Ruy Carvalho e Abobreira fundaram diretório do PSB em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira falou ao PIMENTA sobre a amizade e a parceria política que cultivou com o médico Ruy Carvalho, que faleceu na noite desta terça-feira (28), em Ilhéus, aos 71 anos (veja aqui). “Ruy foi um bom e fraterno amigo. Convivemos na esfera pessoal e nas lutas políticas desde 1987, quando fundamos o PSB de Ilhéus. Juntos, vivemos as glórias e as adversidades da política”, recordou.

Nas eleições municipais de 1988, Ruy foi eleito para a Câmara de Vereadores. Naquele ano, segundo o ex-vice-prefeito, a pedido do então governador Waldir Pires (1926-2018), a dupla atuou contra o avanço do grupo de Antônio Carlos Magalhães em Ilhéus. “Fomos o fiel da balança para barrar o carlismo”.

Depois, Ruy passou a chamar o correligionário de “Waldir Pires de Ilhéus”. Abobreira diz que o apelido foi uma forma carinhosa que o amigo encontrou para reconhecer sua dedicação à política.

Ruy Carvalho disputou a Prefeitura de Ilhéus em 1992, 2004 e 2008. No pleito seguinte, em 2012, estava pronto para encabeçar candidatura pelo PRB, com apoio de dez partidos, mas a plenária partidária não vingou. “Foi dissolvida por vários fatores políticos. Sozinho, Ruy desistiu”, relembra José Henrique Abobreira. “Quando todos o abandonaram, permaneci com ele até o fim melancólico”.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *