Alcântara (de azul) em reunião sobre o Censo 2022: "preocupante" || Foto Pablo Alves
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Censo 2022 recenseou 91% da população de Itabuna, segundo balanço divulgado hoje (22) pela Prefeitura. Prorrogado mais de uma vez, o período de coleta de dados deve ser encerrado no final de janeiro de 2023.

De acordo com o IBGE, os recenseadores enfrentam diferentes obstáculos, como a recusa de moradores, falta de segurança em alguns locais e dificuldade de acesso a regiões afastadas da sede do município. Nesta manhã, o coordenador local do Instituto, Marcos Santos, falou sobre o problema com o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que representou o prefeito Augusto Castro (PSD) na reunião.

Alcântara disse estar preocupado com a possibilidade do município ter sua população subestimada na contagem. “Nos foi apresentada uma dificuldade muito grande dos recenseadores em colher os dados, principalmente em alguns locais. Não deveríamos estar passando por isso, porque são pessoas bem informadas, que têm conhecimento da importância desses dados para o serviço público”, acrescentou.

Segundo Marcos Santos, a maioria das recusas ocorreu em imóveis e condomínios de luxo do Centro. “Esse é um trabalho que refletirá diretamente na elaboração de políticas públicas e nos investimentos futuros da cidade. Por isso, a participação de cada morador é muito importante”, argumentou.

A partir de janeiro, em data a ser definida, o IBGE vai disponibilizar o telefone de serviço 137 para que cidadãos ainda não computados agendem a visita do recenseador.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *