Oliveira à frente de uma das nove turmas de pilotagem de drone que já formou na região
Tempo de leitura: 2 minutos

Nos seus vídeos no YouTube, Oliveira costuma pedir que os internautas procurem pelo binômio “drone Itabuna” no Google. Quando o pedido é atendido, os primeiros resultados da busca mostram os canais da Zédrone na internet. Essa é uma maneira certeira de demonstrar que a marca é referência na produção de imagens aéreas na cidade. Mas, em 2017, quando registrou o nome da empresa em homenagem ao filho, os voos da Zédrone ainda eram incipientes, recorda Oliveira José Miranda Júnior. “Todo início é difícil, é complicado”.

O produtor associa o boom de seu canal à cobertura de duas realidades bem diferentes. Nascido em Itabuna e morador da Urbis IV, ele foi um dos milhares de cidadãos que viram seus bairros tomados pelas águas do Rio Cachoeira, na enchente de dezembro de 2021, considerada a maior em quase 60 anos. Um dos vídeos da Zédrone, com mais de 270 mil visualizações, mostra o bairro completamente inundado, assim como a Rua de Palha (Maria Matos).

O sucesso do canal, segundo Oliveira, também se deve à cobertura das transformações da paisagem urbana de Itabuna e Ilhéus. Ele notou essa demanda nos comentários dos internautas sobre as primeiras imagens aéreas que fez das obras da BA-649, construída pelo Governo do Estado ao lado direito do curso do Rio Cachoeira. Nessa época, muita gente questionava o andamento da construção.

“Então, eu falei: vamos ver se essa obra é de verdade mesmo, se está acontecendo, e comecei a fazer o vídeo. Informava o período da execução e dava uma dimensão [do andamento da obra] para as pessoas entenderem, porque muita gente hoje ainda não entende que essa obra está sendo feita para desafogar o fluxo de veículos entre as duas cidades e é uma coisa de grande importância”, relata.

CURSO E MERCADO

Além da experiência dos anos de prática, Oliveira aperfeiçoou sua formação e deu início a um curso de pilotagem de drones. Com carga de 8h, o curso alia estudo teórico à aula prática em ambiente controlado, além de simulações. A próxima edição será neste sábado (25), no Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna.

A pedido do PIMENTA, Oliveira também listou os requisitos para se pilotar um drone no Brasil, seja de forma profissional ou amadora. Primeiro, o equipamento deve ter registro homologado pela Anatel. Segundo ele, os aparelhos disponíveis no mercado brasileiro já vêm registrados, enquanto os importados devem ser submetidos ao procedimento, que é gratuito.

Além disso, todo voo deve ser comunicado, antecipadamente, ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Essa obrigação é especialmente importante para a segurança do espaço aéreo, sobretudo em locais com aeroportos e helipontos, explica Oliveira Júnior.

Zédrone orienta manuseio de controle do drone por aluno

No curso, o aluno também é apresentado às diferentes categorias e maneiras de uso profissional do equipamento.  “Apontamos cem possibilidades de inserção no mercado, o drone é um instrumento útil para diversas atividades, desde o audiovisual, que é o nosso foco, ao trabalho no agronegócio, monitoramento e levantamento de áreas”, exemplifica Oliveira. No próximo dia 29, a produtora lançará uma versão online do curso teórico. Mais informações podem ser obtidas no perfil da Zédrone no Instagram.

5 respostas

  1. Zé isso é o início , sabemos do seu potencial, e não desista dos seus sonhos, esse Zé Drone vai longe, sempre levando para seus alunos novas experiências isso é muito importante, o sol brilha para todos .
    Deus é contigo por onde andar .

  2. Zé isso é o início , sabemos do seu potencial, e não desista dos seus sonhos, esse Zé Drone vai longe, sempre levando para seus alunos novas experiências isso é muito importante, o sol brilha para todos .
    Deus é contigo por onde andar .

  3. Referência no que faz ! Melhores imagens , qualidade e acima de tudo profissionalismo .
    Itabuna ganha um excelente profissional !

  4. Que reportagem perfeita como sempre Davidson /Pimenta. Parabéns Zé Drone sou fã das imagens do profissional e da pessoa. Deus abençoe muitooooooo ?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *