Inauguração da escola terá presença do governador Jerônimo Rodrigues || Foto GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugura, nesta sexta-feira (3), às 7h, o Colégio Estadual em Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, em Itabuna. Com investimento de R$ 24 milhões, a nova escola foi construída na área do antigo Centro Social Urbano, no Sarinha Alcântara. O ato também contará com a presença da secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro.

A escolha do nome do Colégio é homenagem à memória do ex-secretário de Educação de Itabuna e da Bahia, que faleceu em setembro de 2021, aos 69 anos, num acidente automobilístico (relembre). À época, Adeum era professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Pátio do novo colégio itabunense || Foto GOVBA

A nova escola itabunense é moderna, ampla e sua estrutura não deve nada aos colégios de alto padrão do país, segundo o Estado. São 24 salas de aula, quatro laboratórios, auditório, biblioteca, sala multifuncional, refeitório, piscina, quadra poliesportiva coberta, pista de atletismo e campo society, além de bicicletário e outros equipamentos.

24 respostas

      1. E tem muito bolsonarista viu!! Só nas últimas eleições 58 milhões deles compareceram nas urnas, é muita gente!

  1. Que sirva de exemplo ao País como todo! Os imposto que pagamos, sendo investido de forma correta, dessa forma, teremos cidadãos melhores pro mundo. A educação e o esporte, são ferramentas necessárias e transformadoras, é direito de todos.
    Parabéns ao governo da Bahia, reafirmando seu compromisso com o povo.

  2. O governo do PT é diferenciado dos outros porquê se preocupa com os mais pobres e a educação. Belíssima obra, padrão dos melhores colégios particulares. Parabéns.

  3. Parabéns a todos que participaram da criação e implemento do projeto da escola. Agora é necessário que a escola tenha um projeto de ensino de excelência, com equipe de professores capacitados para que a escola seja referência de ensino na Bahia.

    1. Verdade, porque do contrário sempre existirá essa desigualdade na educação pública com relação aos estudantes de escolas particulares ,principalmente com essa Nova Reforma do Ensino Médio que para mim não passa de mais uma armação e engodo para que nossos jovens de escola pública de baixa renda e média continuem disputando o mercado de trabalho com formação somente técnica ,enquanto os filhos de doutores vão sempre estar nos melhores cursos e dentro das universidades públicas que deveria abranger maior números de estudantes das escola públicas sem precisar depender puramente de cotas para ingressá-los, mas de um ensino público de qualidade em que os mesmos concorreriam com os do ensino particular de igual para igual,ou seja com qualidade e equidade,até porque a maioria dos educandos pobres e negros de escolas públicas estão nas faculdades particulares através do proune ou fies e não nas universidades públicas justamente por conta de uma péssima qualidade de ensino público.

  4. Parabéns a todos que participaram na criação e implemento do projeto da escola. Agora é necessário que a instituição tenha um projeto de ensino de excelência, com equipe de professores capacitados para que a escola seja referência no ensino na Bahia.

  5. A muito tempo a região cacaueira não via um empreendimento similar. Por exemplo, a EMARC ( Escola Media de Agricultura Regional da Ceplac) em Uruçuca e porque não falar da CEPLAC que deixaram acabar. A região cacaueira precisa urgente ser erguida.
    Parabens por este começo

  6. E mesmo nossa comemos ovo como fosse picanha, além por esse governo e do mais pobre, ops, não votei ninguém, pôr que todos são ladrões, mas os gados como vcs ainda indeuza políticos ladrões, como Bolsonaro e LULA são todos farinha do mesmo pacote

  7. Eles gostam do gado, eles dão Ração para o gado e o gado e domesticado como Animal, acorda bando de TROUXAS otários para de indeuzar políticos todos são corruptos, não tem que presta, vcs estão em um país que maior corruptos são os próprios brasileiros, eles são os culpados, o povo já e o corrupto pôr que eles si vendem por migalhas

  8. Estive lá e posso garantir que escola está num nível de primeiro mundo… Parabéns a Itabuna que ganha um espaço público de formação do jovem com a estrutura que não deixa nada a dever a qualquer outra escola da Região e do Brasil.

  9. Acho de tamanha importância para a educação a implementação de um novo colégio desse porte. Porém em nossa cidade tem 4 colégios públicos de grandes prédios e valor histórico que estão abandonados são eles:( Colégio Ciso , Colégio Imeam , Colégio estadual e o Colégio modelo Luis Eduardo Magalhães) , então esse valores de milhões poderiam ser usados nessas unidades .

  10. Parabéns as autoridades competentes do estado da Bahia,ao governador e sua equipe por tão grandiosa obra” o Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer em Itabuna”,que sendo de qualidade esperamos também mudança no ensino público baiano itabunense seja como tal,de qualidade e ficiente onde nossos educandos possam disputar com equidade os concursos públicos ,o Enem e os grandes vestibulares do país no mesmo nível aos dos estudantes de escola particulares. Pois não adianta ter uma escola linda,maravilhosa,um verdadeiro cartão postal se o ensino público brasileiro principalmente baiano continuar deficitário em que o aluno só passa de uma série para outra e não aprende o de fato.

  11. Este local sempre funcionou com objetivo em prol da comunidade local e abrangência,pois foi área do Sr Elzio Pinho Magalhães ,localizada no bairro Vila Amália (nome da senhora sua mãe), de propriedade do mesmo, doada em década de 1970 ao governo do Estado Bahia , para a Construção do Centro Social Urbano que por merecimento e gratidão levou o nome Elzio Pinho de Magalhães sendo que atualmente ergueram um lindo colégio nesta área maravilhosa porém o Sr governador e.mais autoridades envolvidas, desconheceram ,ignoraram a origem do legado ,erram até o nome do bairro de localização e apagaram com borracha o verdadeiro nome de Elzio Pinho de Magalhães (in memória).Um legado dele que doou,com maior satisfação, parava sua caminhonete naquela subida , descia ,olhava seus terrenos e conversava com todos que ali passava sem distinção ,sem pleitear cargo nem candidatura. É muita falta de respeito , de buscar história , origem, substituir o nome de Elzio Pinho de Magalhães (in memória) para homenagear um professor excelente o Adeum porém nada justifica para esta área da construção.Nem citaram o nome do proprietário da área nem do bairro Vila Anália. Não tinha um pavilhão que pudesse homenagear o ptof.Adeum? Já que ali nada teve colaboração dele.Periquito come milho e papagaio leva fama . Lamentável. Absurdo.

    1. Apesar do respeito pelo Professore Adeum Sauer(in memoriam) corroboro com a Sr.a Suely que comentou neste blog.
      Memória só deve ser apagada se for de coisa negativa. Faltou gratidão ao feito do Sr. Elzio Pinho Magalhães.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *