Jerônimo Rodrigues observa trabalho de dentista do novo programa estadual
Tempo de leitura: 2 minutos

No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado hoje (20), o Governo da Bahia lançou o programa Saúde Mais Perto nas Escolas, que vai ofertar serviços de odontologia e de oftalmologia a alunos, educadores e demais trabalhadores dos colégios estaduais da Bahia. Realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, o ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

Jerônimo explicou que o Governo do Estado compreende a importância de oferecer aos estudantes baianos suporte em todas as áreas. “Uma educação integral diz respeito ao tempo do estudante na escola e também às condições de conteúdo e de cuidados, que vão desde ao meio ambiente, às relações interpessoais, à cultura, à arte e também aos cuidados com a saúde. Hoje iniciando aqui esta iniciativa de atenção à saúde bucal, mas em breve vamos anunciar também a iniciativa de atenção à visão, que também integra o Saúde Mais Perto nas Escolas ”.

As carretas de odontologia do programa são equipadas como um consultório e nelas podem ser realizados procedimentos de restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros. O consultório itinerante comporta até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem em estruturas instaladas na parte externa com acolhimento e identificação de prioridades.

A previsão é de que o equipamento circule inicialmente em escolas de Salvador e depois ofereça o serviço em 136 cidades do interior, com perspectiva de atender cerca de 65 mil estudantes.

O atendimento é assegurado a estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e trabalhadores da rede estadual de ensino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o acesso à ação serão necessários os seguintes documentos: Cartão SUS; documento de identidade; nome e número de matrícula na relação de atendimento disponibilizada pela diretoria escolar; e termo de consentimento, no caso de estudante com menos de 18 anos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *