Tempo de leitura: 2 minutos

Cynara, do Leiture-Cy, tem canais na internet que buscam incentivar o hábito da leitura

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura”, de 2015 para 2019, caiu em 2,6% o número de pessoas que leram livros por vontade própria, levando em consideração os últimos 3 meses. Em contrapartida, a previsão é que o uso das redes sociais aumente em mais 20% no país até o ano de 023, segundo o Statista e Ecommerce na Prática.

Cynara Silveira mora em Floresta Azul, é formada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz e trabalha na biblioteca do IFBA, em Ilhéus. Hoje, ela busca incentivar o hábito da leitura em seus perfis nas redes sociais.

Cynara revela que seu interesse por livros começou desde cedo, quando folheava as histórias em quadrinhos, mesmo antes de saber ler. Desde 2018 tem um perfil no Instagram, onde compartilha sua rotina de leitora, mas há 2 meses, durante a pandemia do novo coronavírus, ela decidiu tentar algo novo e ampliou seu alcance criando um canal no Youtube, tornando-se uma “booktuber”.

Juntos, os perfis “Leiture-Cy” são seguidos por mais de 2 mil pessoas. Além de apresentar as resenhas sobre os livros lidos por Cynara, nos conteúdos dos vídeos e postagens também são compartilhadas dicas sobre como desenvolver o hábito da leitura, que tanto a beneficia. “A leitura me faz viajar, conheço mais do mundo e mais sobre outras pessoas”, conta.

Cynara relata que tem recebido um retorno positivo dos seguidores e diz que alguns têm voltado a ter interesse por livros e outros começaram a desenvolver o hábito de ler por influência do seu conteúdo.

Uma das últimas postagens está relacionada à ação de distribuição gratuita de livros físicos para seus seguidores. A doação de exemplares do livro “A maior Esperança” coincide com mês quando é celebrado o Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro. Além disso, será um estímulo à leitura e espera-se que o tema abordado no livro ajude os internautas a terem a perspectiva da esperança ao atravessarem este período do coronavírus e outros problemas. “A leitura desse livro é muito fácil, tem uma linguagem muito boa e ainda tem QR codes que direcionam para um vídeo que complementa o conteúdo do capítulo. Recomendo”, completa Cynara.

5 respostas

  1. Aplaudo de pé esta jovem influencer que incentiva o hábito da leitura. Infelizmente a população brasileira está chegando ao ápice da mudez. Ninguém fala nada compreensível e muito menos, pensa. Estamos de volta às linguagens corporais, de libras, das expressões raciais ou alguns grunhidos. Chegaramos à era das figurinhas, dos emoticons, do minimalismo afasico, apático, que idiotisa o ser humano e apaga – ou seria “deleta”? – os resquícios da sua já mínima intelectualidade. A massa já não pensa, apenas segue os modismos que vêem na Internet e redes sociais. Ótima massa de manobras para políticos. Parabéns por sua meritoria iniciativa.?

  2. Desde cedo essa garota já gostava de leitura , uma “devoradora de livros “ . Excelente caminho este divulgado por Cynara Carvalho no leitura-cy .Incentivando jovens a buscar os livros , a amar a leitura , no país onde cada dia mais os livros estão esquecidos nas prateleiras .
    Sucesso

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *