Bahia consegue empate contra o Atlético Mineiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com vários desfalques por causa de contusões e jogadores infectados pelo novo coronavírus, o Bahia conquistou um ponto precioso no Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (13), contra o Atlético Mineiro. A partida foi no campo do adversário o tricolor baiano saiu atrás no placar, mas criou muitas chances de gol.

O Atlético marcou com o atacante Eduardo Sasha, aos 19 minutos do primeiro tempo. O Bahia empatou o jogo logo no início do segundo tempo, com o atacante Rossi. Ele puxou um contra-ataque, ganhou do zagueiro, e tocou para rede, no primeiro minuto da etapa final. Com o resultado, o Bahia chegou aos 38 pontos em 36 jogos.

Rossi comemorou o empate. “Sim, a gente veio com 19 jogadores só, muita gente sentindo lesões, gente com Covid-19. A gente tem que valorizar muito esse ponto, jogando no Mineirão, contra um time brigando por título. Temos que valorizar a estratégia do treinador, poderíamos ter feito gols no primeiro tempo, no segundo teve bola na trave. Agora é descansar. Teremos jogo decisivo contra um concorrente direto”.

O time baiano torce por uma vitória do Internacional, neste domingo (14), contra o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, para seguir fora da zona de rebaixamento. O confronto será às 16h. O time carioca tem 37 pontos. A equipe gaúcha é líder do Campeonato Brasileiro, com 66 pontos, e ficará bem perto do título se vencer a partida.

Estado pede o TJ-BA suspensão que obriga retorno às aulas em março
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por causa da curva crescente dos casos de novo coronavírus, a Procuradoria Geral do Estado  (PGE) ingressou, na sexta-feira (12), com pedido de suspensão da decisão proferida pela 6ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador, que determinou a retomada das aulas no sistema de educação, público e privado, na até o dia 1º de março.

No pedido, dirigido ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, a PGE sustenta que a decisão é manifestamente ilegítima, por não ter observado as razões científicas que fundamentam a suspensão da atividade letiva. Afirma ainda que além disso foi demonstrado que a decisão impõe grave ofensa à saúde e ordem públicas, especialmente porque determina o retorno das aulas no momento em que se constata aumento vertiginoso de contaminação e óbitos em razão da Covid-19.

A Procuradoria Geral do Estado reconhece que “o desejo de todos, na Bahia, é que os alunos retornem às suas atividades presenciais, ao convívio e ao amparo das escolas. Hoje, entretanto, esse retorno é tecnicamente inviável, e acarretará uma crescente, exponencial e dramática contaminação do vírus e expansão da Covid-19 no estado”.

Ressalta também que, por esta razão, é de fundamental importância o isolamento social, já que o estado apresentou um crescimento, nos últimos cinco dias, de 1,99%, e encontra-se em terceiro lugar com maior número de casos no país, conforme os dados do Painel  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

E alerta ainda que, informações técnico-científicas de órgãos estaduais da saúde confirmam a chegada de uma nova cepa do vírus, muito mais infecciosa, inclusive, sobre as crianças.

Aumenta o número de pistolas apreendidas na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, a quantidade de armas de fogo apreendidas pelos policiais rodoviários federais saltou de 112 unidades em 2019 para 189 em 2020. Deste total, 117 foram pistolas. O número de revólveres apreendidos atingiu 49 unidades. Ainda foram retiradas de circulação 5.918 munições de diversos calibres.

Armas apreendidas em 2020 no interior da Bahia

Os números apresentados em 2020 representam um aumento de 290% de pistolas e de 339% na apreensão de munições, quando comparados a 2019. Durante às abordagens também foram apreendidos seis fuzis; cinco espingardas e uma submetralhadora.

Pesquisa mostra distúrbios em pacientes infectados
Tempo de leitura: 3 minutos

Um estudo inédito realizado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) envolvendo pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus revela relatos assustadores. “Lembro-me de fazer o pedido da comida e de pagar por ele. Mas não me lembro de ter comido”, conta um dos entrevistados para a pesquisa.

Há relatos ainda como: “dormi em pé tomando banho”. “Meu marido sofreu traumatismo craniano enquanto andava de bicicleta e dormiu”. “Tive que vender minha moto, pois desaprendi a andar, não consigo mais ter coordenação e nem equilíbrio para ficar em cima dela!”.

Mas engana-se quem pensa que as sequelas são somente em pessoas que sofreram a doença no estágio mais grave. Pacientes que tiveram coriza ou outros sintomas mais leves e até mesmo os assintomáticos também foram diagnosticados com disfunção cognitiva em algum grau.

“Isso deixa clara a importância de se incluir na avaliação clínica dos pacientes pós-Covid-19 de qualquer gravidade sintomas de problemas cognitivos como sonolência diurna excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória”, explica neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin, que coordenou o estudo: “O uso do jogo digital MentalPlus®️ para avaliação e reabilitação da função cognitiva após remissão dos sintomas da COVID-19”.

Os problemas cognitivos nas pessoas que tiveram Covid-19 são tão importantes que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados finais do estudo para adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor como padrão-ouro em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-Covid. Veja outros detalhes em leia mais.Leia Mais

Foto Darío G. Neto/Sebrae Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Para entender as expectativas dos empresários do varejo para 2021, o Sebrae Bahia realizou uma pesquisa que mostrou a avaliação dos empreendedores em relação aos temas de finanças, vendas, meios de atuação e outros assuntos.

De acordo com o levantamento, 32% dos entrevistados afirmaram que o volume de vendas está ruim, mas em recuperação, enquanto 25% disseram que o movimento está bom, mas reconhecem que era melhor antes da pandemia. Outros 23% responderam que as vendas estão satisfatórias e 13% assumiram que as vendas seguem péssimas. Apenas 7% dos empresários entrevistados expressaram satisfação total com o volume de vendas.

Em relação à administração financeira, 84% disseram que realizam o controle internamente e 9% terceirizam o serviço. Outros 7% fazem internamente, com um funcionário dedicado às finanças. O levantamento mostrou ainda que 77% afirmaram que precisam melhorar a administração financeira do negócio.

Quanto ao modelo de comercialização, a maioria (52%) afirmou que realiza de forma híbrida (presencial e online), utilizando as redes sociais como Instagram, WhatsApp e Facebook, site ou loja virtual e marketplaces. Outros 40% disseram que atendem as clientes de forma presencial e apenas 8% comercializam seus produtos exclusivamente online.

Quando perguntados quais as redes sociais que utilizam com mais frequência, a maioria (82%) utiliza o WhatsApp e Instagram, seguido de Facebook (47%), Youtube e Messenger (ambos com 7%), Telegram (5%), Tiktok (2%) e Twitter (1%).

A PESQUISA

A pesquisa entrevistou 425 empresários baianos e foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2020, por meio de questionário online. O intervalo de confiança é de 95%.

Dentre os empresários entrevistados, 66% dos empreendedores do varejo são do sexo feminino, com idade média de 40 anos.

Em relação ao enquadramento, 58% dos empreendimentos são Microempreendedor Individual (MEI), 36% deles atuado no segmento de vestuário e acessórios e 19% em alimentação.

Cerca de 48% dos empreendimentos estão até com 2 anos de comércio aberto e ativo e 43% atuam na rua e 31% em centro comercial. Mais de 70% não possuem nenhum registro oficial em instituições e 96% possuem de 0 a 10 funcionários.

O levantamento foi realizado pela Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae Bahia, demandado pela Unidade de Atendimento Coletivo (UAC) e Coordenação de Comércio e Serviços da entidade.

RENOVA VAREJO

Com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais digitalizado, bem como o avanço das compras online e marketplaces, as empresas varejistas precisam se adaptar para enfrentar um mercado ainda mais exigente. E, para apoiar os empreendedores do varejo baiano nesse momento que requer uma verdadeira transformação, o Sebrae lança o Movimento Renova Varejo, que pretende transformar o varejo baiano, elevando a maturidade digital dos empresários e preparando suas empresas para as demandas atuais.

Durante seis meses, os empresários que aderirem ao Movimento terão 38 horas de consultoria individual com especialista em marketing e vendas, e 12 horas de ações coletivas para capacitação sobre assuntos estratégicos da gestão, incluindo curso de 6 horas com o Alfredo Soares, autor dos livros Bora Vender e Bora Varejo.

O movimento é voltado especialmente para empresários de micro e pequenas empresas de vestuário, calçados, tecidos, cama, mesa e banho, minimercados, comércio de alimentos e bebidas, itens para casa, material de construção, equipamentos e suprimentos de informática.

Bolsistas vão ajudar colegas com dificuldades em disciplinas escolares
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após aprovação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Rui Costa (PT) sancionou ontem (12) a lei que institui o Programa Mais Estudo no âmbito das escolas da rede estadual de ensino. O texto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).

“Com muita alegria, sancionei hoje a lei que vai garantir monitores estudantis em todas as salas de aula da rede estadual de ensino. É um ato histórico para a educação da Bahia. Quero agradecer aos deputados e deputadas que ontem aprovaram nosso projeto na Assembleia Legislativa. Juntos, somos capazes de transformar a vida de milhares de estudantes e de suas famílias por meio da educação. Por isso que a educação continuará sendo prioridade em minha gestão”, afirmou Rui.

O Mais Estudo tem o objetivo de estimular a participação dos estudantes em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Como parte do programa, cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar.

A bolsa de monitoria, no valor de R$ 100, será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores.

Em 2019, na fase piloto do Mais Estudo, a Secretaria da Educação do Estado ofertou 10 mil vagas para os estudantes para ajudar os colegas com notas abaixo da média nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com direito a bolsas.

Marineide tinha 54 anos e estava internada no Hospital Vida Memorial
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), emitiu hoje (13) nota de pesar pelo falecimento da técnica de enfermagem Marineide da Silva Moraes, que era servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Marineide tinha 54 anos e lutava contra a Covid-19. Internada num leito de terapia intensiva do Hospital Vida Memorial, faleceu na noite desta sexta-feira (12).

A técnica de enfermagem trabalhava na Unidade Básica de Saúde Joaquim Sampaio, localizada na Avenida Princesa Isabel, onde desempenhava a função de auxiliar de farmácia. Morava na mesma avenida.

Liderança da Princesa Isabel, o ex-vereador Juarez Barbosa (PSB) também manifestou pesar em publicação numa rede social.

Dose de reforço será aplicada primeiro em indígenas e trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus informou ontem (12) que vai iniciar na próxima terça-feira (16) a aplicação da segunda dose da Coronavac, vacina contra a Covid-19, em indígenas e trabalhadores da linha de frente no combate da pandemia. O lote com 6.017 doses do imunizante chegou nessa sexta-feira ao município.

A previsão da Sesau é de que os idosos com mais de 80 anos – já vacinados com a primeira dose – comecem a receber a segunda aplicação a partir do dia 22 de fevereiro, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda vacinação.

Os idosos acamados e assistidos pelo programa Melhor em Casa, que já receberam a primeira dose, serão atendidos em suas residências. Os indígenas serão vacinados nas aldeias onde vivem.

Familiares de idosos acamados, que desejem cadastrá-los para vacinação quando houver disponibilidade de mais vacinas, podem informar o endereço e demais dados diretamente aos agentes comunitários, nos postos de saúde ou na sala da Rede de Frio, que fica no Centro de Atendimento Especializado III (CAE III), antigo Sesp.

Mega-Sena vai sortear R$ 40 milhões no sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena vai sortear o prêmio de R$ 11 milhões do concurso 2.344 a partir das 20 horas deste sábado (13), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

As apostas seguem até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android.

Por causa pandemia de Covid-19, o acesso do público ao Espaço Loterias Caixa será restrito. O sorteio poderá ser assistido pela televisão e pelas redes sociais das Loterias Caixa no perfil @LoteriasCAIXAOficial no Facebook e canal Caixa no YouTube.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), se reuniu nesta quinta-feira (11), em Brasília, com a coordenadora-geral da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares de Federativos do Ministério do Turismo, Ana Paula Duarte Santos, para tratar das emendas viabilizadas pelo Deputado Federal Paulo Azi (DEM) para serem aplicadas em Serra Grande.

O prefeito discutiu com a assessora e com a equipe da área técnica a aprovação de algumas ruas na parte alta do distrito e outras no bairro Sargi.

Moacyr agradeceu mais uma vez ao parlamentar pela dedicação e compromisso com o município de Uruçuca. “Reunião muito proveitosa e o projeto será aprovado com certeza. Mais um benefício do deputado Paulo Azi para nosso município.”, finalizou.

Prefeito Augusto Castro participou do lançamento da operação por chamada de vídeo; o vice-prefeito Enderson Guinho presidiu o ato
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Segurança e Ordem Pública de Itabuna lançou ontem (12) a Operação Morfeu, que tem o objetivo de fazer valer a legislação ambiental contra a poluição sonora e garantir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19. O ato aconteceu no Centro Administrativo do município. O prefeito Augusto Castro (PSD), que estava em Salvador, participou por meio de chamada de vídeo.

Augusto declarou que a Prefeitura responde diretamente aos inúmeros pedidos para que ações eficientes de combate à poluição sonora sejam realizadas em benefício da maioria da população. “A Operação Morfeu, portanto, é a resposta mais exata para assegurar o sossego e a tranquilidade, graças ao apoio de todos os envolvidos”, argumentou.

A operação vai reunir guardas municipais e fiscais de vigilância sanitária, além de policiais civis e militares. As equipes vão percorrer o Centro e os bairros da cidade em ações educativas.

“Som alto atrai gente e prejudica a saúde e a tranquilidade das pessoas”, disse Mariana Alcântara, secretária municipal da Segurança e Ordem Pública, acrescentando que os agentes só vão adotar medidas repressivas em último caso, quando esgotados os esforços de conscientização social.

Para o vice-prefeito Enderson Guinho (Cidadania), que presidiu o lançamento, a Operação Morfeu é uma resposta importante contra o aumento de casos de Covid-19, que já matou 386 moradores de Itabuna. “As pessoas, infelizmente, estão perdendo o medo. Temos tido cobranças para tomar providências e vamos construir coletivamente essa ação, sobretudo com o apoio da população”, assinalou.

ACM Neto afirma que nomeação de João Roma o surpreendeu
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou ontem (12) o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) para o comando do Ministério da Cidadania, pasta responsável pelas políticas sociais do Governo Federal, a exemplo do programa Bolsa Família.

João foi chefe de gabinete do ex-prefeito ACM Neto (DEM) na Prefeitura de Salvador, entre 2013 e 2018, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo Republicanos, partido ligado ao Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

ACM Neto disse que a nomeação o surpreendeu por causa dos seus laços políticos com o deputado, que licencia-se do cargo na Câmara para assumir o ministério. “A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida”, escreveu o presidente nacional do DEM, em nota oficial emitida nessa sexta-feira.

O democrata enfatizou que a presença de João Roma no primeiro escalão de Bolsonaro não vai impedi-lo de avaliar o governo federal com senso crítico. “Se a intenção do Palácio do Planalto é me intimidar, limitar a expressão das minhas opiniões ou reduzir as minhas críticas, serviu antes para reforçar a minha certeza de que me manter distante do governo federal é o caminho certo a ser trilhado, pelo bem do Brasil”, concluiu.