As médicas Dione Japiassu, Ana Paula e a técnica de farmácia Ayala Marques estão entre os curados da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de pessoas em Itabuna que conseguiram vencer o novo coronavírus subiu para 2.399 neste sábado (1º). Entre os curados da doença, nos últimos dias, estão as médicas Dione Japiassu e Ana Paula, além da técnica de farmácia Ayala Marques.

As três profissionais trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), no bairro Monte Cristo, e retornaram ao trabalho no início desta semana. Elas trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus, cuidando dos infectados.

O número de curados aumentou durante o mês passado. Passou de 1.111, no dia 1º de julho, para os atuais 2.399, segundo boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram 1.288 pessoas que venceram a Covid-19. Um aumento de 115% na quantidade de pessoas que ganharam batalha contra o novo coronavírus em Itabuna.

NÚMERO DE CASOS E ÓBITOS

O número de infectados pela Covid-19 disparou em julho. Itabuna registrava 2.676 casos no dia 1º do mês passado e chegou a 5.615 neste sábado. Foram 2.939 casos confirmados num período de 31 dias. No mesmo período, a quantidade de óbitos saltou de 67 para 123.

Hoje, Itabuna registra 18.330 casos suspeitos notificados do novo coronavírus, sendo que 12.249 foram descartados. Existem 279 pessoas esperando resultado de exame, 29 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 55 internados em leitos clínicos.

Jovem é morto no São Caetano
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado, na noite deste sábado (1º), no interior de um veículo de uma empresa, na travessa Olívia Torres, perto da feira livre do bairro São Caetano. Iago Araújo dos Santos, de 26 anos, estava no Fiat Strada baú, placa ONN-9370, licença de Itabuna, e foi atingido por vários disparos.

O criminoso teria fugido numa motocicleta ainda não identificada. O jovem morto seria funcionário de uma distribuidora de açaí. Não há informações sobre a motivação do crime nem se o rapaz tinha passagem pela polícia.

Oftalmologista Wilson Cabral morre de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O médico oftalmologista Wilson Cabral, que atuou em Itabuna, é mais uma das vítimas de novo coronavírus. O profissional ficou 30 dias internado em um hospital de Ipatinga, em Minas Gerais. O estado de saúde se agravou e Cabral, infelizmente, não conseguiu vencer a Covid-19. Ele morreu neste sábado (1º).

Natural de Governador Valadares, o mineiro fez residência médica no Hospital DayHorc e atuou durante um bom tempo em Itabuna. Atualmente, ele mantinha uma clínica em Ipatinga. Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, não haverá velório para evitar aglomerações e disseminação do novo coronavírus. Com informações do Diário Bahia.

Dona Almerinda Maria venceu o novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus registrou crescimento de 165% no número de curados do novo coronavírus em julho. A quantidade de pessoas que venceram a Covid-19 passou de  1.012, há um mês, para 2.688 neste sábado, conforme boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Muitos curados chegaram a ficar internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre as pessoas que ficaram em estado grave por causa da doença e se recuperam está dona Almerinda Maria. Ela ficou 8 dias no Centro de Atendimento da Covid-19. Cinco dias na UTI.

Mas o número de infectados e mortes disparou no mesmo período, de 1º de julho a este sábado. Eram 56 e subiu para 141. Já a quantidade de casos subiu de 1.476 para 3.334. Um aumento em torno de 125% em um mês.

Ilhéus registrava, até o início da noite deste sábado, 450 pessoas em isolamento e outras 462 esperando resultado do exame. Eram 55 internados em leitos de UTI.

Motorista é preso com carro roubado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um flagrante de infração de trânsito custou caro para um motorista que trafegava, na noite de sexta-feira (31), no perímetro urbano (BR-367), em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Os policiais rodoviários federais em ação conjunta com policiais militares descobriram que o carro era roubado.

O excessivo nervosismo do homem de 31 anos despertou atenção dos policiais que encontraram sinais de adulterações nos elementos de identificação do carro. O veículo circulava com placa clonada, pois, o original possuía ocorrência de roubo, registrada em abril/2020, na capital baiana. O motorista do Hyundai/HB20 foi preso por receptação.

COMPRA PELO SITE

Questionado, o condutor relatou que adquiriu o automóvel em um site especializado na compra e venda de bens/produtos. Que deu de entrada R$ 15 mil e mais algumas parcelas mensais de R$ 270. Ele também disse que não tinha o Certificado de Registro Veicular (CRV) e nem o contrato de aquisição do bem.

Em conversa com o passageiro, esse informou aos policiais que nesta sexta-feira “colocou” gasolina no HB20 para que seu amigo o levasse até Ubaitaba, no sul da Bahia.

O infrator e o veículo recuperado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para formalização do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

Detran da Bahia autoriza aulas práticas de direção
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) publicou, neste sábado (1°), a portaria que regulamenta a retomada das aulas e exames práticos de direção, com protocolos de segurança sanitária validados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

As autoescolas credenciadas aguardavam a liberação para a volta das atividades, que recomeçam no dia 10 de agosto, com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel e a proibição de acompanhantes, nos espaços onde são realizadas as avaliações dos candidatos.

Para habilitação categoria A (motos), o aluno deverá usar o próprio capacete. Está proibido o compartilhamento de capacetes das autoescolas. Antes de qualquer atividade e a cada troca de candidato, é obrigatória a higienização da motocicleta.

Para habilitação categoria B (carros), está prevista a desinfecção do veículo, antes da partida. Durante as aulas e provas práticas, as janelas do carro deverão permanecer abertas. Se for necessário, o ar condicionado poderá ser usado, desde que o filtro do equipamento esteja limpo. A cada troca de aluno, o interior do veículo deverá ser higienizado.

As autoescolas que não cumprirem as regras estarão sujeitas às punições previstas na legislação. Os estabelecimentos poderão sofrer advertência, suspensão das atividades e até cassação do credenciamento.

O Enem começa neste domingo (21).
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União de sexta-feira ( 31), os novos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.  O exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Acesse aqui a página do exame.

Os editais n.ºs 54 e 55 determinam que devem ser respeitados o distanciamento entre as pessoas e os protocolos de proteção contra a COVID-19 em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos. Também será obrigatório o uso de máscaras pelo acompanhante de mães que estiverem amamentando.

O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.

Tempo de leitura: 3 minutos

Pois Saldanha não se fez de rogado e abriu a coletiva com sua pergunta saudação por cerca de três minutos. De bom humor, após os elogios fáceis e adjetivos escolhidos a dedo, o governador Jaques Wagner respondeu à pergunta e em seguida acenou para Isaac encerrar a coletiva.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

As entrevistas coletivas concedidas por autoridades e políticos eram consideradas algo relevante, um encontro onde seriam revelados planos, projetos, programas, notícias dignas de bomba. De uma só vez o digníssimo venderia seu peixe e se colocava à disposição dos comunicadores para as devidas explicações de praxe, tirando todas as dúvidas e mal entendidos que por ventura ainda existissem.

Nem sempre as coletivas saem conforme o planejado, com perguntas consideradas inconvenientes ou fora do contexto, causando um mal-estar ao entrevistado e sua trupe – assessores e comunicadores amigos. Presenciei coletivas que acabaram em gargalhadas e outras de final lastimável, após a providencial, necessária e conveniente intervenção da turma do deixa disso.

Nessas ocasiões, o objeto da coletiva cai por terra e a notícia é salva por um sucinto release enviado pela assessoria de comunicação aos veículos de comunicação, prejudicando a informação. E no meio do tiroteio virtual fica a sociedade que não conhecerá dos detalhes da notícia, com a visão diferenciada dos diversos comunicadores presentes.

Mas existem, ainda, as coletivas que contam com a participação de penetras – a favor e do contra o político presente –, que querem mostrar serviço, puxar o saco, dizer que está presente para defendê-lo, quem sabe, até a morte. Exageros à parte, cortam a pergunta do comunicador, ajudam na resposta do entrevistado, fazem discurso tecendo loas, conseguem desagradar mineiros e baianos.

O radialista Elival Saldanha, conhecido como o “Gogó de Ouro” de Ilhéus, se notabilizou pela sua voz, é claro, mas sempre enriquece o seu currículo com outras nuances. Promotor de eventos artísticos no passado, em tempos mais recentes assumiu a realização de festas etílico-gastronômicas em Ilhéus, a exemplo da Feijoada e da Peixada do Jornal Foco Bahia, além do camarote Dubai é Aqui, no Carnaval ilheense.

Mas isso não era tudo para o velho Saldanha, que adorava participar de uma entrevista coletiva. E mais, era sempre o primeiro a perguntar, ou melhor, fazer uma pergunta através de um lauto elogio, a pleno pulmões com a voz que Deus lhe deu. E não abria mão dessa primazia, que proporcionava uma “boa” dor de cabeça nos assessores da autoridade a ser entrevistada.

E não adiantava a lista dos comunicadores inscritos pela ordem na mão do coordenador da coletiva, já que não possuía os pulmões e cordas vocais com força suficiente para abafar a sonora voz do Gogó de Ouro. E como todos já o conheciam e eram amigos, permitiam a primazia da pergunta inaugural, seja quem fosse o entrevistado, não conseguia escapar do questionamento de Saldanha.

E assim aconteceu durante a coletiva concedida pelo governador Jaques Wagner numa abertura do Festival do Chocolate, no Centro de Convenções de Ilhéus. Como estavam presentes 15 profissionais de imprensa, a luta era traçar uma estratégia para dissuadir Saldanha de fazer a primeira pergunta, o que não funcionou, para o desespero dos jornalistas Daniel Thame, Maurício Maron e Isaac Jorge, coordenadores do evento.

Pois Saldanha não se fez de rogado e abriu a coletiva com sua pergunta saudação por cerca de três minutos. De bom humor, após os elogios fáceis e adjetivos escolhidos a dedo, o governador Jaques Wagner respondeu à pergunta e em seguida acenou para Isaac encerrar a coletiva, com apenas oito minutos de duração, para desespero de quem não tinha conseguido fazer uma só pergunta.

E quem disse que Saldanha se sentiu ofendido com o fim da coletiva? Pelo contrário, o Gogó de Ouro se jactava que teria sido o único comunicador a ter a deferência do governador do Estado, e ainda aproveitou a oportunidade para convidar Jaques Wagner a participar do camarote Dubai é Aqui, do Sheik Saldanha. Os jornalistas preteridos não se deram ao trabalho de repreender Saldanha pelo costumeiro comportamento.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.