Porto Seguro será um dos destinos mais procurados depois da pandemia, diz Ministério do Turismo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, está entre os 21 destinos apontados como tendência para o pós-Covid-19,  conforme levantamento do Ministério do Turismo, que usou como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista.

O Ministério do Turismo destaca que o município baiano abriga os distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda, que anualmente recebem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, que são atraídos principalmente pelas belezas naturais. Porto Seguro também oferece como opção a agitação noturna.

Outro destino no estado entre os 21 que os turistas pretendem viajar depois da pandemia do novo coronavírus é Salvador, que oferece muitas opções de entretenimento, além das belezas naturais e culturais. No Nordeste, além da capital baiana e  Porto Seguro, também aparecem na lista Maceió (AL), João Pessoa (PB), Ipojuca (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN).  Veja quais são os demais destinos indicados no levantamento em leia mais.

Leia Mais

Itabuna registra 136 casos de Covid-19 em 24 horas.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, mais 136 casos de novo coronavírus. O número de infectados desde o início da pandemia subiu para 19.184. Desse total, 18.292 estão curados. A quantidade de casos ativos (pessoas doentes) cresceu nas últimas horas, saltou de 372, ontem, para 508 neste sábado (30).

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), hoje existem 43 pessoas internadas, 26 delas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há 17 pacientes em leitos clínicos (enfermaria). Itabuna registra ainda 384 óbitos causados pela Covid-19.

IPVA pode ser pago com desconto até dia 10 de fevereiro
Tempo de leitura: 2 minutos

Os proprietários de veículos na Bahia têm até dia 10 de fevereiro para pagar, à vista, o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10%. Segundo a Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz), este ano, os contribuintes vão pagar, em média, 3,2% a menos do que em 2020. A redução mais significativa é de 5% para os automóveis.

“Se o contribuinte perder o prazo de 10 de fevereiro, ainda é possível fazer jus ao desconto de 5%, apenas pagando a taxa integral até o vencimento da primeira parcela, conforme o vencimento do final da placa do veículo”, destaca a gerente de IPVA da Sefaz, Aline Lessa.

Além dos 10% e 5% de desconto, o cidadão pode contar com a facilidade do pagamento parcelado, sem que o tributo pese de uma só vez no bolso. Basta que as taxas sejam pagas dentro do prazo de vencimento de cada parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

LICENCIAMENTO

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. Já o seguro obrigatório deve ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 182.083 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até as 14 horas deste sábado (30), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Neste final de semana (30 e 31) a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está distribuindo 65 mil vacinas para atender a um público-alvo de aproximadamente 58 mil idosos com mais de 90 anos.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.078 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.560 recuperados (+0,6%). Dos 585.958 casos confirmados desde o início da pandemia, 563.176 já são considerados recuperados e 12.723 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (11.729,36), Itororó (10.033,36), Itabuna (9.185,69), Muniz Ferreira (9.135,00) e Conceição do Coité (8.935,33).

MAIS DE 10 MIL ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 38 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.059, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,58% ocorreram no sexo masculino e 43,42% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,66%, preta com 14,76%, amarela com 0,63%, indígena com 0,14% e não há informação em 9,84% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,11%).

Partido vai compor bloco da minoria na Câmara, afirma presidente do PT de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Ednei Mendonça, presidente do PT em Ilhéus, disse hoje (30) ao PIMENTA que o partido não vai fazer oposição sistemática ao governo do prefeito Mário Alexandre (PSD). Enfatizou que o PT trabalha pelo município, prova disso é o volume de investimentos do governo Rui Costa na cidade.

Por outro lado, a defesa dos interesses de Ilhéus, explica Mendonça, também não significa alinhamento automático ao governo municipal. Por isso, os dois vereadores da sigla, Carlos Augusto (Augustão) e Enilda Mendonça, vão formar o bloco da minoria com mais um colega, o tupinambá Cláudio Magalhães, do PCdoB. O objetivo inicial do bloco é assumir a presidência de comissões legislativas.

“NÃO NOS REPRESENTA”

Perguntamos se a proximidade do deputado estadual Rosemberg Pinto e do empresário Nilton Cruz, ambos petistas, com o prefeito Mário Alexandre é também sinal de aproximação entre o PT de Ilhéus e o governo. Ednei negou de forma peremptória, argumentando que Rosemberg e Nilton não falam em nome da Executiva local, que mantém, segundo ele, posicionamento coeso.

Para reforçar o argumento, lembrou que a sigla não apoiou Mário Alexandre nas eleições de 2020, quando o ex-presidente estadual da legenda Everaldo Anunciação foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo progressista Carlos Machado (Cacá Colchões).

Também em conversa neste sábado com o site, o militante Jerberson Josué, que foi candidato a vereador pelo PT em 2016 e 2020, disse que, nos encontros com Mário, Rosemberg atua como líder do governo Rui Costa, e isso não envolve a representação local nem um posicionamento do partido.

Programação começa às 16 horas deste sábado (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto Música Independente Itabunense começa neste sábado (30), a partir das 16 horas, com transmissão ao vivo no Youtube. A programação de hoje tem uma roda de conversa sobre novos nomes do rap em Itabuna, seguida pela apresentação musical de Nettox, Nex MC e Dário Inerente.

Nesse domingo (31), também às 16 horas, será a vez do debate sobre os desafios e as alternativas para a produção musical independente em Itabuna. Na sequência, o som vai ficar por conta de Ize Duque, Jonnie Walker, Emmer’c e Nettox.

O projeto tem apoio financeiro da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), através da Chamada Pública 006/2020, com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Ilhéus, todas as cinquenta unidades de terapia intensiva (UTIs) do SUS para tratamento exclusivo da Covid-19 estão ocupadas desde segunda-feira (25), conforme os boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde divulgados nesta semana.

Até o momento, 292 moradores do município morreram com a doença. Outras 9.874 pessoas se recuperam da infecção provocada pelo novo coronavírus.

Além dos pacientes internados em UTIs, Ilhéus tem outros 223 casos ativos, enquanto 446 pessoas aguardam resultado do teste RT/PCR, que verifica a presença do vírus nas amostras coletadas.

Ao todo, estão inscritos 93 mil estudantes em 104 cidades
Tempo de leitura: 4 minutos

A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. Ao todo, estão inscritos 93 mil estudantes em 104 cidades. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta.

Neste primeiro dia de aplicação, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, que será no dia 7 de fevereiro, os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza. O número de questões objetivas (90 por dia), o tempo para fazer as prova e os horários de aplicação serão os mesmos do Enem impresso: cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h (horário de Brasília).

A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela. A correção também será feita da mesma forma que o Enem impresso.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.

O QUE LEVAR

A lista do que pode ou não também é semelhante ao Enem impresso. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem terá regras especiais de biossegurança. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Os participantes podem levar também a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem imprimir, na Página do Participante, a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.Leia Mais

Manifestantes também cobram "vacinação já" para conter pandemia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesse domingo (31), as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão realizar protesto contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a partir das 9h, no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Outras cidades brasileiras também serão palco de atos contra o presidente.

Além do “Fora Bolsonaro”, os movimentos de esquerda defendem a retomada do auxílio emergencial, a vacinação gratuita em massa contra a Covid-19 e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de políticas de estímulo e proteção do mercado de trabalho.

Por causa da pandemia, os participantes deverão respeitar os protocolos sanitários, a exemplo do uso obrigatório de máscara, informam os organizadores. Para evitar aglomerações, também recomendam que os manifestantes usem carros, motos e bicicletas no protesto.

SIMBOLOGIA

O texto da convocação pede que os manifestantes não esqueçam de levar bandeira verde e amarela. Ao PIMENTA, o ex-vice-prefeito de Ilhéus José Henrique Abobreira explicou que a escolha das cores faz parte do movimento de disputa simbólica da Bandeira Nacional, muito usada nas manifestações da extrema-direita.