Joana Guimarães é reitora da UFSB
Tempo de leitura: 2 minutos

A professora Joana Angélica Guimarães entrou para história como a primeira negra a ser reconduzida ao cargo de reitora de uma instituição federal de ensino superior. Decreto presidencial publicado nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, confirma mandato de mais quatro anos para a atual reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A posse de Joana Guimarães está prevista para a próxima terça-feira (31), às 15h, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Ela foi eleita pela comunidade acadêmica, em fevereiro deste ano, e ficará no cargo até 2026. A  professora está na universidade desde a fundação. Ela foi vice-reitora e pró-tempore no início das atividades da instituição, tornando-se a primeira negra, no Brasil, reitora de uma universidade federal.

PERFIL DE JOANA GUIMARÃES

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA) e Estágio Pós-doutoral na Brown University (EUA), a professora Joana Angélica Guimarães da Luz coordenou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para construção da Rodovia Canavieiras-Belmonte, concluindo pela não recomendação diante do potencial impacto ambiental.

A professora foi consultora na elaboração do Plano de Saneamento Ambiental de Vitória da Conquista, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (2009-2011), presidente do Fórum Bahiano de Comitês de Bacias (2009-2011). Foi membro da International Association of Hydrological Science como representante no Brasil da Comissão de Água Subterrânea (2006-2008). Também integrou a Câmara Técnica de Assessoramento Interdisciplinar da FAPESB (2008-2010) e foi consultora das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas e de Pernambuco.

Atuou ainda como membro da comissão que elaborou a proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), encaminhada ao MEC em 2007. Foi diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA (2006-2011), sendo responsável pela implantação do campus reitor Edgard Santos, em Barreiras, desde a sua origem.

Ela também foi professora da Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal da Bahia (2004-2011) e da Pós-Graduação em Ciências Ambientais da mesma instituição (2010-2015). Participou da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (2011-2013), onde exerceu o cargo de vice-reitora de 2013 até a eleição em 2018.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *