Artistas abriram a programação do "Junho Verde"
Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Itacaré lançou, nesta terça-feira (1°), o “Junho Verde”, um programa de preservação do meio ambiente. Entre as atividades previstas estão a coleta seletiva, recuperação de nascentes, inauguração de viveiros e criação do programa de educação ambiental, além da implantação do projeto Lixão Nunca Mais, que garante uma nova destinação dos resíduos sólidos.

O lançamento do programa foi na manhã hoje, com uma live transmitida pelo canal do município noYoutube, o itacarebahiaoficial, contando com a presença do vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, que explicou os detalhes desse projeto que contempla ações permanentes de preservação e conservação da natureza.

Vice-prefeito destacou a importância do “Junho Verde”

O evento contou ainda com a participação dos músicos Marlon Moreira e Miguel Neto e dos secretários municipais Ed Camargo (Comunicação), Marcos Luedy (Meio Ambiente) e Eliane Camargo (Educação), que apresentaram a programação do Junho Verde, o Programa de Educação Ambiental e falaram sobre a importância do envolvimento de todos no projeto.

A PROGRAMAÇÃO

O “Junho Verde” tem na programação atividades como a inauguração do Viveiro de Mudas Frutíferas, Ornamentais e Essências Florestais no distrito de Água Fria, lançamento do Programa de Educação Ambiental na Rádio Paraíso Baiano, implantação do Programa de Coleta Seletiva nos Prédios Públicos de Itacaré, entrega das vassouras ecológicas e equipamentos de coleta e a apresentação dos projetos de reciclagem do Recicla.

Organizadores divulgam programação do “Junho Verde”

Também será realizada, em junho, a ação de requalificação ambiental do entorno da Cachoeira da Usina, em Taboquinhas, uma Passarinhada Urbana, lançamento da PPP envolvendo a Prefeitura de Itacaré e empresários da Praça dos Cachorros e o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes do município de Itacaré, dentre várias outras atividades educativas e ambientais com a participação da comunidade

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que o “Junho Verde” tem como proposta principal conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da conservação da natureza, patrimônio e beleza que fazem de Itacaré um dos lugares mais visitados do Brasil. “O Junho Verde traz iniciativas, projetos e programas ambientais que vão transformar o município em um destino completo sustentável”, explica o prefeito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto, Rui Costa e Paulo Magalhães em audiência nesta terça (1º)

Numa audiência de pouco mais de uma hora hoje (1º), o governador Rui Costa recebeu o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e se comprometeu a atender pedido de urbanização de dois dos acessos ao município sul-baiano pela BR-101.

Um dos acessos é o que liga a BR-101 ao trevo da Avenida Itajuípe, no Bairro Santo Antônio, região da antiga Estrela do Sul. O segundo acesso à área urbana é o prolongamento da Avenida Amélia Amado, até imediações do Centro Comercial de Itabuna, a principal central de abastecimento do município.

– O governado Rui Costa foi muito receptivo aos nossos pleitos e, além de se comprometer com a urbanização dos novos acessos à Itabuna, também garantiu a conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro São Caetano – afirmou Augusto.

MOBILIDADE

Conforme relata o prefeito, ainda na audiência o governador falou da importância da nova rodovia estadual que vai ligar os municípios mais importantes do sul baiano, a BA-649.

“A construção da nova BA, ligando Itabuna a Ilhéus, será um equipamento de mobilidade moderno, que vai trazer segurança e desenvolvimento. É um projeto sonhado por toda a região que estamos realizando”, disse Rui Costa a Augusto.

NOVO COMPLEXO EDUCACIONAL

Segundo Augusto, o governador também deu sinal verde para que seja construído um novo complexo educacional na zona norte de Itabuna. O complexo atenderá estudantes e comunidades dos bairros Fátima, Califórnia e Conceição.

“Amanhã, junto com o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que nos acompanhou na audiência com o governador, estaremos com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, para discutir sobre esse novo empreendimento educacional, muito importante para criar oportunidades para as nossas crianças, adolescentes e jovens”, comemorou Castro.

Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital de Base em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, anunciou, nesta terça-feira (1º), suspendeu de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que são programadas pelos médicos. O motivo é o risco de faltar medicamentos do kit intubação, usados em pacientes com a Covid-19 e também em pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos.

O alerta para uma possível falta de medicações do kit, como sedativos e analgésicos, foi dos laboratórios que fornecem os remédios aos hospitais. “A direção do Base, junto à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, avaliou que seria melhor manter apenas as cirurgias de emergência”, afirmou o médico Eduardo Kovalski, presidente da Fasi.

A falta dessas medicações ocorre por causa do aumento do número de casos da Covid-19 na Bahia. “Em lugares como Teixeira de Freitas e Barreiras, por exemplo, já não há mais leitos e muitos pacientes estão vindo para Itabuna, o que é um sinal de alerta”, disse Eduardo Kovalski.

No entanto, o Hospital de Base ainda tem medicamentos em estoque. “É uma medida preventiva”, ponderou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes.

A unidade, que tem 20 leitos UTI exclusivos para o tratamento da Covid -19 está com 75% de ocupação. “Apenas um paciente é de Itabuna, o restante de outros municípios”, informou presidente da Fasi, Eduardo Kovalski.

De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, 537 pessoas morreram por complicações da Covid -19 em Itabuna. No município do sul da Bahia há o registro mais de 400 casos ativos e quase quatro mil positivos.

AGLOMERAÇÕES EM CONDOMÍNIOS

Mesmo com o crescente número de casos da doença, provocada pelo coronavírus, algumas pessoas continuam realizando festas clandestinas e aglomerações, o que representa a maior causa da Covid-19.

No último domingo (31), a Polícia Militar acabou festas em dois condomínios de Itabuna. Nos dois locais havia aglomeração e as pessoas não usavam máscara. “É preciso consciência, principalmente da juventude que não foi vacinada. São necessários evitar aglomerações e manter o distanciamento”, orientou Kovalski

Bahia saiu na frente contra o Vila Nova|| Heber Gomes/AGIF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia estreou bem na terceira fase da Copa do Brasil. Na tarde desta terça-feira (1), o time foi ao Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, e bateu o Vila Nova-GO por 1 a 0, com gol de Rodriguinho. Com o resultado, o Tricolor Baiano joga pelo empate na segunda partida para garantir a vaga na competição.

O Bahia começou a partida melhor e quase abriu o placar aos 16 minutos, com Rodriguinho parando em grande defesa de Georgemy. Logo em seguida, na marca dos 19, Thonny Anderson recebeu passe de Daniel na área, limpou bonito e mandou por cima do goleiro. A bola bateu na trave. O Vila, por outro lado, cresceu nos minutos finais, e quase abriu o placar aos 42 minutos, com Kelvin.

Mantendo o ritmo acelerado, o Bahia saiu na frente logo no minuto um da etapa final. Rossi alçou com categoria a bola na área. Rodriguinho subiu entre os zagueiros e desviou, de cabeça, para o fundo das redes. O time de Goiás respondeu aos 13 minutos, quando Cardoso recebeu na direita e chutou para o gol. Mas o goleiro Claus defendeu e salvou o Bahia de levar o empate.

Mais tarde, aos 36, Willian Formiga sofreu falta na entrada da área. Dudu bateu e acertou o travessão do Bahia, quase empatando para o Vila. O Tricolor Baiano ainda teve a chance de ampliar no fim: aos 46, Alesson recebeu na direita e cruzou com e feito. Georgemy foi nela e deu um tapa para afastar o perigo. No fim, triunfo por 1 a 0 do Bahia em Goiânia.

Cerveja artesanal do sul da Bahia chega ao mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

A cerveja artesanal Cabruca é o mais novo lançamento da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), em Ilhéus, no sul da Bahia. A cooperativa aposta no novo produto para aumentar o faturamento da organização em até 30%.

Com uma fórmula desenvolvida especialmente para a Natucoa, a cerveja artesanal Cabruca tem a essência da Mata Atlântica e o principal ingrediente é o nibs de cacau, “o chocolate em sua forma mais pura e menos processada”. É uma cerveja IPA, de alta fermentação, harmonizada com a rapadura, que deixa a bebida mais suave.

Segundo a presidente da Coopessba, Carine Assunção, a expectativa é grande. “Mal lançamos e a cerveja Cabruca já vem tendo um alcance bem significativo. Esperamos aumentar em 30% o nosso faturamento com mais esse produto. A cerveja pode impulsionar e abrir mercado também para os outros produtos do portfólio”.

O economista e presidente da Confederação Nacional dos Urbanitários, Paulo de Tarso, é consumidor de cerveja há muitos anos e aprovou a nova cerveja da agricultura familiar. “A cerveja Cabruca é de alta qualidade. Mata a sede e a ansiedade dos consumidores. Seu gosto, ao mesmo tempo amargo e doce, faz com que haja uma satisfação grande para os apreciadores do produto. Combina com o tempo mais frio e mais quente. Muito boa e saborosa”.

COMO É FEITO

A cerveja Cabruca passa a integrar o catálogo da Natucoa, composto por barras e gotas de chocolates veganos nas versões de 56%, 70% e 80% de cacau, barras de chocolate com licuri, nibs, cacau em pó, chocolate em pó e geleias de cacau com pimenta. Com a venda dos chocolates, em 2020, o faturamento da cooperativa foi de R$ 680 mil.

O cacau que dá origem a esses produtos é produzido em sistema ecológico de cultivo agroflorestal, caracterizado pela forma de plantio em meio à Mata Atlântica, sem prejudicar a preservação do bioma. Os chocolates e nibs possuem o Selo de Identificação Geográfica Cacau Sul Bahia.

Esse selo garante a procedência do cacau, a sua rastreabilidade e padrões de qualidade de fermentação, manejo e tratamento das amêndoas. Os produtos são processados utilizando as menores taxas de aditivos químicos, conservantes, aromatizantes, ou qualquer outro aditivo que desencadeie algum tipo de intolerância.

A cerveja e outros produtos da marca Natucoa podem ser adquiridos na primeira franquia da marca, que será inaugurada nesta quarta-feira (2), na Pituba, em Itacaré. A cooperativa também lançou um quiosque itinerante, que teve sua primeira parada no Shopping Jequitibá, em Itabuna. Um novo recurso para a apresentação e comercialização de produtos da marca Natucoa, onde o público pode adquirir, além da cerveja, outros produtos.

Antônio Vidal é o novo presidente da Coopec/Sicoob
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os novos dirigentes da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac (Sicoob/Coopec) tomaram posse em ato solene na sede da entidade, na Avenida do Cinquentenário, em Itabuna. Antonio Vidal da Silva Neto foi empossado na presidência da Coopec e terá Silvio Roberto Oliveira como vice-presidente do Conselho de Administração (Conad) para o período 2021/24.

A diretoria é ainda composta pelos conselheiro efetivo Alberto Lavigne Bichara, Álvaro Cezar de Souza Amorim, Dan Érico Vieira Petit Lobão, Nylson Antônio Ramos Valença e Aulo Bernardo de Sena Filho. Como conselheiros suplentes, foram eleitos Cid Póvoas e José Carlos Peixoto dos Santos. A posse ocorre após eleição em assembleia geral ordinária ocorrida em março e homologada em abril pelo Banco Central.

O novo presidente Antonio Vidal da Silva Neto é servidor público federal aposentado da Ceplac. Nos últimos anos, Antonio chefiou a divisão de Transporte e Trânsito do órgão. No SICOOB, ocupou a vice-presidência durante os três últimos mandatos, enquanto Edvaldo Pinheiro ocupava a presidência.

O ex-presidente, ao passar o cargo, agradeceu a todos os conselheiros, diretores e funcionários pelo apoio recebido e afirmou que continua apoiando a cooperativa em todas as decisões para o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo, se colocando a disposição para todo e qualquer tema que promova o Sicoob Coopec.

CRESCIMENTO

De acordo com o novo presidente, a cooperativa “continua firme na missão de ampliar a cada dia o seu quadro de cooperados”, apresentando cesta de serviços em condições diferenciadas no mercado de crédito. “Com a união e colaboração de todos os cooperados, nosso propósito é o de crescer ainda mais a nossa cooperativa no mercado regional”, afirmou.

Boletim desta segunda-feira (31) registra 53 infecções novas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) registrou, no boletim epidemiológico sobre a Covid-19 desta segunda-feira (31), mais uma morte causada pela doença. O total de vítimas do novo coronavírus no município subiu para 472.

Ontem, a Sesau confirmou 53 infecções novas. O município tem 18.006 casos confirmados desde o início da pandemia, e 17.432 pessoas se recuperaram da infecção.

Ilhéus tem 102 casos ativos de Covid-19, enquanto 756 pessoas aguardam o resultado do exame RT/PCR para descartar ou confirmar o contágio.

O SUS mantém 81 leitos de UTI-Covid nos hospitais de Ilhéus e 66 estão ocupados, sendo 23 por pacientes do município.

VACINÔMETRO

Ilhéus aplicou uma dose de vacina contra a Covid-19 em 51.897 pessoas e 24.220 receberam duas.

Chaveamento das Oitavas de Final da Copa Libertadores 2021
Tempo de leitura: 3 minutos

Deixando de lado os números e históricos, e avaliando inclusive o que vimos nas duas últimas edições de Libertadores, creio ser bem viável o Flamengo estar na final; já o adversário, eu arrisco dizer que ficaria entre São Paulo e River Plate. É um palpite.

Sergio du Bocage

Antes de ter início o sorteio dos cruzamentos das oitavas-de-final da Copa Libertadores havia receio de enfrentar, de imediato, um grande concorrente pela frente. E não era para menos. Flamengo, Internacional, Fluminense, Atlético-MG e Palmeiras, que ficaram em primeiro lugar em seus grupos, viam no outro pote as bolinhas de Boca Juniors e River Plate, da Argentina, e do São Paulo, entre os mais fortes. E ao final do evento, a maioria respirou aliviada: só o time mineiro pegou a conhecida “pedreira”.

A partir de agora, o caminho até a final está traçado. Uma das chaves ficou com Flamengo, Internacional e Fluminense; a outra, com Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras. Pra começar a análise, vamos pelo número de conquistas de cada lado. Na primeira, temos três campeões, com um total de sete títulos: três do Olímpia (PAR), dois do Internacional e outros dois do Flamengo. Na segunda, sete campeões e 18 títulos: seis do Boca Juniors, quatro do River Plate, três do São Paulo, dois do Palmeiras e um do Racing, do Argentino Juniors e do Atlético-MG.

Só essa situação – dos títulos – já nos antecipa outra: numa das chaves, a posição das equipes no ranking da Conmebol é bem inferior à dos times do outro lado da tabela. O Flamengo, 6º, por exemplo, vai pegar o Defensa y Justicia (ARG), 37º. Dos três, é o que pega o adversário, teoricamente, mais fraco. Mas não custa lembrar que o DYJ é o atual campeão da Copa Sul-Americana e venceu o Palmeiras, nos pênaltis, na Recopa. Se passar, já poderemos ter um clássico que decidiu o título brasileiro de 1987 – Flamengo x Internacional, 18º no ranking, que pega o Olímpia (PAR), 12º, nas oitavas. E desse duelo nacional sairá um brasileiro para, possivelmente, encarar o Fluminense (39º) numa semifinal. O Tricolor carioca pega o Cerro (PAR), 11º do ranking, e depois, se tudo der certo, o vencedor de Vélez (ARG, 33º) x Barcelona (EQU, 31º). Dá pra sonhar, não acham? Não chega a ser uma tarefa hercúlea.

Já do outro lado, a dificuldade é bem maior. O Atlético-MG, 19º no ranking, terá de superar o Boca (2º) e, depois, muito provavelmente o River (1º), que terá uma tarefa bem mais fácil nas oitavas – talvez até a mais tranquila -, contra o Argentinos Juniors, 81º, rival argentino conhecido e o de pior ranking sul-americano entre os classificados desta fase da Libertadores. Ou seja, para ser semifinalista, o Galo terá de passar pelos dois primeiros colocados do ranking e dos maiores campeões da competição – o maior é o Independiente (ARG), com 7, e que disputa a Copa Sul-Americana; aliás, será o adversário do Santos, apontado em sorteio também realizado nesta terça-feira (01).

E quem seria o rival do Galo, se ele chegasse na semifinal? Palmeiras, 4º do ranking, ou São Paulo (13º), que poderão se encontrar nas quartas-de-final, repetindo a final do último Paulistão. O Palmeiras, antes, vai encarar o Universidad Catolica (CHI, 30º), enquanto o Tricolor paulista pega o Racing (ARG, 22º). É possível, sim, termos um brasileiro saindo dessa chave para a final, mas o caminho será árduo. O que, por outro lado, poderá deixar esse classificado embalado e fortalecido pelos desafios que terá superado.

Deixando de lado os números e históricos, e avaliando inclusive o que vimos nas duas últimas edições de Libertadores, creio ser bem viável o Flamengo estar na final; já o adversário, eu arrisco dizer que ficaria entre São Paulo e River Plate. É um palpite. Com a ressalva, importante, de que a bola vai voltar a rolar para a Libertadores apenas em julho, depois da Copa América. E, até lá, todos os times vão passar por mudanças, para melhor e/ou para pior. Mas como sonhar não custa nada, que tal imaginar um tricampeonato brasileiro no mais importante torneio de futebol entre clubes na América do Sul?

Sergio du Bocage é apresentador do programa No Mundo da Bola (TV Brasil).

Equipe do Lafem
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trabalho de análises laboratoriais para diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19, realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) por meio do Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (Lafem), ganha importância ainda maior quando, pela proximidade com os hospitais de Ilhéus e Itabuna, possibilita a doação de órgãos de pacientes que tiveram morte encefálica comprovada.

Na última semana de maio, um doador teve diagnóstico de morte encefálica no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna (veja aqui). Após os procedimentos protocolares, foram feitos exames comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira, inclusive o RT-PCR, viabilizando a captação de múltiplos órgãos para doação durante a pandemia.

A professora Ana Paula Melo Mariano, responsável técnica pelo Lafem, destaca que o trabalho do laboratório facilita muito a dinâmica das doações, já que o exame RT-PCR, usado para identificar o coronavírus, não precisa ser feito em Salvador. “Enviar as amostras para um local distante retarda o processo e essa demora pode não resultar em tempo hábil para a execução da captação dos órgãos e a concretização das doações”, explica.

“No momento em que temos um laboratório para otimizar o diagnóstico no tempo previsto, criamos possibilidade de salvar uma grande quantidade de vidas através da doação de órgãos. Isso é de grande valor para nossa região, para a Uesc, que viabilizou a operacionalidade do laboratório, e para toda população”, acrescenta.

SALVAR VIDAS É O OBJETIVO FUNDAMENTAL, AFIRMA REITOR

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, ressalta o papel dos pesquisadores nos esforços de enfrentamento da pandemia. “A Universidade Estadual de Santa Cruz tem auxiliado ao Governo do Estado no diagnóstico do SARS-CoV-2. E, mais que isso, tem ajudado a salvar vidas preciosas para todos nós. Esse é o nosso objetivo fundamental”.

Colisão envolveu carro e motocicleta; dupla que seguia na moto sofreu ferimentos leves
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas pessoas se feriram na colisão entre uma moto e um carro, na tarde desta terça-feira (1º), na Avenida Aziz Maron, em Itabuna. As duas pessoas feridas, um homem e uma mulher ainda não identificados, estavam na motocicleta.

Ao PIMENTA, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) informou que eles sofreram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Calixto Midlej Filho. A mulher que dirigia o carro envolvido no acidente não precisou de atendimento médico.

Os dois veículos já foram removidos do local.

Segundo o TCE, ex-prefeito de Ilhéus não demonstrou regularidade de despesas com recursos de convênio firmado pela Conder com a Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) reprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (1º), a prestação de contas do convênio 032 de 2010, firmado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a Prefeitura de Ilhéus. Responsável pela gestão do município naquele ano, o ex-prefeito Newton Lima (2007-2012) foi condenado pela corte a devolver R$ 206.485,06 aos cofres públicos, fora os juros e a atualização monetária.

De acordo com o TCE, o objeto do convênio era a pavimentação asfáltica de ruas e avenidas do município. Ainda conforme o tribunal, além da execução incompleta do serviço pactuado, o ex-prefeito não comprovou a regularidade das despesas. Por isso, foi multado em R$ 4.000,00.

CORTE TAMBÉM MULTA JABES RIBEIRO

Sucessor de Newton no comando do Palácio Paranaguá, antiga sede da Prefeitura de Ilhéus, o ex-prefeito Jabes Ribeiro, secretário-geral do PP na Bahia, foi multado em R$ 1.000,00, pois, segundo o TCE, não adotou providências efetivas para corrigir falhas apontadas na prestação de contas da segunda parcela do mesmo convênio.

Programação completa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, inicia nesta terça-feira (1º) o circuito de lives da campanha do Dia dos Namorados. O tema deste ano é Live Mozão Jequitibá. 

De acordo com a direção do shopping, o objetivo é promover interação entre as lojas e os clientes por meio do Instagram do Jequitibá, com descontos, brindes e vendas durante a transmissão das lives, que ocorrerão sempre às 18h30min e seguirão até 10 de junho, dois dias antes do Dia dos Namorados.

A atração de hoje ficará por conta da loja O Boticário. Nos dias subsequentes, a programação continuará com as lojas Arezzo, Detalhes, Accium, Morana, Imaginarium, Colcci, Consul, Zip Náutica e Óticas Carol.

Audiência em Salvador assegurou recursos e equipamentos para a saúde de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O governo baiano liberou equipamentos e recursos para unidades de saúde de Itabuna, nesta segunda (31), durante audiência concedida pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao prefeito Augusto Castro e ao deputado federal Paulo Magalhães. Recursos e equipamentos beneficiarão, respectivamente, Cemepi (antigo Ipepi) e Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O vereador Solon Pinheiro acompanhou o prefeito na audiência.

O secretário Fábio Vilas-Boas despachou, de imediato, um arco cirúrgico e um aparelho de ultrassom portátil para o Hospital de Base. Também foi liberado recurso de R$ 200 mil, obtido por meio de emenda do deputado Paulo Magalhães, para o Cemepi, que, em breve, voltará a atender pacientes infantis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

ATENÇÃO

“O secretário Fábio Vilas-Boas tem tido uma atenção especial com Itabuna. Estamos recebendo esses dois novos equipamentos e outros itens ainda serão destinados ao Hospital de Base assim que os fornecedores façam as entregas à Sesab”, disse o prefeito.

Vilas-Boas também observou o foco do prefeito na saúde pública. “É gratificante contribuir com a saúde de Itabuna. Parabenizo o prefeito Augusto Castro por iniciar seu mandato focado na saúde. A exemplo do governador Rui Costa, o prefeito também gosta de cuidar de gente”, destacou.

Para o deputado federal Paulo Magalhães, o secretário estadual da Saúde superou todas as expectativas. “Com isso, Itabuna e o sul da Bahia só têm a agradecer. Os equipamentos que estamos levando são importantes para o Hospital de Base assim como os recursos para que o Cemepi volte a atender pelo SUS, para que ambos possam oferecer atendimento de qualidade. Só tenho que agradecer ao secretário e ao governador Rui Costa, esses amigos de Itabuna”, afirmou Magalhães.

HOSPITAL MATERNO-INFANTIL

Na reunião também foi discutido o andamento do projeto de implantação do Hospital Materno Infantil de Itabuna, que será erguido na Avenida Manoel Chaves, próximo ao Núcleo Habitacional da Ceplac. A unidade foi anunciada pelo prefeito Augusto Castro em março na cerimônia de comemoração dos 100 dias de governo no Teatro Municipal Candinha Dórea, evento que também teve a participação do secretário Fábio Vilas-Boas.

Arma de fogo também foi encontrada ao lado do corpo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil investiga se o corpo de um homem encontrado na manhã de hoje (1º) na área de vegetação da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, é do assaltante que tentou roubar um policial militar à paisana, na noite desta segunda-feira (31), nas proximidades da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.

A tentativa de assalto aconteceu por volta das 19h50min. Houve troca de tiros, e uma mulher foi atingida no ombro (leia aqui).

Uma arma de fogo também foi encontrada ao lado do corpo. O policial envolvido no caso foi chamado para verificar se o homem morto, ainda não identificado, é o criminoso que tentou lhe assaltar. Da Redação com Blog do Gusmão.

Jerbson com o deputado Paulo Magalhães, o prefeito Augusto Castro e o vereador Paulo Magalhães Júnior, de Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acendeu o sinal amarelo na base política do prefeito Mário Alexandre depois que ele anunciou a pré-candidatura da primeira-dama, Soane Galvão, a deputada estadual. Começou com um pronunciamento do presidente da Câmara, Jerbson Moraes, que é do partido do prefeito, destacando que o Legislativo, onde já se tem pessoas testadas pelas urnas, tem capacidade de eleger um deputado.

Jerbson citou o exemplo de Raimundo Veloso, eleito quando presidente da Casa, deputado federal. A fala repercutiu. Ganhou fortes adesões de correligionários e, ultrapassou as salas do Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Parlamento Municipal.

Ontem, em Salvador, Jerbson promoveu um ato político, ao se reunir com o deputado federal Paulo Magalhães; o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e o vereador Paulo Magalhães Júnior, de Salvador, para falar sobre o futuro político no sul da Bahia.

O fato é que outros nomes – com votos e mandato – no PSD devem também anunciar pré-candidatura a deputado, nas próximas horas. Claro que pensando numa dobradinha. Com Jerbson. A conferir.