Itabuna já registra 360 mortes pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 80 pacientes considerados recuperados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, Itabuna atingiu total de 1.775 casos de cura desde o início da pandemia da covid-19.

Porém, o município ainda possui 2.286 casos ativos (pacientes em recuperação). Isso porque foram confirmados 105 novos casos da doença de ontem (18) para este domingo (19), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O município não registrou óbitos causados pela doença no período, mas 94 pessoas residentes em Itabuna já morreram em decorrência do coronavírus. Desde março deste ano, o município registrou 4.155 pessoas infectadas pela doença. A confirmação ocorre por meio de exames e por critério epidemiológico

Conforme a SMS, ainda há uma fila de 259 pacientes aguardando resultado do exame. Desde a semana passada, a Prefeitura de Itabuna seguiu exemplo de Ilhéus e não mais divulga o número de pacientes que ainda aguardam a coleta de exame.

SÓ UMA VAGA EM UTI COVID-19

O município possui 62 pacientes internados em leitos clínicos e 32 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais Calixto Midlej Filho e Base (adultos) e Manoel Novaes (pediátrico). Dos 33 leitos de UTI exclusivos covid-19, apenas 1 estava disponível às 19h deste domingo. Há ainda 16 leitos disponíveis em enfermarias.

Em 24 horas, Vitória da Conquista registra 6 óbitos causados pela covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, registrou recorde negativo de óbitos causados pela covid-19 em um período de apenas 24 horas. Seis pessoas morreram e o município tem, até agora, 33 óbitos devido a complicações do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o 28º óbito foi um homem, de 30 anos, do bairro Lagoa das Flores, portador de asma, doença cardiovascular, hipotireoidismo e obesidade. A vítima estava internada desde a sexta (17) e faleceu ontem (18). Morador do povoado do Capinal, um homem de 79 anos, com doença cardiovascular e hipertensão, estava internado no Hospital São Vicente há 11 dias e faleceu neste domingo.

A 30ª vítima, de 75 anos, morava no bairro Alvorada. A mulher tinha problemas cardíacos e hipertensão. Estava internada desde 26 de junho no Hospital São Vicente, onde faleceu neste sábado. Também do sexo feminino, a 31ª vítima tinha 83 anos, morava na Cidade Maravilhosa, era portadora de diabetes e hipertensão. Faleceu neste domingo (19), 11 dias depois de internada no Hospital da Clínicas de Conquista (HCC).

Outras duas mortes registradas hoje, também provocadas pelo vírus, foram um homem de 43 anos, morador do bairro Patagônia, que não tinha comorbidades e estava internado no HCC desde o dia 23 de junho e outro de 66 anos, morador do bairro Brasil, que estava internado no Hospital Geral há 15 dias.

De acordo com a SMS, Vitória da Conquista confirmou, até hoje, 1.620 casos de infecção pela Covid-19 no município. Há 377 pacientes em recuperação, dos quais 30 internados e 347 em tratamento domiciliar. Segundo o município, existem 4.737 casos de pessoas notificadas com Síndrome Gripal que aguardam classificação final no sistema e-SUS Notifica.

Desembargador Eduardo Almeida chama guarda-civil de "analfabeto"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira foi filmado tentando humilhar um guarda-civil municipal em Santos (SP). O magistrado chama o guarda-civil de “analfabeto” ao ser multado por circular sem máscara facial. A multa foi aplicada quando o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) fazia caminhada na praia. O uso da máscara é obrigatório em São Paulo, desde 7 de maio, conforme decreto estadual.

O guarda pede, “por favor”, para que o desembargador use máscara. Ele reage afirmando que decreto não é lei. Em seguida, ao receber o comunicado da infração, ele rasga o documento na frente do guarda e – mostrando o quanto é educado – joga o papel no chão.

Enquanto o guarda preenche o documento de infração, o desembargador diz que está falando com o titular da Secretaria de Segurança de Santos. “Eu estou aqui com um analfabeto”, mostra vídeo que circula nas redes sociais.

Com a repercussão do vídeo nas redes sociais, veio a reação do Tribunal de Justiça de São Paulo, que informou “imediata instauração de procedimento de apuração dos fatos”. “O TJSP não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos administrativos ou de ofensas às pessoas”. Ainda em nota, o Tribunal aponta o cuidado com as normas de cuidado e preservação da saúde de todos.

Dean Brito, esposa de Cacá Colchões, foi internada em UTI em Ilhéus; ele se recupera da doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu de 626 para 678 o total de casos ativos da covid-19 no município de Ilhéus, no sul da Bahia, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) neste início de noite de domingo (19).

Desde o início da pandemia, subiu de 2.282 para 2.340 o total de casos confirmados e manteve-se estável o número de curados em relação a ontem, quando se registrou 1.504 curados.

Após uma sequência de alta de registro de óbitos, não foram registradas mortes pela covid-19 de residentes em Ilhéus, segundo a Sesau. Até aqui, 99 pessoas não resistiram à doença no segundo mais populoso município sul-baiano.

UTI

O município possui 65 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes vítimas da covid-19. Destes, 59 estão com pacientes, dentre eles Dean Brito, esposa do ex-vice-prefeito de Ilhéus Cacá Colchões. Dean precisou ser transferida para UTI na tarde de hoje (19), conforme o próprio esposo informou por meio das redes sociais. Cacá está em isolamento em casa, após também ter sido internado em UTI e se recuperar da doença.

Tempo de leitura: 2 minutos

A live foi uma palestra, com doses de entusiasmo, chamada de responsabilidade, inovação, tradição, simpatia e respeito. A fala de Luiza nos faz sair do lugar comum e avançar. Luiza é sinônimo de trabalho, adjetivo e também filosofia de vida, como disse a ela na oportunidade.

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

Como já disse anteriormente, estamos observando no Brasil as vísceras e veias expostas desta nação, uma verdadeira explosão de falta de estrutura e ação vieram à tona, impulsionadas pelo novo coronavírus. O vírus fez aumentar a lente de observação dos nossos problemas seculares que havíamos conseguido reduzir a partir da eleição de Fernando Henrique Cardoso, ganhando maior celeridade com o conjunto de políticas públicas implementado nos governos Lula e Dilma. Após o impeachment, tivemos um achatamento de curva, a da atenção social. E, agora, com a expansão da curva pandêmica, essas vulnerabilidades se mostraram ainda mais explícitas.

Tive a honra de entrevistar, na última terça-feira (13), a empresária Luiza Helena Trajano, responsável pelo comando da Magazine Luiza. Uma história de sucesso. É a maior empresa do segmento varejista nacional, que se iniciou com uma lojinha em Franca, interior de São Paulo, aberta por Luiza Helena Donato, tia da atual comandante.

Luiza nos contou que a empresa nasceu do espírito empreendedor da tia e que, inicialmente, ela só queria gerar emprego para a família. Hoje, a Magalu emprega mais de 40 mil funcionários, diretamente, e outros milhares de forma indireta, sendo a empresa de maior valor do setor no Brasil. O valor de mercado da Magalu é de R$ 110,7 bilhões (Ibovespa, maio de 2020).

O que mais me impressionou nesse papo empreendedor foi observar aquela mulher humana, sensível, compromissada com o país, com o trabalho e sabedora das suas qualidades e limitações. Mas, acima e apesar de tudo, com a alma e o coração imersos na humildade. Foi uma verdadeira aula de sabedoria e valor de cidadania. Apesar de ocupar um espaço de poder, algo que pode envaidecer muitos que não são pé no chão, não deixou aflorar o ego.

Concluo dizendo que a live – confira no vídeo abaixo –  foi uma palestra, com doses de entusiasmo, chamada de responsabilidade, inovação, tradição, simpatia e respeito. A fala de Luiza nos faz sair do lugar comum e avançar. Luiza é sinônimo de trabalho, adjetivo e também filosofia de vida, como disse a ela na oportunidade. E serve de inspiração para mulheres e homens que querem revolucionar os seus olhares e ações na construção de uma sociedade menos desigual, onde os nossos papéis sociais possam ser exercidos buscando construir pontes em prol de uma sociedade mais harmônica e feliz.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar dos números fornecidos pelos municípios irem em sentido contrário, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informa que 85,57% dos infectados pela covid-19 na Bahia já estão curados da doença. Os dados foram divulgados neste final de tarde de domingo (19). São 122.169 casos confirmados da doença no estado e outros 75.159 em investigação (quase 200 mil casos).

Dos 122.169 confirmados, segundo a Sesab, 104.544 são considerados recuperados da doença (curados), enquanto 14.785 estão se recuperando da covid-19, os chamados casos ativos.

A covid-19 causou 2.840 mortes até agora, mas os dados divulgados pela Secretaria Estadual apresentam grande defasagem em relação ao que é divulgado pelos municípios. No boletim da Sesab, Ilhéus tem 77 óbitos, enquanto desde ontem (18), o município informava 99.

De ontem para hoje, foram registrados 1.931 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,6%), 47 óbitos (+1,7%) e 4.840 curados (+4,9%).

Os casos confirmados desde o início da pandemia ocorreram em 404 dos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (38,52%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.049,10%), Itajuípe (2.596,26%), Ipiaú (2.079,65%), Dário Meira (1.942,11%) e Aurelino Leal (1.925,24%), todos eles localizados no sul da Bahia.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 262.322 casos descartados e 75.159 em investigação até as 17h deste domingo. Na Bahia, 12.466 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Taxa de ocupação de leitos de UTI neste domingo na Bahia

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado atingiu 76%, de acordo com a Sesab, mas não há vagas na região centro-norte do estado (100% de ocupação). Há quase saturação também nas regiões oeste (95%), sul (94%) e extremo-sul (93%). O percentual de ocupação é mais baixo na região nordeste do estado (50%).

Tempo de leitura: 2 minutos

Da Agência Brasil

Pela primeira vez em 130 dias, Cuba anunciou neste domingo (19) que não há novos casos domésticos de covid-19, à medida em que a maior parte do país passou para a fase final visando à retomada de atividades, com uso de máscaras e distanciamento social.

Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, que atualizou o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar a boa notícia. Nesse sábado, ele fez o mesmo, relatando apenas um único caso doméstico em Havana.

Apenas alguns casos de covid-19 foram relatados em Cuba na última semana, todos em Havana.

A maior parte da ilha do Caribe, onde vivem 11,2 milhões de habitantes, está livre da doença há mais de um mês.

“Eu sempre digo para você ficar seguro em casa, mas eu sei que muitos hoje vão à praia”, disse Duran, sorrindo, lembrando à população a importância de manter o distanciamento social.

Os 2,2 milhões de habitantes da capital permanecem na primeira fase de três estágios de reabertura, na qual eles podem usar transporte público e privado, ir à praia e outros centros de recreação e desfrutar de uma viagem à beira-mar, bem a tempo para as férias de verão.

O distanciamento social e o uso de máscaras permanecem obrigatórios na maioria das circunstâncias.

O país abriu um grupo de resorts para turismo internacional. A Fase 3 amplia viagens internacionais, dependendo do risco.

O país comunista recebeu altas notas pela forma de informar sobre a pandemia. O sistema de saúde comunitário robusto e gratuito de Cuba permitiu manter o número de infecções abaixo de 2.500, com 87 mortes. Com a Reuters.