos Latrilha foi hospitalizado após queixar-se de dificuldade respiratória. “Procurei atendimento porque minha respiração estava fraca. Fui logo internado e graças a dedicação da equipe que cuidou de mim, já me encontro em casa, com a minha família”, disse.

Carlos Latrilha conseguiu vencer a doença e recebeu alta com a ausência de sintomas e função respiratória restabelecida. Na saída da unidade hospitalar, ele foi recebido com festa pelos profissionais de saúde, por ser mais um paciente que vence a Covid-19.

Já em casa com a família,  usando as redes sociais, ele agradeceu o apoio de todos.  “Agradeço primeiramente ao nosso bom Deus, que me concedeu a cura e a vida, bem como aos amigos pelas orações”.  Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o servidor público deve seguir em isolamento social por mais 14 dias.

Aldaci Reis Sady teve habeas corpus negado
Tempo de leitura: 2 minutos

​A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão preventiva de uma mulher denunciada como líder da facção criminosa Caveira, que atua em Feira de Santana. Segundo a denúncia, Aldaci dos Reis Souza teria cometido os crimes de homicídio qualificado, organização criminosa e corrupção de menores.

De acordo com os autos, na condição de líder da facção Caveira, Aldaci dos Reis teria ajustado com outros comparsas o assassinato de um homem – membro de outra facção criminosa, a Katiara – que virou alvo do grupo após divulgar vídeos e fotos dela em rede social, apontando-a como a comandante da organização. Segundo as informações do processo, um menor teria sido cooptado para matar o rival com arma de fogo, em ação na qual um idoso também foi executado.

Contra a prisão preventiva, a mulher impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mas o pedido de soltura foi negado sob o fundamento da gravidade dos crimes apurados nos autos, que envolvem, inclusive, a disputa de ponto de drogas por quadrilhas rivais. Segundo o tribunal, é necessária a atuação enérgica do Estado para frear o comportamento delituoso das organizações criminosas, que causam sérios danos à sociedade.

No habeas corpus dirigido ao STJ, a defesa apontou a inexistência de indícios suficientes de participação dela no crime, de forma que deveria prevalecer o princípio da presunção de inocência. A defesa também ponderou que a mulher tinha condições pessoais favoráveis e que seria suficiente a adoção de medidas cautelares diversas da prisão.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nas últimas 48 horas, mais 192 casos de novo coronavírus e quatro mortes, sendo dois óbitos confirmados ontem e outros dois nesta quinta-feira (16). A Secretaria Municipal de Saúde também detectou a infecção de 100 pessoas na quarta-feira e mais 92 hoje.

Com isso, Itabuna atingiu a marca de 3.863 infectados e 85 mortes causadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O município tem 13.922 casos suspeitos notificados, sendo que 9.691 foram descartados, 231 aguardam resultado de exames.

Hoje, Itabuna contabiliza 27 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 63 em leitos clínicos. Além disso, existem 2.219 casos ativos (pessoas se recuperando da doença), 2.450 pessoas com os sintomas da Covid-19  sendo monitoradas e 1.559 curados da doença.

MP-BA investiga falta de teste para Covid-19 em Ubaitaba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está apurando a possível falta de kits de testes rápidos para detecção do novo coronavírus no município de Ubaitaba. Na terça-feira (14), o promotor de Justiça Allan Santos Góis encaminhou ofícios à prefeita Suka Carneiro, ao secretário de Saúde e à coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul de Ilhéus.

No documento, Allan Santos solicita que eles prestem informações sobre a indisponibilidade dos testes e providências adotadas. O promotor de Justiça informou que o MP-BA recebeu representação de cidadão local relatando a situação.

De acordo com a denúncia, a Secretaria de Saúde do Ubaitaba afirmou que não teria os testes e que o Ministério da Saúde não estaria mais recomendando a aplicação dos mesmos. Ubaitaba tem 247 casos de Covid-19 confirmados e sete óbitos.

Médico itabunense é voluntário em pesquisa internacional
Tempo de leitura: 2 minutos

O médico itabunense Danilo Leite, voluntário da pesquisa da vacina projetada pela Universidade de Oxford em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já recebeu uma dose da vacina e pode estar imunizado contra o novo coronavírus.

Morando em São Paulo, onde faz residência médica em Ortopedia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) após se formar pela Universidade Federal da Bahia em 2018, Danilo contou que não sentiu medo de candidatar para o estudo experimental.

“Eles explicaram a composição da vacina, não tive medo. Eles não utilizam o próprio vírus, utilizam apenas proteínas da superfície dele, então não tem risco de desenvolver o coronavírus pela vacina. Eles apresentam direitinho. Nos deixa bem tranquilos”, disse o médico.

Como o teste é realizado no formato “duplo cego” – quando nem pesquisador nem paciente sabem se estão tomando a vacina de fato conhecida como ChAdOx1nCov-19 ou a vacina MenACWY, usada para meningite – sendo assim, o baiano não sabe ainda se está imune ao novo coronavírus. Em São Paulo, um grupo de 1.000 pessoas tomou a dose da vacina de teste, enquanto outras 1.000 pessoas recebeu a vacina popularmente chamada de “placebo” para o combate a Covid-19.

VOLUNTÁRIOS 

Além dos 2.000 voluntários selecionados para participarem do estudo no estado, outros 2.000 voluntários também já estão sendo testados no Rio de Janeiro. Inicialmente, quem se candidata, recebe informações sobre a pesquisa, composição da vacina e é coletado sangue para realização de exame sorológico para saber se, devido a uma possível exposição prévia ao vírus, o candidato já possui imunidade. Caso já fosse imune ao coronavírus, o candidato seria excluído da pesquisa.

Com mais de 24 horas da aplicação da vacina, já que Danilo recebeu a vacina na última terça-feira (14), o baiano não apresentou nenhum sintoma. Ponto que ainda causa medo em algumas pessoas, já que o teste alerta para alguns possíveis sintomas, como: dor no local, vermelhidão pela aplicação da vacina, além de sintomas gripais, como: febre, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e mal-estar geral.

“Seremos acompanhados com exames sorológicos após 1, 3, 6 e 12 meses da aplicação da vacina. O objetivo dos exames sorológicos é avaliar se a vacina realmente confere imunidade ao coronavírus”, explica Leite. Com informações do Bahia Notícias.

Nordeste segue com alto índice de analfabetismo
Tempo de leitura: 3 minutos

A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais no Brasil ficou em 6,6% em 2019, o que corresponde a 11 milhões de pessoas. Mais da metade dos analfabetos (56,2% ou 6,2 milhões) viviam na região Nordeste e 21,7% (2,4 milhões de pessoas) viviam no Sudeste.

Em relação a 2018, houve uma redução de 0,2% na taxa de analfabetismo, correspondendo a cerca de 200 mil analfabetos a menos em 2019. Quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos. No grupo etário de 60 anos ou mais, a taxa foi de 18,0%, o que corresponde a quase 6 milhões de pessoas.

Por sexo, na população de 15 anos ou mais, a taxa das mulheres ficou em 6,3% e dos homens, em 6,9%, tendo caído mais para as mulheres do que para os homens em relação a 2018: 0,3% e 0,1%, respectivamente. No grupo etário de 60 anos ou mais, a taxa foi igual para homens e mulheres (18,0%), se mantendo estável para os homens, mas caindo 1,1% para as mulheres.

PRETOS E PARDOS

Já na análise por cor ou raça, chama atenção a magnitude da diferença entre pessoas brancas e pretas ou pardas. Em 2019, 3,6% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas, percentual que se eleva para 8,9% entre pretos ou pardos (diferença de 5,3%). No grupo etário de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo dos brancos alcançou 9,5% e, entre as pessoas pretas ou pardas, chegou a 27,1%.

No Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais de idade que concluíram, no mínimo, o ensino médio passou de 47,4% em 2018 para 48,8% em 2019. Em 2016, esse percentual era de 45,0%. Cresceu também o percentual de pessoas com o ensino superior completo, que passou de 16,5% para 17,4% entre 2018 e 2019.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação escolar é composta pela educação básica e pela educação superior. A educação básica contempla a educação infantil (creche e pré-escola), o ensino fundamental e o ensino médio. A educação superior, por sua vez, oferece cursos de graduação, pós-graduação, sequenciais e de extensão, não sendo os dois últimos investigados na PNAD Contínua.

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Na população de 25 anos ou mais, 6,4% eram sem instrução, 32,2% tinham o ensino fundamental incompleto, 8,0% tinham o ensino fundamental completo e 4,5%, o ensino médio incompleto. Ainda que esses quatro grupos tenham apresentado pequenas quedas entre 2018 e 2019, mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio no Brasil.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mais da metade da população de 25 anos ou mais tinha o ensino médio completo. Por outro lado, no Nordeste, 60,1% dos adultos não tinha completado o ensino médio.

Mais da metade das mulheres (51,0%) do país tinha, ao menos, o ensino médio completo, enquanto entre os homens esse percentual foi de 46,3%. Com relação à cor ou raça, 57,0% das pessoas brancas haviam completado esta etapa, já entre pretas ou pardas, esse percentual foi de 41,8%, uma diferença de 15,2%.

Além disso, a média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de idade passou de 8,9 anos, em 2016, para 9,4 anos, em 2019. Para as mulheres, a média foi de 9,6 anos e, para os homens, 9,2 anos. Com relação à cor ou raça, mais uma vez, a diferença foi considerável: 10,4 anos de estudo para as pessoas brancas e 8,6 anos para as pretas ou pardas.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta (16), fiscais do Departamento de Indústria e Comércio de Itabuna multaram 16 lojas, no centro de Itabuna, por estarem abertas depois das 15h. Além das multas os fiscais notificaram 6 estabelecimentos que estavam funcionando no sistema “meia porta”.

O diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves, disse que mesmo com as ocorrências, a medida está sendo obedecida pela maior parte das lojas. “São muitos estabelecimentos. Poucos locais infringem a determinação”, ponderou.

Já na quarta-feira (15) à noite, os fiscais multaram seis bares na região do Berilo, que fica na Mangabinha. “Em um dos bares, o dono fechou a porta assim que viu os fiscais. Mas chegamos a apreender três cadeiras, que estavam na calçada”, disse Edvaldo Alves.

Toque de recolher em Itamaraju começa daqui a pouco
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de infectados pelo novo coronavírus em Itamaraju, no extremo-sul da Bahia, subiu para 847 nesta quinta-feira (16). Do total de casos, 290 foram confirmados neste mês. No dia 1º eram 557 pessoas contaminadas pelo vírus. Em 16 dias, a quantidade de pessoas que não resistiram a doença passou de 13 para 19.

A aumentou também o número de pessoas internadas depois do agravamento da doença. Eram cinco moradores hospitalizadas no primeiro dia do mês e, o hoje são 10. Hoje, Itamaraju contabiliza 189 pessoas se recuperando da doença e 639 curados da doença. São 70 pessoas esperando o resultado do exame do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

As localidades com maior número de infectados são Centro (200), Fátima (117), Cristo Redentor (49), Varzea Alegre, (41), Marotinho (37), Pau D´Alho (33), Santo Antônio (32), Bela Vista (31), Novo Prado (27), Urbis III (26) e Jaqueira (25).

Ocupação de leitos de UTI covid próximo de saturar no sudoeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 3.380 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,0%), 55 óbitos (+2,1%) e 4.388 curados (+5,1%) nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 116.373 casos confirmados desde o início da pandemia, 91.096 já são considerados curados, 22.584 encontram-se ativos e 2.693 tiveram óbito confirmado de coronavírus.

Os casos confirmados ocorreram em 402 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (39,71%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.953,43), Itajuípe (2.488,90), Ipiaú (2.040,42), Lauro de Freitas (1.847,91) e Itabuna (1.788,74).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 229.503 casos descartados e 98.602 em investigação. Na Bahia, 11.984 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para conferir o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

Com o avanço da média diária de mortes pela covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) passou a omitir, no boletim, o histórico dos pacientes vitimados pela vírus.

 

Economia ao adotar política de qualidade do gasto na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia teve queda de receita de R$ 1,5 bilhão no segundo trimestre deste ano na comparação com igual período de 2019, divulgou, há pouco, o secretário da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), Manoel Vitório. O cálculo foi feito englobando o arrecadado com os impostos e taxas estaduais e as transferências obrigatórias do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O impacto nas contas públicas tende a se amplificar, avalia o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. “O pacote de ajuda federal foi desidratado nas discussões entre o congresso e a equipe econômica, o que na prática reduziu seu alcance, prolongando a situação de dificuldade que os Estados já vinham enfrentando antes da pandemia”, afirma Vitório.

Somente com o ICMS, o principal tributo do Estado, a perda foi de R$ 1,02 bilhão em comparação com os números de 2019. A segunda perda mais relevante ocorreu no FPE, cujos números registraram defasagem de R$ 395,8 milhões na comparação com o ano passado. As demais perdas dizem respeito a IPVA, ITD e taxas. Trata-se de valores brutos, ou seja, ainda sem considerar os repasses obrigatórios de 25% da receita com ICMS para os municípios e, no caso do FPE, de 20% para o Fundeb e de 1% para o Pasep.

COMBATE À PANDEMIA

Do lado das despesas, a pressão sobre as contas é intensificada pelos dispêndios crescentes para o combate à pandemia. A Bahia já contabiliza um gasto de R$ 812,5 milhões, havendo mais despesas projetadas para as próximas semanas, totalizando R$ 877 milhões. Os gastos ocorrem não apenas na área de Saúde, como em Educação, Justiça e Direitos Humanos, Administração Penitenciária, Administração e Segurança Pública, incluindo as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros.

Milton Ribeiro toma posse e promete diálogo
Tempo de leitura: 2 minutos

Em uma cerimônia fechada, no Palácio do Planalto, tomou posse nesta quinta-feira (16) o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele foi nomeado para o cargo na semana passada. O presidente Jair Bolsonaro, que se recupera da covid-19, participou da solenidade diretamente do Palácio do Alvorada por meio de videoconferência, de onde assinou o termo de posse do novo auxiliar.  

Em seu primeiro discurso no cargo, Ribeiro falou em abrir um diálogo nacional pela educação e prometeu prioridade para o ensino técnico.

“Queremos abrir um grande diálogo para ouvir os acadêmicos e educadores que, como eu, estão entristecidos com o que vem acontecendo com a educação em nosso país, haja visto nossos referenciais e colocações no ranking do Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes]. Ainda, através do incentivo a cursos profissionalizantes, desejamos que os jovens tenham uma ponte ao mercado de trabalho, uma via para que atinjam seu potencial de contribuição para o nosso país”, disse o ministro.

O novo titular do MEC afirmou que políticas e filosofias educacionais, que considera equivocadas, “desconstruíram a autoridade do professor em sala de aula” e disse que vai apoiar iniciativas para recuperar essa autoridade.

“Muitas vezes, o que acontece é o que a gente vê na TV, de professores sendo agredidos, desrespeitados e aquilo que eu puder, como ministro da Educação, apoiar as iniciativas, nós precisamos resgatar o respeito pelo professor”.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cresceu, nos últimos dias, a fila dos pacientes que aguardam a coleta de exame para detecção do novo coronavírus em Itabuna. Não há material suficiente para teste RT-PCR, considerado padrão-ouro e o mais adequado para este tipo de exame.

Desde o início da semana, pacientes com quadro suspeito da doença e que necessitam fazer o exame recebem a informação, da Vigilância Epidemiológica, de que a testagem para coronavírus somente será retomada em 1° de agosto. Faltam kit do teste rápido ou insumos para o RT-PCR.

O secretário interino da Saúde de Itabuna, Emerson Oliveira, disse ao PIMENTA, por meio da assessoria, que o município não deixou de fazer testes, mas está dando prioridade aos casos mais graves e de pacientes com comorbidades. Diariamente, são enviados materiais para até 20 exames RT-PCR, número insuficiente para atender à demanda.

O município informou, há duas semanas, que havia feito mais de 18 mil testes rápidos. Hoje, o município possui ainda em estoque 13 mil testes rápidos, conforme a Assessoria de Comunicação.

DADO OMITIDO DE BOLETIM

Até o início da semana, o município divulgava boletins diários informando número de pacientes que aguardavam resultado do exame e, ainda, a quantidade de pacientes à espera da coleta de material para detecção do vírus. Nos últimos dias, o boletim deixou de informar a fila de pacientes suspeitos que aguardavam a realização do exame. Atualizado às 17h22min.

Jabes, Rui e Marão: a unidade governista virou pó...
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mário Alexandre caminhava para ter todos os partidos da base aliada do governador Rui Costa em sua chapa à reeleição como prefeito de Ilhéus. O próprio Rui estava de corpo de alma no projeto. O desejo do governador, parece, findará frustrado, segundo relata o Jornal Bahia Online.

Ontem (15), Marão foi à Rádio Gabriela FM atacar o ex-prefeito Jabes Ribeiro. Isso, porque sentia cheiro de uma união, por debaixo dos panos, de Jabes com Valderico Júnior. Passou da medida no ataque ao atribuir a Jabes a responsabilidade pela demissão de mais de 300 servidores não concursados e com mais de 30 anos de serviços ao município.

Jabes, que já cantava aquela música de Tim Maia, não gostou. Mais que isso, disse ao jornalista Maurício Maron, do Jornal Bahia Online, que se sentiu convocado para o confronto:

– O prefeito me convocou para a guerra. E o meu dever será sempre defender o meu legado – disse.

Confira os detalhes e as estratégias desta “guerra” no Jornal Bahia Online.

Comércio de Itabuna poderá abrir neste sábado
Tempo de leitura: 2 minutos

Após ter alcançado o menor patamar da série histórica no mês passado, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou crescimento de 6,6% em julho, passando de 66,7 pontos para 69,3 pontos.

Foi o primeiro avanço mensal do indicador em quatro meses, desde o início da pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, no comparativo anual, houve queda de 39,5%, segundo a CNC.

Mesmo com o resultado positivo em julho, o índice continua abaixo dos 100 pontos, na zona de avaliação pessimista, e 59 pontos abaixo do nível pré-crise.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os comerciantes ainda sentem os efeitos do surto de covid-19. Segundo ele, de março até o fim de junho, os prejuízos do setor alcançaram R$ 240,8 bilhões.

“Apesar da reabertura gradual do comércio em algumas cidades, a paralisação da maioria das empresas durante a pandemia continua impondo reduções à atividade dos diferentes setores da economia, em especial ao comércio e aos serviços”, afirmou Tadros, em nota.

REVERSÃO DAS EXPECTATIVAS

O principal responsável pela alta do Icec em julho foi o indicador relativo às expectativas. Com crescimento mensal recorde de 21,1%, o subíndice chegou a 106,4 pontos, retornando para a zona positiva. “A alta ocorreu tanto em relação à economia (+25,1%) quanto em relação ao setor do comércio (+19,8%) e à própria empresa (+19,1%), refletindo o otimismo dos comerciantes para os próximos meses”, informou a CNC.

Já o item que mede a satisfação dos empresários com as condições atuais, seja da economia (-8,1%), do comércio (-6,5%), seja também da própria empresa (-7,6%), foi novamente o que mais se destacou de maneira negativa, caindo a 34,2 pontos, com retração mensal de 7,1%. A queda foi menos intensa do que as observadas nos últimos dois meses (-46,6% em junho e -26,5% em maio).

A economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, destacou a dificuldade dos varejistas de menor porte no acesso ao crédito como um dos fatores para o resultado negativo, em relação ao desempenho da empresa.

“Garantias exigidas pelas instituições financeiras chegam a superar os valores das operações de crédito, o que tem dificultado o acesso aos recursos pelas empresas menores, prejudicando ainda mais o giro financeiro e comprometendo a capacidade de pagamento de despesas e de realizar investimentos”, afirmou.

O destaque positivo ficou por conta do aumento das intenções de contratar funcionários, após quatro meses de reduções intensas (+2,4%, atingindo 68 pontos). O índice, entretanto, está 56 pontos abaixo do nível pré-pandemia.

Tempo de leitura: 3 minutos

Angical, Coribe, Jaborandi e Lagoa Real terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (17). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Pedrão e Santana, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira a relação completa no leia mais, abaixo.Leia Mais