Divulgada a lista de convocados para os Jogos de Tóquio
Tempo de leitura: 4 minutos

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou, nesta quinta-feira (1º), a lista dos 51 atletas – 31 no masculino e 20 no feminino – convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho. O torneio de atletismo será disputado de 29 de julho a 8 de agosto no Estádio Olímpico do Japão e no Sapporo Odori Park, que fica a cerca de 800 km de Tóquio.

A participação do atletismo brasileiro no Japão só será menor do que a registrada nos Jogos do Rio-2016, quando foram chamados 67 atletas. A Olimpíada de Tóquio, inicialmente marcada para 2020, teve de ser adiada em um ano por causa da pandemia global da COVID-19. O mundo passou por enormes desafios e os atletas brasileiros enfrentaram dificuldades ainda maiores para poder participar de competições no exterior.

O diretor executivo da CBAt e chefe de missão da equipe, Claudio Castilho, informou que o objetivo é que os brasileiros disputem 13 finais, duas a mais do que no Rio-2016. “Quanto mais finais o Brasil fizer, mais perto de uma medalha estará”, disse o diretor executivo.

Ele contou que as duas maiores partes da equipe nacional seguem no dia 16 de julho do Brasil e no dia 17 de julho de Portugal. Os dois grupos se encontram no dia 18 em Saitama, no Japão, onde os atletas passarão pelo período de aclimatação. Outros convocados sairão de outros campings previstos para a Espanha, Itália, Alemanha, Suíça e Equador. O diretor executivo disse ainda que os atletas só entrarão na Vila Olímpica 48 horas antes de suas provas e terão o mesmo prazo para retornar aos seus destinos depois da participação.

MÉDIA DE IDADE DOS ATLETAS

A média de idade da equipe é de 28,4 anos, sendo 29,6 no feminino e 27,3 anos no masculino, Dos chamados, 38,1% vão para a primeira Olimpíada no feminino e 61,9% já têm experiência olímpica. No masculino, a situação se inverte: 58,1% vão estrear nos Jogos e 41,9% disputarão novamente a competição.

Dos 52 atletas, 13 entraram pelas cotas da World Athletics (WA). Alguns serão inscritos em mais de uma prova e os convocados, em conjunto com seus treinadores, deverão confirmar as disputas que farão no Japão. “Essa é uma informação importante para WA porque a aceitação ou não implica na abertura de novas vagas para atletas de todo o mundo”, lembrou Castilho, que vai à quarta Olimpíada da carreira (nas anteriores ele foi como treinador).

Dos convocados, Alison dos Santos ocupa a melhor colocação no Ranking Mundial até o dia 30 de junho. Ele está em terceiro nos 400 m com barreiras, com 45.57. Thiago Braz é sétimo no salto com vara, com 5,82 m e Darlan Romani ocupa a 12ª posição no arremesso do peso, com 21,56 m no masculino. No feminino, Nubia Soares é a sexta no salto triplo, com 14,68 m, e Chayenne da Silva está em 18º nos 400 m com barreiras, com 55.15.

A lista divulgada incluía o nome da atleta Fernanda Borges, do lançamento do disco, que foi suspensa provisoriamente, segundo comunicado publicado nesta quinta-feira pela Athletics Integrity Unit, órgão ligado à World Athletics. Um exame antidoping realizado pela atleta no dia 21 de maio constatou a presença de Ostarine, uma substância proibida, que é um modulador metabólico (SARM). Veja quem são os convocados. Leia Mais

Bandido é flagrado em ação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta prender quatro bandidos flagrados por câmeras de segurança furtando uma clínica odontológica. A ação foi por volta do meio dia desta quinta-feira (1º). Os marginais arrombaram a porta do escritório do estabelecimento e fizeram a limpa.

Homem é acusado de participar do furto no centro de Itabuna|| Fotos reprodução TV Santa Cruz.

Os bandidos furtaram cerca de R$ 4 mil, além de um notebook, documentos e carteiras de funcionários com dinheiro. Agora, a dona do estabelecimento espera que a polícia use as imagens para prender os bandidos.

Bandido procura dinheiro em clínica
Judoca itabunense ( uniforme azul) disputará mundial em Portugal
Tempo de leitura: 2 minutos

O itabunense Paulo Ricardo Alves, de 31 anos, será um dos 18 atletas brasileiros que disputarão o Campeonato Mundial de Judô, em Lisboa, em Portugal, no período de 21 a 25 de outubro. O judoca é o líder do ranking brasileiro de judô, na categoria até 73 quilos, e favorito a ocupar o lugar mais alto do pódio na competição.

Para confirmar o favoritismo, Paulo Ricardo enfrenta, diariamente, um grande desafio, que é conseguir tempo para cumprir a jornada como soldado da Polícia Militar da Bahia, dentista e atleta. “Por isso, tenho de organizar muito bem meu tempo para cumprir todas as tarefas. Cinco vezes por semana, eu treino judô, além disso corro para manter o peso. Hoje, estou com 70 quilos”, afirma o atleta ao PIMENTA. Como militar, ele integra o Esquadrão de Polícia Montada da PM (Cavalaria).

Judoca está confiante no lugar mais alto do pódio no mundial|| Fotos SSP-BA

Paulo Ricardo começou a praticar o esporte quando tinha cinco anos de idade e virou um colecionador de medalhas. Em 2019, por exemplo,  conquistou dois campeonatos internacionais, um nacional e três estaduais. Antes da pandemia, em 2020, o atleta chegou ao topo ranking do esporte ao conquistar mais um título nacional.

Paulo Ricardo relata que a pandemia não só causou a diminuição de competições, como também provocou a queda no número de patrocinador. “Acabei perdendo 80% dos meus patrocinadores. Preciso da reposição de, pelo menos, parte deles para seguir a carreira com pouco mais de tranquilidade. Mas independente do que ocorrer, com fé em Deus, eu estarei em Portugal”, conta o atleta. Somente as passagens para Portugal custarão cerca de R$ 6 mil.

O Campeonato Mundial de Judô reunirá delegações de cerca de 30 países, entre os quais Argentina, Chile, Paraguai, Portugal, Polônia e Espanha. A delegação brasileira deve embarcar para Lisboa no dia 16 de outubro.

Ilhéus é o sexto município da Bahia com mais mortes causadas pela doença || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde o início da epidemia local, em março de 2020, a Covid-19 matou 531 moradores de Ilhéus, conforme o boletim epidemiológico divulgado hoje (1º) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A Prefeitura de Ilhéus não havia publicado o boletim desta sexta-feira até as 19 horas. O mais recente do município é o de terça-feira (29), quando a Secretaria Municipal de Saúde registrava 520 mortes causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com a Sesab, Ilhéus é a sexta cidade da Bahia com mais óbitos por Covid-19, com 2,2% de todas as 24.105 mortes registradas no estado, enquanto o número estimado de moradores do município (159.923) corresponde a 1,05% da população baiana.

Os cinco municípios com mais vítimas da Covid-19 são Vitória da Conquista (555), Camaçari (599), Itabuna (616), Feira de Santana (900) e Salvador (7.213).

VACINÔMETRO

Ilhéus aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 66.285, das quais 26.887 receberam também a segunda. Na Bahia, 4.915.288 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose de imunizante contra a doença.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agenda do governador Rui Costa em Saúde e Caém reúne até opositores

No melhor estilo correria, o governador Rui Costa abriu e fechou a quinta-feira (1°) com agenda que teve até a oposição. Hoje, ele conseguiu reunir num só dia mais de 30 grandes lideranças políticas, entre prefeitos e vices, deputados federais e estaduais. Na agenda de entregas e inaugurações em Caém e Saúde, no Piemonte de Jacobina, Rui pavimentou a caminhada demonstrando a força da boa política em uma região marcada por acirradas disputas eleitorais.

De corações alegres e saltitantes, por receberem máquinas de manutenção de estradas e ônibus escolares, além da conversa ao pé de ouvido com Rui, os prefeitos de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior(DEM), e de Pindobaçu, Dr. David(PP), ao lado de outros gestores, eram os que mais agradeciam ao governador o grande presente para a região que é a distribuição de equipamentos que ajudam as cidades a melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

As imagens falam por si e a proximidade de gestos cordiais não deixou dúvida da diferença que Rui faz na política. Do encontro da política boa, ao lado de 15 prefeitos e do governador, participaram os deputados federais Daniel Almeida, Lídice da Mata e Marcelo Nilo; e os estaduais Adolfo Menezes, Ângelo Almeida, Fabíola Mansur, Jurandy Oliveira, Neusa Cadore e Niltinho. Tudo sob a batuta também do secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano.

E a cena não poderia ser outra, com manifestações das mais diversas formas, mas com cumprimentos a curta distância por causa da pandemia e sorrisos largos, mesmo que escondidos nas máscaras que protegem contra o coronavírus, revelaram a hegemonia que Rui tão bem caracteriza na Bahia mostrando que ele faz a diferença. Por lá, se dizia que ele “É o cara!”.

Passagem de comando ocorreu nesta quarta-feira (30), em cerimônia virtual
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma cerimônia virtual  marcou a passagem de comando dos conselhos diretor e fiscal do Rotary Club de Itabuna, nesta quarta-feira (30), quando o jovem Diogo Matheus Rodrigues assumiu a presidência da entidade. Ele substitui Marcus Vinícius Rodrigues.

Marcus agradeceu a Deus pela oportunidade que teve à frente do clube e lembrou o lema da entidade. “O Rotary Club de Itabuna é ‘dar de si antes de pensar em si’ e é isso o que queremos, é isso o que estamos fazendo’, declarou.

Ele também mostrou-se otimista com o trabalho a ser desenvolvido pelo sucessor. “Diogo foi eleito por sua capacidade e sua liderança. Tenho certeza de que, como bom mineiro, vai trabalhar em silêncio, mas vai realizar grandes coisas. Conte sempre com minha colaboração. Sorte e sucesso na presidência”, concluiu o ex-presidente.

No primeiro discurso na presidência do clube, Diogo Matheus destacou que a solidariedade é uma vocação dos membros do Rotary. “Servir é o lema máximo de todo rotariano. Espero que cumpramos essa missão com louvor e apoio irrestrito de cada companheira e companheiro do nosso atuante clube, e que continuemos conectados, abrindo novas oportunidades no ideal de servir e transformar vidas”.

Valorização das commodities, a exemplo do minério de ferro, alavanca balança comercial brasileira
Tempo de leitura: 2 minutos

Beneficiada pela alta das commodities (bens primários com cotação internacional, a exemplo de grãos e minérios), a balança comercial registrou o melhor saldo da história para o primeiro semestre, desde o início da série histórica, em 1989. De janeiro a junho, o país exportou US$ 37,496 bilhões a mais do que importou.

O saldo é 68,2% maior que nos seus primeiros meses de 2020, quando as exportações tinham superado as importações em US$ 22,295 bilhões. Até agora, o melhor primeiro semestre da história havia sido registrado em 2017, quando a balança comercial tinha registrado superávit de US$ 31,922 bilhões.

No mês passado, as exportações superaram as importações em US$ 10,372 bilhões, resultado 59,5% maior que o de junho de 2020.

Além da alta no preço das commodities, as exportações também subiram por causa da base de comparação. No ano passado, no início da pandemia de Covid-19, as exportações tinham caído por causa das medidas de restrição social.

As altas seguidas do dólar frente ao real também contribuíram para o resultado histórico da balança brasileira.

SETOR PRIMÁRIO EM ALTA

Também no último mês, todo o setor primário da economia brasileira registrou crescimento nas vendas para o exterior. Com o auge da safra de grãos, as exportações agropecuárias subiram 24,9% em relação a junho do ano passado. Os principais destaques foram café não torrado (+45,0%), soja (+23,6%) e algodão em estado bruto (+111,4%).

Beneficiada pela valorização de minérios, as exportações da indústria extrativa aumentaram 175,8%, com destaque para minério de ferro (+172,1%), minério de cobre (+82,6%) e óleos brutos de petróleo (+208,9%), impulsionadas pela valorização do petróleo no mercado externo. As vendas da indústria de transformação subiram 38,1%, puxadas por combustíveis (+66%), aço (+110%) e aeronaves, incluindo componentes (+144%).

Do lado das importações, as compras do exterior da agropecuária subiram 61,1% em junho na comparação com junho do ano passado. A indústria extrativa registrou alta de 25,5% e a indústria de transformação teve crescimento de 66,3%. Os principais destaque foram soja (+181,9%), gás natural (+434,7%), combustíveis (+216,5%) e veículos automotivos (+366,3%).

Prefeito se reuniu nesta quinta-feira (1º) com representantes da empresa CTR Bahia Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Asclepíades Almeida, Bêda (MDB), se reuniu hoje (1º) com representantes da empresa CTR Bahia Sul, que manifestou interesse de instalar um aterro sanitário em Ubaitaba.

De acordo com a Prefeitura, além da criação do aterro para a destinação correta de resíduos sólidos, o projeto prevê a produção de biogás a partir dos materiais orgânicos recolhidos.

Três membros da empresa participaram da reunião, os diretos Fernando Augusto Souza e Alexandro Sá e o engenheiro civil e ambiental Michel Oliveira.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) determina que o municípios com menos de 50 mil habitantes, caso de Ubaitaba, devem pôr fim aos lixões até 2024.

Atividades educacionais também ajudam internos e internas a reduzir tempo de reclusão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um projeto desenvolvido no Conjunto Penal de Itabuna oferece a 30 detentos da unidade a prática de atividades educativas para sua reinserção social. A participação no programa também ajuda na diminuição das penas. Idealizado pela promotora de Justiça Cleide Ramos, o ‘MP Educa Relere – Remição, Letramento e Reintegração’ tem duas turmas, uma feminina e outra masculina, com 15 participantes em cada uma.

Por meio da leitura, os as turmas têm acesso a informações e discussões temáticas que possam contribuir para o processo reintegrador das pessoas encarceradas, fortalecer o processo educacional dos internos e estimular ganhos pessoais em termos de cidadania, educação em direitos humanos, feminismo e resolução pacífica de conflitos.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa Socializa Soluções em Gestão; e tem o apoio institucional da Unidade de Monitoramento da Execução da Pena (Umep) e do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) do Ministério Público do estado da Bahia; da Câmara Municipal e da direção do Conjunto Penal de Itabuna.

Segundo a promotora de Justiça, 12 horas de estudos reduzem um dia da pena. A leitura também reduz o tempo de penitência: cada livro lido diminui quatro dias de reclusão.

“Pretendemos prepará-los para a saída do sistema prisional e a construção de uma rede de solidariedade capaz de apoiar os egressos no retorno à sociedade com geração de emprego e renda lícitos. Trabalhamos com uma bibliografia cuidadosamente selecionada para envolver os participantes em discussões relacionadas à sua própria realidade”, destacou a promotora Cleide Ramos.

Diante dos membros da Comissão Processante, a cadeira vazia reservada ao vereador para a oitiva no plenário da Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Luca Lima (PSDB) não compareceu na Câmara de Vereadores de Ilhéus, na manhã desta quinta-feira (1ª), para a audiência da Comissão Processante que investiga se ele cometeu crimes de quebra de decoro e contra a administração pública, conforme denúncia de ex-assessoras do seu gabinete. A oitiva estava marcada para as 9h30min.

Presidente da Comissão Processante, o vereador Ederjúnior dos Anjos (PSL) afirma que a Câmara não foi notificada sobre decisão da Justiça ordenando a suspensão das investigações na Casa, por isso manteve os trabalhos. Segundo Ederjúnior, a existência da liminar judicial foi divulgada por Luca Lima na internet.

A audiência de hoje seria a terceira sob o comando da Comissão Processante, aprovada e criada no dia 13 de maio, depois que um relatório da Comissão de Ética do Legislativo decidiu que as informações protocoladas na denúncia deveriam servir como base para a investigação. A apuração deve ser concluída e apresentada em relatório final até 30 de agosto 2021.

Independentemente do parecer da comissão, a última palavra sobre a cassação ou a absolvição do vereador será do plenário da Câmara.

Ontem (30), endereços ligados a Luca Lima foram alvo de 6 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram  expedidos pela 1ª Vara Crime de Ilhéus e cumpridos pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Evy Paternostro, coordenador da 7ª Coorpin, os investigadores pretendem concluir o inquérito em até 30 dias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou ontem o decreto nº 70/2021, que atualizou as medidas contra a Covid-19 e adiou o início do horário do toque de recolher no município em 1 hora, passando a começar à meia-noite, ao invés das 23 horas, desde ontem (30). A restrição, que não afeta serviços considerados essenciais, continua valendo até as 5 horas da manhã.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência. Também estão autorizados, excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários e em atendimento ao disposto no decreto estadual nº 20.400/21, os eventos exclusivamente científicos, profissionais e institucionais, com público limitado de 50 pessoas.

ATOS RELIGIOSOS

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que sejam atendidos os medidas de prevenção, com distanciamento social adequado, uso de máscara e limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local. Segundo o documento, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

BEBIDA ALCOÓLICA

Com prazo de vigência até domingo (4), o decreto proíbe a utilização de caixas térmicas, de isopor, coolers e similares para guarda e manutenção de bebidas
alcóolicas, em vias públicas, tanto para comercialização quanto para consumo próprio, após as 20h30min. A medida não alcança espaços privados.

Deputado prestou solidariedade à família do ex-prefeito, vítima de complicações da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual e líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto, lamentou a morte do ex-prefeito de Coaraci, Gima, que ocorreu na noite desta quarta-feira (30), em decorrência das complicações da Covid-19.

“Meus sinceros sentimentos de pesar ao prefeito Jadson, familiares e a todo o querido povo de Coaraci, que perderam o ex-prefeito Gima, mais uma vítima da Covid-19. Que Deus conforte todos os que sentem essa triste perda”, declarou Rosemberg Pinto.

Joaquim Miguel Gally Galvão, mais conhecido como Gima, 71 anos, era pai do prefeito de Coaraci, Jadson Albano (PP), e foi eleito prefeito do município para os mandatos de 1993-1996 e 2005-2008.

No ano passado, em setembro, o então candidato a prefeito de Coaraci, Kadu Castro (PSD), 39 anos, também teve a vida ceifada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

Empresa abre 350 vagas de emprego em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Cátedra, empresa do grupo Tel, anunciou a abertura de 350 vagas de emprego para a contratação de operadores de telemarketing. As vagas são destinadas à unidade de Itabuna, no sul da Bahia.

Dentre os pré-requisitos, a empresa busca candidatos com perfil ativo, com a promessa de contratação por meio da CLT, em escala de 6 horas diárias e salário compatível com a função. A empresa também promete comissão e benefícios como vales refeição e transporte, planos de saúde e odontológico e auxílio creche.

As vagas requerem Ensino Médio completo, ter mais de 18 anos e residir em Itabuna. Os interessados podem se candidatar pelo link https://bit.ly/3juwl2o.

Atendimento ocorrerá a partir das 13 horas desta quinta-feira (1º); confira os pontos de vacinação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus retoma nesta quinta-feira (1º) a vacinação de pessoas com idade igual ou superior a 39 anos. O atendimento ocorrerá das 13h às 17h ou enquanto durar o estoque de vacinas, na Cruzada do Bem pelo Bem (Avenida Canavieiras), na Igreja São João Batista (no bairro Pontal) e nos pontos de drive-thru da Avenida Soares Lopes e da Praça São João Batista, também no Pontal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para receber a vacina é necessário apresentar CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Esta etapa da campanha dispõe de 3.290 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, informa a Sesau.

Clínica Amo tem unidades em Ilhéus, Salvador, Aracaju e Natal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma das maiores redes de serviços em saúde o País, a Dasa anunciou, na manhã desta quinta (1º), a aquisição da Clínica Amo, especializada em Oncologia e com unidades em Salvador e Ilhéus, na Bahia, além de Aracaju (SE) e Natal (RN). A operação ainda está sujeita a aprovação dos órgãos reguladores, conforme comunicado.

A AMO é das maiores no país na área de oncologia e está posicionada entre os principais players do setor em faturamento. É a primeira na Bahia a receber a certificação internacional QOPI (Quality Oncology Practice Initiative) pela Sociedade Americana de Oncologia.

“Com 27 anos de história, a Clínica AMO é reconhecida pelo alto padrão de atendimento no cuidado multidisciplinar, integrado e efetivo em oncologia, hematologia e especialidades correlatas por meio da prevenção, diagnóstico, tratamento, cura, suporte paliativo e pesquisa clínica”, reforça o comunicado da Dasa.

AQUISIÇÕES

A aquisição é a terceira realizada pela companhia no Nordeste em 2021. Em março, a empresa anunciou a aquisição do Hospital São Domingos (HSD), sediado em São Luís, Maranhão, e, em junho, integrou-se ao Hospital da Bahia, unidade de alta complexidade em Salvador (BA). A Dasa informa que todos os negócios ainda estão sujeitos à aprovação dos órgãos regulatórios.