Bolsonaro, Lula, Ciro, Tebet, Thronicke
Tempo de leitura: 2 minutos

Levantamentos divulgados, neste sábado (1º),  pelos dois principais institutos de pesquisa do país indicam a chance da eleição para presidente da República ser decidida logo no primeiro turno, neste domingo (2). De acordo com o Ipec (ex-Ibope), o ex-presidente Lula (PT) tem 51% dos votos válidos. Caso essa votação se confirme nas urnas, o petista voltará a governar o país depois de 12 anos.

Neste levantamento, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 37% dos votos válidos. Conforme a pesquisa, ele precisa crescer ou torcer para que candidatos como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB),Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’Avila (Novo) apresentem evolução. Os quatro candidatos somam 12 pontos: Ciro e Simone têm 5% cada um. Já Felipe e Soraya aparecem com 1% cada um.

Vera Lucia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.  O Ipec ouviu 3.008 pessoas. O nível de confiança é de 95%, e a margem  de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. Realizado na sexta-feira e hoje (30 e 1º), o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00999/2022.

DATAFOLHA

Neste sábado também foi divulgada a pesquisa do Instituto Datafolha, com os questionários sendo aplicados ontem (30) e hoje (1º). O ex-presidente Lula aparece com 50% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa conquistar, nas urnas, 50% dos votos válidos (metade) mais um voto. Jair Bolsonaro tem 36% dos votos válidos e, segundo o levantamento, precisa crescer para evitar a derrota neste domingo.

De acordo com o levantamento, o presidente precisa ainda que outros concorrentes cresçam nesta reta final. A pesquisa Datafolha traz Simone Tebet com 6% e Ciro é citado por 5% dos entrevistados. Na sequência, com 1%, aparecem Soraya Thronicke e Felipe D’Ávila.

Vera Lucia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

O  Instituto Datafolha ouviu 12,8 mil pessoas em 310 municípios do país. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022 e tem nível de confiança de confiança de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Folha e TV Globo. Já o levantamento Ipec foi encomendado pela TV Globo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *