Marcelo Borges e outros professores durante intervenção na Jornada Pedagógica || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: 2 minutos

Professores dispensados pela Prefeitura de Ilhéus após o fim do ano letivo de 2022 fizeram uma manifestação na abertura da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (8), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães (vídeo ao final da matéria). Para se organizar, a categoria criou a Associação de Trabalhadores Contratados e Desempregados da Educação (Atraduc), que, entre outras demandas, cobra a realização de concurso público pelo município, uma das palavras de ordem do ato de hoje.

Ao PIMENTA, o professor de Filosofia Aderson Marcelo Borges, membro da Atraduc, afirmou que a Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) havia assumido o compromisso de renovar os contratos dos professores temporários em 2023, já que não fará concurso público neste ano. O último concurso da Prefeitura de Ilhéus foi realizado em 2016.

Também ouvida pelo PIMENTA, a secretária de Educação de Ilhéus, professora Eliane Oliveira, alegou que é impedida, legalmente, de renovar os contratos dos cerca de 700 professores. Por isso, a Seduc fará novo processo seletivo para contratação temporária. Já o concurso, segundo a gestora, ficou para 2024.

O edital da seleção da Seduc não havia sido publicado até o fechamento desta matéria, às 20h desta quarta-feira (8). As aulas da rede municipal começam na próxima segunda (13). Ao PIMENTA, Marcelo Borges criticou o fato de a Jornada Pedagógica ter sido iniciada antes da contratação dos novos professores, já que a Secretaria decidiu não renovar os contratos. No ano passado, os 714 contratados representavam mais da metade do corpo docente da rede, acrescentou o membro da Atraduc.

A Secretaria, ainda conforme o professor de Filosofia, não pagou todos os valores referentes aos direitos trabalhistas dos professores dispensados. Já a secretária Eliane Oliveira negou a existência de pendências.

A gestora também enfatizou que, sob o Governo Marão, Ilhéus foi dos poucos municípios que efetivaram o aumento do piso salarial do magistério em 2022, inclusive para os docentes contratados, que também passaram a receber tíquete de alimentação equiparado ao dos servidores efetivos.

Confira vídeo da intervenção da Atraduc na Jornada Pedagógica.

3 respostas

  1. A Secretaria mente.Uma parente minha comentou o fato de que realmente não recebeu o valor total referente aos direitos trabalhistas, assim como outros colegas dela.As pessoas ficam com medo de se exporem e não conseguirem um novo contrato, pois ser professor contratado nesse município ,é se sujeitar à humilhação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *