Jerônimo participa da Lavagem do Bonfim e fala de desafios da gestão || Foto Rafael Martins/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou da Festa do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (12), em Salvador. Ele esteve presente no ato ecumênico, próximo à Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu em cortejo até a Colina Sagrada, acompanhado de secretários e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

A festividade volta a ocorrer depois de dois anos de suspensão devido à pandemia da covid-19. “Estou aqui como governador pela primeira vez, pois já estive junto com Jaques Wagner e com Rui Costa, e eu fazia esse percurso como cidadão. A emoção hoje é muito forte. E ontem eu já estava emocionado, pois fizemos a procissão marítima que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim que aqui está”, disse.

Jerônimo também falou do desafio à frente do governo baiano e das questões nacionais. “Estamos pedindo a Deus força e muita fé para que a gente possa enfrentar problemas estratégicos para o Brasil e para a Bahia. O combate à fome e a geração de emprego, além da esperança da juventude e das crianças, e cuidar dos idosos. E viemos buscar nessa caminhada de oito quilômetros essa força e essa energia”, disse.

A festa reúne fiéis, baianos e turistas há pelo menos dois séculos, numa profissão de fé ao Senhor do Bonfim, e conta com a presença de entidades que misturam o profano ao religioso, trazendo para o cortejo as manifestações populares e culturais da Bahia. São dezenas de bandas de percussão, sopro, samba, afoxé, instrumental e outras expressões artísticas. A chegada do cortejo à Basílica do Bonfim dá seguimento à festa, com a lavagem do adro e das escadarias de acesso à igreja, pelas baianas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *