Renata lança obra poética neste domingo || Foto Diego Orge
Tempo de leitura: 2 minutos

Lu Amâncio

Convidar o leitor para um mergulho em silêncios que proporcionam a descoberta e autonomia de uma voz. Um grito palpável. Palavra que pulsa na página e se faz poesia. Essa é a essência de GRITO – silêncios ecoando em minha voz, novo livro da escritora baiana Renata Ettinger que traz 45 poemasem uma sequência temática que funciona como guia para o processo de desenvolvimento da arte de se expressar buscada pela autora. O lançamento oficial da obra acontece no próximo domingo, dia 06, às 18h, com um bate-papo online – pela plataforma Zoom – com a escritora e leitura de poemas.

GRITO é meu segundo livro de poesia, que nasceu depois de um silêncio de quase 20 anos e de um último poema que dizia “Não vou mais cantar”. Foi preciso tempo para maturar minha palavra. Para “ser corpo/ e casa/ e melhor morada/ para minha própria/palavra”. Para me entender uma voz. Uma voz que não tem medo de ser ouvida. Por isso, GRITO”, explica a autora, em tom de poesia.

As pessoas interessadas em adquirir a obra ou saber mais informações devem visitar o site www.renataettinger.com.br. O link para participar do evento será disponibilizado no dia do lançamento, no Instagram @renataettinger.

A AUTORA

Baiana de Itabuna, Renata Ettinger é poeta e dizedora de versos, publicitária e arteterapeuta junguiana. Seu primeiro livro, Um eu in verso, foi publicado em 2002 e, há dois anos, participou da coletânea “Oito Polegadas”, junto com Mário Garcia Jr., Nalini Vasconcelos e Ricardo Guedeville.

Durante o período de isolamento social, realizou o projeto Quarentena com Poema (QCP)”, quando compartilhou diariamente poemas em áudio com amigos e interessados em poesia. Foram 215 dias consecutivos de poesia para ouvir e sentir, com mais de 70 autores contemplados. O projeto, inclusive, já pode ser conferido nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcasts, entre outras), assim como o “Trago Poemas”, sua mais nova empreitada que tem um formato semelhante ao QCP, mas com uma periodicidade menor (2 ou 3 vezes por semana). Além disso, a escritora também compartilha seus poemas através do https://complexodefenix.wordpress.com/https://complexodefenix.wordpress.com/ .

Na nona rodada o Jacuipense perdeu, em casa, para o Vila Nova por 3 a 0
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Jacuipense venceu o Santa Cruz, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, na noite desta segunda-feira (30), pelo placar de 1 a 0, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com o resultado, a equipe baiana pulou para a quinta colocação do Grupo A, com 24 pontos, quatro a menos que o Vila Nova. O time de Goiás ocupa a quarta colocação.

A vitória não garantiu o Jacuipense na próxima fase da competição, pois foi a penúltima rodada da primeira fase. No próximo sábado (5), fora de casa, o time baiano enfrentará o Vila Nova, às 17h. No primeiro confronto entre as duas equipes, pela nona rodada, o Vila Nova venceu por 3 a 0.

Já o Santa Cruz, mesmo com a derrota em Salvador, segue líder do Grupo A, com 36 pontos. O time Pernambucano já está classificado para a próxima fase da Série C do Brasileiro.

Leia Mais

Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de casos de novo coronavírus disparou em Itabuna nas últimas horas. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite desta segunda-feira (30), exames confirmados que mais 93 pessoas testaram positivo para a Covid-19.

Conforme boletim epidemiológico, a quantidade de casos de novo coronavírus passou de 14.290, ontem, para 14.383 nesta segunda. O número de casos ativos também disparou nas últimas horas. Subiu de 365 para 435. São 70 doentes a mais.

Itabuna registrou mais dois óbitos em decorrência do novo coronavírus. O número de pessoas que não resistiram à doença passou de 343 para 345. São 25 pacientes internados, sendo que 11 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 14 pacientes estão em enfermaria. O município do sul da Bahia contabiliza ainda 13.603 curados da Covid-19.

Aneel mantém tarifa verde na conta de luz || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou, nesta segunda-feira (30), que voltará a cobrança de taxa extra na conta de luz a partir desta terça-feira (1º). A Aneel anunciou que será aplicada a bandeira 2, o que torna a conta R$ 6,24 mais cara cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A Aneel tinha informado, no dia 26 de maio, que até o dia 31 de dezembro não haveria cobrança extra na conta de energia elétrica por causa das dificuldades financeiras dos consumidores em decorrência do novo coronavírus. Mas, nesta segunda-feira, durante reunião extraordinária, a Agência revogou a decisão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

São poucos os estudantes do Ensino Médio que não tremem na base quando pensam nas disciplinas de Física, Química e Biologia. As matérias formam o trio das Ciências da Natureza e aparecem no segundo dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Apesar da apreensão em torno delas, os professores garantem que, para se sair bem, basta focar nos assuntos mais abordados, conhecer a maneira como as questões são elaboradas e relaxar.

Para te ajudar em todos esses quesitos, a Mega Revisão UniFTC traz, nesta segunda-feira (30), uma super oportunidade de revisar e ficar íntimo das provas com muita leveza e descontração. Diferente dos aulões tradicionais, o projeto é realizado no formato talk show. No estúdio, os professores Mário Roulet (Física),  Sérgio Magnavita (Química), Carlena Azevedo (Biologia) e o host Ricardo Carvalho debatem os conteúdos, apresentam as dicas gravadas por outros grandes professores, além de receber influenciadores digitais e atrações culturais.

O programa vai contar com a participação do ídolo Bobô, campeão brasileiro de futebol pelo Bahia em 1988, e do cantor Adelmo Casé. A inscrição gratuita pode ser feita no site: http://bit.ly/MegaRevisãoEnemUniFTC2020.

Lançada oficialmente no dia 23 de novembro, a Mega Revisão UniFTC para o Enem tem movimentado as plataformas virtuais e, ao todo, vai reunir mais de 60 mestres em aprovação da Bahia e de Pernambuco.

Amanhã (1º), será a vez de recordar as valiosas dicas para se dar muito bem na Redação, uma das disciplinas que mais compromete o sonho dos estudantes de ingressar no Ensino Superior. No dia 6, será realizado um grande simulado seletivo, após 1h30 de esquente com revisão de todas as matérias. Para assistir às aulas, clique aqui.

Foto Sinposba
Tempo de leitura: < 1 minuto

Das 17 horas de domingo até o mesmo horário desta segunda (30), a Bahia confirmou 1.652 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e mais 1.857 pacientes recuperados da doença (+0,5%), informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Com os mais de 8,8 mil casos de coronavírus registrados no final de semana e hoje, a Bahia atinge 403.071 infectados pelo vírus desde o início da pandemia até hoje. Destes, 383.774 já são considerados recuperados e um total de 11.029 encontram-se ativos (em isolamento ou internado).

MAIS DE 100 MIL EM INVESTIGAÇÃO

Os 417 municípios baianos têm registro de casos da doença, com maior proporção em Salvador (24,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência da covid-19 por 100.000 habitantes, até hoje, foram Ibirataia (9.319,49), Itabuna (6.916,70), Aiquara (6.905,08), Madre de Deus (6.826,91) e Almadina (6.808,20).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 800.887 casos descartados e 106.953 em investigação até as 17 horas desta segunda-feira (30). Na Bahia, 31.881 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

LETALIDADE

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos, ocorridos no período que vai de 11 a 29 de novembro, segundo a Sesab. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.268, representando uma letalidade de 2,05%. Dentre os óbitos, 56,40% ocorreram no sexo masculino e 43,60% no sexo feminino.

Tempo de leitura: 3 minutos

Quais são os reflexos causados pelo confinamento imposto pela pandemia da covid-19 para o ser humano? A neuropsicóloga Carolina Loureiro diz que o confinamento em si traz a perda da sensação de liberdade, o senso temporal e a própria rotina, que é alterada. “O nosso cotidiano entra em uma quebra”, afirma Carolina.

A neuropsicóloga comentou os prejuízos decorrentes do isolamento ao notar repique no número de casos da Covid-19. Somente neste final de semana, a Bahia registrou 7,2 mil novos casos da doença e mais de 40 mortes foram confirmadas.

Carolina descreve, inicialmente, os efeitos do confinamento. “Muitas vezes a solidão pode ser angustiante para muitas pessoas, algumas dessas podem apresentar transtornos de ansiedade ou outras síndromes que requerem uma atenção especial.

Ela observa que, além da perda da sensação de liberdade, o confinamento também gera incertezas e inseguranças com relação ao tempo de duração, frustração financeira pela ausência do trabalho, tédio por dificuldade de gerir esse momento e, em alguns casos, existe também o aumento de violência doméstica, principalmente entre casais.

Para Carolina loureiro, “quanto mais longo o tempo de isolamento maior poderá ser a repercussão desses fatores na saúde mental”. Ela acrescenta que a ausência de contato social acaba elevando no organismo os índices de cortisol, o hormônio do estresse. “Isso pode interferir em sentimentos depressivos, abuso de substâncias alcoólicas e obesidade, entre outros fatores”.

A profissional também faz outro alerta: o número de pessoas com medo de serem contaminadas tende a aumentar e esse medo causa ainda mais estresse. “Isso gera uma série de fatores que influenciam significativamente na qualidade de vida das pessoas”.

CONECTADOS

Carolina também alerta para a necessidade de estar atento ao tempo dedicado à tecnologia. Com o isolamento social, a tendência de ficar mais tempo conectado à internet aumenta. “Estar conectado a todo momento pode nem sempre ser a solução, pois isso pode também proporcionar um excesso de informações desnecessárias e falsas sobre a pandemia. Algumas dessas informações podem provocar, inclusive, uma paranoia coletiva”.

A profissional propõe uma abordagem baseada no afeto. “Tomemos como base o amor: assumir o amor que temos pelos próximos e por nós mesmos. O amor é uma fonte de energia que nos proporciona extrema sensação afetiva, de pertencimento, união e solidariedade. E a busca por um amor próprio é encarar nossos estigmas, encarar “falhas” e comportamentos que nos fazem repetir conteúdos que não nos evoluem espiritualmente”.

Carolina ensina que, com a distância, devemos buscar conexões para sorrir, dançar, cantar, conversar. “O cuidado com o próprio corpo também é prova de amor, com exercícios físicos, ioga, ginásticas aeróbicas. Assim diminuímos a concentração de cortisol no corpo, o hormônio de estresse”.

COMO LIDAR COM O ISOLAMENTO

Algumas técnicas, afirma, liberam ocitocina e endorfina no corpo, como abraços nas pessoas que estão com você no confinamento, o contato corpo a corpo. Isso diminui a frequência cardíaca em crises de ansiedade. “Caso você esteja atravessando essa pandemia sozinho, entre em contato com pessoas que ama e troque mensagens, estimulando o hábito do companheirismo e a sensação de possuir uma conexão profunda com alguém”.

“Nessa pandemia permita que a psicologia possa entrar em ação. Essa crise, essa pandemia, não é apenas viral, mas também psicológica, pois causa sofrimento psíquico. Assim, o confinamento gera desequilíbrio mental, que por sua vez gera problemas na saúde mental”.

TERAPIAS A DISTÂNCIA

As terapias a distância, sugere Carolina, podem gerar um acolhimento positivo durante o isolamento. “Elas facilitam o enfrentamento de alguns conflitos psíquicos e aumentam seu bem-estar geral, porque o processo terapêutico visa a busca da saúde mental”, explica. “É importante se conectar com os próximos, mas se conectar com especialistas é fundamental para lidar com sofrimentos e problemas mais profundos”, complementa.

Especialista em avaliação psicológica e em hipnose clínica, Carolina ainda reforça o papel da psicologia na pandemia, oferecendo o auxílio que muitas pessoas precisam para lidar com a “montanha russa de sentimentos e emoções”.

Detran-BA divulga novos prazos para CNH, transferência de veículo e notificações
Tempo de leitura: 1 minuto

Suspensos em março, por causa da pandemia da Covid-19, os prazos de vencimento da carteira de habilitação (CNH) e para transferência de propriedade do veículo e envio da notificação de multa serão retomados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a partir desta terça-feira (1º), com novos cronogramas.

O Detran-BA alerta os condutores com CNH vencida em 2020 que a renovação do documento começará em janeiro de 2021, somente por agendamento no portal (www.sacdigital.ba.gov.br) ou aplicativo SAC Digital, de forma escalonada. Portanto, não há a necessidade de o cidadão se preocupar antecipadamente. O período para a atualização da carteira em 2021 será no mesmo mês do vencimento em 2020. Confira abaixo:

Para a transferência de propriedade do veículo que não ainda não foi feita neste ano, a pessoa deverá regularizar a situação até 31 de março de 2021. O serviço é disponibilizado pelo Detran-BA apenas por hora marcada no SAC Digital.

Já os novos prazos para que o órgão de trânsito volte a enviar as notificações de multas irão seguir um cronograma de 10 meses, tendo como referência a data em que as infrações foram cometidas.

Pietro Fittipaldi estreará na Fórmula 1 no próximo domingo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O piloto brasileiro Pietro Fittipaldi, de 24 anos, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, terá sua primeira chance como piloto principal da Haas na Fórmula 1, no próximo domingo (6), quando substituirá Romain Grosjean, lesionado ontem (29) após escapar de um grave acidente no Grande Prêmio do Bahrein. O piloto francês se recupera de ferimentos nas costas e em ambas as mãos.

A estreia do brasileiro será no GP de Sakhir, pela 16ª rodada do Campeonato Mundial de F1, no Circuito de Bahrein. Ele será o 32º brasileiro no Circuito Mundial de F1. Desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou das pistas, o país não tinha representantes na categoria. Nesta temporada, Pietro participou como piloto reserva e de testes da escuderia norte-americana, na maioria das corridas de F1.Em nota oficial da Haas, o brasileiro revelou que se sente preparado para o desafio.

“Mais importante do que eu estar feliz é Romain [Grosjean] está seguro e saudável”, comentou Pietro Fittipaldi. “Estamos todos muito felizes por seus ferimentos serem relativamente leves após um incidente tão grande. Obviamente, não é um conjunto de circunstâncias ideal para obter minha primeira oportunidade de competir na Fórmula 1, mas sou extremamente grato a Gene Haas e Guenther Steiner por sua fé em me colocar ao volante neste fim de semana”.

Na próxima sexta (4), Pietro assume o volante da do modelo VF 20, como piloto principal da Haas, nos treinos de abertura. Guenther Steiner, chefe da escuderia, está confiante no desempenho de Fittipaldi Neto.

“Pietro vai pilotar o VF-20 e ele está familiarizado com o fato de ter estado com a equipe nas últimas duas temporadas como piloto de teste e reserva. É a coisa certa a fazer e é obviamente uma boa oportunidade para ele. Ele foi paciente e sempre estava preparado para esta oportunidade – e agora ela chegou. É por isso que o queremos no carro e tenho certeza que ele fará um bom trabalho. É muito exigente ser chamado no último minuto, mas como eu disse, acho que é a coisa certa a fazer pela Haas F1 Team”. Da Agência Brasil.

Vilas-Boas diz que sistema está pressionado || Foto Paula Fróes-Govba/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse em entrevista nesta segunda-feira (30) que o estado possui número de casos da Covid-19 que “remontam ao início da pandemia”. O secretário revelou preocupação, falou do possível aumento na taxa de letalidade e das ações pensadas pelo governo para atender aos pacientes com a doença que estiverem nos hospitais.

Para ele, a elevação de dados era previsível, pois estava sendo possível enxergar uma flexibilização fora de controle em todo o estado, com a a realização de carreatas em eleições, além de festas. No sábado (28). A Bahia dobrou o número de contaminados pela Covid-19 em 24h e registrou 4.204 casos.

“A população não conseguiu se desmobilizar da forma como se mobilizou, e esses fenômenos pré-eleitorais foram responsáveis por alavancar isso em todo o país. Aconteceu em São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e aqui na Bahia já temos uma semana, indo para duas, de aumento sucessivos do número de casos ativos, casos notificados e número de testagens no Laboratório Central, e de notificações por parte dos municípios”, disse.

O secretário informou que embora não haja, nesse momento, uma elevação da taxa de mortalidade, é possível que isso venha a acontecer ao longo das próximas semanas. Informações da TV Bahia e G1-BA.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá, de Itabuna, recebeu a certificação ISO 9001:2015, que define a forma como a organização opera em ações como foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoal, capacidade de tomada de decisões e busca continua na melhoria dos serviços. O ISO 9001:2015 é um certificado de excelência que também possibilita negociações com clientes e obtenção de financiamentos para novos investimentos.

Desde que foi implantado pelo empresário Helenilson Chaves há 20 anos, ressalta a direção, o Jequitibá vem passando por processo permanente de ampliação de sua planta construída e do mix de produtos e serviços, capacitação de colaboradores e consolidação como um shopping completo, atendendo uma área que abrange cerca de 100 municípios do sul e sudoeste da Bahia.

“Mesmo em período de pandemia, em que seu funcionamento atende a todos os protocolos da Organização de Saúde, o Shopping Jequitibá vem recebendo novos empreendimentos a apresenta excelentes perspectivas para 2021, com vários projetos de lojas/entretenimento/serviços em fase de implantação”, afirma o diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto.

Neta destaca que a certificação ISO 9001:2015 é resultado do envolvimento dos empresários parceiros e de todos os colaboradores. “Formamos um time unido na busca pela qualidade, visando sempre a satisfação dos nossos clientes”, complementa.

Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-governador Jaques Wagner, hoje senador, usou o Twitter para fazer considerações sobre o resultado das eleições municipais no Brasil e – principalmente – na Bahia. Numa indireta para o prefeito de Salvador, ACM Neto, Wagner diz que “tem gente comemorando precipitadamente” o resultado das urnas na Bahia em 2020.

O senador lembra 2016, quando o PT e partidos aliados também perderam em Salvador, Feira, Conquista e Camaçari, os quatro maiores colégios eleitorais do estado, e o seu partido nem sequer chegou ao segundo turno nas duas maiores cidades do interior baiano, mas Rui Costa acabou reeleito governador. “[Rui Costa] teve uma eleição retumbante e elegemos 2 senadores”, acrescenta.

“Agora aumentamos nossas votações em todas estas cidades. Então, para quem quer logo tirar a consequência para 2022, eu acho muito precipitado. Já tem gente comemorando, achando que já está tudo dado, mas é bom lembrar que a eleição de daqui a 2 anos roda em um circuito diferente das eleições municipais”, complementa.

Para Wagner, o real perdedor destas eleições foi o presidente Jair Bolsonaro, ainda em primeiro mandato, pois “não teve nenhuma vitória expressiva”. “Onde [Bolsonaro] colocou a mão, as pessoas foram derrotadas. Ainda na análise do senador, avaliar o PT “como derrotado” é “um pouco demais”.