Programa de Saúde na Escola é reativado em Itacaré no pós-pandemia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Programa Saúde na Escola foi retomado em Itacaré, no sul-baiano, nesta semana, com o retorno das aulas presenciais. A ação envolve as pastas da Saúde e da Educação do município. O público-alvo é formado pelas crianças e adolescentes matriculados na rede municipal.

O reinício do PSE se deu na Escola Joserinda Pereira e no Colégio Antônio Raimundo. A nova secretária de Saúde de Itacaré, Andréia Palafóz, diz que a proposta é levar o Programa a todas as unidades de ensino do município, da sede e da zona rural.

De acordo com a secretária Andréia Palafoz, o Programa Saúde na Escola busca contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, além de ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.

AÇÕES DO SAÚDE NA ESCOLA

Como parte desse trabalho, são realizadas diversas ações como palestras, feiras e debates sobre os mais diversos assuntos, a exemplo de Saúde Bucal; Direito Sexual e Reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. A ação também trata de Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas e Prevenção das violências e dos acidentes;

Também é meta da Programa Saúde na Escola a identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável, promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, promoção da saúde ocular, com identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração na visão e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *