Ex-prefeito é preso em Camacan
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (2), em Camacan, no sul da Bahia, o ex-prefeito de Itagimirim Rogério Andrade, que é acusado de ser o mandante da morte do então prefeito Rielson Santos Lima. O crime ocorreu no dia 29 de julho de 2014, no centro da cidade.

Rielson Santos foi assassinado a tiros em frente à praça Castro Alves no momento que conversava com comerciantes locais. De acordo com as investigações, Rogério Andrade, então vice-prefeito, contratou pistoleiros para assassinar a vítima para assumir o cargo. Andrade assumiu o comando do município do extremo-sul da Bahia um dia depois do crime.

Um dos suspeitos de atirar em Rielson Santos foi preso no dia 6 de agosto em Brasília. O acusado, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi detido por agentes da Coordenadoria da Polícia Civil em Eunápolis, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal.

Itabuna registra aumento nos casos de Covid-19 .
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de quatro dias sem registrar óbitos em decorrência do novo coronavírus, Itabuna confirmou, nesta sexta-feira (2), nove mortes de pacientes infectados que estavam internados em estado grave em leitos de hospitais do município do sul da Bahia. Entre sábado (26) e quinta-feira (1º) tinha sido confirmado um óbito.

Mas no boletim de hoje foram confirmados os nove óbitos que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não ocorreram necessariamente nas últimas 24 horas. De acordo com a SMS, as mortes ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação. Itabuna registra o total de 277 mortes em decorrência do novo coronavírus.

O município tem 12.573 casos de Covid-19 confirmados, sendo 1.272 casos ativos (pessoas ainda doentes). Há 11.024 pessoas curadas; 22 internados pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 38 em leitos clínicos e dois em leitos de unidade semi-intensivo.

Corpo de jovem foi encontrado em matagal em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (1º), no bairro do Malhado, dois suspeitos de envolvimento no cruel assassinato da jovem Thaianne Nascimento Oliveira, de 23 anos. Os nomes dos detidos não foram divulgados pela polícia. Dois menores também foram apreendidos.

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Ilhéus. De acordo com a polícia, os acusados foram presos num imóvel onde funcionava o ponto de distribuição de drogas.

Thaianne Nascimento desapareceu no dia 7 de agosto e partes do corpo foram encontrados, dentro de uma mala, no dia 2 de setembro, em um terreno próximo à Praia do Marciano, no bairro do Malhado. As partes do corpo foram enterrados numa cova rasa. O crime teria sido motivado por vingança.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Número de curados da doença se aproxima de 300 mil

A Bahia se aproxima da marca de 300 mil curados da covid-19 desde o início da pandemia. Hoje (2), o estado atingiu 313.404 casos da doença. Destes, 299.636 já são considerados recuperados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Há, ainda, 6.924 pessoas em recuperação, os chamados casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.687,57), Almadina (6.497,07), Madre de Deus (6.115,77), Itabuna (6.070,64), São José da Vitória (5.267,81).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 624.357 casos descartados e 77.576 em investigação até as 17 horas desta sexta-feira (2). Na Bahia, 26.262 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, no período de 10 de maio a 1º de  outubro. Desde o início da pandemia, 6.844 morreram da doença, representando uma letalidade de 2,18%. Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na próxima segunda-feira (5), as secretarias da Educação (SME) e da Saúde (SMS) darão início à Campanha Nacional de Combate à Verminose nas escolas da rede municipal de Itabuna. O público-alvo  da campanha é formado por alunos de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental.

Profissionais vão esclarecer sobre sintomas e formas de proteção contra as doenças causadas por vermes, com diagnóstico e tratamento. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) situadas no entorno estarão nas escolas para ministrar a medicação, que consta de comprimido com dose única.

A fim de evitar aglomerações, a campanha seguirá o cronograma de entrega das atividades escolares impressas e o atendimento aos estudantes será dividido por grupos, sendo que o primeiro, na próxima segunda, alcançará aproximadamente 8 mil alunos, do 1º ao 8º anos do Ensino Fundamental.

Estima-se que até o dia 14 de dezembro, data de encerramento da campanha, cerca de 14 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino recebam a medicação. “A ideia é intensificar os cuidados e preservação da saúde dos alunos das escolas públicas do município, que em sua maioria, vivem em situação de vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento, ainda que não estejam com aulas presenciais, devido à pandemia causada pela Covid-19”, afirma a secretária de Educação, Nilmecy Gonçalves.

CUIDADOS

Os pais e responsáveis, ao levarem os estudantes às escolas para receberem a medicação, precisam observar os protocolos de proteção contra a covid-19: crianças e adultos usando máscaras, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, lavar as mãos e usar o álcool em gel. A SME recomenda ainda que os pais entrem em contato com os gestores escolares, para que horários e grupos específicos sejam informados a fim de evitar aglomeração.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geraldo entregou suas propostas de governo ao reitor da Uesc, Alessandro Santana

Ao entregar cópia do seu Programa de Governo ao reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Santana, o candidato a prefeito de Itabuna pelo PT, Geraldo Simões, disse que Itabuna dará a volta por cima com o apoio das universidades. O encontro ocorreu nessa quinta e dele participaram o candidato a vice-prefeito, Jairo Araújo, o vice-reitor da Uesc, Maurício Moreau, e o professor Valter Nascimento, que é dos quadros da Uesc e ajudou a fundar o Banco do Povo de Itabuna, em 2001.

Geraldo afirmou que essa parceria Município-Universidades, que já existiu em suas duas gestões, será ainda mais forte. “Já tivemos uma grande experiência de gestão com parcerias com a Uesc, e queremos retomar essa parceria, porque entendo que Itabuna só vai dar a volta por cima com apoio da Academia, especialmente a Uesc e a UFSB”.

O reitor Alessandro destacou a importância do gesto, e garantiu que a Uesc estará ao lado da gestão municipal. “Estaremos à disposição do Município de Itabuna, respeitando a vontade popular. Mas destaco o gesto de extrema simpatia do candidato, de procurar nossa instituição. Temos muito a contribuir, e estaremos juntos, institucionalmente, com a gestão municipal”.

Para Jairo Araújo, a parceria entre a Uesc e gestão municipal irá garantir que as decisões do Poder Público tenham um direcionamento preciso, uma vez que o saber científico, aliado à experiência política e espírito público dos gestores garante a excelência na prestação dos serviços públicos. “Entendemos que o povo merece não menos que a excelência dos serviços, e estamos comprometidos com esse objetivo”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Si Dantas apresenta plano de governo à Igreja Católica em Itajuípe

Candidata do Progressistas (PP) à Prefeitura de Itajuípe, no sul da Baha, Si Dantas apresentou seu plano de governo ao Padre Edson Hage, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, igreja matriz de Itajuípe. Si disse ao líder religioso que realizará uma gestão de excelência, voltada para os mais humildes, e espera, a partir de 2021, quando estará à frente dos destinos do município sul-baiano caso eleita, estabelecer parcerias com a igreja, que bem conhece a população humilde do município.

Si Dantas informou, também, que irá firmar acordos em projetos comuns com os municípios vizinhos afim de buscar alternativas de geração de emprego e renda. A candidata assegurou ao líder religioso que fará uma gestão transparente e honesta. “Sempre vivi em Itajuípe, conheço nosso povo, suas carências. Farei tudo o que for possível para melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou.

Si Dantas, que faz parte da base de apoio do governador Rui Costa(PT) e tem o apoio do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão, diz não ter dúvidas de que a sua gestão terá todo o apoio dos governos estadual e Federal para a execução de projetos. Conta com o apoio dos partidos PMDB,DEM, PCdoB, PSL,PTC e PSB.

“Nosso vice-governador, que também é presidente do PP baiano, tem sido nosso parceiro nessa caminhada e queremos reproduzir em Itajuípe a gestão de excelência que nosso governador Rui Costa vem fazendo na Bahia”, afirmou, lembrando do apoio do PP na atração de recursos e projetos em nível federal.

PROJETOS

Si Dantas diz que o seu projeto se baseia numa gestão focada na geração de emprego e renda, com capacitação e fortalecimento da agricultura familiar, com apoio ao pequeno produtor e forte olhar para o social. A candidata diz que prepara uma grande equipe técnica para assegurar aos itajuipenses o melhor governo da história do município. “Esse é o nosso compromisso e disso não abrimos mão. Itajuípe e seu povo merecem o melhor de cada um de nós”.

Tempo de leitura: 3 minutos

Profissionais comemoram 500 altas em unidades Covid-19 na Santa Casa

Desde a entrada dos primeiros pacientes com sintomas do novo coronavírus que a rotina nos corredores, leitos e estacionamentos dos hospitais Calixto Midlej Filho (HCMF) e Manoel Novaes (HMN) mudou. Com o aumento de casos graves de infectados pelo vírus, o número de internamentos disparou nos últimos seis meses, principalmente de pacientes adultos. Cada alta médica tem sido muito comemorada. Os pacientem recebem o certificado de etapa vencida ao deixarem as unidades.

Zé Aguadeiro ao receber alta do Calixto Midlej

Desse período de pandemia, há várias histórias felizes para contar sobre o tratamento. Uma delas é a do casal Judson e Maria de Lourdes Lisboa. O casal formado há quatro décadas reside em Itajuípe. Judson e Maria de Lourdes ficaram internados na Unidade Covid do Hospital Calixto Filho, de onde receberam alta no dia 17 de julho.

Oura história de superação nessa pandemia é de um homem de 103 anos. Morador de Uruçuca, seu José Rodrigues dos Santos ficou internado durante seis dias na enfermaria da unidade Covid-19 do Calixto Midlej Filho. Muito querido em sua cidade natal, seu “Zé Aguadeiro”, como é conhecido, foi recebido com festa no dia 20 de julho.

Casal de Itajuípe, no sul da Bahia, é um dos símbolos da vitória contra a covid-19 no estado

Desde os registros dos primeiros casos de novo no sul da Bahia, na segunda quinzena de fevereiro, até quinta-feira (1ª) o HCMF e o HMN contabilizaram 2.532 atendimentos. Desse total, 922 pessoas precisaram de internamentos nas duas unidades, sendo que 502 já receberam alta médica. Muitas desses pacientes estão completamente recuperados da doença.

O Calixto Midlej Filho foi o primeiro no sul da Bahia a se preparar para atender pacientes com suspeita e/ou positivados para o novo coronavírus. “No início do ano promovemos o treinamento dos profissionais e adequamos as estruturas da nossa unidade para o enfrentamento ao novo coronavírus”, observa a diretora técnica do Calito, Lívia Mendes.

VITÓRIA DE PACIENTES E DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A alta médica de cada paciente, afirma a diretora técnica, representa uma vitória não só para as famílias. “O nosso sentimento é de muita gratidão pelo trabalho que vem sendo oferecido. Os últimos seis meses foram muito difíceis, marcados por uma maior sobrecarga física e emocional, pois convivemos com o sofrimento de muitos pacientes e famílias”, retratando a rotina dos profissionais de saúde durante a pandemia.

Fabiane Chavéz, diretora técnica do Manoel Novaes, hospital da Santa Casa

Em alguns casos, diz Lívia Mendes, a doença atingiu mais de um membro da mesma família. Isso exigiu ainda mais dos profissionais. “Chegamos com essas 500 altas com o sentimento de que as nossas equipes fizeram o melhor trabalho possível para acompanhamento e tratamento desses pacientes. Chegamos até aqui com sensação de dever cumprido”.

Muitos pacientes chegaram em estado muito grave e, mesmo assim, conseguiram vencer a batalha contra o novo coronavírus. “Há casos de paciente que ficou internado no nosso hospital por mais de 60 dias e conseguiu se recuperar. Outros, com sequelas mais graves, ainda estão em fase de tratamento”, explica a diretora técnica.

Na opinião da diretora médica, o momento mais dramático parece ter sido superado, mas as pessoas não podem abandonar as medidas preventivas. “Os números já mostram uma curva decrescente. A quantidade de pacientes internados caiu consideravelmente. Isso nos deixa um pouco mais tranquilos para sequência nessa luta de enfrentamento não só ao novo coronavírus, mas também na manutenção das assistências que o Calixto presta na nefrologia, oncologia, cirurgias de média e alta complexidade e aos pacientes da clínica médica”, finaliza.

Arma usada no crime e a microcomparação balística feita pela SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um soldado lotado em uma Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na Região Metropolitana de Salvador, preso em junho deste ano por participar de um roubo na cidade de Igaporã, tem envolvimento também na morte do também soldado Victor dos Reis Pereira, ocorrida no dia 12 de outubro de 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Perícia na arma apreendida com o militar apontou que ela estava presente no local do assassinato.

A pistola calibre 40 foi encontrada pela vítima do roubo, que aconteceu no dia 10 de junho deste ano, em Igaporã. O saldado acabou deixando cair na cena do crime. Sabendo da possível participação do PM na morte de Victor, a Força Tarefa da SSP contra grupos de extermínio solicitou que o equipamento passasse pelo microcomparador balístico do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O laudo apontou que estojos da mesma pistola foram encontrados próximo do corpo do saldado Victor dos Reis Pereira. “Disparos contra a vítima foram realizados, mas os que acertaram fatalmente partiram de outra arma, que segue sendo procurada pelas forças de segurança”, informa a SSP-BA.

O assassinato de Victor ocorreu em 12 de outubro de 2018, na cidade de Entre Rios. A vítima sofreu emboscada, na BA-400, por homens em um carro modelo VW Golf. Ainda em 2018, um homem que também participou do homicídio foi preso. O militar envolvido no roubo e no assassinato do colega de farda segue custodiado no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas.

Luciano Veiga atribui aprovação a trabalho de equipe
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou as contas do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) teve as contas, referente ao exercício de 2019. A votação das contas ocorreu durante sessão desta quinta-feira (1º).

O secretário executivo do CDS, Luciano Veiga, atribui o resultado ao “trabalho conjunto, envolvendo as equipes dos setores administrativo, financeiro, contábil, licitatório e advocatício, sempre alinhados aos princípios legais da administração pública”.

O Consórcio Litoral Sul é um instrumento da gestão pública que atua em 13 municípios do Território Litoral Sul, e área de abrangência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste do Estado (Amruc). O objetivo do consórcio é promover a execução de serviços públicos nas áreas de infraestrutura, saneamento básico e resíduos sólidos.

Tempo de leitura: 2 minutos

Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (2), despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro, indicando oficialmente o nome do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga  de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, o presidente encaminha o nome do desembargador para apreciação do Senado. Se aprovado pelos senadores, Marques assumirá a vaga do ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do STF, que antecipou sua aposentadoria da corte a partir do dia 13 de outubro.

Nessa quinta-feira (1º), em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro anunciou o desembargador para vaga no STF. “Será publicado amanhã [2], no Diário Oficial da União, por causa da pandemia, nós temos pressa nisso, conversado com o Senado, o nome do Kassio Nunes Marques para a nossa primeira vaga no Supremo Tribunal Federal”, afirmou o presidente.

O ano que vem, outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, também vai chegar aos 75 anos, devendo se aposentar compulsoriamente por tempo de serviço. Para esta segunda indicação, Bolsonaro voltou a dizer, durante a live, que indicará o nome de um jurista ou magistrado de perfil cristão. “Nós temos uma vaga prevista para o ano que vem também. Essa segunda vaga vai ser para um evangélico”, disse.

PERFIL

Kassio Cunha Marques tem 48 anos e é desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1) desde 2011. Ele foi escolhido pela então presidente Dilma Rousseff na vaga reservada a profissionais oriundas da carreira na advocacia.

Natural de Teresina, Marques foi advogado por cerca de 15 anos e integrou os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele também foi juiz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí.

CELSO DE MELLO

Na mesma edição do Diário Oficial é publicado o decreto, no qual o presidente da República concede a aposentadoria, a partir de 13 de outubro, a José Celso de Mello Filho, no cargo de ministro do STF.