Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está entre os municípios que sofrem com a redução, pelo Ministério da Saúde, de vacinas contra a Covid-19. Muita gente reclama que tentou, mas não conseguiu se imunizar nesta semana. Nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde está mantendo o planejamento e organização, visando assegurar o acesso da população de Itabuna ao imunizante nas unidades de saúde.

A coordenadora da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, enfermeira Camila Brito, informa que, após o avanço da vacinação no país, o Ministério da Saúde reduziu o processo de aquisição de novas doses, levando em conta também a baixa procura registrada pela população que é público-alvo.

Camila explica que não há escassez de vacina e desabastecimento, mas, houve, sim um rápido crescimento na busca pela vacina por parte da população, principalmente depois do período de festas juninas, e o considerável aumento na procura por testagens e no registro de número de casos.

REPASSES QUINZENAIS

A coordenadora da Rede de Frio diz ainda que outro fato que deve ser levado em consideração é que os repasses de doses pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais de Saúde, que antes eram feitos semanalmente, agora acontecem a cada 15 dias. Nesta quinta-feira (14), por exemplo, Itabuna recebeu cinco mil novas doses, sendo 3 mil da Pfizer e 2 mil doses da Oxford, que na segunda-feira serão distribuídas às Unidades Básicas de Saúde e Unidade da Saúde da Família.

Nesta quinta-feira, Itabuna registra 965 casos ativos de Covid-19, com uma pessoa internada em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em leitos clínicos (enfermaria).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *